Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tipos de gráficos digitais

Existem dois tipos de imagens na computação gráfica: as imagens “vetor” e as “bitmap” [mapa de bits].
by

Luciana Santos

on 28 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tipos de gráficos digitais

TIPOS DE GRÁFICOS DIGITAIS Programas que criam arte vetorial citam-se: CorelDraw, Illustrator, Inkscape, Freehand, RealDraw, Xara e *Flash. Existem dois tipos de imagens na computação gráfica:
as imagens “vetor” e,
as “bitmap” [mapa de bits]. A diferença entre elas é baseada na forma em que a imagem é armazenada pelo computador. As imagens do tipo 'bitmaps' consistem em centenas de linhas e colunas de pequenos elementos.
Cada elemento é armazenado individualmente pelo computador e chama-se pixel -> abreviatura de picture element. Sem a ampliação, o olho humano não é capaz de distinguir cada pixel individualmente, então tem a sensação perceptiva que a imagem possui suaves gradações.
Caso haja a ampliação do bitmap o resultado fica um desenho com as bordas serrilhadas.
Mas reajustando a ampliação dos pixeis, para seu tamanho normal, a mesma serrilhação torna-se imperceptível ao olho humano. Imagens Bitmap Isto se deve ao fator de que cada imagem consiste numa matriz de pontos individuais (ou pixels) em que cada um tem a sua própria cor (descrita usando bits (a mais pequena unidade de informação para um computador). Imagens bitmap são construidas com a formação de quadrados muito pequenos chamados de pixel.

Para demonstrar utilizaremos ilustrações, nas quais estão demonstradas as características principais. Na grade de base, cada quadrado representa 1 pixel.
Imagem ampliada em 66%. 510X800 pixels
4,32X9,77cm Cada pixel tem uma coordenada, e o conteúdo deste pixel é gravado e salvo no arquivo. Alguns programas mais conhecidos que criam arquivos bitmap (pixel) são: Adobe PhotoShop, Corel Photopaint, Corel Painter, Paint Shop Pro, Gimp e outros. Imagens Line-art




Imagens Grayscale




Imagens Multitónicas ou Duotônicas Imagens raster, ou bitmap (mapa de bits, em português) são imagens que contém
a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vetoriais. Imagens Vetoriais A diferença na criação de um vetor para o bitmap está no procedimente da criação, enquanto um é em pixels individuais, no outro, são criados
objetos, como por exemplo retângulos e círculos.

Gerado a partir de descrições geométricas, o programa vetorial pode criar arquivos com uma fração do espaço utilizado pelo bitmap (imagens rastreadas), e mais importante, possuem a capacidade de serem ampliados indefinidamente sem perderem definição e detalhamento, pois utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Através desta técnica, o programa vetorial pode criar arquivos com uma fração do espaço utilizado pelo bitmap (imagens rastreadas), e mais importante, possuem a capacidade de serem ampliados indefinidamente sem perderem definição e detalhamento. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel. * Flash também trabalha com vetorial, porém ele é destinado a construção de artes para a Internet. Vetor
4,32X9,77cm Vetor
Ampliação 1.600%
Full transcript