Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Projeto de Pesquisa - John W. Creswell

Prof. Dr. Andre Leao
by

Carlos Eduardo Polonio

on 18 April 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Projeto de Pesquisa - John W. Creswell

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Administração
Curso de Mestrado
Disciplina: Introdução à Metodologia de Pesquisa Introdução Declaração
de Objetivos Questões e
Hipóteses de
Pesquisa Importância
Tipologia – qualitativas, quantitativas e métodos mistos
Modelo de deficiência de uma introdução
O problema de pesquisa
Estudos que abordam o problema
Deficiências na literatura existente
Importância de um estudo para o público Qualitativa
Quantitativa
Métodos Mistos É a primeira passagem em um artigo de periódico, dissertação ou tese. Ela prepara o terreno para todo o estudo A introdução precisa
(a) suscitar o interesse no leitor pelo tópico;
(b) estabelecer o problema que conduz o estudo;
(c) situar o estudo dentro do contexto mais amplo da literatura acadêmica e
(e) atingir um público específico. Padrão similar: os autores anunciam um problema e justificam por que ele precisa ser estudado. O que varia é o tipo de problema a ser estudado. Tipologia – qualitativas, quantitativas e métodos mistos Importância Padrão geral para se redigir uma boa introdução. Envolve:
O problema de pesquisa;
Os estudos que têm abordado o problema;
As deficiências nos estudos;
A importância do estudo para determinados públicos;
Declaração de objetivos Modelo de deficiência de uma introdução A primeira frase da introdução cumpre dois principais objetivos:
Despertar o interesse no estudo;
Comunicar um problema ou questão distinta de pergunta. O problema de pesquisa Estudos que abordam o problema Importância de um estudo para o público Gancho narrativo: palavras que servem para atrair, engajar ou conectar o leitor com o estudo.
Qual efeito causou essa frase?
Ela motivou o leitor para continuar a ler?
Foi apresentada de tal maneira que um amplo público pudesse entendê-la? Além dessa primeira sentença, é importante identificar claramente a(s) questão (ões) de pesquisa ou o(s) problema(s) que conduz(em) à necessidade do estudo; O problema de pesquisa em um estudo começa a se tornar claro quando o pesquisador pergunta:
Qual é a necessidade deste estudo?
Qual problema influenciou a necessidade de realizar este estudo? Depois de estabelecer o problema de pesquisa, é necessário justificar então sua importância revendo estudos que examinaram a questão.
PS. Revisão de estudos na introdução não é uma revisão completa da literatura. Deve resumir grandes grupos de estudo e não estudos individuais. O objetivo é justificar a importância do estudo e criar distinções entre os estudos anteriores e o estudo proposto.É uma maneira de colocar o estudo dentro do contexto de outros estudos relacionados Deficiências na literatura existente Além de mencionar as deficiências, os autores da proposta precisam dizer como seu estudo planejado vai remediar ou abordar essas deficiências.
Comunicar a importância do problema para diferentes grupos que podem se beneficiar da leitura e do uso do estudo. Pode-se incluir três ou quatro razões que o estudo acrescenta para:
(a) à pesquisa acadêmica;
(b) à literatura da área;
(c) como melhorar a prática e
(d) a política. Tem esse nome por comunicar a intenção geral de um estudo proposto em uma sentença ou várias sentenças Declaração de Objetivos ≠ Problema de Pesquisa ≠ Questões de Pesquisa Qualitativa Problema de Pesquisa: problema que conduz a necessidade do estudo;
Questões de Pesquisa: questões que a coleta de dados vai tentar responder.
Declaração de Objetivos Deve conter informações sobre o fenômeno central, principal explorado no estudo, os participantes do estudo e o local de pesquisa. Exemplo:
O propósito deste estudo ______(estratégia de investigação, como etnografia, estudo de caso,ou outro tipo) é (foi? será?) _______ (entender? descrever? desenvolver? descobrir?) o _______(fenômeno central que está sendo estudado) para _______ (os participantes, tais como o indivíduo,grupos, organização) em ______ (local de pesquisa). Nesta fase da pesquisa, o ____________ (fenômeno central que está sendo estudado) será em geral definido como ____________(proporcione uma definição geral). Exemplo:
