Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Você Está Aqui

Linha do Tempo - Vertical Shopping
by

Leandro Pagnoncelli

on 26 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Você Está Aqui

Apresentação
Em 2013 o Vertical Shopping completa 10 anos de atividade e apresenta seus programas de corresponsabilidade social, cultural e ambiental, iniciando pela valorização do entorno, através do programa colaborativo "VOCÊ ESTÁ AQUI".
TOUR PREMIADO
VOCÊ ESTÁ AQUI
Para iniciar o programa, Expedição Cultura e Vertical Shopping realizam a promoção TOUR PREMIADO VOCÊ ESTÁ AQUI.

Todos os meses serão realizados sorteios para contemplar 30 clientes do Shopping com um passeio turístico oferecido pela Expedição Cultura.

Os vencedores do sorteio participarão do concurso cultural Você Está Aqui, que premiará com um vale compras no valor de R$ 2.000,00 o melhor registro do passeio realizado.
Jardim do Valongo
http://tactilize.com/lepagnoncelli/cards/13833
Palácio Capanema
http://tactilize.com/lepagnoncelli/cards/17635
apoio
O programa VOCÊ ESTÁ AQUI se adequa aos projetos de memória, patrimônio histórico, patrimônio imaterial e novas mídias e tecnologias, integrando através das redes sociais, conteúdos multimídia e interativos em plataformas colaborativas, disponibilizando conteúdos sociológicos, históricos, depoimentos de formadores de opinião e espontâneos e informações gerais sobre atividades, cultura, entretenimento e demais conteúdos pertinentes e relevantes, que poderão ser acessados.
Os registros serão avaliados primeiramente pelo público, através da fanpage do Vertical Shopping, que irá classificar os cinco melhores registros.

Os registros finalistas serão avaliados pelos historiadores da Expedição Cultura, que irão definir o ganhador da promoção.

Todos os registros premiados serão utilizados para compor o banco de dados do programa Você Está Aqui.
Em apoio ao projeto VOCÊ ESTÁ AQUI, o Vertical Shopping usará como locações de suas produções fotográfica e audiovisual 12 locais históricos da cidade.

Os 6 primeiros lugares foram escolhidos com o auxílio dos historiadores da Expedição Cultura e os próximos 6, serão escolhidos pelo público nas ações promocionais do Vertical Shopping:

