Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Industrialização no Brasil

No description
by

Raphael Maqueda

on 10 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Industrialização no Brasil

2 Mandato
O país estava mergulhado em uma recessão econômica. Para controlar a inflação, as medidas desestimularam o consumo interno e, consequentemente, elevaram o desemprego.
Getúlio Vargas / Dutra

Democratas
Juscelino Kubitschek


Política desenvolvimentista
Plano de Metas: consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infra-estrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria
Construção de Brasília: a nova capital
Dívida externa
Incentivo ao investimento privado
A migração e o êxodo rural descontrolados fez aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.
Jânio da Silva Quadros
Campanha eleitoral e eleição
Governo Jânio Quadros
Economia
Política interna
Principais medidas polêmicas tomadas por Jânio
Política externa
Renúncia
Dilma
L
u
l
a

A implatação da ditadura começou com o golpe de 1964 quando as forças armadas do Brasil derrubaram o governo do presidente constitucional João Goulart. E terminou quando José Sarnei assumiu o cargo de presidente.
Ditadura Militar
"A revolução de Março de 1964 deu um novo destino ao Brasil."
- Emílio Garrastazu Médici
Luiz Inácio Lula da Silva,
mais conhecido como Lula, é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro.
Nascimento: 27 de outubro de 1945 (68 anos), Caetés


*Tranzamazônica

*Ponte rio-niterói

*Usina hidrelétrica de itaipu

*Criação de aproximadamente trezentas empresas estatais

*O PIB brasileiro crescia a uma taxa de aproximadamente 12% ao ano.
Milagre Economico
1909 - eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul
- 1913 - reeleito deputado estadual (renunciou no mesmo ano)
- 1917 - retornou à Assembleia Legislativadeputado estadual
- 1924 a 1926 - deputado federal
- 1919 e 1921 - reeleito
- 1926 a 1927 - Ministro da Fazenda
- 1928 a 1930 - Governador do Rio Grande do Sul
- 1930 a 1945 - Presidente do Brasil- 1951 a 1954 - Presidente do Brasil
1º Mandato
Inicio do processo de industrialização - Atribuidos ao acumulo de capitais gerados pelo café;
Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT - Carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945) - industria de base
de 1964 a 1985
Luiz Inácio da Silva, conhecido como Lula, forma hipocorística de "Luiz", ganhou esta alcunha nos tempos em que era representante sindical. Posteriormente, este apelido foi oficialmente adicionado ao seu nome legal para poder representá-lo eleitoralmente.7 É co-fundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual precisou lidar por anos com radicais que foram contra sua mudança de estratégia econômica após três derrotas em eleições presidenciais.8 Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, junto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe.9
Com carreira política feita no estado de São Paulo, Lula é o único presidente do Brasil nascido em Pernambuco, muito embora este seja um estado com forte tradição política.
Fernando Henrique Cardoso
Plano Real:
Nova moeda: Real

Em 1º de julho de 1994 passou a vigorar a nova moeda do país, o Real. O Banco Central fixou uma paridade entre o Real e o Dólar, a fim de valorizar a nova moeda. Um Real era o equivalente a Um Dólar.

O Plano Real animou empresários e a população, e impulsionou o consumo interno. Mas o que era festa, virou preocupação para o governo. Com o consumo em alta, temia-se a volta da inflação.
Outra iniciativa de destaque de FHC foi privatizar empresas estatais, como a Vale do Rio Doce e Sistema Telebrás. Enfrentou muitas críticas de vários setores da sociedade, principalmente de partidos de oposição, como o PT (Partido dos Trabalhadores).Onde ocorreram manifestaçoes por todo o pais
antes do PT
Mas seria um erro, não raramente cultivado, o de estabelecer polaridades entre um Brasil arcaico, favorável à ditadura, e um Brasil moderno, partidário do progresso e da democracia. Inclusive porque a ditadura transformara-se num dos mais poderosos fatores de modernização.

