Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Sistemas Operativos

No description
by

Daniela Esteves

on 30 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Sistemas Operativos

Como podem ser classificados os
sistemas operativos ?
Windows
Sistemas Operativos
As várias versões do Windows
Windows 2.0
Alguns autores afirmam que existem dois modos diferentes de classificar um sistema operativo: a visão top-down pepanorama do usuário ou programador, sendo esta uma abstração do hardware e fazendo o papel de intermediário entre o software e o hardware; ou a visão bottom-up, de baixo para cima, pelo que é um administrador de recursos, que controla as aplicações que podem ser realizadas, quando devem ser realizadas e quais os recursos que se podem utilizar.
Sistemas operativos - diap. 5;
Como classificar os SO ? . diap.6;
Windows - diap.7;
Várias versões do Windows - diap.8 a 19;
Mac OS - diap. 20 e 21;
Linux . diap. 22 a 25;
Unix - diap. 26;
Alinex - diap. 27 e 28;
Recursos- diap. 29.
O sistema operativo (SO) é um programa ou um conjunto de programas que permite gerir os recursos do sistema, ou seja, serve de “intercomunicador” entre o computador e o utilizador. Pode ser executado assim que o computador é ligado, porém atualmente, quase todos os computadores o executam através de um programa chamado BIOS, armazenado numa memória não volátil ROM, cujo processo se chama “bootstrapping” que significa que são capazes de proceder sem ser necessária ajuda externa. Depois de efetuar testes e iniciar os componentes do computador, o BIOS procura o SO nalguma unidade de armazenamento e a partir daí o SO passa a controlar o computador.
Foi criado pela Microsoft, uma empresa cujos fundadores foram Bill Gates e Paul Allen. É um produto comercial, com preços diferentes para cada uma de suas versões. É o sistema operativo mais utilizado em computadores pessoais em todo o Mundo, apesar de uma grande quantidade de cópias ilegais.
Era uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS, que
só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Lançado em: 20 de Novembro de 1985, em 4 disquetes de 5.25 polegadas de 360 KB cada um. Era necessário: MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um hard drive. Continha: o Reversi (jogo), um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, “command prompt”, Write, Control Panel, Paint e programas de comunicação. Permitia a utilização de mouse, janelas (sem a sobreposição das mesmas) e ícones.O Windows 1.0 não foi nenhum grande sucesso comparado com seus sucessores da década de 90, devido à limitação do hardware da época.
Lançado em: 1 de Novembro de
1987, em 8 disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um, praticamente com a mesma interface do Windows 1.0, mas com mais recursos, ferramentas e maior paleta de cores, tinha uma interface gráfica de boa qualidade. Permitia: a sobreposição de janelas e estas podiam maximizar e minimizar.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Índice
Trabalho realizado por: Daniela Esteves, nº6 do 9ºA;
Disciplina: Tecnologias da informação e comunicação- TIC;
Professora: Carla Lopes;
Ano letivo: 2012/2013
Sistemas operativos
Windows 1.0
Windows 3.x
Foi o primeiro sucesso amplo da Microsoft. Lançado em 22 de Maio de 1990. Era um Windows completamente novo, sendo considerada o primeiro sistema operativo da empresa. Era um S.O. de 16 bits. Melhorou bastante a interface, o gerenciamento de memória e o sistema multitarefa. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o CPU Intel 80286 e Intel 80386. A versão 3.0a, foi lançada em 31 de Outubro de 1990.
. Windows 3.1 -
Lançada em: 18 de Março de 1992, em 8 disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um; com softwares para multimédia e fontes TrueType (tinha mais tipos de letras disponíveis) sendo mais estável do que o Windows 3.0. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho, incluindo o Cirílico e o Japonês. O Minesweeper substituiu o Reversi;
. Windows for Workgroups 3.1 –
Lançada em: Outubro de 1992, em 9 disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um. Era o Windows 3.1 com suporte a rede, fax-modem e correio eletrônico. em 9 disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um;
. Windows for Workgroups 3.11 -
Lançada em Dezembro de 1993 e era praticamente a revisão da versão anterior;
. Windows 3.2 -
nesta versão limitou-se em acrescentar o Chinês como uma língua de trabalho.
Quatro versões especiais do Windows 3.0:
É o primeiro S.O. de 32 bits. Lançado em 24 de Agosto de 1995. Era um Windows completamente novo, com uma mudança radical na forma da apresentação do interface. Introduziu o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas. O sistema multitarefa tornou-se mais eficaz.
Existe uma outra versão do Windows 95, lançada no início de 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release 2 .
Windows 95
Windows NT
Lançado pela primeira vez pela Microsoft
em 1993. Objectivo principal: fornecer mais segurança e comodidade aos utilizadores de empresas e lojas. Foi um sistema operativo de 32 bits, multitarefa e multiutilizador. A sigla NT significa New Tecnology. Trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Os NTs têm uma grande estabilidade e têm a vantagem de não ter o MS-DOS. A arquitectura desta versão é fortemente baseada no microkernel.
Lançado em 25 de Junho de 1998, foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor, tinha completa integração do S.O. com a Internet. Utilizava o Internet Explorer 4. Melhorou bastante a interface gráfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB . Sendo maior que o Windows 95 e possuindo mais funções, tornava-se mais lento. Existe ainda uma versão especial, conhecida como Windows 98 Segunda Edição, lançada em 1999, que visava corrigir as falhas e resolver os problemas de instabilidade do Windows 98. Incluia drivers e programas novos. Acrescentou também a Netmeeting 3 e suporte a DVD. É classificado por muitos como um dos melhores da Microsoft.
Windows 98
Windows ME
Lançado em: 14 de Setembro de 2000, foi a
última tentativa de disponibilizar um sistema baseado, ainda, no antigo Windows 95. Tinha algumas inovações, como o suporte às máquinas fotográficas digitais, aos jogos “multi-player” na Internet e à criação de redes domésticas (home networking). Introduziu o Movie Maker e o Windows Media Player 7. Na mesma época, foi lançada uma nova versão do Mac OS X e a Microsoft, com receio de perder clientes, lançou o Windows ME para que os fãs aguardassem o lançamento do Windows XP.
Lançado em Fevereiro de 2000, também era chamado de Windows NT 5.0. O visual era o mesmo do ME. Versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server.
Windows 2000
Lançada em 25 de Outubro
de 2001. A sigla XP deriva da palavra eXPeriência. Quanto à interface, abandonou o antigo formato 3D acinzentado. Esta versão do Windows foi considerada como a melhor versão já lançada pela Microsoft, possui uma interface totalmente simples e arrojada.
Versões: Home, Professional, Tablet PC, Media Center Edition, Embedded, Starter Edition e Windows XP 64-bit Edition.
Windows XP
Lançado em 24 de Abril de 2003. Era nada mais do que o Windows XP reformulado. Novidades na área administrativa, Active Directory, e automatização de operações.
Esta versão do Windows é voltada principalmente para servidores e empresas de grande porte. Versões: Standard Edition, Enterprise Edition, Data Center Edition e Web Edition (32 e 64 bits).
Lançado em 2007 é o sistema operacional que substituiu o Windows XP e que teve sete versões, uma delas simplificada e destinada aos países em desenvolvimento.
Windows Vista
Lançado no 22 de Outubro de2009. Diferente do Windows Vista, que introduziu um grande número de novas características.
Windows 7
Windows Server 2008 Standard Edition
Foi projetada para fornecer serviços e recursos para outros sistemas numa rede. O sistema operacional tem um abundante conjunto de recursos e opções de configuração. O Windows Server 2008 Standard Edition dá suporte a 2-way e 4-way SMP (multiprocessamento simétrico) e até 4 gigabytes de memória em sistemas de 32 bits e 32 GB em sistemas de 64 bits.
OS X (pronuncia-se OS Ten) é um SO fabricado e vendido pela empresa americana Apple Inc., destinado exclusivamente aos computadore Mac. É completamente diferente das versões anteriores. O uso de bordas arredondadas, cores translúcidas e outros adereços trouxe mais cores e texturas às janelas e controles do Desktop do que a interface Platinum do OS 9. Mac OS X é o ambiente Unix mais bem vendido até hoje em número de computadores vendidos.
Mac OS
Algumas das versões são:
Mac OS X v10.0 "Cheetah"
Mac OS X v10.1 "Puma"
Mac OS X v10.2 "Jaguar"
Mac OS X v10.3 "Panther"
Mac OS X v10.4 "Tiger"
Mac OS X v10.5 "Leopard"
Mac OS X v10.6 "Snow Leopard"
Mac OS X v10.7 "Lion"
OS X v10.8 "Mountain Lion"
Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. Foi essencialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os SO com núcleo Linux passaram a ter a colaboração de grandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical. Atualmente, está cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal.
A versão 0.02 foi lançada no dia 5 de Outubro de 1991.
Linux
É livre;
Multi-tarefa: vários programas podem estar a funcionar ao mesmo tempo;
Suporta todo o tipo de programas e é um standard universal;
O Linux é suportado em computadores com pouca memória RAM;
Ocupa menos espaços no disco que os outros sistemas operativos;
Código fonte aberto: pode-se analisar como está programada uma aplicação e fazer modificações;
A Velocidade é mais rápida, gere melhor a memória, o processador e o
disco rígido;