http://www.facebook.com/shoppingvertical

Locações:
1º semestre
Biblioteca Nacional
Cine Odeon
Jardim Suspenso do Valongo
Outeiro da Glória
Palácio Gustavo Capanema
Vertical Shopping
Você Está Aqui é um projeto cultural focado em patrimônio público, patrimônio imaterial e novas mídias e tecnologias que se propõe a ser uma plataforma colaborativa georeferenciada para fins educativos, promovendo o compartilhamento do conhecimento através da valorização dos territórios e suas histórias, incluindo a dos próprios usuários.
Projeto
Sobre o Cais do Valongo foi construído um novo Cais para ocasião do desembarque da princesa Teresa Cristina, que chegou de Nápoles em 1843 para se casar com D. Pedro II. Toda área foi urbanizada por Grandjean de Montigny, criando uma área monumental para receber a futura imperatriz. Por sua vez, o Cais da Imperatriz foi encoberto pelas reformas do Prefeito Pereira Passos, em 1910.
Cais do Valongo
Aos parceiros que tornaram possível a realização do projeto: Expedição Cultura: http://migre.me/dy3bc
Produtora Cria Carioca: http://migre.me/dy3hB
Agência Via 4: http://migre.me/dy3kq
Vertical Shopping: http://migre.me/dy3n7
Agradecimentos
Por volta de 1770, o Marquês de Lavradio transferiu o mercado de escravos da Praça XV para a região do Valongo. O Largo do Depósito, hoje Praça dos Estivadores, era onde se concentravam os armazéns dos “negociantes de grosso trato” que controlavam o mercado negreiro. Em 1831, foi extinto o depósito de escravos na rua do Valongo.
Largo do Depósito
Construído como uma obra de contenção do antigo Morro do Valongo, em seu primeiro platô restam alguns resquícios do antigo jardim. É possível observar quatro bases que abrigavam estátuas, em mármore carrara, inspiradas em divindades da mitologia romana, réplicas das que serviram de adorno ao Cais da Imperatriz.
Jardim do Valongo
Campanha: mês de janeiro
Sobre a locação: Faz parte do Circuito da Herança Africana, que inclui o Cais do Valongo, a Pedra do Sal, o Largo do Depósito e o Instituto Pretos Novos, além do Centro Cultural José Bonifácio.
Jardim do Valongo
Em apoio ao projeto e como parte de uma estratégia de relacionamento com os clientes e seu entorno, o Vertical Shopping lança o Você Está Aqui, mapeando as 24 primeiras locações através de suas campanhas e ações promocionais. Em 2014 o projeto será enquadrado nas leis de incentivo fiscal para captação de patrocínio e será apresentado também pelos canais de financiamento coletivo. Além disso, a plataforma estará disponível para anunciantes que desejarem impactar os usuários, bem como outros produtos culturais desenvolvidos a partir das atividades do Você Está Aqui.
Realização
Construído para abrigar uma das primeiras escolas públicas da cidade, atendendo a uma solicitação de D. Pedro II, foi posteriormente extinto e o prédio permaneceu desocupado até março de 1977, quando a Biblioteca Popular Municipal da Gamboa foi instalada no palacete histórico. Em 1994, passou por uma grande reforma. Foram instaladas esculturas de inspiração africana e as diversas unidades do centro receberam nomes de personalidades-símbolos da cultura afro-brasileira.
Centro Cultural José Bonifácio
A transferência do mercado de escravos da Praça XV para o Valongo implicou a mudança do Cemitério dos Pretos Novos do Largo de Santa Rita para o Caminho da Gamboa, hoje, a Rua Pedro Ernesto, 36, onde funciona o Instituto Pretos Novos. O sítio arqueológico foi descoberto em 1996, quando moradores faziam sondagem de solo para obras. Arqueólogos da prefeitura coletaram milhares de fragmentos de ossos humanos misturados.
Instituto Pretos Novos
A partir da década de 1930, a Pedra do Sal passou a ser ponto de encontro de sambistas que trabalhavam como estivadores. Lá se reuniram grandes representantes do samba como Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Donga entre outros, nas rodas de samba tão famosas até os dias de hoje.
Pedra do Sal
O mar vinha até os pés da pedra, onde era descarregado o sal que vinha da Europa na época colonial. Na Pedra da Prainha, como era conhecida, ficava o grande mercado de escravos. Em seu entorno apareceram os primeiros trapiches, em 1608. Depois da Abolição, muitos baianos que vieram para o Rio se concentraram ao redor da pedra tornando-a um ponto de referência da cultura negra.
Pedra do Sal
Monumento histórico religioso onde se encontra a Comunidade Remanescente de Quilombos da Pedra do Sal. É um local de grande importância para a cultura negra carioca e onde se reuniram ícones do samba e do choro. Sua base se encontra no Largo João da Baiana e através de degraus escavados na própria pedra é possível o acesso ao Morro da Conceição.
Pedra do Sal
De fins do século XVIII até 1843, data de sua desativação como local de desembarque de escravos, passaram pelo Valongo 897.748 africanos escravizados. Junto com outros portos na Bahia e em Pernambuco, o Valongo foi a porta de entrada para os últimos africanos escravizados que entraram no país. Em seu entorno, toda uma estrutura de organização do comércio escravista se desenvolveu.
Cais do Valongo
Em meados de 1922 foi completamente derrubado e sua terra, jogada às margens da antiga Praia de Santa Luzia e no prolongamento da ponta do calabouço, servindo para os aterros que abrigaram a Exposição Internacional do Centenário da Independência de 1922 e deu origem ao Aeroporto Santos Dumont.
Morro do Castelo
A criação do Ministério da Educação e Saúde deu-se no âmbito do governo Getúlio Vargas. O intelectual Gustavo Capanema, ligado a diversos artistas de vanguarda, também tinha em mente o desenvolvimento de um novo projeto cultural para o país que corresponderia adequadamente ao desejo de propagar o progresso e a modernização do país.

