Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Elementos de Fixação

No description
by

Luis Guilherme

on 12 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Elementos de Fixação

Elementos De Fixação
Elementos de Fixação
Objetivo

A importância dos elementos de fixação é a precisão do seu trabalho, ou seja, eles são essenciais e sem eles é impossível fazer alguma peça (no caso da mecânica de usinagem), tanto a precisão da fixação, quanto a força e os materiais usados nos elementos de fixação interferem na qualidade superficial e dimensional da peça.


Arruelas
São peças cilíndricas, de pouca espessura, com um furo no centro, pelo qual passa o corpo do parafuso. As arruelas servem basicamente para:
1. Proteger a superfície das peças;
2. Evitar deformações nas superfícies de contato;
3. Evitar que a porca afrouxe;
4. Suprimir folgas axiais (isto é, no sentido do eixo) na montagem das peças;
5. Evitar desgaste da cabeça do parafuso ou da porca
A maioria das arruelas é fabricada em aço, mas o latão também é empregado; neste caso, são utilizadas com porcas e parafusos de latão. As arruelas de cobre, alumínio, fibra e couro são extensivamente usadas na vedação de fluidos.

Arruela lisa
A arruela lisa (ou plana) geralmente é feita de aço e é usada sob uma porca para evitar danos à superfície e distribuir a força do aperto. As arruelas de qualidade inferior, mais baratas, são furadas a partir de chapas brutas, mas as de melhor qualidade são usinadas e têm a borda chanfrada como acabamento.

Arruela de pressão
A arruela de pressão consiste em uma ou mais espiras de mola helicoidal, feita de aço de mola de seção retangular. Quando a porca é apertada, a arruela se comprime, gerando uma grande força de atrito entre a porca e a superfície. Essa força é auxiliada por pontas aguçadas na arruela que penetram nas superfícies, proporcionando uma travação positiva.

Arruela estrelada
A arruela estrelada (ou arruela de pressão serrilhada) é de dentes de aço de molas e consiste em um disco anular provido de dentes ao longo do diâmetro interno ou diâmetro externo. Os dentes são torcidos e formam pontas aguçadas. Quando a porca é apertada, os dentes se aplainam penetrando nas superfícies da porca e da peça em contato. A arruela estrelada com dentes externos é empregada em conjunto com parafusos de cabeça chanfrada.

Rebites
O rebite ou arrebite é um fixador mecânico metálico, semipermanente. Antes de sua instalação, consiste num cilindro com uma cabeça em uma das extremidades, similar a um prego ou pino. Sua instalação é feita num orifício pré-perfurado, através do achatamento (deformação por golpes) da ponta, quando a espiga preenche o orifício, prendendo o rebite, expandindo-se até 1,5 vezes o seu diâmetro original, prendendo-o de forma definitiva.

Os rebites são peças fabricadas em aço, alumínio, cobre ou latão. Unem rigidamente peças ou chapas, principalmente, em estruturas metálicas, de reservatórios, caldeiras, máquinas, navios, aviões, veículos de transporte e treliças.
Parafusos
O parafuso é um eixo com um sulco ou uma linha helicoidal dado forma em sua superfície. Seus usos principais são como elemento de fixação que engata os objetos, pode também ser definido como um plano inclinado envolvido em torno de um eixo.
Porcas
Porcas são elementos de máquinas de fixação e estão sempre associadas a um fuso ou parafuso. Seus tipos variam de acordo com as roscas (que correspondem a do parafuso) e formato, sendo os mais comuns, as porcas sextavadas, quadradas, recartilhadas (para apertos manuais) e borboleta (também conhecidas por "porcas de orelhas") para apertos manuais, auto travante e de pressão
Pinos
Os pinos são usados em junções resistentes a vibrações. Há vários tipos de pinos, segundo sua função.

Cavilhas
A cavilha é uma peça cilíndrica, fabricada em aço, cuja superfície externa recebe três entalhes que formam ressaltos. A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos de cavilha. Sua fixação é feita diretamente no furo aberto por broca, dispensando-se o acabamento e a precisão do furo alargado.

Cupilha ou contrapino

Cupilha é um arame de secção semi-circular, dobrado de modo a formar um corpo cilíndrico e uma cabeça. Sua função principal é a de travar outros elementos de máquinas como porcas.

Pino Cupilhado
Nesse caso, a cupilha não entra no eixo, mas no próprio pino. O pino cupilhado é utilizado como eixo curto para uniões articuladas ou para suportar rodas, polias, cabos, etc.

Anéis elásticos
É um elemento usado para impedir o deslocamento axial, posicionar ou limitar o curso de uma peça deslizante sobre um eixo. Conhecido também por anel de retenção, de trava ou de segurança. Fabricado de aço para molas, tem a forma de anel incompleto, que se aloja em um canal circular construído conforme normalização.

Anéis de travamento
Aplicado em furo ou eixos,o Anel de Travamento é o sistema de fixação que apresenta a menor largura radial, o que propicia sua aplicação onde o espaço é limitado e os olhais de um anel de retenção não podem ser aplicados. Seu desempenho é geralmente inferior à do anel de retenção devido a sua seção constante, que provoca uma distribuição de tensão não uniforme através do anel quando submetidos à ação de abrir ou fechar.
Full transcript