A verdade é que o milagre, embora gerando desigualdades de todo o tipo, sociais e regionais, fora capaz de beneficiar, de modo substantivo, muitos setores. Consideráveis estratos das classes médias, por exemplo, com acesso ao crédito farto e fácil, puderam aceder, em massa, à casa própria e ao primeiro automóvel. Os funcionários públicos, principalmente os das estatais, viveram também um período favorável, apoiados em planos assistenciais, como se, para eles, não tivessem desaparecido as tradições e as benesses típicas da tradição nacional-estatista. Do mesmo modo, importantes setores de trabalhadores autônomos e de operários qualificados, sobretudo os empregados em grandes empresas de capital internacional, beneficiavam-se de condições particulares, de modo nenhum extensivas a toda a sociedade.
Dilma ajudou a formar o PDT, e ficou lá até 2001, quando entrou no PT. Ela entrou substituindo José dirceu que foi acusado do esquema do mensalão,
e ganhou destaque em uma equipe que bolava um esquema do governo para melhorar a area energética.. entrou na presidencia oficialmente em 2010
Plano SALTE -plano econômico elaborado pelo governo brasileiro (1946-1950) ;
Estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia ;
DUTRA EO PLANO SALTE
Feitos de seu governo
Sua primeira medida, ao tomar posse no dia 15 de março de 1990, foi anunciar seu pacote de modernização administrativa e vitalização da economia, através do plano Collor I, que previa, entre outras coisas:

- Volta do Cruzeiro como moeda;
- Congelamento de preços e salários;
- Bloqueio de contas correntes e poupanças no prazo de 18 meses;
- Demissão de funcionários e diminuição de órgãos públicos;
Implicaçoes do plano
Fernando Collor de Mello
Área da saúde - abrangendo a Campanha Nacional de Saúde, elevar o nível sanitário da população, sobretudo a rural.

Área dos transportes - planos ferroviários e rodoviários ,reaparelhamento dos portos , construção de oleodutos.

Energia - seria financiada pelo capital privado, inclusive estrangeiro

Petróleo - pesquisa intensiva,quisição de material necessário à perfuração de poços, montagem de refinarias para a produção diária -45.000 barris ; Viriam a constituir a Frota Nacional de Petroleiros (Fronape) - Iniciativa estatal, com a construção de refinarias e a aquisição de petroleiros.

O abandono do plano, a partir de 1951, tornou letra morta todas as disposições.
O objetivo deste plano, segundo Collor, era conter a inflação e cortar gastos desnecessários do governo. Porém, estas medidas não tiveram sucesso, causando profunda recessão, desemprego e insatisfação popular.

Trabalhadores, empresários, foram surpreendidos com o confisco em suas contas bancárias. O governo chegou a bloquear em moeda nacional o equivalente a oitenta bilhões de dólares.
Apesar da contrariedade que o regime trouxe para o país, a ditadura militar foi o período de maior desenvolvimento do Brasil, cite alguma grande obra que não tenha sido feita neste período?
Rodovias, Centrais energéticas, Instituições de ensino, tecnologia, Segurança.
Você ve algum desses tópicos plenamente presente no Brasil atual?
O único infortunio que a ditadura trouxe froi a opressão sobre a população e a mídia.
A tecnologia desenvolvida no Brasil na época estava no caminho para produzir turbinas de avião, chips de computador e já se produzia com qualidade material de fibra ótica.
Hoje o Brasil mal produz fibra ótica e somente com material estrangeiro.
A embrapa, instituição voltada para pesquisa agropecuaria é considerada um dos maiores nomes no ramo, foi construída durante o período militar.
Foi no período militar que foi construída a usina de itaipu.
Assim como as 3 marias, tucuruí e diversas outras usinas hidrelétricas ao longo do território brasileiro.
A ponte rio-niterói única em referência de tecnologia e engenharia no cone sul, foi criada durante o perído militar, e levou a engenharia do Brasil a outro patamar, chamando a atenção de diversos países de primeiro mundo sobre a produção da ponte.
Se falarmos das rodovias do país veremos que de forma marjoritária estas foram construídas durante o período militar, a br116,br101, castelo branco,trânspantanal,Belém-pará,Trânsamazonica, bandeirantes todas são exemplos do investimento feito no período militar.
Agora para finalizar pense, você anda tranquilo na rua? você mora em uma casa sem muros, você deixa a chave no contato, você vai ao banco sem receio algum? Anda com os vidros do carro abertos?
No período militar você respondia sim para todas essas perguntas, você consegue responder isso hoje?


