Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Bomba de Hiroshima e Nagasaki

No description
by

Marina Silveira

on 18 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Bomba de Hiroshima e Nagasaki

Bomba de Hiroshima e Nagasaki
A escolha dos "Alvos" foi feita a partir de interesses militares, mas sobretudo de cunho político-econômico, pois Hiroshima e Nagasaki eram as regiões mais desenvolvidas industrialmente do Japão na época, e com a chegada do fim da Segunda Guerra, o Japão seria a única potência que poderia desequilibrar o fluxo de capitais e mercadorias, por isso se escolheu estes como alvo.
Efeitos sobre a saúde humana de curto, médio e longo prazo
Raios de calor entre 3 mil a 4 mil graus Celsius provocaram queimaduras e ferimentos internos nas pessoas, fora incêndios que se espalharam por quilômetros. As queimaduras fizeram a pele cair em tiras deixando à vista a carne sangrenta. Muitos tiveram vontade de pular no Rio Ota, que cruza a cidade, para aliviar o calor.
Exposta a tantos fatores de risco, a maioria dos sobreviventes sofreu sequelas para sempre. Além de deformações físicas permanentes, moléstias de longo prazo, como o câncer, assolaram os moradores de Hiroshima. Mortes entre os sobreviventes continuaram nos próximos anos devido aos efeitos planejados da radiação que também causou o nascimento de bebês com má formação.
Medidas de prevenção que podem ser adotadas
Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP)

Participação por país no Tratado de Não-Proliferação Nuclear
Assinados e ratificados
Aderiram
Membro cumpridores por tratado
Denunciado
Não-signatário
Assinado: 1 de julho de 1968
Local: Nova York, Estados Unidos
Em vigor: 5 de março de 1970
Condição Ratificação pelo Reino Unido, União Soviética, Estados Unidos e outros 40 Estados signitários.
Partes: 189 países

Situação atual do local atingido
Hiroshima
Interesses políticos no evento
Danos à flora e a fauna
No final da década de 1950, o Japão estava passando por um processo de industrialização e nessa época, as pessoas ainda viviam como há centenas de anos, tirando o alimento do mar e comendo o peixe fresco diariamente. Depois de alguns anos, estudos comprovaram que os efeitos radioativos da bomba estavam ainda presente na fauna da cidade. Com O acidente nuclear, a liberação do material radioativo ocasionou a contaminação do meio ambiente não somente nas áreas próximas à usina, mas também em áreas distantes, pois ventos e nuvens radioativas carregam parte da radiação para áreas a centenas de quilômetros de distância e com o solo também contaminado, houve um grande período de desmatamento, sem que pudesse desenvolver o trabalho de plantação, o que afetou a economia local por muito tempo.
Localização
Hiroshima

Nagasaki
Os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki foram ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão, após ataques pela Marinha Imperial Japonesa a base Americana de Pearl Harbor, realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América na ordem do presidente americano Harry S. Truman nos dias 6 de agosto e 9 de agosto de 1945.

Causas
Universidade do Rio dos Sinos
Curso:Enfermagem-POA
Disciplina: Saúde Ambiental e Epidemiologia
Profª Sandra Gomes

Alunos: Helena Nunes, Marina Silveira, Graziele Borba, Merielen Zanette, Ana Karolina Souza
Introdução
Conclusão
Referências
As catástrofes naturais e grandes acidentes ambientais vêm fazendo parte de nossos noticiários com maior frequência, por vezes decorrentes de ações provocadas pelo homem, seja por busca poder político, ambição financeira, ou necessidade de certas nações mostrarem maior poder sobre outras.
Acontecia há 68 anos o maior acidente nuclear, provocado pelo homem. Ao final da Segunda Guerra Mundial, cai sobre a cidade de Hiroshima a bomba atômica nomeada "Little Boy", em 06 de agosto de 1945; três dias depois, a bomba atômica “Fat Man” é lançada sobre Nagasaki. Os habitantes foram expostos a uma temperatura de aproximadamente 4.000 graus. As cidades foram comparadas à “um cemitério sem uma única lápide em pé”. Cerca de 140.000 mortos em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, além das mortes decorrentes da exposição radioativa. A maioria dos mortos eram civis, mulheres, idosos e crianças, pessoas que não estavam combatendo na guerra.
O trágico ataque historicamente tornou-se um marco. No Japão, evita-se o uso do termo sobrevivente, pois enfatizar que eles ainda estão vivos poderia ser um desrespeito aos mortos. Então se estabeleceu a palavra HIBAKUSHA, que significa literalmente “pessoas afetadas pela radiação”. Atualmente o solo e as condições de vida são plena em Hiroshima e Nagasaki, que se tornaram cidades modernas, e as lembranças continuam vivas dentro de cada japonês.
Nagasaki
http://minilua.com/apos-terror-como-estao-hoje-cidades-hiroshima-nagasaki-chernobil/

http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/arquivo05.asp

http://www.gensuikin.org/english/photo.html
Full transcript