Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Estratégia de Marketing

No description
by

Patricia R. Lima

on 2 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Estratégia de Marketing

Problema: A empresa Refrimar, indústria de instalações comerciais de Santa Terezinha de Itaipu/PR, é bem organizada e estruturada, porem possui pontos a serem melhorados no setor de marketing, sendo observado que a mesma não possui uma imagem forte no mercado, deixando, desta forma, de conquistar novos clientes.

Pergunta: O que deve ser feito para a Refrimar qualificar seu setor de marketing para, assim, fortalecer sua marca e ampliar o sucesso no mercado competitivo?

Objetivo: Propor meios de melhorar a estratégia de marketing da Refrimar.

Justificativa: A implantação do marketing na empresa trará vantagens sobre os concorrentes. Unindo todos os departamentos da organização em um objetivo comum: a satisfação do cliente e o fortalecimento da Refrimar, sem deixar de visar o lucro e o bem estar na empresa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Cada empresa deve dividir o mercado, escolher os melhores segmentos e desenvolver estratégias para atender os segmentos escolhidos de maneira melhor do que seus concorrentes. Para Kloter e Armstrong (2004, p.45) este processo deve ser dividido em três partes: segmentação do mercado, definição do mercado-alvo e posicionamento de mercado.

Depois de decidir seus segmentos de mercado a empresa precisa encontrar o posicionamento correto para exercer nesses segmentos. O posicionamento visa fazer com que o produto ocupe um lugar claro no mercado, se tornando desejável para o consumidor em relação ao segmento do concorrente.

Segundo Kotler e Armstrong (2004, p. 47) “Mix de marketing pode ser definido como um conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.”

O mix de marketing consiste em tudo o que a empresa pode fazer para influenciar a demanda do seu produto ou de seu segmento de mercado. Existem diversas possibilidades para este processo, onde são agrupadas em quatro principais grupos, ou como conhecidos 4 p’s: produto, preço, praça e promoção.

Proposta de Merketing em Indústria de Instalações Comerciais de Santa Terezinha de Itaipu/Pr.
Acadêmicos:
Antônio Pedro Veitex Toczek
Danielle Evelyn da Silva
Patrícia da Rocha Lima
Wallison Diego de Carvalho

Tema: Planejamento estratégico

Planejamento estratégico nada mais é que uma técnica empresarial essencial para prática da administração. Com o uso de análises do ambiente organizacional é possível diagnosticar oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da empresa que ajudaram ao cumprimento da missão empresarial.


Delimitação: Estratégia de Marketing

O Marketing é algo complexo de se explicar em uma definição apenas, mas é importante saber que marketing é a necessidade de um determinado mercado, produzir algo para resolver estas necessidades e com o produto desenvolvido, vender este ao cliente satisfazendo o seu desejo. Respeitar o consumidor e estar atento ao que ele pensa, ou seja, descobrir as necessidades e atendê-las é essencial e preciso para criar e agregar valores aos produtos e serviços realizados.


Este artigo foi dividido em quatro partes principais: Imagem global da organização, envolvimento e participação, Acessibilidade e Produtos e serviços.

O objetivo do desenvolvimento de uma estratégia de marketing para uma empresa é garantir que as capacidades da empresa venham a corresponder o ambiente do mercado competitivo que ela se encontra. “No centro da estratégia está à necessidade de avaliar criticamente tanto o perfil de recursos da organização quanto o ambiente que ela enfrenta.” (HOLLEY; PIERCY; NICOULAUD, 2010, p. 22).

Segundo Holley, Piercy e Nicoulaud (2010), o objetivo principal e básico de um planejamento estratégico é responder a três perguntas:

1. O que a empresa está fazendo agora?

2. O que está acontecendo no ambiente?

3. O que a empresa deveria estar fazendo?

O planejamento estratégico define a missão e os objetivos de uma empresa, já o papel do marketing é alcançar os objetivos gerais na empresa.

ARTIGO
Para coletar os dados usa-se a técnica de questionários, onde são entregues fichas para os clientes para responderem informações sobre a empresa e seus produtos e a técnica de entrevista, que é elaborado um plano de perguntas e logo após isso feito um relatório para que as informações importantes sejam coletadas, e essa entrevista é feita com pessoas que tem um bom conhecimento sobre a empresa e possam responder informações necessárias.

RESULTADOS


Neste artigo foi aplicada uma entrevista com a gerência da empresa, para se ter explicações e esclarecimentos importantes para a interpretação e análise do marketing aplicado pela empresa.

O principal objetivo da empresa é alcançar o seu publico alvo diretamente em sua região, com isso, é utilizado o envio de malas diretas via correios, para a divulgação e primeiro contato ao cliente. Apesar de ser uma atividade eficiente, a empresa usa apenas esse meio para divulgação de seus produtos e serviços.



PROPOSTA
Desta forma é proposta a utilização de novos meios de comunicação de fácil acesso, como rede sociais, blogs, televisão, rádios e jornais. Utilizar a pratica do benchmarketing, para ter como exemplo as melhores práticas exercidas pelos seus concorrentes, verificar o que é realizado por eles e o que pode ser implantado na empresa também seria de grande valia.

Tendo em vista os aspectos observados na empresa estudada, onde apesar de ser bem estruturada e organizada, havia pontos a serem melhorados em seu departamento de marketing, onde a mesma não possuía uma imagem forte no mercado, desta forma, deixando de conquistar novos clientes.

O objetivo da pesquisa é apresentar aos gestores da Refrimar, uma forma de melhorar a estratégia de marketing da empresa. Com conceitos e teorias de planejamento e estratégia de marketing, foram apresentadas as melhores práticas para o desenvolvimento desta nova estratégia. Com a utilização do marketing online, por meio de mídias sociais e comunicações via televisão e rádios, a empresa estará atingindo o seu publico alvo de forma rápida e eficaz.


Conclusão
REFERÊNCIAS

COBRA, Marcos. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1992.

HOOLEY, Graham; PIERCY, Nigel F.; NICOULAUD, Brigitte. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. São Paulo: Pearson, 2010.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

MINADEO, Roberto. Gestão de marketing: Conceitos e aplicações. São Paulo: Atlas, 2008.

RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: Como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.

A população deste artigo é formada pelos funcionários da empresa e seus clientes. trabalho. E esta sendo aplicada uma amostragem por conveniência, por ser uma maneira de pesquisa de fácil acesso, rápida e barata para obter informações dos clientes.


METODOLOGIA DE PESQUISA
Full transcript