Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

INTEGRAÇÃO CONTINENTAL COOPERATIVA (PT)

No description
by

RICARDO ZEHNDER

on 5 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of INTEGRAÇÃO CONTINENTAL COOPERATIVA (PT)

A Central de Cooperativas El Ceibo possui a capacidade técnica, mercados locais e globais que demandam seus produtos pela alta qualidade
certificada,
preços competitivos e resultados criadores de bem estar em seus impactos sócio ambientais
INTEGRAÇÃO CONTINENTAL COOPERATIVA
A experiência na gestão produtiva em territórios tropicais possui resultados e qualificações nacionais e internacionais que fazem da nossa central de cooperativas de sistemas agroflorestais familiares, um modelo de gestão sócio produtiva territorial, geradora e produtora de bem estar e riqueza , com justiça e sustentabilidade sócio ambiental.
O modelo de gestão sócio produtivo cooperativo da nossa central de cooperativas El Ceibo cuida/assiste/planeja/ acompanha/ orienta o caminho do produtor de forma solidária e cooperativa para garantir resultados/ gerar processos de manejo técnico adequados, pensando e desenhando produtos com valor agregado e qualificados por normas que posicionam os produtos competitivamente em qualquer mercado global (da Gaia).(braço PIAF-El Ceibo)
Por que a soberania continental e global estão
comprometidas?
El Ceibo en la actualidad manifiesta sus conocimientos, experiencia y confianza (capitaliza) con deseos solidarios de trasversalizar y compartir este modelo de bienestar para poder ampliar (los territorios/ el territorio) bajo manejos agroforestales y poder procesar más (toneladas/kilos) de cacao y otros alimentos de sistemas agroforestales.
Porque as principais corporações multinacionais universalizam as suas práticas de gestão de acordo com políticas econômicas capitalistas neoliberais
Que pretendem maximizar pragmaticamente os resultados materiais, degradando direitos e valores humanos
"comprometendo a vida de Gaia, acentuando profundamente os impactos negativos que geramos às comunidades humanas nesses ambientes de modelo dominante.".
Nossos Estados, Sociedades, Nações Latino Americanas têm consciência de nossa realidade.
Desejamos transparência para poder aperfeiçoar o realizado, desde que decidamos mediante processos democráticos (transparentes), e inclusivos, planejar e praticar outros caminhos administrativos opostos ao neoliberalismo.
"E respeitamos seguir construindo as propostas e as práticas que moderem os impactos e tendências que produzem as grandes corporações multinacionais, com suas práticas para ganhar mais, acumular e concentrar maior riqueza e poder".
A construção de novos modelos sócio-produtivos cooperativos, e sustentáveis, são um desafio para todos.
Todos podemos optar por ser produtores Orgânicos
como objetivo para, os maiores aquíferos que temos em Gaia não devem contamina-se..

