Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Evolução da Animação

No description
by

on 26 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Evolução da Animação

Evolução da Animação
PINTURAS RUPESTRES
Pesquisadores franceses acreditam que a animação foi inventada, a mais ou menos 30 mil anos junto com os chamados “homens da caverna” que desenham seu dia a dia na paredes de cavernas.
Depois de 2 décadas estudando as pinturas rupestres descobriram ‘movimentos’ análogos aos da técnica cinematográfica nos desenhos.

PRINCIPAIS TIPOS
de animação
Animação Tradicional ou Clássica:
Feitas em papel célula

Animação 2D
: Confundida com a clássica, porém sua animação é computacional.

Animação 3D
: Adiciona ilusão de profundidade.

THAUMATROPE
O francês Paul Roget em 1828 foi um dos inventores do “thaumatrope” que se constituía por somente duas imagens, desenhado em uma espécie de disco.
ANIMAÇÃO
A animação é uma Ilusão de ótica, ou seja, engana o olho mostrando movimento com imagens que são estáticas

Persistência Retiniâna ou Persistência de Visão:
Isso ocorre porque nossos olhos tem um recurso que deixa a imagem em nossa memoria visual alguns instantes.

Desenho cinematográfico é uma ilusão de ótica em que em sequencias de imagens em uma certa velocidade podem enganar o olho humano e dar impressão de movimento.

FLIPBOOK E MUTOSCOPE
Em 1868, uma técnica, usada até hoje foi criada por John Barns Linnet, o Flip Book  de várias páginas juntas, em cada pagina um desenho. Ao pegar esse livro com o polegar, e saltar as folhas em uma velocidade constante, via-se a criação de uma animação.
Em 1894 o Americano Hermann Casler inventou e patentiou  o ”Mutoscope” que era a mesma função do flipbook só que com maquina e girado por uma manivela.

