Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Apresentação Química Sustentável

No description
by

Química Sustentável

on 26 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Apresentação Química Sustentável

COLOCAMOS UM Q A MAIS NA SUSTENTABILIDADE
BLOG QUÍMICA SUSTENTÁVEL
Blog Química Sustentável
O Blog Química Sustentável surgiu da necessidade
de mostramos como a química pode contribuir, de forma
positiva, para o desenvolvimento sustentável, através de
pesquisas, experimentos, visitas técnicas e apresentações.
Nossas Estatísticas
Com o objetivo de divulgarmos o nosso blog e multiplicarmos os temas que são abordados, decidimos
integrá-lo às redes sociais.
Agradecemos
ESPAÇO INTERATIVO PROMOTOR DE SUSTENTABILIDADE
colocamos um Q a mais na Sustentabilidade
E QUEM SOMOS?
Somos alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias dos cursos de química, petróleo e gás e polímeros.
Nossas Conquistas
Em 15 de outubro de 2011 fundamos o blog Química Sustentável e no 1º mês já tivemos 142 visitas.
2011
2012
2012
Também em 2012 ganhamos o prêmio do Concurso Green Nation Fest, pelo Júri Oficial.
2012
Agora em 2013 nosso blog foi 1º Lugar no Concurso o Legado Rio + 20, Que Futuro Queremos? Realizado pela Sociedade Brasileira de Química
2013
Colunistas
Thuanny Moraes - Técnico em Polímeros
Ana Paula da Silva - Técnico em Polímeros
Maria Karolina - Técnico em Petróleo e Gás
Rafaela Silva - Gestão em Recursos Humanos
Orientadores
Profª. Ana Paula Bernardo dos Santos
Profª. Ana Carolina Lourenço Amorim
Prof. Marcus Vinicius Brotto de Almeida
Alunos Bolsistas
do PFRH
Cintia Patricia Paixão - Técnico em Polímeros
Fabíola da Silveira Maranhão - Técnico em Polímeros
Willen Braz - Técnico em Química
Aluna Voluntária
Amanda Araújo - Técnico em Petróleo e Gás
Em 2012 tivemos o nosso projeto aprovado no ENEQ, Encontro Nacional de Ensino de Química, para apresentação em forma de painel, realizada pela nossa orientadora Ana Paula Bernado
No mesmo ano tivemos novamente nosso projeto aprovado para apresentação no VII CONNEPI, Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação
Temos hoje um total de 87.594 visitas desde a criação do blog, uma média de 4.379 visitas por mês. Nosso pico de acessos ocorreu em novembro de 2012, mês em que nos apresentamos na Semana de Ciência e Tecnologia, a SEMACIT, onde tivemos 11.426 acessos.
Nosso Facebook conta hoje com 1.203 curtidas com um alcançe semanal de 1.910 pessoas sendo 109 falando sobre o blog na rede social
Nosso Twiiter possui 456 seguidores e nele passamos informações diariamente sobre os assuntos mais importantes que circulam entre diversos blogs e sites de química e sustentabilidade.
E como incorporamos a Química à
Sustentabilidade?
Decidiu-se abordar o assunto de maneira que todos pudessem compreender como podemos usar a química no desenvolvimento sustentável. Para isso dividimos o tema em 6 assuntos importantes no nosso cotidiano: beleza sustentável, energias anternativas, comportamento humano, petróleo e meio ambiente, plásticos e meio ambiente e química verde.
BELEZA SUSTENTÁVEL
A preocupação com o meio ambiente chegou aos cosméticos. As empresas se empenham em criar novos produtos sem agredir o planeta. Empresas de cosméticos e afins, onde a química está presente, já está se adaptando ao mercado e ao consumidor
sustentável.
planetasustentavel.abril.com.br
COMO SABER SE OS PRODUTOS QUE USO PREJUDICAM O MEIO AMBIENTE?
Esse foi o tema do texto mais lido na categoria Beleza Sustentável, com 945 visualizações. Nesse texto alertamos sobre a necessidade de identificar se os cosméticos são ecologicamente corretos se a empresa possui um compromisso com o meio ambiente, desde a fabricação da embalagem até a chegada do produto na mão do consumidor, assim como os elementos químicos que causam impactos negativos do meio ambiente.

