Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Mundo Urbano

No description
by

Alice Benichio

on 9 September 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Mundo Urbano

O Mundo Urbano
design by Dóri Sirály for Prezi
De acordo com estimativas da ONU, entre 2005 e 2030, todo o crescimento da população mundial ocorrerá em cidades, especialmente naquelas situadas em países pobres.
A primeira grande onda de urbanização, circunscritas aos países mais desenvolvidos da Europa e da América do Norte (a taxa de urbanização e a população do conjunto desses países cresceu).
Constituem espaços essenciais de administração, coordenação e planejamento da economia capitalista nesta época de globalização.
Algumas Características:
Boa infraestrutura, comandam as atividades produtivas;
São polos financeiros, comerciais e de serviços. Contam com o investimento em tecnologia de ponta;
Sediam grandes empresas transnacionais;
Profunda integração com a economia global.
As cidades Globais
As ondas de Urbanização
9% da população mundial habita cidades com mais de 10 milhões de habitantes, classificadas pela ONU como megacidades
Megacidades e Metrópoles
Conurbação, Metrópole, Megalópole
O futuro urbano da Humanidade
As cidades resultam no processo de ocupação e organização do espaço com algumas características comuns. São locais de grande aglomeração de pessoas.
Os critérios que distinguem o urbano e o rural são definidos pelas agências nacionais de estatísticas ( no caso do Brasil IBGE), de acordo com as normas estabelicidas pela legislação de cada país.
Quando falamos em urbanização, estamos nos referindo ao aumento da porcentagem de população urbana em relação à porcentagem de população rural.
O nivel de urbanização é a percentagem da população total que vive nas cidades; a taxa de urbanização refere-se ao ritmo de crescimento da população urbana.
Existe uma grande diferença entre população rural e população agrícola. A rural é aquela que mora em áreas rurais; A agrícola é aquela diretamente vinculada ao trabalho na agricultura e na pecuária.
Rural
Urbano
Uma segunda onda de urbanização teve início nos países subdesenvolvidos da America Latina, Ásia e África. O ONU estima que a população urbana deverá duplicar entre 2005 e 2030
Em diversos países pobres a migração urbana se destina a um número reduzido de cidades. Montevidéu, Uruguai, Buenos Aires, Argentina, nelas se concentram mais de 50% da população urbana do país, fenômeno conhecido como macrocefalia urbana
Mais da metade da população urbana mundial vive em cidades com menos de 500 mil habitantes.
A sociedade Urbana
Em todo mundo, a população que migra do campo para a cidade busca uma vida mais confortável, possibilidade de consumir mais produtos e usufruir melhores serviços.
Principalmente nos países periféricos, as estatísticas mostram que a maior parte da população urbana é composta de pessoas pobres.
Com possibilidades limitadas de emprego, uma grande parcela da população que migra para as cidades integra-se na economia informal, que é composta de atividades não regulamentadas.
A questão da moradia
Aproximadamente um bilhão de pessoas, 1/6 da população mundial, vive em habitações urbanas improvisadas ou inacabadas. Essas moradias situam-se em zonas degradadas.
Em cidades européias como Paris, ou cidades indianas, a população mais pobre vive na periferia.
A ONU define os bairros pobres como assentamentos precários que caracterizam-se pelo acesso inadequado à água potável, ao saneamento e à infraestrutura em geral.
Cidade formal é dotada de construções legalizadas, com boa infraestrutura equipamentos e serviços urbanos.
Cidade informal nao conta com serviços e equipamentos urbanos e ocupa áreas desvalorizadas.
Questões Ambientais
Urbanas
A maioria das cidades apresenta altos índices de poluição e muitos dos problemas ambientais são gerados nelas.
A medida que as cidades se expandem e novas áreas ocupadas, ocorre mudanças ao seu redor , como a ocupação de terras agricultáveis.
A principal consequência da expansão do espaço urbano é a impermeabilização do solo, principalmente devido a cobertura asfáltica das vias púplicas.
Alterações Climáticas Urbanas
Um problema comum nas cidades é a poluição do ar e das águas. Além disso, a vegetação escassa e o excesso de concreto e de asfalto formam ilhas de calor, elevando a temperatura urbana.
A inversão térmica é um fenômeno meteorológico que provoca grandes danos para a saúde da população urbana.
Outra consequência da poluição do ar é a chuva ácida, produzida pela precipitação de gotas de água carregadas de ácido.
Erosão em solo urbano
Em áreas de grande expansão urbana, os processos erosivos se tornam uma ameaça para a população. A erosão pode estar relacionada as obras civis ou ser resultado de processos naturais, decorrentes das características do sítio no qual a cidade se instala.
Muitas cidades, ao se expandirem, avançam para terrenos topograficamente mais inclinados e geológicamente instáveis. É o caso da ocupação de vertentes, de morros ou de obras efetuadas em áreas extremamente sucetíveis à erosão pluvial
Saneamento e Lixo Urbano
Na maioria das cidades do mundo menos desenvolvido, as montanhas de lixo geradas diariamente são depositadas em lixões a céu aberto. A deterioração dos materiais exala odores fortes, contamina as águas superficiais e subterrâneas pela infiltração do chorume.
A incineração do lixo, reduz entre 60% e 90% o volume dos resíduos sólidos, transformando-os em gases, calor e materiais inertes.
Algumas soluções:
O aterro sanitário é um processo de redução do volume de resíduos sólidos. Após a deposição do solo, o lixo é compactado e coberto diariamente com uma camada de terra.
A usina de compostagem é uma instalação que transforma o lixo orgânico em composto adequado para o uso agrícola.
A usina de reciclagem promove a separação de materiais como metais, vidros plásticos e papéis para a reutilização, o que traz muitos benefícios como economia de divisas, de energia e de matéria-prima.
Full transcript