Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A INFLUÊNCIA DA MUSICA

No description
by

Anderson Marcondes

on 11 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A INFLUÊNCIA DA MUSICA

MÚSICA = BEM ESTAR
• MÚSICA NA MÍDIA
No Brasil há a influência de diversos gêneros musicais, muitos até nos afetam no dia dia, dentro de ônibus, estabelecimentos, vizinhança, entre outros.
Frequências sonoras
e seus efeitos
I-DOSER
A musica e sua influencia nas emoções
INTRODUÇÃO
NA VIDA DAS PESSOAS
A INFLUÊNCIA DA MÚSICA
CONCLUSÃO
DO GRUPO
MÚSICA NOS JOGOS
REDES SOCIAIS
DE MÚSICA

A música, como tudo em nosso ambiente, nos influencia. Segundo alguns pesquisadores, a música afeta o caráter e a sociedade, pois cada pessoa é capaz de trazer para dentro de si a harmonia que acaba influenciando nos pensamentos, nas emoções, na saúde, nos movimentos do corpo, enfim, em todo o bem estar do ser humano. A influência da música é tão grande que atua constantemente sobre nós, acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sangüínea e no ritmo da respiração. É comprovado o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem.

O que é música?
A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Conforme dados antropológicos, as primeiras músicas seriam usadas em rituais. Na Grécia Clássica o ensino da música era obrigatório, e há indícios de que já havia orquestras naquela época.

A música é composta basicamente por:
Som:
são as vibrações audíveis e regulares de corpos elásticos, que se repetem com a mesma velocidade, como as do pêndulo do relógio. As vibrações irregulares são denominadas ruído.
Ritmo:
é o efeito que se origina da duração de diferentes sons, longos ou curtos.
Melodia:
é a sucessão rítmica e bem ordenada dos sons.
Harmonia:
é a combinação simultânea, melódica e harmoniosa dos sons.


O I-Doser é um programa que produz sons binaurais. Quando você ouve esses sons com fones, há uma pequena diferença do canal esquerdo para o direito, e essa diferença faz com que o cérebro crie uma ‘terceira onda’ sonora baseado nessa diferença. Essa nova onda gerada no cérebro faz a pessoa experimentar sensações incríveis, como se estivesse sob efeito de drogas.
Como Funciona?
Há cinco tipos de ondas cerebrais: Gamma, Beta, Alpha, Theta e Delta. Essas ondas orientam o cérebro quanto ao tipo de pensamento que você deve ter em cada situação. Por exemplo, se você está sendo assaltado, o seu cérebro vai estar emitindo ondas Gamma. Se você estiver andando em uma rua escura no meio da noite, provavelmente serão ondas Beta. Daí inclusive vêm o termo “entrar em Alpha”, que significa atingir um estado de relaxamento e tranquilidade. Essas ondas são medidas em hertz, isso é, quantos ciclos o som faz por segundo.
EXEMPLO
Nazistas teriam alterado frequência padrão da música
Mudança teria provocado a militarização musical e tornado o comportamento da população mais violento e antissocial.
E ainda faz bem
ao coração!
MÚSICA NA ESCOLA:
OBRIGATÓRIO POR LEI
O presidente Lula sancionou no dia 18 de agosto de 2008, a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

MÚSICA NA HISTÓRIA
NO BRASIL...

Oficialmente a bossa nova começou em 1958 quando chegou nas lojas de discos brasileiras o 78 rotações do cantor João Gilberto com as músicas Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor). Desembocando na revolução harmônica sintetizada na voz & violão, muitos acordes dissonantes foram disparados. A avassaladora influência da cultura americana do Pós-Guerra combinada à influência do impressionismo e um inconformismo com o formato musical da época geraram a Bossa Nova.

BOSSA NOVA
NO EXTERIOR...
CONTRACULTURA
Surgida nos Estados Unidos na década de 1960, a contracultura pode ser entendida como um movimento de contestação de caráter social e cultural. Nasceu e ganhou força, principalmente entre os jovens desta década, seguindo pelas décadas posteriores até os dias atuais.
WOODSTOCK
Na cidade de Bethel, estado de Nova Yorque, EUA, aconteceu o Festival de Woodstock, realizado de 15 de agosto de 1969 a 18 de agosto de 1969. A filosofia do festival circundava sobre o “Paz e Amor” da era “contracultural”.
Nem sempre o que escutamos em locais públicos nos agrada e caímos na questão do gosto musical, que pode se extender ao fanatismo.
O tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 1960. O marco inicial foi o Festival de Música Popular realizado em 1967 pela TV Record. O tropicalismo teve uma grande influência da cultura pop brasileira e internacional e de correntes de vanguarda como, por exemplo, o concretismo.
TROPICALISMO
MPB NA DITADURA
O regime militar no Brasil, que se manteve no poder no país de 1964 a 1985, buscava vigiar e controlar o espaço público e todo o enunciado político contra a ditadura, buscava-se desmobilizar a sociedade para manter o regime. Nos veículos de comunicação em massa haviam mensagens políticas de resistência, assim aconteceu com a música brasileira, principalmente para driblar a censura que ocorria sobre as composições musicais.
Música como prostesto
atualmente
Funk Ostentação possui temas de ostentação como: carros de luxo, roupas de grife, joias, mulheres e bebidas. Um dos principais representantes do estilo, é o cantor MC Guimê.
Lei do Silêncio
FUNK OSTENTAÇÃO
A expressão lei do silêncio faz refência a diversas leis federeais, estaduais ou municipais que estabelecem restrições objetivas para a geração de ruídos durante dia e noite, em especial no caso de bares e casas noturnas. Sons em volume elevado são danosos à saúde humana e de outros animais e a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o início do estresse auditivo se dá sob exposições de 55 dB.
"REBELDE" DESDE CRIANÇA
PARA VOCÊ, COMO SERIA O MUNDO SEM MÚSICA?
Bibliografia:
www.ruadireita.com
25.media.tumblr.com
media.virgula.uol.com.br
soundcloud.com
lastfm.com
http://paisagenssonoras.com.br/lab/ilusoes-sonoras/
ANDERSON - Nº02
GABRIEL THOR - Nº04
RENAN - Nº13
VINICIUS - Nº15
Full transcript