O Prédio foi construído na região onde existia o Morro do Castelo.
Palácio Capanema
Campanha: mês de fevereiro
Sobre a locação: O edifício é considerado um marco no estabelecimento da Arquitetura Moderna Brasileira, tendo sido projetado por uma equipe composta por Lucio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier.
Palácio Capanema
Aos parceiros que tornaram possível a realização do projeto: Expedição Cultura: http://migre.me/dy3bc
Produtora Cria Carioca: http://migre.me/dy3hB
Agência Via 4: http://migre.me/dy3kq
Vertical Shopping: http://migre.me/dy3n7
Agradecimentos
Em apoio ao projeto e como parte de uma estratégia de relacionamento com os clientes e seu entorno, o Vertical Shopping lança o Você Está Aqui, mapeando as 24 primeiras locações através de suas campanhas e ações promocionais. Em 2014 o projeto será enquadrado nas leis de incentivo fiscal para captação de patrocínio e será apresentado também pelos canais de financiamento coletivo. Além disso, a plataforma estará disponível para anunciantes que desejarem impactar os usuários, bem como outros produtos culturais desenvolvidos a partir das atividades do Você Está Aqui.
Realização
Sobre a locação
Continuar lendo
Você Está Aqui é um projeto cultural focado em patrimônio público, patrimônio imaterial e novas mídias e tecnologias que se propõe a ser uma plataforma colaborativa georeferenciada para fins educativos, promovendo o compartilhamento do conhecimento através da valorização dos territórios e suas histórias, incluindo a dos próprios usuários.
Projeto
Vertical Shopping
http://tactilize.com/lepagnoncelli/cards/24520
Campanha: mês de março
Sobre a locação: Com mais de 60 lojas, exclusivamente dedicadas à moda feminina, como: Farm, Via Mia, Dress To, Totem, Arezzo, Santa Lola, entre outras, o Vertical é considerado referência em bom gosto. O prédio seguiu a tendência dos grandes centros de varejo europeus, passou por um retrofit e foi totalmente modernizado para ser um shopping inteligente, que oferece praticidade e conforto para os clientes.
Vertical Shopping
Vertical Shopping
Nessa ocasião, o empresário Johan Reckman, dono da marca Folic, teve um das filiais incendiada na mesma ocasião em que o Edifício EMDA estava sendo esvaziado e decidiu instalar ali provisoriamente sua loja.

Assim começou a esboçar-se um novo perfil e potencial do prédio, logo percebido por outros empresários do ramo de varejo.
Vertical Shopping
O negócio de jóias funcionou até meados da década de 60, encerrando-se em função da inflação e contrabando na época. Nessa ocasião, chegou-se a negociar a compra do Morro do Castelo, mas os recursos foram investidos em três prédios no centro. Assim começa a Casa Colombo Administração de Bens S/A.
Vertical Shopping
Os fundadores do prédio chegaram ao Brasil em fins do século XIX, tendo vindo iniciado como representantes comerciais em atividades diversas.

Ao observar o nicho de mercado de jóias pouco explorado no Brasil, começam a importar e distribuir em todo o país, tendo como suporte sua loja na Europa, fundando aqui a Emmanuel Bloch et Frére.
Rua do Cano
Nos primórdios da história da cidade, no século XVI, na região atualmente ocupada pelo Largo da Carioca, existia uma lagoa, chamada de Santo Antônio.

