Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A evoluçao dos computadores até o dia de hoje

No description
by

Joyce Pina

on 24 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A evoluçao dos computadores até o dia de hoje

A Evoluçao dos Computadores A evoluçao ... Os primeiros computadores . Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada de programação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador. Apesar dos computadores eletrônicos terem efetivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos.

Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR significa fazer cálculos, contar, efetuar operações aritméticas, COMPUTADOR seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. Inicialmente o homem utilizou seus próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema DECIMAL e aos termos DIGITAL e DIGITO. Para auxílio deste método, eram usados gravetos, contas ou marcas na parede.

A partir do momento que o homem pré-histórico trocou seus hábitos nômades por aldeias e tribos fixas, desenvolvendo a lavoura, tornou-se necessário um método para a contagem do tempo, delimitando as épocas de plantio e colheita. Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes que, de acordo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada.

O ábaco russo era o mais simples: continha 10 contas, bastando contá-las para obtermos suas quantidades numéricas. O ábaco chinês possuía 2 conjuntos por fio, contendo 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representavam 5 unidades. A variante do ábaco mais conhecida é o SOROBAN, ábaco japonês simplificado (com 5 contas por fio, agrupadas 4x1), ainda hoje utilizado, sendo que em uso por mãos treinadas continuam eficientes e rápidos para trabalhos mais simples.

Esse sistema de contas e fios recebeu o nome de calculi pelos romanos, dando origem à palavra cálculo. O Ábaco O fim da 2ª Guerra Mundial marcou o inicio da verdadeira históriados computadores. O período anterior pode ser considerado como pré- história. Seguidamente apresentamos uma descrição dos acontecimentos mais relevantes daquilo que foi a evolução dos computadores e dos processadores

Descrição cronológica da evolução dos computadores No ambito da desciplina de IMC foi nos solicitado o tema da " Evoluçao dos computadores até os dias de hoje"
Neste trabalho iremos perceber que os computadores são uma das máquinas mais importantes nos nossos dias, constituindo uma transformação das sociedades modernas. Perceber como funciona esta máquina tão complexa, é essencial para entendermos melhor o papel que desempenha e o seu verdadeiro impacto.
Esta é a ferramenta mais elaborada que o Homem já inventou e desenvolveu. Introdução Os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados apenas a funções de cálculos, sendo utilizados para resolução de problemas específicos Máquinas Mecânicas Cartões Perfurados Máquinas Eletromecânicas O Cartão perfurado foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith, fundador da Tabulating Machine Company precursora da IBM, para sistemas de informação não têxteis. Esses cartões foram os grandes precursores da memória usada em computadores.

Uma informação não confirmada é que "os cartões perfurados originais tinham o tamanho das notas de 1 dolar", este tamanho foi escolhido para que os cartões pudessem ser levados nas carteiras dos recenseadores.

Nos primeiros computadores, que eram máquinas enormes e muito complicadas de serem utilizadas, os cartões perfurados eram o meio de incluir dados e comandos nas máquinas. Até bem recentemente, alguns sistemas utilizavam este tipo de equipamento O ENIAC foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra ENIAC O EDSAC foi um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido em 1949.

Foi criado por Maurice Wilkes na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Foi inspirado no trabalho de John von Neumann na máquina EDVAC. EDSAC O UNIVAC foi o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel UNIVAC XVII - O francês Blaise Pascal projeta uma calculadora que soma e subtrai e o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz incorpora operações de multiplicar e dividir à máquina.

XVIII - O francês Joseph Marie Jacquard constrói um tear automatizado: cartões perfurados controlam o movimento da máquina.

1834 - O inglês Charles Babbage projeta a máquina analítica capaz de armazenar informações.

1847 - O inglês George Boole estabelece a lógica binária para armazenar informações.

1890 - O norte-americano Hermann Hollerith constrói o primeiro computador mecânico.

1924 - Nasce a International Business Machines Corporation (IBM), nos Estados Unidos.

1938 - O alemão Konrad Zuse faz o primeiro computador elétrico usando a teoria binária.

1943 - O inglês Alan Turing constrói a primeira geração de computadores modernos, que utilizam válvulas.

1944 - O norte-americano Howard Aiken termina o Mark I, o primeiro computador eletromecânico.

1946 - O Eletronic Numerical Integrator and Computer (Eniac), primeiro computador eletrônico, é criado nos EUA.

1947 - Criação do transistor, substituto da válvula, que permite máquinas mais rápidas.

1957 - Primeiros modelos de computadores transistorizados chegam ao mercado.

1958 - Criação do chip, circuito integrado que permite a miniaturização dos equipamentos eletrônicos.

1969 - Criação da Arpanet, rede de informações do Departamento de Defesa norte-americano interligando universidades e empresas, que dará origem à Internet.

1974 - A Intel projeta o microprocessador 8080, que origina os microcomputadores.

1975 - Os norte-americanos Bill Gates e Paul Alen fundam a Microsoft.

1976 - Lançamento do Apple I, primeiro microcomputador comercial, inventado por Steves Jobs e por Steves Woznick.

1981 - A IBM o lança seu microcomputador - o PC - com o sistema operacional MS-DOS, elaborado pela Microsoft.

1983 - A IBM lança o PC-XT, com disco rígido.

1984 - A National Science Foundation, nos Estados Unidos, cria a Internet, rede mundial de computadores que conecta governos, universidades e companhias.

1984 -- A Apple lança o Macintosh, primeiro computador a utilizar ícones e mouse.

1985 - A Microsoft lança o Windows para o PC, que só obtém sucesso com a versão 3.0 (1990).

1993 - A Intel lança o Pentium.

1998 - A Intel lança o Pentium II.

1999 - A Intel lança o Pentium III. Cronologia Os computadores deixaram de serem aqueles gigantes máquinas, que ocupavam um enorme espaço, pois hoje em dia existem milhares de modelos de computadores modernos, além de suas novas tecnologias e funcionalidades que é o mais importante.
As máquinas atuais possuem designs bem evoluídos, onde existem notebooks, que são os computadores portáteis, também existem os palm top, que são os pcs que comportam na palma da mão, pois bem uma infinidade de computadores ultramodernos.
Mas os preços de tais maravilhas cheias de designs e originalidade podem ter um custo, um tanto quanto elevado, pois é como dizem tecnologia custa caro, só que mesmo assim muita gente está aderindo a computadores modernos, porque está cada vez mais impossível viver sem um, devido ao seu potencial de extrema importância no mundo atual Modelos mais recentes Referencias Bibliograficas http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o_perfurado http://ticunitinf.blogspot.pt/2011/08/cronologia-da-evolucao-dos-computadores.html http://welersonprata.blog.com/archives/60/ http://pt.scribd.com/doc/25286468/Evolucao-computadores-Trabalho-1 http://www.ebah.com.br/content/ABAAAejgUAB/evolucao-computador
Full transcript