Anfíbios A pele dos anfíbios é nua, desprovida de penas, pelos ou escamas possuindo várias funções como a respiração, a regulação hídrica e a proteção. Anatomia externa Anatomia interna * Os anfíbios apresentam, em geral, um claro dimorfismo sexual, o que significa que os machos se distinguem morfologicamente das fêmeas;
* Os anfíbios são ectotérmicos;
* As cores vivas de certos anfíbios tropicais são um aviso aos predadores de que são tóxicos. Características Habitat Alimentação A maioria dos anfíbios acasala-se na água, onde seus ovos são depositados e eclodem e onde as larvas resultantes vivem e crescem até a metamorfose para o estágio adulto. Reprodução Sistema digestivo associado a um par de orifícios (narinas) em comunicação com a cavidade bucal, fechadas por válvulas que impedem a entrada de água e onde se realiza a percepção química. A boca geralmente apresenta dentes finos e língua protrátil cuja base frontal é fixa.
Girinos se alimentam de algas e restos de animais e vegetais mortos. A alimentaçao dos adultos é quase exclusivamente carnívora e inclui desde pequenos moluscos, artrópodes e pequenos vertebrados até mamíferos. Sistema digestório Órgãos dos sentidos incluem olhos protegidos por pálpebras móveis e glândulas lacrimais (protegendo o olho num meio seco e cheio de partículas estranhas como é o terrestre), ouvidos com columela (desenvolvida a partir de ossos mandibulares dos peixes) e tímpano externo (sapos e rãs), permitindo uma ampliação dos fracos sons transmitidos pelo ar.
Com excepção das cecílias, cujo modo de vida obriga a utilizar o olfato, a maioria dos anfíbios utiliza a visão para detectar as presas, mesmo de noite. Sistema sensorial Sistema circulatório tem um coração com três câmaras (duas aurículas e um ventrículo), glóbulos vermelhos ovais e nucleados. Sistema Circulatório Entre os anfíbios podem ocorrer respiração branquial, cutânea, bucofaringeana e pulmonar, podendo atuar conjuntamente dois ou três mecanismos. Os girinos (formas jovens) respiram através de brânquias, que podem ser internas ou externas. Geralmente após a metamorfose as brânquias atrofiam e há um maior desenvolvimento dos pulmoes. A respiraçao cutânea ocorre nas formas adultas e jovens. No entanto, existem adultos sem pulmoes, onde predomina a respiraçao cutânea.
Algumas espécies de salamandras não apresentam pulmões, dependendo totalmente da pele e da cavidade bucal para a absorção de oxigénio. Na laringe de sapos e rãs existem cordas vocais, com as quais os machos emitem os chamamentos de acasalamento. Sistema respiratório Sistema excretor composto por rins mesonéfricos. Sistema excretor A reprodução apresenta geralmente três fases: ovo, larva e adulto, ocorrendo uma metamorfose radical na passagem de larva aquática a adulto.
A fecundação é interna (geralmente urodelos e ápodos) ou externa (anuros), sendo as espécies geralmente ovíparas. A maioria deposita os seus ovos na água mas algumas espécies vão a terra para o fazer e outras ainda retêm os ovos no interior do corpo de formas diversas.
Quando a fecundação é interna, o esperma é transferido para o corpo da fêmea envolto numa cápsula gelatinosa - espermatóforo - como no caso dos urodelos ou através de um órgão semelhante a um pênis, como no caso dos ápodos. Sistema Reprodutor São divididos nas seguintes ordens:
*Ordem Caudata
*Ordens Anura
*Ordem Gymnophiona Ordens Ordem Caudata – representada pelas salamandras, anfíbios dotados de caudas que, em alguns casos, permanecem em ambiente aquático por toda a vida. Bolitoglossa paraensis: única espécie de salamandra encontrada em nosso país Ordem Gymnophiona – nesta, temos as cobras-cegas: animais de corpo alongado e sem patas. Rhinatrema bivittatum: único representante brasileiro da Família Rhinatrematidae. Ordem Anura – aqui, temos os anfíbios mais conhecidos por nós: os sapos, as rãs e pererecas. Sapos possuem a pele mais rugosa e com glândulas bem visíveis; rãs são exímias saltadoras, possuem pernas longas, pele bastante lisa e facilidade para o nado; as pererecas, finalmente, possuem discos adesivos nas extremidades dos dedos, funcionando como ventosas – o que permite com que vivam em copas de árvores e também sejam encontradas em banheiros, etc. Machos de anuros costumam utilizar as vocalizações (coachos) como forma de comunicação entre seres. Lithobates catesbeianus: espécie de rã introduzida em nosso país. Anfíbios no Rio Grande do Sul Dendropsophus sanborni - Triúnfo Physalaemus gracilis - Triúnfo Rhinella arenarum - Torres Melanophryniscus dorsalis
NOME POPULAR: Sapinho-de-barriga-vermelha; Flamenguinho
FILO: Chordata
CLASSE: Amphibia
ORDEM: Anura
FAMÍLIA: Bufonidae
STATUS DE AMEAÇA: ameaçada
Estados Brasileiros: RS Anfíbios em extinção no Rio Grande do Sul Hyla cymbalum
NOME ATUAL: Hypsiboas cymbalum (Bokermann, 1963)
NOME POPULAR: Perereca
FILO: Chordata
CLASSE: Amphibia
ORDEM: Anura
FAMÍLIA: Hylidae
STATUS DE AMEAÇA: ameaçada
Estados Brasileiros: não consta Hylomantis granulosa
NOME POPULAR: Perereca-verde
FILO: Chordata
CLASSE: Amphibia
ORDEM: Anura
FAMÍLIA: Hylidae
STATUS DE AMEAÇA: ameaçada
Estados Brasileiros: não consta A rã mais venenosa do mundo - A rãs tropicais sulamericanas dos gêneros Dendrobates e Phyllobates são conhecidas como rãs de flecha venenosa. Segregam um veneno mortal que é utilizado pelos indígenas na ponta de suas flechas. A toxina de uma destas rãs pode matar até 1.500 pessoas. Curiosidades Como diferenciar o macho da fêmea?
Depois de adultos, de um modo geral, as fêmeas são maiores que os machos. Por que os anuros vocalizam (coaxam, cantam)?O objetivo é atrair as fêmeas para o acasalamento. Somente os machos coaxam. Os anfíbios não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios = vida), foi dado em razão da maioria de seus representantes possuírem a fase larval aquática e de respiração branquial (lembre-se dos girinos) e uma fase adulta, de respiração pulmonar e cutânea, que habita o meio terrestre úmido. Apresentação de:
Amanda, Karen, Nadine e Suellen FIM!
Present Remotely
Send the link below via email or IM
Present to your audience
- Invited audience members will follow you as you navigate and present
- People invited to a presentation do not need a Prezi account
- This link expires 10 minutes after you close the presentation
- A maximum of 30 users can follow your presentation
- Learn more about this feature in our knowledge base article