Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Efeito Estufa

No description
by

Vanessa Pathizianny

on 24 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Efeito Estufa

Francisco Lima, Gregre Nicolas, Natalia Lima, Juliana Oliveira, Vanessa Pathizianny

Efeito Estufa

O efeito estufa ocorre quando os raios provenientes do Sol ,ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos, uma parte deles é absorvida e transformada em calor, para manter o planeta quente, e a outra é refletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Mais da metade da radiação fica retida na superfície do planeta por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa, que agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.

• Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas úmidas enfrentam períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação.

• Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados
.
• Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta.

• Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos polos e, consequentemente, provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos.

O Brasil está em 6º lugar no ranking dos países que mais emitem gases de efeito estufa na atmosfera, a maior parte por conta dos desmatamentos.

Efeitos:

Apesar de alguns cientistas acreditarem que o aquecimento global acontece graças a causas naturais, a grande maioria afirma que acontece graças à emissão excessiva de gases estufa na atmosfera terrestre. Estes gases destroem a camada de ozônio, deixando o planeta Terra mais vulnerável aos raios ultravioletas do Sol.
Efeito estufa e aquecimento global
Efeito Estufa
Efeito estufa é um fenômeno natural deaquecimento térmico da Terra, é essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência, e sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies. É assim chamado porque o mesmo efeito se pode observar, ainda que em menor escala, no interior de uma estufa.
Protocolo de Kyoto
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi criado pela Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC - United Nations Framework ConventiononClimateChange) como uma maneira de ajudar os países a cumprirem as metas do Protocolo de Quioto (Artigo 12).


O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que tem compromissos mais rígidos para a redução de emissão dos gases que agravam os problemas no nosso planeta. Tal protocolo foi ratificado no dia 15 de março de 1998. O protocolo de Kyoto foi criado logo após o planeta terra apresentar reações as emissões de gases poluentes, tais gases que são os causadores do efeito estufa e do aquecimento global.
A proposta de MDL consiste na implantação de um projeto em um país em desenvolvimento com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) e contribuir para o desenvolvimento sustentável local. Cada tonelada de CO2 equivalente deixada de ser emitida ou retirada da atmosfera se transforma em uma unidade de crédito de carbono, chamada Redução Certificada de Emissão (RCE), que poderá ser negociada no mercado mundial.
O Comitê Nacional de Organização finalizou o inventário pré-conferência (ex ante) sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da Rio+20. A elaboração desse inventário se baseou na posição oficial brasileira nos debates internacionais sobre mudança do clima, seguindo padrões cientificamente robustos e metodologias internacionalmente reconhecidas, respeitando as características nacionais. Esse trabalho foi complementado por nova avaliação, realizada após o término do evento (estimativa ex post).

Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa (Rio + 20)

dicas para reduzir o efeito estufa
Transporte
. Quando possível, ir para os lugares a pé ou de bicicleta.
Consumo
. Produtos locais poluem menos, já que precisam de menos transporte
Casa
Manter a panela centralizada na boca do fogão faz com que aqueça mais rápido.
Resíduos
Encaminhe os resíduos para reciclagem
Energia
Sempre que possível, trocar o ar condicionado pelo ventilador.

EFEITO ESTUFA
Maquete.
Protocolo de Kyoto
Full transcript