Em 1750, foi inaugurado um chafariz no Campo de Santo Antônio. Mais tarde, essa água foi estendida, através da Rua do Cano, a Praça XV, onde os navios vinham abastecer-se.
Rua Sete de Setembro
Aberta por volta de 1679, para nela se construir um cano, daí a sua antiga denominação de rua do Cano. Foi menor, pois até 1856, terminava na rua do Carmo. Neste ano, deu-se saída até a Praça XV de Novembro, construindo-se um passadiço que comunicava o Convento do Carmo à Igreja de N.S. do Carmo. Recebeu a atual denominação, em memória da data comemorativa da Independência do Brasil.
Um desses empreendimentos foi o Condomínio do Edifício EMDA, à Rua Sete de Setembro, 48. Fundado em 1952, o EMDA durante 50 anos funcionou como um prédio comercial.

Com a proliferação dos prédios inteligentes nos anos 2000, as grandes empresas instaladas em prédios comerciais mais antigos, começaram a se mudar.
Vertical Shopping
http://tactilize.com/lepagnoncelli/cards/25070
Cinelândia
Câmara dos Vereadores
Palácio Pedro Ernesto foi construído entre 1919 e 1923. Foi projetado pelo arquiteto Heitor de Mello e desenvolvido, após a sua morte, por Archimedes Memória e Francisco Couchet. Para abrir espaço ao Palácio, foi demolido o antigo Convento da Ajuda, que existia no local.

Desde foi inaugurado, o Palácio Pedro Ernesto funciona como sede do poder legislativo carioca. Quando foi construído – no período da Primeira República – o Rio de Janeiro era a capital do país. Hoje, o prédio abriga a Câmara de Vereadores da cidade.
Biblioteca Nacional
Fundada em 1810 por Dom João, possuía inicialmente um acervo de 14 mil volumes. Atualmente, já são mais de 8 milhões de peças. Primeiramente chamou-se Real Biblioteca, depois Biblioteca Imperial e Pública da Corte e, desde 1876, Biblioteca Nacional. Seu atual prédio começou a ser construído em 15/08/905 e foi inaugurado em 29 de outubro de 1910. É considerada a maior biblioteca da América Latina.
Museu Nacional de Belas Artes
Embora o museu tenha sido criado oficialmente apenas em 13 de janeiro de 1937 - e inaugurado em 19 de agosto de 1938 - sua história é bem mais antiga, e remonta à chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, já que Dom João VI se fez acompanhar de um conjunto de obras de arte, algumas das quais permaneceram no país depois de seu retorno à Europa e figuram como o núcleo inicial da coleção.
Theatro Municipal
Inaugurado em 1909, como parte do conjunto arquitetônico das Obras de Reurbanização da Cidade do Rio de Janeiro (RJ), e abertura da Avenida Central, durante a prefeitura de Pereira Passos, exerce desde sua inauguração um importante papel para a cultura carioca e nacional, recebendo em seu palco importantes artistas, orquestras e companhias de Balet.
Praça Floriano
Conhecida como Cinelândia, a praça ganhou o apelido em 1920, quando havia ali as melhores salas de cinema da cidade, seu nome oficial é Marechal Floriano Peixoto.
 