Não precisa de ser tantas vezes reiniciado como acontece no Windows;
Interoperabilidade: pode ser modificado para as necessisdades de cada pessoa;
De acordo com o estudo apresentado em Outubro de 2005 a Linux é 40% mais barato que o Windows e 54% mais barato que Solaris.
Tem pouco poder económico no mercado.
Unix é um sistema operativo portátil, multitarefa e multiutilizador originalmente criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, que trabalhavam nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formado por empresas de informática.
Unix
O Alinex pertence ao Linux, e é orientado para utilizadores portugueses.
É utilizável em desktops, portáteis, servidores, PDA's, quiosques, POS's, etc.
Tem como públicos alvo o sistema educativo, a administração pública, as PME's, o utilizador individual, as software houses.
O Alinex foi desenvolvido na Universidade de Évora como resultado de uma parceria com a Junta da Extremadura espanhola, responsável pela versão GNU/LinEx (parcerias).
Alinex
Alinex 3.9.10 - Última versão.
Alinex 2.2
Alinex 2.1 beta
Alinex 2.1
Alinex 2.0 beta2
Alinex 2.0 beta1
Alinex 2.0 beta
Alinex 2.0
Alinex 1.0 Live CD
Alinex 1.0 - TIC
Versões do Alinex
Versões do Linux mais utilizadas
Lançado em: 27 de Maio de 1988, em 7 disquetes de alta densidade de 3,5" de 720 KB cada um, e era nada mais do que o Windows 2.0 reformulado. Existem duas versões especiais do Windows 2.1, para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores. Uma outra versão da família Windows 2.xx, foi o Windows 2.11, lançada em Março de 1989, com pequenas mudanças em gerenciamento de memória, melhor impressão e drivers Postscript.
Windows 2.1
Linux
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operativo#Funcionamento;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux;
http://www.alinex.org/;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unix;
http://pt.wikipedia.org/wiki/OS_X;
Imagens Google.
Linux Mint
Ubuntu
Fedora
Debian
openSUSE
Arch Linux
PCLinuxOS
CentOS
Puppy Linux
Mandriva Linux.
Recursos:
Windows Server 2003
Full transcript