Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

Rita Sousa

on 5 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Tabela Periódica A tabela periódica surgiu por volta do século XIX, o impulsionador da sua construção foi Johann Dobereiner com as tríadas de Dobereiner, este químico alemão apercebeu-se que se os grupos de elementos fossem organizados por ordem crescente de massas atómicas, apresentavam propriedades químicas idênticas.
Esta descoberta, incentivou outros químicos a encontrarem novos grupos elementares. Caracol de Chancourtois, mais tarde descoberto, em 1862 por Alexandre Chancourtois que também organizou os elementos por ordem crescente de massas atómicas, formando um caracol, ou seja os elementos eram postos sobre uma linha helicoidal. A lei das oitavas foi descoberta por Jonh Newlands, que tal como os outros químicos, organizou os elementos e concluiu que os elementos com propriedades semelhantes repetiam-se em intervalos de “8”. Curiosamente esta lei é semelhante a regularidade encontrada nas oitavas da escala musical. No entanto a lei das oitavas não foi totalmente aceite, pois haviam elementos químicos que não respeitavam as regras (tais como o oxigénio, enxofre e o ferro). Em 1869 Dimitri Mendeleev, um químico muito famoso, publicou uma tabela periódica com cerca de 60 elementos, deixando lugares vagos na tabela para eventuais aparecimentos de novos elementos, que na sua opinião iriam ser descobertos.
Efectivamente, Mendeleev teve razão, no entanto, as versões iniciais da tabela periódica continham algumas inconsistências. Foi necessário investigar para encontrar explicação para a periodicidade das propriedades dos elementos. Entenderam então que deveria haver outra prioridade que serve-se de base à periodicidade. A tabela periódica atual baseia-se na lei de Moseley, que identificou a carga positiva do núcleo dos átomos de cada elemento e concluiu que o número de átomos coincidia com o numero de ordem do elemento da tabela periódica.
Atualmente a tabela periódica está organizada da esquerda para a direita e de cima para baixo, por ordem crescente dos respetivos números atómicos. Tríadas de Dobereiner A tabela periódica é a organização de informações sobre os elementos químicos que existem. É organizada por ordem crescente do número de átomos. Esta, ajuda-nos a compreender as diferentes propriedades elementares e compostas. A tabela periódica tem as suas propriedades/substancias devidamente organizadas e classificadas e atualmente é formada por 109 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma designada por período. O que é a Tabela Periódica? Johann Dobereiner Tríadas de Dobereiner Caracol de Chancourtois Alexandre Chancourtois Caracol de Chancourtois Lei das oitavas de Newlands John Newlands Lei da oitavas de Newland Tabela Periodica de Mendeleiev Dimitri Mendeleiv Tabela Períodica de Mendeleiev Tabela Periódica atual Trabalho realizado por: Bruna Gomes nº3 Cristiana Duarte nº4 Maria Penetra nº16 Os 116 elementos encontram-se organizados na Tabela periódica por ordem crescente de número atómico, numa matriz quadriculada de 7 linhas horizontais (períodos) e 18 colunas verticais (grupos ou famílias).


Na tabela periódica, temos, 18 grupos e 7 períodos e, ao longo de cada período, o número atómico, Z, vai sempre aumentando uma unidade. Como está organizada a tabela periódica
Os elementos que estão na mesma coluna fazem parte do mesmo grupo.

- Alguns grupos da tabela periódica tem designação especial.
Assim:
Grupo 1- grupo dos metais alcalinos.
Grupo 2- grupo dos metais alcalinos-terrosos.
Grupo 17- grupo dos halogéneos
Grupo 18- grupo dos gases nobres Grupos ou famílias Períodos
1º período- 2 elementos (hidrogénio e hélio)
2º período- 8 elementos
3º período- 8 elementos
4º período- 18 elementos
5º período- 18 elementos
6º período- 32 elementos, onde está incluída a família dos lantanídeos.
7º período- 30 elementos (de momento), onde está integrada a família dos actinídeos. Os elementos podem ser classificados em : Bibliografia • MACIEL, Noémia; MIRANDA, Ana; Marques, M. Céu. Eu e o planeta azul. Viver melhor na terra. Porto: Porto Editora, 2010 Conclusão Podemos concluir que a tabela periódica, atuamente é essencial na Quimica, pois fornece-nos informaçoes importantes, pois podemos prever o seu comportamento e escrever formúlas químicas de compostos utilizando apenas algumas orientações gerais, também organiza os elementos de forma lógica em familias ou grupos que tem caracteristícas semelhantes que permitem que as relações entre diferentes elementos possa ser comparadas com maior facilidade.
Full transcript