Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Saúde e Segurança no Trabalho

No description
by

Natalia Martins

on 10 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Saúde e Segurança no Trabalho

Saúde e Segurança no trabalho
Relatos de Acidentes
Acidente de trabalho
Tipos de riscos nos ambientes de trabalho
Conceito
O termo Saúde e segurança no trabalho refere-se a um conjunto de medidas preventivas que devem ser adotadas pelas empresas afim de promover e garantir a segurança e o bem estar dos seus funcionários durante o expediente.
É criar condições seguras para que o funcionário possa exercer sua função sem correr perigos, evitando acidentes e futuras doenças ocupacionais.
Acidente de trabalho: é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Constitui-se acidente de trabalho os seguintes acontecimentos:
São definidos de acordo com os seguintes agentes:
- Agente Físico
- Agente Químico
- Agente Biológico
- Agente Ergonômico
- Agente Mecânico
1.o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho
2.o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa
3.o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
4.doença profissional provocada pelo tipo de trabalho. A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade, exemplo silicose (causada pela inalação da sílica) e Saturnismo (causada pela intoxicação por chumbo)
5.doença do trabalho causadas pelas condições do trabalho. É aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, exemplo Surdez para trabalho realizado em ambiente ruidoso.
Incidente de trabalho
O Incidente é um ‘quase-acidente’, aqueles sustos que tomamos, tão úteis quando nos fazem refletir melhor e não repetir a mesma falha novamente. O problema é que os incidentes acontecem muito mais freqüentemente do que costumamos reparar e nem nos damos conta.
são situações de arranjo físico inadequado, falta de proteções em máquinas e equipamentos, ferramentas defeituosas, riscos de choque elétrico, incêndio, quedas, etc.
São aqueles que exponham o corpo do trabalhador a uma postura inadequada, movimentos repetitivos, esforços físicos intensos na movimentação de cargas, ou que possam desencadear algum tipo de estresse físico ou psíquico.
se apresentam nas formas de microorganismos e parasitas infecciosos vivos e suas toxinas, sendo reconhecidos por: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
São as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, como: ruído, vibração, pressões anormais, temperaturasextremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrassom e ultrassom.
São substâncias ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, pela pele, ingestão; ou pela natureza da atividade de exposição, por exemplo: poeiras, fumos, névoas, neblina, gases e vapores.
Mecânico
Ergonômico
Biológico
Físico
Químico
Mapa de riscos
O mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, de fácil visualização e afixado em locais acessíveis no ambiente de trabalho, para informação e orientação de todos os que ali atuam e de outros que eventualmente transitem pelo local, quanto as principais, áreas de risco.
Acidente de Percurso
É aquele ocorrido da residência para o trabalho ou do trabalho para a residência. Deve seguir as seguintes regras:
- Deve ser o trajeto normal, aquele realizado todo dia;
- Segue o tempo normal de percurso.
Vantagens
É o direito a estabilidade no trabalho que é de 1 ano, contado a partir da volta do acidentado ao trabalho, conforme o artigo 118 da lei 8.213/91, ou seja, a mesma estabilidade concedida em casos de acidente de trabalho.
Caso ocorra um acidente dentro do prédio onde moro no horário de saída para o trabalho, como é propriedade particular é considerado acidente de trajeto?
Se eu sofrer um atropelamento na rua durante meu horário de almoço é considerado acidente de trabalho?
Caso ocorra um acidente depois que o trabalhador já estiver em sua casa após o expediente, por exemplo cair e bater a cabeça, pode-se considerar como um acidente de trabalho?
Atividade
Com base no vídeo identifique em cada situação quais são os tipos de agentes que oferecen risco ao personagem Napo.
Full transcript