A biodiversidade sócio produtiva enriquece
Os recursos naturais representam a vida e temos que cuidar deles com responsabilidade e compromisso solidário.
Sustentabilidade, cuidado, vida, solidariedade e bem estar
"Sistemas agro florestais estimulam essas tendências".
Alta biodiversidade
.
Sustentabilidade sócio ambiental
.
Bem Estar.
No percurso da coluna vertebral do continente americano, temos a Cordilheira dos Andes, e mirando ao nascente, o Willka, Inti e o Pai Sol; Com seus extensos territórios agro florestais com capacidade extraordinária de gerar bem estar e sustentabilidade sócio ambiental.
Alta biodiversidade e recursos maravilhosos que temos que cuidar e administrar para gerar bem estar e sustentabilidade. São tantas fontes de variados tesouros que emanam potência e segurança alimentar, recursos hídricos impolutos com ambientes naturais e ar puro para sustentar a Humanidade, todos concentrados em nossa sagrada Abya Yala.
A Comunidade Global tem que acompanhar e assistir solidariamente a transformação sócio produtiva, observando o modelo de gestão e administração cooperativo que começou no em 1977, em Alto Beni Bolívia, com El Ceibo.
Assistido pelas agências de cooperação da Alemanha,G.T.Z e dos Países Baixos, Bélgica, que com o trabalho cooperativo e o tempo se transformou em um dos modelos cooperativos agroflorestais da cultura do Cacau, mais importante e bem sucedido da Mãe Terra, Pachamama, Abya Yala, Gaia.
Este processo de comunicação e planejamento inclusivo, participativo e solidário desejamos que agrupe com absoluta precisão as opiniões de todos vocês da sociedade com consciência da necessidade impostergável de acelerar a transição em direção a uma Gaia com a sociedade Humana e Ambiente revalorizados em suas diversas essências sagradas, transparência, harmonia, pacíficos, justos e sustentáveis.
O apoio principal, virtuoso,a coluna que estrutura os princípios e práticas socialmente responsáveis é a transparência. Transparência, gera maior consciência das nossas virtudes essenciais em nossa condição de seres humanos racionais.
A proposta, o modelo, é um estímulo decidido e claro de resgatar o valor da vida e de nossa luminosa essência sagrada, traduzida em gestões sustentáveis que revalorizam nossas tradições culturais sócio produtivas, observando um modelo cooperativo com história e resultados bem sucedidos.
A central de cooperativas El ceibo de Alto Beni, está desenvolvendo sistemas agroflorestais orgânicos desde o ano 1977.
Patrimônio
know-how
"E de valor sócio ambiental inestimável."
Estratégia solidária para aumentar/expandir as fronteiras em ambientes tropicais/subtropicais baixo sistemas agroflorestais, observando modelo de gestão sócio produtivo cooperativo orgânico de El Ceibo.
A Irmandade natural e planejada entre a comunidade/sociedade, do estado pluri nacional, da Bolívia, e o modelo sócio produtivo cooperativo familiar, comunitário e orgânico de El ceibo, se amostra como uma aliança, estratégica, para criar bem estar e sustentabilidade sócio ambiental, incorporando novos territórios planejados produtivamente, observando um modelo virtuoso de resultados superiores
Mais Cacau, (
uma das especies, super alimento do mundo vegetal que nossas culturas ancestrais consideram sagrado e alimento dos Deuses
).Mais outros super alimentos orgânicos, mas territórios cuidados, mas bem estar sócio ambiental. Esses potenciais resultados esperados para os novos territórios sócio produtivos agro florestais tropicais e subtropicais locais e regionais que planificamos observando o modelo cooperativo de El Ceibo.
O desenho de uma associação estratégica entre o Estado Pluri nacional-Central de cooperativas El ceibo, permite estimular uma estrategia de gestão sócio produtiva inclusiva, solidaria, horizontal, com neutralidade, democrática e espírito comunitário, socializando o recurso natural de nossa Mãe Terra e administrando novos territórios com sistemas agro florestais e seus frutos/produtos, com valor agregado industrial e distribuição solidaria comunitária de seus resultados gananciosos.
As novas fronteiras agro florestais, podem criar-se com o acompanhamento do modelo de gestão sócio produtiva da central de cooperativas El ceibo.
Planejamento e implementação sócio produtiva de sistemas agro florestais, assistência técnica, manejo do sistema, recepção e industrialização de produtos, administração transparente de toda essa gestão, que são práticas habituais, provadas ajustadas nos últimos 37 anos de historia.
Porém, a-réplica do modelo nos estimula a supera-lo e faze-lo ainda más eficiente no intuito de gerar de bem estar e sustentabilidade sócio ambiental.
A estrategia de expansão do modelo cooperativo e seus produtos a outros territórios sócio produtivos e mercados se perfila observando o eixo de integração continental que ocupa la faixa/corredor sócio produtivo
geo referenciado pelo paralelo 16
. Do nascente ao ponente, do este ao oeste, do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. U.N eixo de integração continental cooperativo atlântico/ Brasil/ Bahia-Alto Beni / Bolívia- Peru/Pacifico.
As similitudes ambientais e os sistemas agro forestais de El Ceibo em Alto Beni e a Costa do Cacau no litoral sul do Estado da Bahía/ Brasil na faixa que orienta o paralelo 16 Gaiano, posibilitam o planejamento de estrategias integradoras e cooperativas, estimula a iniciar intercâmbios sócio produtivos culturais e comerciais, com preferencia em novas práticas cooperativas e solidárias.
Essas caraterísticas criam las condições para a replicação do bem sucedido modelo cooperativo de El ceibo na Costa do Cacau, sul do Estado de Bahia, Brasil, onde a economia familiar, os sistemas agro florestais e as escassas industrias processadoras de alimentos se encontram deprimidas e limitadas por tendencias socio econômicas impostas pelos interesses corporativos que sintonizan práticas económicas neo liberais, as que degradam os valores socio produtivos tradicionais, expõem os recursos ambientais a uma gestão socio produtiva com limites pragmáticos, excessivos, que degradam, que concentram, que são insustentáveis, de resultados e impactos injustos, que merecemos correger e iluminar para poder preservar esse território continental que conta com recursos de qualidade extraordinária.
Ações orientadas ao incremento das Escalas de Produção.
Ações orientadas a identificar e estabelecer canais de distribuição para a obtenção de novos nichos do mercado.
Ações orientadas a identificar e ingressar a novos mercados.
Ações orientadas a identificar e facilitar o comercio eletrônico.
Processos de Certificações.
A experiencia sócio produtiva e as variáveis oferta e demanda associadas a qualidade e certificações que possui a Central de Cooperativas El Ceibo se traduze em estímulo, segurança, confiança e desejos de ampliar a capacidade sócio produtiva e transformadora do modelo Cooperativo.
Esses desejos se manifestam concretamente e orientam objetivos para aumentar o território e número de núcleos cooperativos de produtores e sistemas agro florestais familiares associados na central de Cooperativas El Ceibo.


