Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cadeia de Suprimentos

No description
by

Edson Oliveira

on 4 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cadeia de Suprimentos

Cadeia de Suprimentos
Exemplo de relação entre membros da cadeia
Administração da Produção II
Conceito de Cadeia
de Suprimentos
Cadeia de Suprimentos Integradas
Um ponto de partida que pode minimizar interrupções na cadeia de suprimentos é desenvolver uma cadeia de suprimentos com alto nível de integração funcional e organizacional. Esta integração não é um processo rápido e deve incluir ligações entre a empresa e seus fornecedores e clientes (KRAJEWSKI; RITZMAN; MALHOTRA, 2009).
Integração com Fornecedores
Problemas de uma Cadeia mal Planejada
Geralmente as grandes corporações não conseguem acompanhar todas as empresas que fazem parte de suas cadeias produtivas. Em 2006, por exemplo, grandes empresas no Brasil tiveram que romper vários contratos ao descobrirem que estavam comercializando produtos de empresas ligadas ao trabalho infantil, foram empresas como a Faber-Castel, Tintas Coral, Suvinil entre outras, essas empresas estavam de certa forma ligadas ao trabalho infantil, simplesmente por desconhecerem sua cadeia produtiva (FERNANDES, 2006).
Repensando a Cadeia de Suprimentos
"Apenas ideias acadêmicas sozinhas não podem resolver estes problemas” é preciso que as próprias empresas e indústrias conheçam suas cadeias produtivas para que situações como essas não ocorram. Os consumidores precisam conhecer não somente a marca, mas também o que está por trás dela, de onde vem seus produtos, como são fabricados, seu nível de responsabilidade socioambiental, esse tipo de informação deve ser observada antes da compra ser feita, evitando desta forma, a contribuição para vários problemas sociais e ambientais gerados pelo desconhecimento de uma cadeia produtiva (WIBLE et al, 2014).
Planejamento e Controle da Rede de Suprimentos
Administração da Produção II
Antonio Edson
Lairena Almizia
Lorena Leina
Naína Lima
Estágios para o atendimento de um pedido do cliente;
Fabricantes;
Fornecedores;
Transportadoras;
Depósitos;
Varejistas;
E os próprios clientes.


É importante que todos tenham em mente que os custos de seus fornecedores também serão seus próprios custos. Dessa forma, forçar o fornecedor a dar 90 dias de prazo quando 30 seriam suficientes faz com que esse custo, existente para o fornecedor, seja inserido na cadeia de suprimentos, elevando os custos e fazendo com que o comprador acabe pagando por isso (KUEHNE, 2001).

Cadeia de Suprimentos

Os sistemas da informação apoiam a comunicação entre os diferentes níveis organizacionais (hierárquicos) e áreas funcionais das empresas. Internamente à empresa, essa comunicação tem sido facilitada pela implantação de sistemas de integração de processos gerenciais (enterprise resource planning) e de sistemas de medição de indicadores de desempenho (ASSUMPÇÃO, 2003).

Workflow;
Redes de influência;
Redes de amizade.

Exemplo de Cadeia de Suprimentos
Hora de Praticar
04/11/15

Cadeia de
Suprimentos




Dentro de cada organização, como por exemplo de uma fábrica, a cadeia de suprimento inclui todas as funções envolvidas no pedido do cliente, como o desenvolvimento de novos produtos, marketing, operações, distribuição, finanças e o serviço de atendimento ao cliente, entre outras (CHOPRA; MEINDL, 2003).



Conceito de Cadeia de Suprimentos
O Caso Dell Inc.
Relação com Fornecedores
A natureza das relações mantidas com os fornecedores pode afetar a qualidade a adequação e o preço dos serviços e produtos da empresa. A orientação da empresa com respeito às relações com o fornecedor afetará os processos de negociação e projeto colaborativo (KRAJEWSKI; RITZMAN; MALHOTRA, 2009).
O jogo da cadeia de suprimentos. Nessa brincadeira, o que importa é que os grupos entendam a essência de uma rede de suprimentos, onde as empresas precisam ter consciência de sua importância na cadeia.

Referências
ASSUMPÇÃO, M. R. P. Reflexão para gestão tecnológica em cadeias de suprimento. Gestão & Produção, v.10, n.3, p.345-361, dez. 2003.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
COELHO, L. C. Gestão da Cadeia de Suprimentos – conceitos, tendências e ideias para melhoria. 2010. Disponível em: <http://www.logisticadescomplicada.com/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-%E2%80%93-conceitos-tendencias-e-ideias-para-melhoria/>. Acesso em: 30 mai. 2015.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
FERNANDES, Francisco. Responsabilidade socioambiental e trabalho infantil na mineração. CETEM – MCTI, Rio de Janeiro. 2006.
KRAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração da produção e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
KUEHNE, M. O processo de desenvolvimento de fornecedores: um diferencial estratégico na cadeia de suprimentos. Revista FAE, Curitiba, v.4, n.3, p.37-44, set./dez. 2001.
WIBLE, B. et al. Rethinking the global supply chain. 2014. Disponível em: http://www.sciencemag.org/content/344/6188/1100.full. Acesso em: 30 mai. 2015.

Fonte: GACS (2015).
Questões
1. Ao todo a cadeia de suprimentos é definida por um conjunto de oito processos, destes oito, quatros processos são básicos no sentido operacional. Cite estes quatro processos.

a) Comprar; Produzir; Vender e Entregar.
b) Estocar; Produzir; Embalar e Vender.
c) Receber; Transformar; Estocar e Vender.
d) Atender; Estocar; Negociar e Vender.

2. Quando se fala em estrutura da cadeia de suprimentos, consequentemente, estamos tratando das empresas envolvidas na rede. Buscando melhorar o desempenho nas operações que envolvem a cadeia de suprimentos as empresas apontam para o desenvolvimento de relacionamento efetivo. Isto traz diversas vantagens para os membros, sobretudo, em quatro dimensões principais. Quais são estas dimensões?

a) Confiança; Custo; Comunicação e Rapidez.
b) Qualidade; Custo; Entrega e Flexibilidade.
c) Agilidade; Comunicação; Qualidade e Custo.
d) Dependência; Produtividade; Confiança e Entrega.

3. Uma cadeia de suprimentos, mais do que apenas integrar processos de fabricantes e fornecedores; engloba todos os estágios que envolvem, direta ou indiretamente, o atendimento de um pedido de um cliente. Nesta perspectiva, descreva a importância da cadeia de suprimentos para os agentes envolvidos no processo (fornecedores, transportadoras, depósitos, varejistas, clientes), visando a atendimento de pedidos.

Full transcript