Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

#Artefacto 2_Colaboração em Prezi

No description
by

Rosana Amaro

on 9 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of #Artefacto 2_Colaboração em Prezi

Colaboração em Prezi
Como usar o Prezi
Registre aqui a sua participação...
Colaboração no Prezi
Colaboração no Prezi
#Artefacto2_Colaboração na prática
Rosana Amaro
Seja ativo!!! Sem colaboração essas atividades não serão alcançadas...por Welinton Baxto
Colaboração no Prezi
Colaboração no Prezi
Registre aqui a sua participação
Registre aqui a sua participação...
Colaboração no Prezi
Conceito
Objetivo de aprendizagem
Ferramentas
Justificativa
Nesta etapa é possível combinar diferentes recursos
Propiciar a colaboração entre os participantes na construção deste artefacto;

Promover a aprendizagem colaborativa com o incentivo do recurso Prezi;

Explorar o recurso Prezi como ferramenta de colaboração;
Considerando o avanço tecnológico, sua rápida expansão e o profundo impacto econômico, social e cultural. As chamadas tecnologias da informação e da comunicação – TIC estão cada vez mais presentes em nossas vidas, influenciando de modo relevante à realização de grande parte de nossas ações cotidianas, alterando o nosso modo de viver, de aprender e de ensinar a cultura social e, de modo geral, modifica o contexto educacional. Barbosa (2008)

“sugere que os conceitos de “colaboração” e de “educação assíncrona” devem ser estabelecidos gradualmente, menos por razões puramente educacionais do que por refletir as necessidades da evolução da sociedade. Essa mudança incita a uma verdadeira revolução educacional, no qual as estruturas de espaço-tempo-hierarquia, tradicionalmente rígidas, serão quebradas (OILA, 1998, online) (BARBOSA, 2008, p.21).

As Tecnologias de Informação e Comunicação associadas a educação possibilita novas perspectivas para o desenvolvimento da educação, seja no campo formal ou informal, na modalidade presencial ou a distância.

A Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL), segundo Stahl et. Al. (2006), é um ramo emergente das ciências da aprendizagem que estuda como as pessoas podem aprender em grupo com o auxílio do computador. Os autores afirmam que CSCL está fortemente ligada a educação e se aplica em todos os níveis da educação formal, informal, corporativa. Nesta perspectiva a CSCL pode ser desenvolvida na formação inicial, continuada, corporativa e em cursos livres, nos modelo presencial, à distância e híbrido.

A Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional com o objetivo de propiciar a aprendizagem em grupo, atividades criativas de exploração intelectual e interação social, teve sua ascensão nos anos 90. Na mesma época, concomitantemente a CSCL, o desenvolvimento das novas gerações da educação a distância decorrente da democratização do acesso a internet possibilitava uma aprendizagem contextualizada, colaborativa, inconcebível noutras gerações de ensino a distância Morgado (2005).


BARBOSA, A. C. L. S. Abordagens educacionais baseadas em dinâmicas colaborativas online. 2008. 316f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
HARASIM, L. Online education: A new domain. In: R. Mason e T.Kaye (Eds.) Mindweave: Computers, communications and distance education. Oxford: Pergamon Press. 1989. p. 50-62.
MAÇADA, Debora Laurino. TIJIBOY, Ana Vilma. Aprendizagem cooperativa em ambientes telemáticos. IV Congresso RIBIE, Brasília, 1998. Disponível em: http://www.url.edu.gt/sitios/tice/docs/trabalhos/274.pdf>. Acesso em 05 de junho de 2015.



"A colaboração é o processo pelo qual indivíduos negociam e compartilham entendimentos relevantes à resolução de problemas.
Colaboração é primordialmente conceitualizada como o processo de construção de significado compartilhado (Stahl, Koschmann & Suthers, 2006)"

Silva, A, L. A COMUNICAÇÃO EM UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE PEQUENOS GRUPOS COLABORATIVOS DA PEDAGOGIA UAB/BRASIL. Disponível em https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/3044/1/A%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20em%20uma.pdf
Conceito de Prezi:
Trata-se de um software para criação de apresentações não lineares, em virtude de suas características técnicas computação em nuvem em HTML5 seu uso depende da conexão a internet. Em aspecto colaborativo permite a edição com vários autores, tanto em situação síncrona quanto assíncrona, entretanto, online.
Full transcript