Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Region Sur de Brasil

No description
by

Tatiana Roca

on 22 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Region Sur de Brasil

Região Sul do Brasil A região Sul do Brasil é a menor das regiões do país. Sua área terrestre é de 576.410 km². É formada por três Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Tem uma população de 27.384.815 pessoas (2010). Algumas características: •A região Sul é um grande polo turístico, econômico e cultural.

•Apresenta bons índices sociais como: o terceiro maior PIB per capita do país 18.258 reais. A região é também a mais alfabetizada, 94.8% da população. A maior taxa de longevidade e menor taxa de mortalidade infantil.

•Economia: bem diversificada. Destacam-se as indústrias de automobilística, têxtil, alimentícia, produtos eletrônicos e tecnológicos. A área de serviços também é muito importante, destacando-se o turismo. O comércio também é bem movimentado em toda a região.

•Agricultura (principais produtos): soja, trigo, arroz, algodão, cana-de-açúcar, laranja, uva, café, erva-mate.

•Rios Principais: rio Paraná, rio Uruguai, rio Itajaí, rio Jacuí e rio Pelotas.

•Principais Cidades:
- Estado do Paraná: Curitiba (capital), Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, entre outras.
- Estado de Santa Catarina: Florianópolis (capital), Joinville, Blumenau, São José, entre outras.
- Estado do Rio Grande do Sul: Porto Alegre (capital), Canoas, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, entre outras. Crianças loiras, olhos azuis grandes, sotaque forte, é realmente Brasil?...Colonizada principalmente por Alemães e Italianos Paraná Algumas características: •Esta zona ocupa uma área de 199.880 km², com 10.439.601 pessoas.

•Sua capital é Curitiba. Possui 399 municípios.

•A economia do estado é basada na agricultura, e o maior estado produtor nacional de milho e de soja e o segundo de cana-de-açúcar; na agroindústria; indústria automobilística; e no extrativismo vegetal. De acordo com o PIB é o quinto estado mais rico do Brasil.

•Instituições e patrimônio cultural: Entre algumas universidades temos Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O mais importante museu é o Museu Paranaense, em Curitiba e outra instituição importante é o Museu Coronel Davi Antônio da Silva Carneiro, também na capital.

•Alguns pontos turísticos: as cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu; o Parque Nacional do Iguaçu, com sua reserva florestal; a ilha do Mel; os balneários de Pontal do Sul, Praia de Leste, Matinhos, Caiobá e Guaratuba.
•Esta zona ocupa uma área de 95.346 km², com 6.248.436 pessoas.

•Sua capital é Florianópolis. Possui 293 municípios.

•A economia do estado é basada na agroindústria, têxtil, cerâmica e metal-mecânica, no extrativismo (minérios) e na pecuária. O estado de Santa Catarina é o maior exportador de frango e de carne suína do Brasil. Entre as indústrias tem um dos maiores fabricantes de motores elétricos, a Embraco; e também a maior fundição da América Latina, a Tupy. De acordo com o PIB é o sexto estado mais rico do Brasil.

•Instituições e patrimônio cultural: entre muitas universidades temos Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade do Estado de Santa Catarina, e Universidade Federal da Fronteira Sul. Têm sede em Santa Catarina diversas instituições culturais, entre elas o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a Academia Catarinense de Letras e o Círculo de Arte Moderna. Os mais importantes museus de Santa Catarina são, em Florianópolis, o Museu Histórico, a casa de Vítor Meireles, o Museu de Arte Moderna, o Museu Municipal, entre outros.

•Alguns pontos turísticos: O estado de Santa Catarina possui um território cheio de contrastes como belas praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas; na arquitetura, vários municípios mantêm as construções típicas da época da colonização; enquanto a capital, Florianópolis, é uma cidade de edificações modernas e sofisticadas.
Algumas características: Santa Catarina •Esta zona ocupa uma área de 281.749 km², com 10.693.929 pessoas.

•Sua capital é Porto Alegre. Possui 496 municípios.

•A economia do estado é basada na agroindústria, na pecuária. O estado abriga grandes reservas de carvão mineral. A extração de água mineral é também importante.O parque industrial gaúcho, dedica-se principalmente aos ramos petroquímico, tabagista, de calçados, de construção, de alimentos e automobilístico. De acordo com o PIB é o quarto estado mais rico do Brasil.

•Instituições e patrimônio cultural: As principais universidades do Rio Grande do Sul são a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande, o Instituto Federal Farroupilha, entre outras. O Rio Grande do Sul possui um grande potencial para o turismo paleontológico.

