Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Ilustração de Moda no Século XXI

Evolução e artistas
by

Isadora Almeida

on 30 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Ilustração de Moda no Século XXI

Ilustração de Moda no Século XXI Evolução e Artistas 1. O que é Ilustração de Moda A ilustração de moda, em geral, pode ser classificada como a ilustração responsável por promover artigos de moda, agregando a estes valor.

"(…) é um desenho que respeita o tempo de criação artística, com profusão de detalhes, utilizando técnicas gráficas e plásticas variadas segundo o gosto pessoal do artista. Mais do que reproduzir uma imagem da roupa, a ilustração contém um conceito artístico, cultural e social, apresenta o ambiente, os costumes, os padrões de beleza o comportamento de uma época e o espaço de inserção." (SOARES & SENNA, 2011, p. 1) 2. Origem da Ilustração de Moda 3. Primeiras Ilustrações de Moda: séc. XVII e XVIII A ilustração de moda surgiu por volta do século XVI, a partir do momento em que ilustradores passaram a fazer parte das tripulações que embarcavam para explorarem as novas terras descobertas, para registrarem a forma como os habitantes desses lugares viviam e manifestavam sua cultura.

Não limitando-se às novas terras, os ilustradores também começaram a registrar a moda de países europeus.

Após a invenção da imprensa por Gutemberg em 1554: tornou-se mais fácil a publicação das gravuras de moda. Destacam-se as de Cesar Vecellio "De gli habito antichi et moderno di diverso parti del mondo", (1590). Essas gravuras eram publicadas em livros, chamados de "Livros de Costume", tradução da palavra alemã (Tracht, vestes e bücher, livros) que circulavam pelos grandes centros urbanos europeus No século XVII tem-se o aparecimento das revistas de moda, que inicialmente eram chamadas de jornais, por seu conteúdo informativo-jornalístico.

Foi a revista Le Mercure galant, fundada pelo dramaturgo Jean Donneau de Visé, que mudou esse jornalismo voltado para o público masculino. A revista orientada para o público feminino – as damas da moda –, apresentava conteúdo de moda, preconizando o que hoje chamamos de jornalismo de moda, divulgava notícias da corte, especialmente da vida social da nobreza. Os almanaques, constituídos de textos de cunho informativo (assuntos gerais e/ou especializados) e recreativos, publicados, quase sempre anualmente, reservavam espaços para a moda. (DUARTE, 2010, p.5) 4. Ilustrações de Moda e a arte: séc. XX 5. Ilustração de Moda e novas tecnologias: séc. XXI A primeira revista de publicação regular pertence ao século XVIII e é francesa, chamada "Le cabinet des modes" Mucha e Charles Dana Gibson ficaram conhecidos por pintarem belas mulheres; Mucha com seus postersno estilo art noveau; e Gibson por suas mulheres altas, chamadas de "Gibson Girls", ilustrando para a Time, Life e Harper's Bazaar.

Destacam-se os ilustradores: Léon Bakst, que criou os figurinos dos balés russos de Diaghilev; Paul Iribe e Georges Lepape, que fizeram diversas ilustrações para Paul Poiret; e René Gruau, para a Dior. Paul Iribe, Les Robes de Paul Poiret, 1908 Léon Bakst, Modern Dress "Dione", 1910 Georges Lepape, Les Choses de Paul Poiret, 1911 Georges Lepape, Les Choses de Paul Poiret, 1911 Ljubov Popova, Leto, 1924 René Gruau, Woman's Journal, 1947 René Gruau, Chirstian Dior L'Officiel, 1948 As ilustrações de moda atualmente utilizam de ferramentas digitais, como softwares de edição de imagem (Adobe Photoshop, Illustrator), para a criação e o aprimoramento das figuras. A ilustração também complementa a fotografia de moda e ambas podem ser misturadas, a partir de técnicas especiais; não só a fotografia mas também colagens, padrões, grafite, bordado, e outros. David Downtown Tanya Ling Hiroshi Tanabe Elödie Esra Roise Laura Laine Marcela Gutierrez Natalea Carine Brancowitz 6. Ilustração de Moda no Brasil atualmente Poucos artistas brasileiros são reconhecidos, e a maioria trabalha em campanhas publicitárias e revistas de moda jovem/pré-adolescente. Nota-se que a maioria das ilustrações de moda brasileiras têm uma característica em comum: o exagero em cores ou detalhes. Um dos ilustradores mais conhecidos até hoje foi Alceu Penna, que ilustrou para a revista de moda "A Cigarra", durante a década de 40 e 60. Alceu Penna Mais recentes... Fabiana Shizue Camila do Rosário Fernanda Guedes Caio Borges Catarina Gushiken Referências Bibliográficas BLACKMAN, Cally. 100 Years Of Fashion Illustration. Laurence King Publishing, UK, 2007.

DUARTE, Carla Stephania de Góis. A Ilustração de Moda e o Desenho de Moda.  Artigo publicado em: Moda E-Periódico n. 6, São Paulo, 2010.

MORRIS, Bethan. Fashion Illustrator. Laurence King Publishing, UK, 2006

PINHEIRO, Gabriela Coutinho. A Ilustração Digital na Moda. Artigo publicado pela Universidade Anhembi Morumbi, PUC-Rio, Unesp-Bauru; Rosari Publicações, São Paulo, 2010. Outras imagens
http://caiojborges.blogspot.com.br

http://www.catarinagushiken.com.br/

http://www.daviddownton.com/

http://www.elodie-illustrations.net/

http://www.esraroise.com/news/

http://www.fernandaguedes.blogspot.com.br/

http://www.fshizue.com/

http://hiroshitanabe.com/

http://www.lauralaine.net/

http://marcelagutierrez.com/

http://www.tanyaling.com/

http://nds.wikipedia.org/wiki/Bild:Frauen-Trachtenbuch_069.jpg

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frauen-Trachtenbuch_004.jpg
Full transcript