Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Didática da Informática I - Apresentação Final

Uma plataforma de aprendizagem baseada nas MOOC.
by

Jorge Louro

on 1 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Didática da Informática I - Apresentação Final

Didática da Informática I A utilização de uma plataforma de aprendizagem baseada nos MOOC. Jorge Louro 01/02/2013 Apresentação do Problema:
estudarem/aprenderem a partir de casa. A falta de motivação para os alunos Segundo Pinheiro (2010), o modelo mecânico e ilustrativo do ensino encontra-se ultrapassado, uma vez que o aluno não é mais um mero “receptor passivo” de informação, mas sim um “receptor ativo” que interpreta imagens, experiências e valores, sendo o principal motivo pelo qual o professor deve perceber a importância das novas tecnologias, como meio para que o aluno consiga estar motivado no seu estudo em casa, ou seja fora do contexto escolar. Ponte (1988) “O computador deve ser acima de tudo um elemento de liberdade, de poder e de criatividade (...) a aula continuará a ter o seu lugar, mas precisa de ser completada com outra atividade.”. M O O C Solução: Os MOOC são cursos online de inscrição livre e gratuita, integram redes sociais e recursos online acessíveis que são geridos por especialistas nas áreas de estudo. Estes são construídos através da interligação entre os participantes que têm em comum os seus objectivos, conhecimentos e interesses. (MCAULEY, 2010) Teoria Conectivista da Aprendizagem FIM PINHEIRO, Rui Lopes & BENTO, Duarte Silva. (2010). A TV, a escola e os jovens: Perspectivas sobre a sua relação. Livro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. PONTE, J. (1988). O computador – um instrumento da educação. Lisboa: Texto Editora. MCAULEY, A.; STEWART, B.; SIEMENS, G.; CORMIER, D. (2010). MASSIVE OPEN ONLINE COURSES: Digital ways of knowing and learning. (S.l: s.n.) Siemens, G. (2008). Learning and Knowing in Networks: Changing roles for Educators and Designers. Paper presented at the ITFORUM for Discussion. ABDO, A. H. Educação aberta, a luta pelo mais humano dos direitos – Wikiversidade. 2011. Objectivos Apresentar o problema Solução - A motivação dos alunos Teoria conectivista da aprendizagem A Educação Aberta Os MOOC - Vantagens e Desvantagens A plataforma Coursera Questões orientadoras da pesquisa Considerações finais Bibliografia Motivação dos alunos A aprendizagem é uma atividade constante nas nossas vidas, é contínua, permanente e fluída, sendo a tecnologia cada vez mais potenciadora da aprendizagem, ligando os indivíduos e conectando diversas áreas. (Siemens, 2008) (Abdo, 2011) Cursos Massivos Abertos Online Coursera Área de Engenharia Informática:

Inteligência Artificial, Robótica, Visão;
Programação & Engenharia de Software;
Sistemas, segurança e Redes;
Teorias associadas à Engenharia Informática; Informação, Tecnologia e Design;
Análise de Dados e Computação Científica. Questões orientadoras da pesquisa! 1 - Pode uma plataforma de aprendizagem funcionar como factor de motivação para a aprendizagem fora do contexto escolar? 3- Qual a principal motivação do professor para implementar e do aluno para a utilizar? Através deste artigo pretende-se comprovar a necessidade da criação de uma plataforma baseada nos MOOC como solução para a falta de motivação para os alunos estudarem em casa. Esta plataforma pretende ser um instrumento dinâmico e um desafio para a auto-aprendizagem do aluno. 2- Quais os efeitos da plataforma na promoção do interesse e motivação dos alunos pelos seus conteúdos? Proporcionar interações dinâmicas e cooperativas;
Integrar jogos, vídeos, hiperligações e redes sociais. Tornar a plataforma dinâmica e atual, persuadindo o aluno. 4- Quais os principais impedimentos para o professor na implementação da plataforma e para o aluno na sua utilização? Resolver o problema da falta de motivação dos alunos;
Motivação e interesse nos conteúdos da disciplina. Tempo necessário para implementar e tornar estável; Acesso e conhecimentos nas TIC.
Full transcript