Curiosidade:
Muitos batons contêm chumbo, que é cancerígeno. Alguns desodorantes contêm CFCs (Cloro, Flúor e Carbono ou Clorofluorcarboneto), que afetam a camada de ozônio, acelerando o processo do aquecimento global. O ftalato, um aditivo comum em cosméticos e plásticos, pode afetar a formação das genitálias dos bebês quando as grávidas são expostas a essa substância. O mercúrio, que também pode ser encontrado em alguns cosméticos e sabões clareadores, é prejudicial ao meio-ambiente e à saúde, afetando o cérebro, coração, rins, pulmões e sistema imunológico.
ENERGIAS ALTERNATIVAS
A energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do
meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são
"renováveis" na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza.
energiasealternativas.com
BIOMASSA - IMPORTANTE FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL.
Esse foi o tema do texto mais lido na categoria Energias Alternativas, com 3746 visualizações. Nesse texto mostramos como a biomassa pode ser uma fonte de energia eficaz e as pesquisas e desenvolvimento para que essa fonte seja implementada ajudando no desenvolvimento sustentável.
Curiosidade:
O coco verde, é encontrado em abundância no Brasil, e apenas 10% é aproveitado pela indústria. A fibra do coco pode ser queimada para gerar energia elétrica e também ser utilizada como material absorvente para melhorar as águas dos rios, pois é altamente porosa e tem grande poder de absorção.
COMPORTAMENTO
HUMANO
O ser humano tem sido o maior influenciador nas questões ambientais,
sejam positiva ou negativamente. É necessário entender que devemos buscar educar nossas atitudes e aplicar em nosso meio a sustentabilidade. Quando se chega à sustentabilidade, ficamos à mercê da nossa vontade de fazer ou tentar fazer com que as autoridades pertinentes possam fomentar esta ideia na sociedade.
qsustentavel.com
A QUÍMICA NO LIXO ELETRÔNICO.
Esse foi o tema do texto mais lido na categoria Comportamento Humano, com 978 visualizações. Nesse texto alertamos sobre os principais elementos químicos existentes nos produtos eletrônicos e como eles afetam a saúde e o meio ambiente. Também informamos como e aonde devem ser descartados esses produtos, as principais cooperativas que aceitam e dão o destino correto a esses produtos.

Curiosidade:
Se quiser se informar mais sobre o assunto e até mesmo saber as cooperativas que recebem o seu lixo eletrônico, acesse o site www.e-lixo.org.
PLÁSTICO E
MEIO AMBIENTE
A necessidade de se adaptar ao mercado sustentável, fez com que as indústrias desenvolvessem tecnologias mais verdes para a produção de seus produtos. A garrafa PET é um exemplo clássico deste novo processo. Um dos objetivos é diminuir a tanto na fabricação, como no consumo.
qsustentavel.com
GARRAFAS PET E SUAS UTILIDADES.
Esse foi o tema do texto mais lido na categoria Plástico e Meio Ambiente, com 1895 visualizações. Nesse texto mostramos vários tipos de reciclagem das garrafas PET e como essa reciclagem tem ajudado no desenvolvimento sustentável de muitas empresas. Informamos também nesse texto, sobre as tintas produzidas pela reciclagem das garrafas PET.
Curiosidade:
Segundo o Instituto Centro de Vida, as vantagens da utilização de garrafas PET, previamente processadas pela recicladora, são inúmeras: melhoria no desempenho do produto, redução de custo e consumo de matérias-primas não renováveis, diminuição em 40% da quantidade de água de reação gerada na produção de resinas, além da geração de empregos.
PETRÓLEO E
MEIO AMBIENTE
Um dos maiores problemas ambientais em questão. O Petróleo tem se tornado um mal necessário que tem chamado a atenção do
mundo. O problema maior não é a exploração e em consequência o que será feito com este petróleo, mas sim a forma que é explorado e
levado ao consumidor final. O consumidor por sua vez, por falta de informação, acaba ajudando nos problemas ambientais.
qsustentavel.com
DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO MAR.
Esse foi o tema do texto mais lido na categoria Petróleo e Meio Ambiente, com 1542 visualizações. Nesse texto mostramos como os constantes derramamentos de petróleo no mar têm agravado os impactos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos. Esse tipo de problema ambiental também vem impactando a vida de toda população.
Curiosidade:
O óleo que se espalha pela superfície oceânica forma uma fina camada que reduz a passagem de luz e, dessa forma, impede que ocorra o processo de fotossíntese das algas marinhas.

