Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Área de hospedagem: funções profissionais.

No description
by

Valter Stefani

on 21 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Área de hospedagem: funções profissionais.

Área de hospedagem: funções profissionais.
De modo geral, a área de hospedagem possui como missão principal saber acolher e alojar o visitante. Pode ser considerada um dos pilares do funcionamento de um meio de hospedagem, pois representa cerca de 60 a 70% do seu movimento financeiro. Suas principais funções são:
Gerente de hospedagem
: membro da equipe gerencial, é o responsável pela maior área física do hotel, pois abrange a área de apartamentos além da recepção, reservas e o front-office. Tem apoio da governança e do chefe de recepção. (Cândido e Vieira, 2003)
Recepcionista
: a postura receptiva é fundamental para esse profissional, que deve saber acolher o hóspede com educação e boas maneiras. Está presente em todos os estabelecimentos hoteleiros, independentemente do nível ou tamanho deles. Em estabelecimentos menores e mais simples, geralmente o recepcionista acumula tarefas, executando trabalhos que seriam normalmente atribuídos a uma telefonista, a um caixa ou a um mensageiro. Pela posição e serviços estratégicos que desenvolve para o meio de hospedagem, considera-se que este seja um dos cargos mais importante em um empreendimento hoteleiro.
Mantém permanente contato com o hóspede desde a sua chegada (check-in) até a saída do hóspede (check-out), acompanhando suas contas, verificando e realizando reservas e solicitando serviços para as UH’s. Entre as características importantes para o adequado exercício profissional, estão o dinamismo, a comunicabilidade, honestidade e discrição. Fluência em outros idiomas, criatividade, flexibilidade e espírito de liderança também são fundamentais para quem exerce este cargo. É o ponto de referência do hóspede no hotel. A área é coordenada pelo chefe de recepção hoteleira. Imagem disponível em: http://www.hoteliernews.com.br/
Telefonista: responsável por operar o sistema de comunicações do meio de hospedagem, atender ligações e transferir para os apartamentos ou ramais desejados, anotar mensagens, efetuar ligações, conceder informações sobre o hotel, atender às solicitações dos clientes, despertar hóspedes quando solicitado e repassar informações a outros funcionários e aos departamentos. Deve ter boa dicção, voz agradável, ter educação e discrição. Fluência em outros idiomas também é importante. Imagem disponível em: http://loja.intelbras.com.br/

Governança: é chefiada pela governanta, esta é responsável pelas camareiras, limpadoras de andares, serviços de lavanderia, de higiene e limpeza. É responsável pela maior área física do hotel que abrange os quartos, corredores, algumas áreas sociais e de serviço, lavanderia e rouparias. (Cândido e Vieira, 2003)
Lavanderia: é a área onde as roupas de cama, toalhas de banho, toalhas de mesa, guardanapos e roupas dos hóspedes passsam pelo processo de lavagem e secagem em equipamentos profissionais. Normalmente constitui um mesmo núcleo de serviço com a rouparia, onde são passadas, dobradas e estocadas todos os itens citados acima.
Camareira: O apartamento é o principal produto vendido pelo hotel. Se este estiver estragado, sujo ou desarrumado, não será vendido. Um hotel pode passar até algum tempo sem gerente, mas não sem a camareira. (Castelli, 2003) Sua função vai desde a arrumação e higienização dos apartamentos, troca de roupa de cama e banho, reposição de amenidades, até a reposição e fiscalização do consumo do frigobar. (Imagem disponível em: http://www.cpt.com.br/artigos/profissao-camareira-uma-oportunidade-de-trabalho-em-plena-expansao)
Limpeza geral: é o setor responsável pela limpeza das áreas sociais do hotel, como o hall, recepção, salas de reuniões e eventos, banheiros sociais, corredores e escadas sociais, sauna, piscinas e área de lazer. A boa imagem do hotel depende não só do bom atendimento dispensado ao cliente, mas, também, da impressão causada pelo estado geral da limpeza em todas as suas dependências. (Castelli, 2003, p. 290)
Referências Bibliográficas:
CÂNDIDO, Índio; VIEIRA, Elenara Vieira de. Gestão de Hotéis: técnicas, operações e serviços. Caxias do Sul: Educs, 2003.
CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. Caxias do Sul: Educs, 2003.
DAVIES, Carlos Alberto. Manual de Hospedagem: simplificando ações na hotelaria. Caxias do Sul: Educs, 2003.
RIBEIRO, Karla Cristina Campos. Meios de hospedagem, Manaus : Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.
Full transcript