Porém planejaremos a estrategia para estender a oferta de forma integral, de forma progressiva com as novas fronteiras agrícolas estimuladas pelo Estado Pluri nacional, e com o território de América do sul no contexto dos acordos organizações dos países do continente, especialmente nossa irmã República do Brasil e iniciando na Costa do Cacau, faixa próxima geo referenciada pelo paralelo 16 no extremo este, Atlântico.
O planejamento tem como objetivo promover novos estímulos e práticas do modelo sócio produtivo super bem sucedido e
experimentado por mais de 37 anos de interação/integração sócio produtiva e de trocas sócio culturais e econômicas que
moderam tendencias econômicas agressivas e fortalecem nossas sociedades e economias regionais outorgando-lês maior
identidade e tornando elas mais justas e sustentáveis.
Formalizar a proposta no território de Bahia e de grande importância para criar o núcleo gestor cooperativo ativo e motor do processo de Integração continental. As Organizações sócio produtivas de base estão apoiando e participando do processo com enorme interesse.
O modelo de Bem Estar que resulta da gestão sócio produtiva de sistemas agro florestais e processos industriais para agregar valor a nossa grande biodiversidade tropical tornando ela super alimentos orgânicos praticado por El Ceibo pode ser compartilhado pensando, planejando e construindo as estrategias para ampliar com cuidado as novas fronteiras agro florestais tornando elas social e ambientalmente sustentáveis e protegidas das voraces pretensões das corporações multi nacionais neo liberais capitalistas que são responsáveis dos maiores impactos negativo sobre o bem comum, nossos recursos naturais e a degradação de valores sócio culturais.
As Escalas de Produção, como consequência, devem sofrer um redesenho estratégico, cuidadoso, consensualizado e progressivo observando os ciclos naturais e os novos ambientes e mercados que introduzimos com harmonia em nossas praticas de ampliação e integração continental cooperativa.
Os Canais de Distribuição, desejando a Integração Continental Cooperativa, temos que pensar-eles como recíprocos e solidários, alimentando os princípios cooperativos para gerar maior equilíbrio e justiça nos processos de integração sócio produtiva territorial regional/continental.
Fazer formal a proposta no território de Bahia e de grande importância para criar o núcleo gestor cooperativo ativo e motor do processo de Integração continental. As Organizações sócio produtivas de base apoiam e participam do processo com enorme interesse. Amostrar a línea de produtos e lançar eles a nível local e igualmente um passo que temos que dar para afirmar os conceitos de qualidade e experiencia em mercados competitivos que temos em El Ceibo.