Todos esses problemas causados ao meio marinho acabam afetando pessoas que vivem da pesca e, em alguns casos, quando o óleo chaga até as parias, torna-as impróprias para banho.
QUÍMICA VERDE
Química Verde ou Green Chemistry pode ser definida como a utilização de técnicas químicas e metodologias que reduzem ou eliminam o uso solventes, reagentes ou a geração de produtos e sub-produtos que são nocivos à saúde humana ou ao meio ambiente.
ufpel.tche.br/iqg/wwverde
OS 12 PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE.
Esse foi o tema do texto mais lido na categoria Química Verde, com 4803 visualizações. Nesse texto apresentamos os 12 princípios da Química Verde, uma área quem tem crescido bastante e que tem ajudado a resolver muitos problemas relacionados à química e ao meio ambiente. Esse texto já foi utilizado para diversas pesquisas e apresentações de trabalhos acadêmicos, auxiliando no melhor entendimento do tema.

Para explicarmos melhor o assunto, fizemos um texto para cada três princípios da Química Verde, os príncipios mais acessados foram: prevenção, eficiência atômica e síntese segura, com 1786 acessos.
Curiosidade:
É mais barato evitar a formação de resíduos tóxicos do que tratá-los depois que eles são produzidos, pois para tratar tais resíduos temos que usar mais produtos que podem ser agressivos para a natureza.
BRASIL
Aproximadamente 92% de nossos leitores
econtram-se no Brasil, divididos por todos os estados, exceto Acre e Brasília. A maior concentração de leitores encontra-se no estado de São Paulo.
ESTADOS UNIDOS
Um pouco mais de 1% são leitores americanos divididos pelos estados da California, Florida, Maryland e New Jersey.
Dados: Google Analytics
PORTUGAL
Em portugal o número de leitores corresponde a quase 6%. Temos leitores em 12 estados, sendo Lisboa e Porto os mais frequentes.
Dados: Google Analytics
Dados: Google Analytics
Menos de 1% de nossos visitantes estão espalhados pelos países: Angola, Cabo Verde, México, Suíça, Chile, Moçambique e Romênia.
Visitas e participações em eventos, publicações e parcerias.
Fomos um dos 10 blogs do Brasil escolhidos para participar da coletiva de imprensa, realizada pela CNN do Brasil, com o ambientalista e mergulhador Phillipe Costeau Jr. Na coletiva foram abordados diversos assuntos como: código florestal, petróleo e inclusão social. A matéria sobre a coletiva pode ser acessa em nosso blog www.qsustentavel.com.
Também participamos do evento Brazilian ChemComm Symposium Chemistry and Sustainable Energy (Simpósio Brasileiro de Química e Energia Sustentáve), evento em que vários cientistas apresentaram suas pesquisas e defenderam suas teses para ajudar a desenvolver um mundo mais sustentável.
Tivemos nossos textos publicados no site Coletivo Verde, um dos blogs de sustentabilidade mais influentes do Brasil. O texto Como descartar corretamente o óleo usado no seu carro ou na máquina de sua empresa teve 98 curtidas no facebook e 30 tweets no twitter.
Nosso blog citado como fonte de pesquisa no site Ponto Cência
Entrevista para o site Green Nation, organizador do prêmio Green Nation Fest.
Entrevista para Jornal Online In Foco IFRJ nº 150.
Visita técnica ao Laboratório Didático de Polímeros da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO)
