Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

EQUIP - Apresentação

VIII Encontro Internacional “Presença de Paulo Freire” em CUBA
by

Monica Nunes Dantas

on 12 August 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of EQUIP - Apresentação

História
RESULTADOS
Introdução
A EQUIP - É uma associação não governamental, sem fins lucrativos, de direito privado e duração indeterminada.

É fruto dos movimentos sindical e popular do Nordeste.

São quase três décadas junto aos movimentos sociais no nordeste. Fundada em 1988 com 25 associados, Hoje conta com um quadro social composto de 45 representantes de todos os estados do Nordeste.
Missão
Objetivos
Contribuir para a construção de conhecimentos a respeito da realidade e das transformações na Região Nordeste do Brasil e para consolidação de sujeitos sociais populares capacitados na implementação de processos de Educação Popular, fortalecendo a cidadania, as disputas alternativas ao modelo de desenvolvimento concentrador de riquezas, renda e poder avançando no caminho de uma proposta democrática e popular para o Brasil
1. Lutar pela erradicação da pobreza e combater desigualdades no acesso a bens e recursos;
2. Fortalecer a participação cidadã de grupos sociais e comunidades em situação de pobreza e de excluídos dos processos decisórios;
3. Contribuir para o combate às desigualdades de gênero, raça e geração, buscando a equidade nas relações sociais;
4. Defender a ética, a responsabilidade social e cidadã de todas as organizações da sociedade, exigindo transparência de representantes eleitos, gestores e gestoras quanto ao uso de recursos públicos;
5. Ampliar o reconhecimento público da EQUIP como entidade de Educação Popular que favorece a formação e intervenção dos movimentos sociais populares na sociedade nordestina

Intervenções Estratégias
Apoiadores

Filiações
Parceiros

NACIONAIS
INTERNACIONAIS
Escola de Formação Quilombo dos Palmares
"O sonho pelo qual brigo exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar."

Paulo Freire
VIII ENCUENTRO INTERNACIONAL “PRESENCIA DE PAULO FREIRE”
2 a 6 de Maio/2014 -Cinfuegos CUBA
Omar Garcia, 2010
A experiência de educação popular desenvolvida pela EQUIP
A Educação Popular Dialética no fortalecimento das lutas sociais populares para a transformação da realidade.
Metodologia
Realizou-se um estudo da documentação que compõem a Estrutura dos Programas.

As atividades educativas e organizativas são articuladas em três programas de ação.
Para viabilizar a compreensão do trabalho desenvolvido pela EQUIP:
a) Ação formativa e comunicativa de movimentos sociais populares, através da qual articula um conjunto de modalidades formativas com diversos instrumentos pedagógicos, constituindo uma contribuição qualificada a serviço da luta e da organização popular na Região.

b) Ação em redes e parcerias, beneficiando o acúmulo de experiências que desenvolveu ao longo dos anos, potencializando tais estratégias em âmbito local em torno de propostas concretas de desenvolvimento sustentável.

c) Intervenção local e ação territorializada.

d) Ação de fortalecimento de identidades e de organizações
Para viabilizar seus programas, a EQUIP utiliza as seguintes estratégias de intervenção:
DISCUSSÃO
Escola de Formação Quilombo dos Palmares
Compreende as ações da EQUIP junto aos movimentos sociais populares, relacionadas com a problemática do desenvolvimento regional do Nordeste e do desenvolvimento local ou territorial sustentável, tal qual as iniciativas dos movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil, assumidas também por organismos governamentais nos últimos anos, no esforço conjunto de superar os graves problemas sociais, ambientais, econômicos históricas na Região Nordeste.
Aprimora os instrumentos de PMAS - Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização e os mecanismos de gestão interna, ampliando seu modo democrático de funcionamento e reestruturando sua dinâmica interna de trabalho, para dar as respostas adequadas aos desafios da realidade.
Este, articula um conjunto de ações abordando questões das juventudes nordestinas, sobretudo as que pertencem às classes populares. Este programa se desenvolve em três dimensões complementares: aprofundamento das questões em torno da identidade e da condição juvenil, fortalecimento das organizações juvenis e suas mobilizações e mecanismos de comunicação e intervenção nas políticas públicas e outras iniciativas que incidem na transformação da realidade
Programa de Desenvolvimento Institucional:
Programa Desenvolvimento Regional e Redes Sociais
Programa Juventudes, Cultura e Cidadania
Primeiros anos: Ênfase na consolidação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Posteriormente, ampliou os públicos e temáticas, tendência nacional após a ECO-92, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, período em que se deu consistência prática às conquistas institucionais garantidas na Constituição aprovada em 1988.

Década de 1990, destaca-se a contribuição da EQUIP através da educação popular, para constituição e consolidação de redes sociais, com destaque para a Rede de Educadores Populares, a Rede de Jovens do Nordeste, a Articulação Regional de Políticas Públicas e Articulação de Rurais.

No final dos anos 90, a EQUIP acompanha e anima o processo de retomada da capacidade mobilizadora dos movimentos sociais populares, através da campanha dos “500 anos de Resistência Indígena, Negra e Popular” e assume uma postura mais afirmativa, com a construção do Fórum Social Mundial e os diversos Fóruns dele decorrentes.

Na atualidade, a Escola se mantém articulada participando de espaços de articulações Nacionais (ABONG, Prog. Mercosul, FNPP e Governo Federal) e Internacionais(PAD, CEAAL, CCFD, CESE e MISERIOR)
Escola de Formação Quilombo dos Palmares
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. Ed. rev. e atual Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

__________.PALMARES, Escola de Formação Quilombo dos. Publicações de sistematizações de processos  educativos. Rua: Monte Castelo, 142, Boa Vista, Recife - PE - 50050-310. email: equip@equip.org.br.
A EQUIP teve papel importante com a formação de sujeitos políticos coletivo, ao desenvolver processos formativos fundamentados na concepção metodológica da educação popular, contribuindo com o fortalecimento dos movimentos e das lutas sociais por direitos, na perspectiva da superação das desigualdades e transformações sociais. Fatos irrefutáveis dentre todos os materiais apresentados nas sistematizações de suas ações publicadas como resultado de seu exercício formador de sujeitos.

Portanto, se conclui que a EQUIP impulsiona a formação dos sujeitos dos movimentos sociais e tem contribuído para entre tantas questões relacionadas ao desenvolvimento e participação qualificada destes nos movimentos, estimular a criação de Núcleos da Rede de Educadores Populares no Nordeste com práticas exitosas no tocante aos ensinamentos da metodologia proposta por Paulo Freire.
CONCLUSÕES

A ESCOLA DE FORMAÇÃO QUILOMBO DOS PALMARES:
Uma Experiência Dialética em Educação Popular na Formação dos Sujeitos Sociais.
Maria Gerlane Silva
Diretora da EQUIP - Discente do IFRN – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - gerlane_rn@bol.com.br

Fórum Nacional de Participação Popular
Full transcript