O propósito deste estudo ______(experimento? levantamento?) é (foi? será?) testar a teoria _______ que ______ (compara? relaciona? ) a _______(variável independente) à _______ (variável dependente) controle para ______(variáveis de controle) para _______ (participantes) em ______ (local de pesquisa). A (s) variável (s) independente (s)_______ será(ão) definida(s) como _____ (apresente uma definição). A(s) variável (s) dependente (s)_______ será(ão) definida(s) como _____ (apresente uma definição), e a(s) variável(s) de controle e interveniente(s)_______ (identifique as variáveis de controle e intervenientes) será(ão) definida(s) como _____ (apresente uma definição). Quantitativa O pesquisador declara a teoria que está sendo testada,com a identificação das principais variáveis propostas em estudo (independente, interveniente, dependente), sequência, localização e especificação de como as variáveis serão medidas ou observadas. Declaração de Objetivos Deve conter a intenção geral do estudo, as informações sobre as tendências quantitativas e qualitativas do estudo e uma justificativa da incorporação das duas tendências para estudar o problema de pesquisa. Exemplo:
A intenção deste estudo de métodos mistos de duas fases, sequencial, será _______ (mencionar o objetivo de conteúdo do estudo). Na primeira fase, as questões ou hipóteses da pesquisa quantitativa irão abordar _______ a relação ou comparação de _______ (variável independente) e _______ (variável dependente) com ________(participantes) em _____ (local de pesquisa). As informações desta primeira fase serão mais bem exploradas em uma segunda fase qualitativa. Na segunda fase, serão utilizadas entrevistas qualitativas ou observações para sondar os _______ (resultados quantitativos) explorando aspectos do ______ (fenômeno principal) com _______ (alguns participantes) em _______ (local da pesquisa). A razão de se fazer o acompanhamento com pesquisa qualitativa na segunda fase é ______ (p. ex. melhor entender e explicar os resultados quantitativos). Declaração de Objetivos Métodos Mistos Importância
Declaração de Objetivos ≠ Problema de Pesquisa ≠ Questões de Pesquisa
Declaração de Objetivos – Qualitativa
Declaração de Objetivos – Quantitativa
Declaração de Objetivos – Métodos Mistos “Por que você quer fazer o estudo e o que pretende atingir” Declaração de Objetivos Importância Os pesquisadores apresentam questões de pesquisa e não objetivos específicos de pesquisa ou hipóteses (as previsões que envolvem variáveis e testes estatísticos). A questão central é uma questão ampla que pede uma exploração do fenômeno ou do conceito central em um estudo. Qualitativa Exemplo:
_______ (Como ou o que) é a ________ (“história” da pesquisa narrativa; o “significado” do fenômeno para a fenomenologia; a “teoria que explica o processo”para a teoria fundamentada; o “padrão de compartilhamento da cultura”para a etnografia; a “questão”no “caso” para o estudo de caso) do ________ (fenômeno principal) para _______ (participantes) em __________(local da pesquisa). QUALI Exemplo:
___________ (O nome da teoria) explica a relação entre __________ (variável independente) e ___________ (variável dependente), controlando para os efeitos de __________ (variável controle).
Quantitativa As questões da pesquisa quantitativa investigam as relações entre as variáveis que o investigador procura conhecer. As hipóteses quantitativas, por outro lado, são previsões que o pesquisador faz sobre as relações esperadas entre as variáveis. QUANTI Hipóteses Hipótese Nula: que não se espera diferença ou que não há relação entre os grupos em uma variável dependente. Exemplo:
Não há diferença significativa entre __________ (os grupos de controle e experimental na variável independente) sobre a (o)__________ (variável dependente) Hipótese Direcional: O investigador faz uma previsão sobre o resultado esperado, baseando essa previsão na literatura e nos estudos anteriores sobre o tópico que sugerem um resultado potencial. Hipótese Não Direcional: O investigador faz uma previsão sobre o resultado esperado, mas a forma exata das diferenças não é especificada, pois o pesquisador não sabe o que pode ser previsto a partir da literatura anterior. Tanto as questões (ou hipóteses) da pesquisa qualitativa quanto aquelas da pesquisa quantitativa precisam se apresentadas.
Se o estudo começa com uma fase quantitativa, o investigador pode introduzir hipóteses. Mais adiante no estudo, quando a fase qualitativa é abordada, aparecem as questões da pesquisa qualitativa. Métodos Mistos Introdução Questões e
Hipóteses de Pesquisa Declaração
de Objetivos “Por que você quer fazer o estudo e o que pretende atingir” Conselhos sobre a composição e a redação de uma introdução para um estudo acadêmico docente:
Dr. André Luiz Maranhão de Souza Leão

pesquisadores:
Carlos Eduardo Polonio da Silva
Jackeline Cristiane Santos
Karol Silva Simões
Marcela de Moraes Batista
Silvia Asfora
Suélen Matozo Franco
Thiago Ianatoni Camargo EXPEDIENTE REFERÊNCIA CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010. Questões e Hipóteses Descritivas
Nesse modelo o autor especifica questões descritivas para cada variável independente e dependente, e para importantes variáveis intervenientes ou moderadoras. As questões (ou hipóteses) inferenciais as quais relacionam variáveis ou comparam grupos seguem essas questões descritivas. Agradecemos!
Full transcript