Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Protocolo TCP/IP

Trabalho de Redes
by

Isis de Oliveira

on 20 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Protocolo TCP/IP

Modelo TCP/IP Protocolo é um conjunto de regras que deve ser obedecido para que se possa transmitir uma informação de um dispositivo para outro. É uma espécie de “linguagem” que permite aos dispositivos de uma rede, trocar informações entre si. Existe uma grande variedade de protocolos, mas falaremos do mais utilizado: o TCP/IP que é o padrão da Internet. O protocolo TCP/IP O TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet). É o protocolo TCP que verifica se um determinado dado chegou ou não ao seu destino. Quanto ao IP, principal função é o roteamento, ou seja, ele agiliza a chegada dos dados mais rapidamente ao seu destino. O MODELO TCP/IP O modelo TCP/IP baseia-se em um modelo de referência de quatro camadas: Aplicação, Transporte, Rede e Interface. Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas. Essa divisão em camadas é uma forma de garantir a integridade dos dados que trafegam pela rede. Todos os protocolos que pertencem ao conjunto de protocolos TCP/IP estão localizados nas três camadas superiores desse modelo.
É assim que ele trabalha, em etapas. O que é importante lembrar é que o protocolo é utilizado para a transmissão de dados pela rede. CAMADA DE APLICAÇÃO Essa camada é utilizada pelos programas para enviar e receber informações de outros programas através da rede. Nela, se encontram protocolos como SMTP (para email), FTP (transferência de arquivos) e o famoso HTTP (para navegar na internet). Uma vez que os dados tenham sido processados pela camada de aplicação, eles são enviados para a divisão abaixo. CAMADA DE TRANSPORTE A camada de transporte é responsável por receber os dados enviados pelo grupo acima, verificar a integridade deles e dividi-los em pacotes. Feito isso, as informações são encaminhadas para a camada rede, logo abaixo dela. CAMADA DE REDE Na Rede, os dados empacotados são recebidos e anexados ao endereço virtual (IP) do computador remetente e do destinatário. Agora é a vez dos pacotes serem, enfim, enviados pela internet. Para isso, são passados para a camada Interface. CAMADA DE INTERFACE A tarefa da Interface é receber e enviar pacotes pela rede. Os protocolos utilizados nessa camada dependem do tipo de rede que está sendo utilizado. Atualmente, o mais comum é o Ethernet, disponível em diferentes velocidades. ENDEREÇAMENTO IP Em uma rede TCP/IP, é necessário que os dispositivos tenham uma identificação, o que chamamos de endereço IP. Cada máquina tem um número próprio, o que a distingue de outras na rede. Cada dispositivo tem uma identidade própria e não podem utilizar endereços iguais. Em uma rede local, a comunicação com a Internet é feita por um ponto específico, o Gateway, que é quem "conversa" com a Internet. Portanto, o usuário não precisa se preocupar em "escolher" endereços IPs diferentes dos que já estão em uso na Internet, pois a comunicação entre as máquinas de sua rede será somente local.
O único que deverá ter um IP válido na internet é o Gateway, e este endereço é dado pelo seu ISP (provedor de acesso à Internet). Deve-se adotar uma classe de acordo com a dimensão da rede que irá configurar, veja, a seguir uma comparação entre as classes que podem ser utilizadas:
Classe A – Para redes de grande porte, é possível conectar até 16.777.216 dispositivos (256³).
Classe B – Para redes de médio porte é possível conectar até 65.536 dispositivos (256²).
Classe C – Para redes de pequeno porte é possível conectar até 256 dispositivos (256¹). O que os números Significam: O primeiro campo (rede) identifica a rede; os demais, as máquinas. Como em cada campo a numeração vai de 0 a 255, é possível combinar 256 endereços por campo (1+255). Como na classe A, três campos servem para identificar as máquinas, então, elevamos 253 a 3: (256*256*256) e chegamos ao total de 16.777.216 possíveis combinações. Classe A

Network.local.local.local (rede.local.local.local)
Network.network.local.local (rede.rede.local.local) Os dois primeiros campos denominam a rede; os dois seguintes, as máquinas. Podemos configurar 65.536 dispositivos (256*256). Classe B Classe C Network.network.network.local (rede.rede.rede.local) Neste caso, somente o último campo identifica as máquinas, sendo possível configurar até 256 dispositivos. Existem ainda as classes D e E, mas não são muito utilizadas. TCP/IP X MODELO OSI Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace de Dados Física MODELO OSI MODELO TCP/IP Aplicação Transporte Internet Acesso à Rede SEMELHANÇAS Ambos têm camadas.
Ambos têm camadas de aplicação, embora incluam serviços muito diferentes.
Ambos têm camadas de transporte e de rede comparáveis.
Os dois modelos precisam ser conhecidos pelos profissionais de rede.
Ambos supõem que os pacotes sejam comutados. Isto quer dizer que os pacotes individuais podem seguir caminhos diferentes para chegarem ao mesmo destino.
Isto é em contraste com as redes comutadas por circuitos onde todos os pacotes seguem o mesmo caminho. DIFERENÇAS O TCP/IP combina os aspectos das camadas de aplicação,apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação.
O TCP/IP combina as camadas física e de enlace do OSI na camada de acesso à rede.
O TCP/IP parece ser mais simples por ter menos camadas.
Os protocolos TCP/IP são os padrões em torno dos quais a Internet se desenvolveu, portanto o modelo TCP/IP ganha credibilidade apenas por causa dos seus protocolos. Ao contrário, geralmente as redes são desenvolvidas de acordo com o protocolo TCP/IP, embora o modelo OSI seja usado como um guia. ,
Full transcript