A amêndoa de Cacau e outros produtos agro florestais de Bahia e Alto Beni podem ser trocados e processados agregando valor e fortalecendo nossos modelos sócio produtivos cooperativos de forma recíproca e solidária com o único objetivo de gerar Bem Estar e sustentabilidade sócio ambiental.
As operações da Cooperativa El Ceibo na Costa do Cacau, Bahia, Brasil nos integra ao mercado produtor desse território moderando e fazendo mais transparente e harmônicas as variáveis oferta e demanda de Cacau.
O mercado da amêndoa de Cacau do território da Costa do Cacau em Bahia, Brasil pode tornasse provedor do Cacau para ser processada na planta industrial da Central de Cooperativas El Ceibo, esses produtos com valor agregado podem ser re ingressados ao mercado Brasileiro; ou Vice-versa quando El Ceibo ou a cooperativa que observe seu modelo instale a planta industrial processadora na Bahia.
Progressivamente, essas práticas de trocas regionais geram tendências que se tornam naturais para fortalecer nossas Comunidades Regionais e garantir sustentabilidade e Bem Estar sócio produtivo.
O eixo integrador continental da faixa orientada pelo paralelo 16 se torna um grande estímulo criativo para planejar ambos horizontes de mercados, continental e global; de norte a sul e de este a oeste, do Continente e nos mercados Asiáticos e Europeus, com variáveis e combinações de diferentes alimentos e processos que flexibilizam, harmonizam, moderam os resultados e geram sustentabilidade como consequência do aumento da diversidade ,quantidade de alimentos que sistemas agro florestais provem e da qualidade orgânica de los mesmos.
Mais saúde para Gaia. Maior sustentabilidade. Transparência nos processos sócio produtivos. Bem Estar. Sumac Kamaña/Sumac Kausai.
Más salud para Gaia. Mayor sostenibilidad. Transparencia en procesos socio productivos. Bien Estar. Sumac Kamaña/Sumac Kausai.
Ações para Identificar e Ingressar a Novos Mercados.

Mercado do Brasil. (200.000.000 de habitantes)
Mercado Atlântico, Europa.Costa este de los EE.UU. Medio Oriente.
Mercado Pacífico. Perú. Costa Oeste dos EE.UU. Asia, Australia, Nva Zelanda e Japão.

Ações orientadas ala geração e desenho de super alimentos de produtos de sistemas agro florestais.(continuação) (novas combinações; cacau/banana/farinha y xarope de coca/ coco/ cupuaçu/ açaí/ cereais e tubérculos Andinos/maca/ stevia).
Comercio Eletrônico
Estrategia de Franquias Cooperativas.
Processos de certificação baseados
em 37 anos de experiencia.
A faixa que abraça sul América acompanhando o paralelo 16 possui oceanos riquíssimos em ambos extremos
O Aquífero Guarani, maior reserva de água doce de Gaia
O maior escudo cristalino de Gaia na Chapada dos Viadeiros, em Brasil
A maior reserva de água de altura no LagoTiticaca Bolivia
As correntes
marinhas do Pacífico
que moderam o clima global
A maior biodiversidade em especies lenhosas por hectares da Terra no Parque Estadual da Serra do Conduru, na Costa do Cacau, Bahia
Os desertos de sal Andinos com as maiores reservas de Lítio, combustível do futuro, de Gaia.
Gerar a administração sócio ambiental com justiça e sustentabilidade, inclusão e cuidado e uma missão para toda a humanidade. Os recursos que contem essa faixa territorial geo referenciada a partir do paralelo 16 e patrimônio de Todos. Patrimônio de Gaia.
A soberania regional e global estão comprometidas por que as Corporações econômicas, Financeiras, mediáticas,as da Matriz Energética, as do agro negocio, as da Mineração, as da Industria Farmacêutica, as dos alimentos, a industria automotriz, que continuam com práticas de gestiones e administração que causam os maiores impactos negativo sobre o bem comum, nossos recursos naturais e a degradação de valores sócio culturais que corrompem, e degradam administradores, organizações e instituições, a vida e nosso ambiente sem limites éticos, nem sustentáveis.
A soberania Regional e Global ficam subordinadas a estos interesses.
A soberania de nossos Estados e violada.

A replicação de modelos luminosos em processos de integração continentais e cooperativos aumenta nosso cuidado pelo bem comum que é Gaia, que somos Todos.
¿Extractivismo ou ecologia?
Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal.

Bibliografia e fonte de inspiração
Final de la presentacíon
Integración continetal cooperativa
Full transcript