Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

Abraão Meira

on 26 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

A CHEGADA DOS PORTUGUESES
NA AMÉRICA Na tarde de 22 de abril de 1500, quando a esquadra de dez naus,
três caravelas e cerca de 1,2 mil homens comandada pelo navegador
português Pedro Álvares Cabral atinge o litoral sul da Bahia,
na região da atual cidade de Porto Seguro. Em 26 de abril, é realizada a primeira missa no território.No dia 1º de maio, Cabral oficializa a posse das terras brasileiras pela Coroa portuguesa com a celebração da segunda missa diante de uma cruz marcada com o brasão real. Ele chegou aqui por acidente pois queria ir as indias para comprar especiarias dando uma volta ao mundo. Nas décadas de 1530 e 1540, foi a primeira atividade econômica sistemática estabelecida pelos portugueses no Brasil. No século XVI, o açúcar ainda era relativamente raro, mas muito procurando pelos europeus; logo, havia bom mercado e a possibilidade de obter altos lucros. Dentro dos engenhos havia também a casa-grande, a senzala, capela, horta e canavial.Os senhores de engenho utilizavam a mão-de-obra escrava de origem africana. Inicialmente, os portugueses pensaram em aproveitar do contato já estabelecido com os índios na atividade de extração do pau-brasil. Nesse período, os índios realizavam essa extração por meio de um trabalho esporádico recompensado pelos produtos trazidos pelos lusitanos na prática do escambo. Muitos indios morreram em trabalhos mais pesados pois não tinham o costume de trabalhar tanto e outros morriam por causa das epidemias contraidas do homem branco. O Tratado de Tordesilhas definiu as áreas de domínio dos territórios ultramarinos, entre Portugal e Espanha.
O Tratado, assinado em 1494, definia uma linha de demarcação localizada a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde, de pólo a pólo. Caberia a Espanha, as terras do lado ocidental, e a Portugal as do lado oriental. As Capitanias hereditárias foram um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).
Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária). Bibliografia http://www.historiadobrasil.net/capitaniashereditarias/
http://www.historia-brasil.com/colonia/tordesilhas.htm
http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-indigena.htm
http://www.acervoescolar.com.br/colonizacao-america-portuguesa/
Full transcript