•Alguns pontos turísticos: Além dos monumentos históricos, destacam-se na capital o palácio Piratini, a catedral metropolitana, a igreja Nossa Senhora das Dores, o morro Santa Teresa, o Theatro São Pedro, e o hipódromo do Cristal, entre outros. No litoral contam-se alguns balneários e muitas boas praias. Entre os pontos de interesse turístico da zona serrana, destacam-se as cidades de Canela, Gramado e São Francisco de Paula, com parques e cascatas. Também na região serrana se encontram as cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, centros de produção vinícola.
Rio Grande do Sul Algumas características: Turismo da região Tem como principais atrações turísticas as suas belezas naturais, praias, cidades históricas e suas colônias europeias.

Classificação:
•Ecológico
•Histórico
•Praias
•Inverno
•Colônias europeias
•Turismo urbano
•Turismo paleontológico

Ir http://www.turismosul.com.br/

Pontos turísticos mais importantes O Parque Nacional tem uma área total de 185.262,20 hectares, e nele se encontra um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas da Terra, as Cataratas do Iguaçu. Preserva a exuberante vegetação da selva subtropical que rodeia a Área das Cataratas: 2 mil espécies de plantas e 400 de aves.

Dica: Você pode encontrar a passagem aérea em Bs. 4.073.
Parque Nacional do Iguaçu: Paraná Ilha do Mel Situada na Baía de Paranaguá, é considerada por muitos um reduto de beleza do estado. O turista que vai à Ilha pode escolher alguns dos vilarejos: Fortaleza, Farol, Nova Brasília, Praia Grande e Encantadas. Curitiba A capital tem bons pontos turísticos. Parques, praças, museus e bairros tradicionais compõem um cenário perfeito para o turismo na capital. Há várias atrações que têm entrada gratuita, como por exemplo o Parque Barigui e o Jardim Botânico, dois dos mais conhecidos pontos turísticos de Curitiba. Municipio brasileiro do estado de Santa Catarina, fica no litoral norte. As maiores atrações turísticas de Balneário Camboriú são suas belezas naturais, ao encanto do mar, e todas suas praias que não só toca os sentidos, também a alma. Balneário Camboriú Santa Catarina São Joaquim Localizada na serra catarinense, São Joaquim é famosa por ser a cidade mais fria do Brasil. Basta que a previsão do tempo indique possibilidade de neve, para que visitantes comecem a chegar à cidade. Apesar de ser um fenômeno escasso no país, construir bonecos de neve no Brasil é possível sim, principalmente nos meses de junho, julho e agosto. Florianópolis A cidade de Florianópolis é uma das mais belas cidades do Brasil e atrai todos os anos milhões de turistas. Alguns dos principais pontos turísticos da cidade que tanto atraem turistas: Lagoa da Conceição um dos principais pontos turísticos da ilha; e o principal cartão postal da cidade, é a imagem da ponte Hercílio Luz à noite com todas as suas luzes acesas é uma das mais famosas imagens do Brasil; o litoral tem belas praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas. Não se esqueça de ver o parque Beto Carrero World, que é o maior parque temático da América Latina!.

Dica: Você pode encontrar a passagem aérea em Bs. 4.067.
O Cânion Itaimbezinho está a 18 km da cidade de Cambará do Sul e é um dos mais impressionantes cânions da região.
Sua formação rochosa existe pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores do Brasil, sua extensão é de 5.800 metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m.
O Rio Perdizes desce as paredes rochosas para formar a cascata "Véu de Noiva" de uma beleza sem igual, esta cai de uma altura de 700 metros.
Cânion do Itaimbezinho Rio Grande do Sul Rota Vale dos Vinhedos (Caxias do Sul) O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos. Hoje visitado por quem aprecia o enoturismo. Numa área de 82km² pequenas propriedades rurais dividem espaço com vinícolas renomadas, que ao longo dos últimos anos conquistaram destaque nacional e internacional pela qualidade e personalidade dos seus vinhos. Porto Alegre Cosmopolita, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna. Essa é Porto Alegre, uma terra de muitos elogios e adjetivos. Possui uma vida cultural e noturna intensa.
Porto Alegre tem rotas de sol e praia, cidades históricas, ecoturismo e turismo de aventura, cidades românticas na Serra. Desde 2003 a prefeitura vem investindo na Linha Turismo, um itinerário percorrido em ônibus aberto que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. A Linha oferece duas opções: Centro Histórico e Zona Sul.

Dica: Você pode encontrar a passagem aérea em Bs. 4.535.
Obrigadas!
Full transcript