Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Dimensão Cultural da Atividade Física

Educação Física
by

Sara Rodrigues

on 12 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Dimensão Cultural da Atividade Física

Com este trabalho pretendemos falar sobre a dimensão cultural da atividade física na atualidade e ao longo dos tempos, abordando as características que lhe conferem essa dimensão e também a diversidade e variedade das atividades físicas, os contextos com que se realizam.
No início, na prática desportiva valorizava-se, principalmente, a força e a potência, seguidamente, o rendimento e a produção de resultados, e finalmente, a destreza atlética. Tudo isto se relaciona com o desporto à escala mundial e o “espetáculo desportivo”, tão admirado, cada vez mais, pelo público.

O desporto ao qual atualmente assistimos, foi influênciado pela tecnologia industrial e científica, principalmente a partir de meados do século XX, diferenciando-se em diversas modalidades desportivas e havendo a especialização de praticantes em modalidades distintas.

Introdução
A diversificar e especializar os conhecimentos acerca da realidade desportiva;
De movimentos, utensílios e equipamentos simples ligados a actividades e a objectos quotidianos à conquista da biomecânica dos gestos técnicos;
De um espaço desportivo natural a um espaço desportivo com formalismo (regulamentos), artificialismo e abstração;
Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação.
Reconhecer a diversidade e varieadade das actividades físicas
Dimensão Cultural
da
Atividade Física

Trabalho realizado por:
Sara Rodrigues
Jéssica Oliveira
Cláudia Martins
A partir do século XX, o Desporto passou a ser definido como uma instituição poderosa e dinâmica, de grande importância na sociedade.
A partir do século XX, o Desporto passou a ser definido como uma instituição poderosa e dinâmica, de grande importância na sociedade.
Durante o século XX, o desporto, sofreu uma grande transformação:
De locais informais, onde ocorria a prática de exercício físico, a ginásios e pavilhões;
O que é exercício físico?
A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo.
Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outros.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas.
Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objectivos esperados quando é devidamente orientada.
O exercício físico é um componente do moderno estilo de vida que nas suas distintas modalidades tais como ginástica, desporto e educação física constituem atividades vitais para a saúde, a educação, a recreação e o bem-estar do ser humano, a prática do desporto e os exercícios físicos podem fazer pelos Homens o que não poderiam fazer milhões de médicos.
A prolongação da vida e a terapia contra numerosas enfermidades são os principais benefícios do exercício físico.
Benefícios do Exercício Físico
o que é o desporto?
O desporto é uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.
Para ser desportista tem de haver envolvimento, habilidade e capacidades motoras. A prática regular da actividade física pode ser um contributo muito importante para a prevenção dos riscos de ordem biológica, psicológica e social.
Benefícios da Trilha
Previne certas doenças
Atrasa o envelhecimento
Melhora a qualidade de vida
Full transcript