Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O QUE PODEMOS FAZER COM O LIXO QUE PRODUZIMOS EM CASA?

No description
by

Marcella Ganme

on 30 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O QUE PODEMOS FAZER COM O LIXO QUE PRODUZIMOS EM CASA?


Nunca misture esses aparelhos com o lixo comum ou doméstico. Para descartá-los, entre em contato com o fabricante e se informe se ele recebe o produto de volta, como é o caso da Tim, da Vivo e da Motorola, que fazem isso em todas as suas lojas. Também oferecem esse serviço empresas de informática como Canon, HP, Dell, Philips e Itautec. Ou então, procure corporativas que recolham esse tipo de resíduo.
LIXO ELETRÔNICO
Um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade hoje em dia é o que fazer com o lixo produzido em nossas casas. Os diferentes tipos de lixo devem ser descartados de diferentes maneiras para não prejudicar o meio ambiente. Aqui separamos os principais tipos de lixo e algumas opções do que fazer com estes.
O QUE FAZER
COM O LIXO
QUE PRODUZIMOS
EM CASA?

O papel pode ser reciclado em cooperativas especializadas ou até em casa, por um processo mais simples. Além dessas opções, é sempre bom achar uma nova ultilidade para o produto já usado, como por exemplo, usá-lo como rascunho.
O plástico, como um material que não pode ser reciclado em casa, já que exige um processo mais complexo, deve ser devidamente separado no lixo correto (vermelho) e ser mandado para locais especializados. Porém, é sempre melhor usar o mínimo possível. Por exemplo: usar sacolas reutilizáveis em vez de plásticas no supermercado.
O vidro é um material que pode ter várias novas utilidades nas residências. Como por exemplo, uma garrafa de vidro pode virar um vaso de flores sendo somente devidamente limpa. Se novas utilidades não forem encontradas, o material deve ser limpo, jogado no lixo certo (verde) e mandado para locais onde será reciclado.
LIXO RECICLÁVEL
O metal é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia a dia. Podemos encontrá-lo em embalagens, fios e outros produtos. Ao ser descartado no lixo reciclável por pessoas e empresas, passa por um processo que garante seu reaproveitamento em cooperativas. Este pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade. O primeiro, e essencial, processo para a sua reciclagem é o de seleção, que ocorre nas residências, para isso o metal deve ser limpo e jogado no lixo correto. O alumínio, por exemplo, pode ser usado sem limites.
SOLUÇÕES
SOLUÇÕES
SOLUÇÕES
SOLUÇÕES
Índices médios de reciclagem no Brasil (%)
LIXO ORGÂNICO
RESTOS DE ORIGEM ANIMAL
RESTOS DE ORIGEM VEGETAL
Soluções
A compostagem é uma eficiente solução para o lixo orgânico, já que além de eliminar este, transforma-o em adubo para plantas. Para realizar o processo, é necessária uma composteira, que é uma estrutura própria para o depósito e o processamento do material orgânico. Geralmente as caseiras possuem proteção feita com tijolos. Neste local é depositado o material orgânico e algumas folhas secas, as quais são colocadas por cima do monte, para evitar o cheiro ruim. No processo, microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.


LIXO TÓXICO
VÍDEO
Remédios Vencidos
Óleo de Cozinha
Pilhas
Lâmpadas
Esse tipo de lixo deve receber atenção especial na hora de ser descartado por conta de conter substâncias tóxicas e outros itens que contaminam o solo e a água. Veja abaixo como alguns dos materiais integrantes desse grupo devem ser descartados:
Pilhas: devem ser envolvidas em um saco plástico (separado do lixo comum) e depositadas em postos de coleta específicos.
Óleo de Cozinha: separe uma garrafa plástica para armazenar o óleo utilizado. Quando estiver cheia, leve-a a postos de coleta autorizados.
Remédios vencidos: o descarte deve ser feito, de preferência, com a própria embalagem e devem ser levados a Centros de Atendimento Público de Saúde, que deverão dar orientações sobre a destinação final dos remédios.
Lâmpadas: coloque as lâmpadas em caixas fechadas e separadas do lixo comum e procure pontos de coleta do material.
http://casa.abril.com.br/materia/descarte-lixo-toxico-da-maneira-correta
http://blogs.98fmcuritiba.com.br/jeffix/files/2013/06/Lixo_eletronico_image003.png
FONTES
http://www.ecobraz.org.br/projetos/para-voce/como-funciona

Camada onde os restos de alimentos são colocados.
Terra e minhocas que transformaram o alimento em adubo.
http://adilsonribeiro.net/wp-content/uploads/2012/08/lix%C3%A3o.jpg
Adubo pronto para ser usado.
DESIGN E MONTAGEM
Veja no video a seguir algumas informações extras sobre a reciclagem do lixo eletrônico:

Ana Paula Simões (9º B)
Antonio Carmagnani (9º B)
Carolina Torres (9º B)
Marcella Ganme (9º B)

http://www.tecmundo.com.br/teclado/2570-lixo-eletronico-o-que-fazer-apos-o-termino-da-vida-util-dos-seus-aparelhos-.htm
Full transcript