Os movimentos sociais no Brasil
Lutas no período colonial
Durante o período colonial (1500-1822) os movimentos sociais mais significativos foram:
• dos povos indígenas; e
• dos africanos escravizados;
De Canudos à Coluna Prestes
Os movimentos sociais que ocorreram entre os séculos XIX e XX mostravam um caráter político e social marcante.
Dois movimentos dessa época podem ser lembrados pela denúncia da miséria, da opressão e das injustiças da República dos Coronéis: a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado.
Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação.
Há registros de movimentos sociais no Brasil desde o primeiro século da colonização até nossos dias. Esses movimentos demonstram que os que viveram ou que vivem no Brasil nunca foram passivos e sempre procuraram, de uma forma ou de outra, lutar em defesa de suas ideias e interesses.
Revoltas regionais, abolicionismo e republicanismo
No período imperial (entre 1822 e 1889) ocorreram movimentos pelo fim da escravidão e contra a Monarquia como o objetivo de instaurar uma República no Brasil ou proclamar repúblicas isoladas. Todos esses movimentos foram reprimidos violentamente, com muitas mortes e prisões.
A partir de 1850, dois grandes movimentos sociais alcançaram âmbito nacional: o movimento abolicionista e o republicano.
Edição de 15 de julho de 1848 do jornal A voz do Brasil, de Recife, que incitava a radicalização da luta popular contra o poder da aristocracia provincial.
O movimento abolicionista
Agregou políticos, intelectuais, poetas e romancistas, mas também muitos negros e pardos libertos. Cresceu lentamente, pois sofria a oposição dos grandes proprietários de terras e escravos.
Movimento republicano
O movimento republicano foi dominado pelos segmentos mais ricos da sociedade. A organização buscava uma nova forma de acomodar os grupos que desejavam o poder sem a presença do imperador e da Monarquia.
Participaram desse movimento, os liberais.
Guerra de Canudos (1893-1897), Bahia
Liderados por Antônio Conselheiro, sertanejos baianos estabeleceram-se em Canudos. Ali, cerca de 30 mil habitantes viviam num sistema comunitário: não havia propriedade privada e todos os frutos do trabalho eram repartidos.
Igreja de Santo Antônio, Canudos, 1897.
Guerra do Contestado (1912-1916), Paraná e Santa Catarina
A região do Contestado foi alvo de sucessivos episódios de disputa política e econômica. Essa região foi marcada por essas disputas em razão da presença de uma rica floresta e uma grande região dedicada à plantação de erva-mate.
Além disso, a construção de uma estrada de ferro interligando os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul agravou o problema social ali instalado.
No fim da luta, em 1916, milhares de sertanejos foram brutalmente executados.
Contestado: um revolta nos "trilhos" das desigualdades que marcaram a República Velha.
Greves operárias e o Tenentismo
Outros movimentos sociais, de caráter urbano, marcaram as primeiras décadas do século XX. Foi o caso das greves operárias e do Tenentismo.
Greves operárias
Mesmo proibidas por lei, elas tomaram conta das fábricas no Sudeste do país e denunciavam as péssimas condições de vida dos trabalhadores.
No Rio de Janeiro e em São Paulo eram comandadas, principalmente, por imigrantes italianos com forte influência anarquista.
Tenentismo
Movimento político-militar com o objetivo de conquistar o poder para promover as reformas necessárias à modernização da sociedade.
Tenentes rebelados na avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, em 1922.
A República varguista
O período de 1930 à 1945 foi marcado por um forte controle do Estado sobre a sociedade. Mesmo assim, dois movimentos buscaram alcançar o poder: o Movimento da Ação Integralista Nacional e a Aliança Nacional Libertadora (ANL).
Movimento da Ação Integralista Nacional
Também conhecido como Integralismo, de tendência fascista, foi liderado por Plínio Salgado. Sob o lema "Deus, pátria e família", apoiou o governo de Getúlio Vargas. Tentou um golpe, fracassado, em 1938.
Congresso integralista em Santa Catarina, 1935.
Ao centro, sentado, Plínio Salgado.
Aliança Nacional Libertadora (ANL)
O movimento, liderado por Luís Carlos Prestes, tinha tendência socialista. Em 1935, a ANL foi proibida por Vargas e tentou dar um golpe militar, mas fracassou.
Rebeldes da ALiança Nacional Libertadora.
Rio de Janeiro, novembro de 1955.
República fardada
Foi uma época no Brasil em que o verdadeiro poder passou para a caserna, ou seja, para as mãos dos militares.
Os presidentes da República Fardada foram:
• Governo Castelo Branco (1964-1967)
• Governo Costa e Silva (1967-1969)
• Governo Médici (1969-1974)
• Governo Geisel (1974-1979)
• Governo Figueiredo (1979-1985)
Movimentos sociais hoje
De 1988 aos dias atuais, é possível observar uma série de movimentos pela efetivação de direitos existentes e pela conquista de novos direitos.
Nenhum desses movimentos tem a preocupação de alcançar o poder do Estado, mas sim de fazer valer os direitos existentes na leis e criar outros.
Present Remotely
Send the link below via email or IM
Present to your audience
- Invited audience members will follow you as you navigate and present
- People invited to a presentation do not need a Prezi account
- This link expires 10 minutes after you close the presentation
- A maximum of 30 users can follow your presentation
- Learn more about this feature in our knowledge base article
Os movimentos sociais no Brasil
No description
by
Tweet