-Dilma a gerou 1,3 milhão de novos postos de trabalho em 2012, com a renda real do trabalhador aumentando 4,1%
O governo Collor também deu início às privatizações das estatais e à redução das tarifas alfandegárias. Com produtos importados a preços menores, a indústria nacional percebeu a necessidade de se modernizar e correr atrás do prejuízo.
2º Mandato
-Em 2013 o governo Dilma foi espionada pelo serviços norte americanos, o que fez ela apoiar junto com a Alemanha uma medida de proteção contra a espionagem norte americana.
1951 até 1954- eleições democráticas ; projeto nacionalista
Campanha do Petróleo, uma das maiores campanhas políticas da história brasileira - "O petróleo é nosso"-1953 - Petróleo Brasileiro S. A
Criação do BNDS
Confronto entre liberalistas e nacionalistas
O Governo
O Objetivo do plano
1 medida
-Durante as manifestações a presidenta as apoiou pois a via como um processo de inclusão social.
-Dilma aprovou o programa mais médico onde ela permite a entrada de médicos estrangeiros Cubanos que vão ser distribuídos para as áreas mais precárias.
Crise do período militar, o real problema do governo militar foi a opressão.
O exílido de alguns artistitas, os vários casos de tortura, e o sumiço de pessoas foi o que levou o regime militar à seu fim.
A população cada vez mais revoltada e impulsionada pelas obras de alguns artistas na época, fez algo raro no país, foi para as ruas e desse modo em 1985 se deu o fim à ditadura durante o mandato de João Figueiredo

-Surgiram várias denúncias de corrupção na administração Collor, envolvendo ministros, amigos pessoais e até mesmo a primeira dama, Rosane Collor
câncer
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado em 29 de outubro com um câncer na laringe. A doença foi descoberta a partir de uma série de exames feitos a pedido do médico Roberto Kalil Filho, que desconfiou da rouquidão do ex-presidente durante a festa de aniversário de 66 anos de Lula, três dias antes. O tratamento contra a doença já teve início com sessões de quimioterapia - e os médicos só cogitam cirurgia caso a quimio e a radioterapia não surtam efeito. Segundo a equipe que trata do ex-presidente, o tumor pode afetar a voz de Lula, mas não deve interferir em seus futuros planos políticos.
-Dilma afirma que o Brasil não será prejudicado pela venda do pré-sal. Ela diz que o dinheiro da venda do pré-sal entrará agora, e o dinheiro vindo do petróleo só virá daqui uns anos. E o dinheiro que será ganho agora vai ser usado para investimentos na educação e saúde.
Efeitos Negativos
- Confisco ilegal da poupança dos brasileiros.

se o Farah le isso ele eh gay
-Dilma fala que a copa trará para o país investimentos principalmente em telecomunicações e em segurança . E que a Copa servirá para apresentar o país para o mundo.
Henry Breslow
Henry Breshigh
- Collor não tinha preparo para comandar uma mudança radical, tinha a arrogância de um ditador
Após a promulgação do AI-5, todo e qualquer veículo de comunicação deveria ter a sua pauta previamente aprovada e sujeita a inspeção local por agentes autorizados. 2 Obviamente, muitos materiais foram censurados. As equipes envolvidas, impossibilitadas de publicar maiores esclarecimentos, tomavam medidas diversas. Algumas publicações impressas simplesmente deixavam trechos inteiros em branco. Outros, publicavam receitas culinárias estranhas, que nunca resultavam no alimento proposto por elas. Além de protestar contra a falta de liberdade de imprensa, tentava-se fazer com que a população brasileira passasse a desconfiar das torturas e mortes por motivos políticos, desconhecidas pela maioria. A violência do Estado era notada nos confrontos policiais e em conhecidos que desapareciam, mas, não era possível a muitos imaginar as proporções reais de tudo isso. Aparentemente, o silêncio imposto em relação às torturas era para que menos pessoas se revoltassem e a situação se tornasse, então, incontrolável.
Censura
-dilma no PDT
-Brasil na copa
-pré sal
-programa mais médicos
-discursso de posse
I
n
d
u
s
t
ri
a
l
i
z
a
ç
ã
o
n
o
B
r
a
s
i
l
Planos políticos
Full transcript