Na região muitos dos prédios ainda mantém a fachada original: Theatro Municipal, MNBA, a Biblioteca Nacional, Amarelinho, CCJF e a Câmara dos Vereadores.
Campanha: mês de abril
Sobre a locação: O Cine Odeon foi inaugurado dia 3 de abril de 1926 na Praça Floriano e fazia parte do projeto de modernização da cidade, iniciado com a abertura da Avenida Central, ele está instalado no prédio Odeon, que foi construído em 1925 e conta com 13 andares. O Odeon BR possui somente uma sala, com capacidade para 600 pessoas.
Cine Odeon
Marechal Floriano Peixoto
Floriano Vieira Peixoto (Maceió, 30 de abril de 1839 — Barra Mansa, 29 de junho de 1895) foi um militar e politico brasileiro. Primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, presidiu o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República Velha. Foi denominado "Marechal de Ferro" e "Consolidador da República".
Centro Cultural da Justiça Federal
O edifício foi projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios, sendo um dos mais belos exemplares da arquitetura eclética, em voga no início do século XX. A construção, iniciada em 1905, destinava-se à Mitra Arquiepiscopal. Adquirida pelo Governo Federal, tornou-se sede do Supremo Tribunal Federal de 1909 a 1960. Com a mudança do STF para Brasília, o prédio foi ocupado, sucessivamente, por varas de Fazenda Pública e pela Justiça Federal.
Amarelinho
O Amarelinho, fundado em 1921, está na Cinelândia, na área onde ocorreu a abertura da Avenida Central, a construção de novas edificações, a inauguração do Palácio Monroe (sede do Senado Federal, (demolido em 1976) e do Teatro Municipal, o desmonte do Morro do Castelo e as áreas que se tornaram disponíveis com a derrubada de antigos prédios formaram o berço da Cinelândia.
http://tactilize.com/lepagnoncelli/cards/25082
Outeiro da Glória
Aqueduto da Carioca
As águas do rio Carioca foram canalizadas e desviadas já nos séculos XVII e XVIII, durante a construção do Aqueduto. Terminado em 1750, o aqueduto alimentava várias fontes e chafarizes do Rio de Janeiro colonial. Uma das principais dessas fontes localizava-se num largo no centro da cidade, o que deu origem à denominação do Largo da Carioca.
Rio Carioca
Segundo o escritor francês Jean de Léry, que fez parte da expedição francesa que tentou implantar a França Antártica na Baía de Guanabara no século XVI, existia uma aldeia tupinambá no sopé do atual Outeiro da Glória, em uma das foz do Rio Carioca (mais especificamente, a foz do Rio Catete, que era um braço do Rio Carioca). Tal aldeia se chamava Kariók ou Karióg e teria dado origem ao atual gentílico da cidade do Rio de Janeiro.
Campanha: mês de maio
Sobre a locação: Conquistado pelos portugueses em 20 de janeiro de 1567, sob o comando do fundador da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Estácio de Sá, é local dos mais importantes na historiografia carioca. Primeiro, porque foi aí com a vitória dos portugueses, que se firmou o domínio luso na cidade; depois, porque foi deste solo que saiu ferido mortalmente seu fundador.
Outeiro da Glória
Aterro do Flamengo
O Parque do Flamengo, oficialmente Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido popularmente também como Aterro do Flamengo ou Aterro, é um complexo de lazer no Rio de Janeiro, no Brasil. Foi construído sobre aterros sucessivos na Baía de Guanabara.

O parque estende-se do Aeroporto Santo-Dumont à Praia de Botafogo. Entre os elementos do complexo, destacam-se: o Museu de Arte Moderna, o Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, a Marina da Glória e o Monumento a Estácio de Sá.
Memorial Getúlio Vargas
Getúlio Vargas viveu cerca de três décadas no Rio, então Capital Federal, e aqui, a partir da Revolução de 1930, da qual foi o líder, passou os momentos mais marcantes de sua carreira: chefe do Governo Provisório, presidente da República eleito pela Assembléia Nacional Constituinte, ditador e presidente da República eleito pelo povo.

A Prefeitura do Rio inaugurou no dia 24 de agosto de 2004, em uma praça histórica do bairro da Glória, o Memorial Getúlio Vargas.
Bairro da Glória
A história da Glória remonta ao tempo em que, em que no século XVI, em torno do Outeiro, portugueses, franceses e índios lutavam pela posse das terras que então formavam a "França Antártica", foi aí que Estácio de Sá foi flechado em batalha, da mesma forma que São Sebastião, o padroeiro da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que ele havia fundado em 1565. No Outeiro foi construída uma capela, onde hoje encontra-se a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.
Biblioteca Nacional
http://tactilize.com/lepagnoncelli/cards/25059
Full transcript