A proposta do projeto é fazer com que os alunos do curso de graduação tecnológica em polímeros desenvolvam produtos a partir da reciclagem do polietileno de alta densidade (PEAD), utilizados para a fabricação de embalagens de amaciante, cosméticos, brinquedos e
copos de guaraná natural, misturado ao coco verde, promovendo a educação
ambiental, estimulando a coleta seletiva e a reciclagem,
diminuindo os resíduos sólidos.
Visando divulgar o blog Química Sustentável, firmamos diversas parcerias com empresas que têm como objetivo o desenvolvimento sustentável e que acreditam no trabalho do nosso blog.
O Moleco é uma empresa de cardernos ecológicos, cujos materiais usados são totalmente reciclados. O Moleco está com o blog Química Sustentável desde 2012, doando cardernos de bolso. Este ano o Moleco doou cadernos personalizados com a logo do nosso blog.
Pela segunda vez a empresa Estrela doou o Banco Imobiliário Sustentável, um brinquedo feito somente de materiais ecologicamente corretos. Uma parceria da Estrela com uma grande empresa petroquímica brasileira especialista em resinas termoplásticas, visa desenvolver produtos com polietileno verde feito de matéria-prima 100% renovável. As peças de plástico do Banco Imobiliário são feitas com polietileno verde, material que contribui para a redução do efeito estufa ao absorver e fixar gás carbônico da atmosfera. A caixa e as cartas do jogo são feitas com papel reciclado.
Trabalhos Paralelos.
Com o objetivo de multiplicar as informações do blog Química Sustentável, desenvolvemos dois projetos paralelos, chamados Cartilha Sustentável e Trabalhos Acadêmicos.
Nós do blog Química Sustentável acreditamos que a falta de informação relacionadas às questôes ambientais, acarreta em hábitos não sustentáveis, contribuindo assim para a degradação do meio ambiente de forma direta
ou indireta. Pensando neste conceito e nessa problemática, decidimos criar
uma cartilha para incentivar os hábitos ecologicamente corretos
e levar de forma criativa e simples o termo sustentabilidade
e suas aplicações no nosso dia-a-dia para todo o tipo de público.
Para ajudar melhor nas pesquisas e nos estudos, criamos
este espaço em nosso blog, com trabalhos acadêmicos, já
apresentados pelos integrantes do blog Química Sustentável, que explicam como a química está ajudando no desenvolvimento sustentável.
Um de nossos integrantes já colaborou
com uma matéria para o jornal A Gazeta
de Cuiabá, junto com alguns integrantes
do blog Coletivo Verde. A matéria tinha
como objetivo informar
Publicação
sobre o uso de produtos de limpeza,
seus impactos à natureza e como
substituí-los por produtos
mais sustentáveis.
A Goóc, uma empresa que é pioneira na fabricação de chinelos de pneus reciclados, também contribiu com doações de bolsas, chinelos e chaveiros, para sorteios em nossos eventos.
Uma empresa lider do setor de marketing promocional, especializada na criação e distribuição de produtos promocionais sustentáveis e ecológicos. A EcoBrindes doou o PET Gol, produto que foi 1º Lugar no prêmio Ecopet, realizado pela Abipet. O Pet Golé um futebol de dedo, feito com 100% de material reciclado (PET e Papel).
"O desenvolvimento que satisfaz as necessidades
do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades"
(Brundtland, 1987)

sustentabilidades.com.br
Full transcript