PRIMEIRO DESENHO ANIMADO DA HISTORIA
James Stuart Blackton foi o responsável pelo primeiro desenho animado da história, chamado de “Humorous Phases of Funny Faces” em 1906 que foi construído com imagens desenhadas em uma lousa.
Na França apresentado em 17 de agosto 1908, Emile Cohl que é considerado o pai da animação aproveitou a ideia de Blackton, ele fez cerca de 700 desenhos em papel negativo para dar vida ao curta um trabalho de 5 meses, foi o primeiro curta a ser apresentado numa maquina cinematográfica o “fantasmagorie”.
PAI DA ANIMAÇÃO
PRIMEIRO GRANDE ANIMADOR
WinsorMccay animador norte americano em 1911 fez sua primeira grande animação chamada de Little Nemo mas foi em 1914 que ele atingiu seu sucesso fazendo “Gertie o Dinossauro” constituído por mais de 10 mil desenhos feito em papel de arroz e tinta.
GATO FELIX
Maior sucesso do cinema mudo, criado na década de 1920 por Otto Messmer, porém o tambem cartunista e diretor cinematográfico australiano Pat Sullivan detinha os direitos autorais sobre o desenho, messmer foi apenas o escritor "fantasma" de Sullivan, mas o fato é que Felix saiu dos estúdios de sullivan alcançando o sucesso.
E em 1928 foi transmitido pela TV, o primeiro desenho animado em uma TV e no mesmo ano foi seu declínio com a chegada dos desenhos sonoros principalmente seu arquirrival Mickey Mouse. Atualmente o Gato Felix ainda é muito lembrado por seus novos desenhos e camisetas estampadas.
O COMEÇO DE WALT DISNEY
Em 1923 Walt Disney , Roy Disney e Old Evers criaram uma pequena produtora de desenhos de contos de fada “laugh o gram” e com a boa repercussão mudaram-se para Hollywood onde Walt Disney conseguiu vender seus filmes e conseguiu dar vida a serie de "Alice" e "Oswald o coelho sortudo"
A CHEGADA DE MICKEY MOUSE
Em 1928 Walt Disney perdeu seu personagem mais famoso na época, “Oswald, o Coelho Sortudo”, pois queria renovar seu contrato e pedir um aumento de salário para que pudesse aumentar a qualidade do Oswald.
De volta para casa Walt Disney, pensou estar falido sem Oswald e com a expressão “com o rato atrás da orelha” criou um Rato como personagem. Junto com sua esposa, dentro do trem ao finalizar o desenho, surgiu o primeiro nome “Mortimer”. Não gostando muito do nome, a esposa de Walt sugeriu Mickey e uma estrela nasceu!
Walt chegou em seu estúdio, mostrou a idéia para seu chefe de animação, e começaram ali mesmo a fazer e planejar como é que seria a vida do Mickey. Foi um grande sucesso e ficou marcado como personagem de maior sucesso dos Estúdios Disney.
“Steamboat Willie” foi a a primeira animação com som e não demorou muito para que Walt Disney ficasse famoso, e em 1932 ganhasse seu primeiro Oscar por ter criado o famoso Mickey Mouse.
Nos anos 40 e 50, Walt começou a fazer menos desenhos do Mickey e começou a concentrar mais nos novos personagens, Pato Donald, Pateta e o Pluto. E em 1955, Mickey mudou-se para a Disneylândia para ser o chefe de entretenimento e mascote principal.
DISNEY NO TOPO
EVOLUÇÃO DA ANIMAÇÃO
Em 1982 surge a primeira longa metragem feita com animação computacional gráfica para gerar sequencias inteiras do filmes.
Em 1984 surge a pixer animation studios dirigida por Steve Jobs
1988 é criado o tin toy primeiro filme animado por computador a ganhar um oscar como melhor curta animado.
E em 1995 estréia Toy story da Disney e da Pixer que foi o primeiro filme a ser totalmente feito por animação computacional gráfica 3D, a equipe de produção foi composta por 27 animadores, 800 mil horas e 120 computadores.
STOP MOTION
O Stop-Motion do inglês “Stop” “Parar” e “Motion” “Movimento” é uma serie de fotos paradas que, vistas em sequência criam uma animação.
Mas, o stop-motion é reconhecido mesmo pelo fato de poder usar qualquer tipo de objeto para fazer a animação, não somente desenhos em papel, e o objeto mais usado em stop-motion é a massinha.
COMPUTAÇÃO
Cada vez mais, artistas estão utilizado computadores para tornar o processo de animação mais rápido, fácil e rentável.
Desde a década de 1980 animação de computador também tem permitido criar um novo nível de realismo que nunca poderia ter sido alcançado quando animação era desenhada à mão.
Os primeiros exemplos de animação comercial por computador foram as sequências animadas tradicionalmente desenhadas que usavam a ajuda do computador.
COMPOSIÇÃO - CGI
Computer Generated Images, ou “Imagens geradas por computadores” a famosa computação gráfica. O termo se refere a todas as imagens geradas através de computadores feitas em três dimensões vista em filmes, video games...
Usado em empresas de grande porte tambem para desenhos de maquete.
Motion-Capture ou Performance-Capture
Com essa técnica era possível registrar movimentos mais reais aos personagens em CG. A captura do movimento conta com pequenos sensores colocados sobre os atores, em vários pontos ao redor do corpo. Os atores atuam e seus movimentos são capturados por uma câmera que pode localizar os sensores e rastrear seus movimentos. Esse movimento, em seguida, pode ser transferido para uma figura projetada por computador que moverá precisamente da mesma forma como os atores fizeram.
UNIVERSAL CAPTURE
Esse efeito foi lançado no filme Matrix Reloaded um efeito nunca visto antes, um dos mais espetaculares o efeito é conseguido através de varias câmeras ao redor do objeto, (normalmente o ator). Todas as câmeras filmam no mesmo tempo e espaço, assim, pegando um ângulo de 360º.
JOHN CARTER
OBRIGADO PELA ATENÇÃO
Trabalho desenvolvido por:
Matheus
Toppan
Gabriel
Henrique
Full transcript