Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

Mel Rezende

on 8 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Família, cada uma, uma história, um espaço e uma cultura.
Tema:
Família
Faixa Etária:
3ª ano Ensino Fundamental
Disciplinas:
Geografia e História
Duração:
Duas semanas - seis
aulas.
Este plano de aula tem a finalidade de aproximar o aluno da história vivida no passado de algum de seus familiares ou responsáveis.
Sendo assim, a disciplina escolar Geografia, contribui no conhecimento das representações sociais, bem como do conhecimento sobre as diversas dimensões social, natural e histórica de alunos e professores.

Reconhecemos também a necessidade da criança compreender seu papel na sociedade, a partir da história oral da pessoa entrevistada perceber que “A identidade cultural de um país, estado, cidade ou comunidade se faz com memória individual e coletiva”. (ORIÁ, 2005. p.138).
O fechamento deste plano serão relatos das experiências vividas pelos alunos ao longo da temática através das atividades realizadas.

Objetivo geral:

Conhecer a história da família, mudanças e permanências, envolvendo as características de formação e o lugar onde habitam.
Objetivo específico:

- Conhecer a história da família de seus colegas

- Descrever e construir uma linha do tempo familiar (a história da família)

- Identificar se a família habitou sempre na mesma região, estado ou bairro.
Justificativa:
Além de trabalhar a história, compreendemos que é essencial trabalhar com a capacidade da criança de ler o espaço, aprender a ler a exterioridade das paisagens, propiciando o desenvolvimento da capacidade de enxergar o real significado expressado por elas. Para isso desenvolvemos um relatório especificando o foco de nossa pesquisa, concatenando as disciplinas de história e geografia.

Metodologia:


- Introdução do “conceito” de família, o que as crianças compreendem sobre família? Quais os conhecimentos prévios elas trazem sobre o assunto?

-Pedir que as crianças relatem quem são as pessoas que moram com elas, quantas pessoas, o que gostam de fazer, idades, profissões, cursos, entre outras características.
-Pesquisar em casa outros componentes e descrições importantes de sua família.

A partir dos relatos, os alunos deverão escrever um texto apontando as características da sua família.

-Fazer uma pesquisa em casa sobre como viviam suas famílias antigamente.

-Utilizar um roteiro com perguntas pertinentes a este conteúdo.
1° dia:
Introdução do tema por meio da história ‘Minha família é colorida’ de Georgina Martins, após a leitura da história traremos a discussão sobre o tema família, com as perguntas chave a baixo:
O que você entende por família?
Como sua família é constituída?
Quem são as pessoas que moram com você?
Essa é sua família?
Que outros membros sua família possui?
Fecharemos a aula pedindo que os alunos tragam fotos da sua família para a próxima aula.
Atividades:

2° dia:
Utilizaremos as fotos trazidas pelos alunos para retomar os pontos principais que marcaram a discussão da aula anterior, a partir disto, proporemos que cada aluno faça uma investigação com o membro mais antigo de sua família sobre como era a infância dele, através das perguntas do roteiro proposto por nós.
3° dia:
Socialização dos Roteiros.
4° dia:
Socialização dos Roteiros.
5° dia:
Partindo da socialização dos Roteiros, elencaremos questões para problematizar as informações coletadas, introduzindo um debate sobre o tema. As questões elencadas tratarão de fazer uma diferenciação entre as diferentes épocas, expandindo a experiência dos alunos, ao trazer à tona as diferenças do local onde seus familiares viviam, as brincadeiras e as músicas da época da infância do familiar, trabalharemos quais as diferenças e permanências encontradas.
6° dia:
A partir das informações trazidas pelos alunos, faremos a construção da linha do tempo familiar, no qual contará a história da família de cada aluno à partir das respostas do roteiro, como fechamento do tema, passaremos o vídeo: Família –Titãs, o qual aborda o tema de uma maneira leve e descontraída.
Avaliação:

A avaliação é uma das características presentes no processo educativo escolar, sendo este organizado também pelo planejamento, pelos conteúdos, pelos recursos e estratégias utilizadas, sendo assim, nossa avaliação dar-se-á por meio de observações e registros, a partir da interação e conhecimentos desenvolvidos pelas crianças na execução da temática.
Nossa avaliação será formativa, pois as suas propriedades indicarão uma maior compreensão do professor amparada na cooperação do aluno, ela tem como foco todos os envolvidos, trabalhando sempre com a relevância dos conteúdos trabalhados.
Temos como objetivo avaliar a aprendizagem do aluno, praticando uma avaliação continuada atrelada às atividades desenvolvidas e sempre buscando diversas estratégias, pois sabemos que este tipo de avaliação proporciona ao aluno uma maior
Sendo assim, entendemos que para que a avaliação seja proveitosa para a aprendizagem devemos conhecer cada aluno, bem como saber de suas necessidades e qualidades, pois somente desta maneira, o professor poderá pensar em estratégias para que todos os indivíduos alcancem seus objetivos.
Desta forma, por meio dos registros, avaliaremos se foi possível a apropriação das noções e dos conceitos propostos neste plano pelos alunos, quais as dificuldades encontradas e qual a mediação deve ser feita para que a aprendizagem se dê efetivamente.

Referências:

CAINELLI, Marlene. O que se ensina e o que se aprende em história. In: OLIVEIRA, Margarida Dias de (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2010, p.17-34. (Coleção Explorando o Ensino – Vol. 21).

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. 2. Ed. São Paulo: Scipione, 2009, p.161-170.

GUERRA, Marlene Godoy. Como avaliar nas séries iniciais. [ s.l ] 2011. Disponível em: <http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/como-avaliar-nas-series-iniciais-do-ensino-fundamental-4901279.html>. Acesso em 08 de julho de 2013.
LEAL, Manuella; SANTOS, Tamiles. A arte de Estagiar. Plano de Aula sobre Família.Ipitanga. 2011. Disponível em: <http://aartedeestagiar.blogspot.com.br/2011/05/plano-de-aula-sobre-familia.html> Acesso em: 08 de julho de 2013.

LOHN, Ana Paula; FRANÇA, Fernanda. Minha Família: Planejamento para a disciplina de História – 3° Ano do Ensino Fundamental I. [ s.l ] 2010. Disponível em: <http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html?newsID=b39ebe9c52f047b79603c3803436376e> Acesso em: 08 de julho de 2013.

MARTINS, Georgina. Minha família é colorida. Il: Maria Eugênia. São Paulo: Edições SM, 2005.

ORIÁ, Ricardo. O saber histórico na sala de aula/ Circe Bittencourt (org.). São Paulo: Contexto, 2005. p.128-148.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. A geografia como ciência da sociedade e da natureza. In: ______. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009, p.37-56.

RIO DE JANEIRO. Diretrizes Curriculares Ensino Fundamental: Anos Iniciais. Secretaria de Estado de Educação. Subsecretaria de Gestão da Rede e de Ensino. Diretoria de Ensino Regular e Profissional. Coordenação de Ensino Fundamental. Rio de Janeiro. 2010. Disponível em <http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/downloads/DIRETRIZES%20Curriculares%20-%20Anos%20Iniciais.pdf>. Acesso em: 08 de julho de 2013.
Nome do entrevistado:
Sexo:
Data da entrevista:
Local de nascimento e data:
O que se recorda do local onde passou sua infância?
Quais brincadeiras você brincava?
Que tipos de música ouvia?
Recorda-se de alguma canção em particular?
Roteiro:
inclusão no processo educacional.
Full transcript