Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

OP-ART

No description
by

Freddy shigueyama

on 1 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of OP-ART

Trabalho de Artes
Conclusão
POP ART
Andy Warhol
OP-ART
Op-art é um movimento artístico que tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte.

A op-art é produzida através da combinação de figuras geométricas especialmente em preto e branco, essas combinações dão ao espectador a impressão de que a imagem na tela está em movimento.

Quando o observador troca de posição, a peça em op-art dá a ele a impressão de que a obra sofre transformações. Essa arte encontra-se em constante transformação. Foi por volta da década de 60 que surgiram pesquisas relacionadas a essas sensações ópticas nas telas. A primeira exposição de op-art foi realizada em 1965 e recebeu o nome de The Responsive Eye. Os principais artistas da op-art são: Alexander Calder e Victor Vasarely.

Conclusão
Arte Conceitual
Conclusão
Agradecemos pela atenção!
Caroline Lima
Freddy Shigue
Isabela Otreira
Isabela Sueitt
Larissa Kathlyn
Luana Correa
Marcos Eduardo
08
11
18
19
24
25
27
OP-ART
POP ART
Arte conceitual
ETE Presidente Vargas

Profª Thalita Benigno
A idéia e a concepção que levou uma arte ser pensada ou construída é o principal neste segmento artístico. A arte conceitual considera o conceito base de obra de arte, superior à própria obra concebida.

É fruto de uma vanguarda surgida na Europa e nos EUA, no fim dos anos 60 e meados dos anos 70, parte em reação ao formalismo. Considera o caráter mental da criação acima da aparência e existência final de uma obra.

Em 1961, num texto escrito por Henry Flynt, o termo “arte conceitual” aparecia pela primeira vez. Flynt defendia que os conceitos são as verdadeiras matérias da arte, sendo as idéias mais importantes do que a execução do “produto final artístico”.

É considerado um movimento artístico moderno e contemporâneo, a ideia é vista como a máquina da arte. Na arte conceitual há o uso de fotografias, mapas, textos, instruções descritivas da obra, que muitas inexiste materialmente.

Neste movimento há uma ojeriza por artefatos de luxo, pois o luxo é visto como tradicional. O movimento esteve forte até o ano de 1978, sendo aberta uma concepção mais pós-conceitualista.

Foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950.

Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.

Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.

Principais artistas da Pop Art:
- Andy Warhol: maior representante da Pop Art. Além de pintor foi também cineasta.
- Peter Blake: foi o criador da capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.
- Wayne Thiebaud: pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico.
- Roy Lichtenstein: pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas.
- Jasper Johns: pintor norte-americano cuja obra principal foi Flag (Bandeira) de 1954.

Zebras

obra de Victor Vasarely de 1938
Red Nose
Keple Gestalt
Movement in squares

SURGE DAS PESQUISAS DE VASARELY COM OS EFEITOS OPTICOS GERADOS PELA TRIDIMENSIONALIDADE OBTIDA COM O CRUZAMENTO DE LINHAS E VARIAÇÕES DE TONALIDADES DAS CORES “EFEITO MOIRÉ”

O DESENVOLVIMENTO DAS COMPUTAÇÃO GRÁFICA PROMOVEU MELHOR EXPLORAÇÃO DESSES EFEITOS.
HOJE TEMOS INÚMEROS TRABALHOS COM A ILUSÃO DO OLHAR APLICADOS À INFORMÁTICA. ARTISTAS: VICTOR VASARELY ,M. C. ESCHER, ETC
Surgiu após a 2ª guerra mundial tendo como base a representação do modo de vida americano, orientado pelo consumismo e o otimismo, tendo como base o grande desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, sendo formada por artistas cultos, com grande capacidade criativa e crítica.

Valorização dos movimentos artísticos anteriores; Técnicas diversas: pintura, assemblages, serigrafia, fotomontagem, colagens, etc; Enaltecimento e deslumbre com o desenvolvimento; Crítica e sarcasmo aos astros e estrelas do cinema e aos políticos; Denúncia social; Crítica à perda de privacidade.

Exerceu uma grande influência no mundo artístico e cultural das épocas posteriores. Influenciou também o grafismo e os desenhos relacionados à moda.

Movimento que defende a superioridade das idéias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para a criar em lugar secundário.

A obra do artista francês Marcel Duchamp, nas décadas de 1910 e 1920 tinha prenunciado o movimento conceitualista, ao propor vários exemplos de trabalhos que se tornariam o protótipo das obras conceptuais, como os readymades, ao desafiar qualquer tipo de categorização.
Um trabalho de arte conceitual, em sua forma mais típica, costumava ser apresentado ao lado da teoria. Pôde-se assistir a um gradual abandono da realização artística em si, em nome das discussões teóricas. Artistas: Josef Beuys, Piero Manzoni, Robert Barry

A arte conceitual é um processo de contra-cultura que cresceu no pós-guerra é uma arte engajada politicamente e subversiva que costuma questionar parâmetros de valor da própria produção artística.


1ºC
Móbile
Loss

Conte as Bolinhas
obra de Alexander Calder
obra de Victor Vasarely de 1968
obra de Alexander Calder

obra de Alexander Calder

6 de Agosto de 1928
22 de fevereiro de 1987
-Foi estudar design com 17 anos de idade na Universidade Carnegie Mellon.
- Após se formar, foi morar em Nova Iorque, onde trabalhou como ilustrador de revistas de destaque (Vogue e The New Yorker). Atuou também elaborando material publicitário para lojas.
- Em 1952, organizou sua primeira mostra artística na Hugo Galley.
- Em 1956, vários de seus desenhos foram expostos no MOMA (Museu de Arte Moderna) em Nova Iorque.
- Na década de 1960 começou a incorporar conceitos da publicidade em suas obras de arte. Foi o ponto principal para o desenvolvimento da pop art.
- Em 1965 tornou-se o financiador e gerente da banda de rock The Velvet Underground.
- Em 1968 sofreu um atentado ao ser atingido por um tiro disparado por Valerie Solanis. Após uma complicada cirurgia, Warhol se recuperou e voltou a vida artística.
- Em 1969 começou a publicar sua própria revista (Interview).

obra de Bridget Riley
Pretas

Marilyn Monroe
Michael Jackson
Campbell´s Soup
Pine Counter 1963
Kiss
Capa do Álbum dos
Monalisa
Hot Dog Row 2000
Andy Warhol
Andy Warhol
Andy Warhol
Beatles
Peter Blake
Wayne Thiebaud

Flaggs
Roy Lichteinstein
Ohhh... Alright...
Roy Lichteinsteinn
Basquiat
Wayne Thiebaud
Jasper Johns
Chair
Objeto Preenchido
Joseph Kosuth
De Waltércio Caldas

Letras
Ponta Cabeça
Instalação de Tunga
Mira Schendel
Intervenção Urbana
A Janela e o Olhar
Vídeo Arte de Ricardo Hage
José Resende
Full transcript