Loading presentation...
Prezi is an interactive zooming presentation

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cirurgias neurologica

No description
by

Mariano Rocha

on 10 April 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cirurgias neurologica

Cirurgias neurologica
Craniectomia :
É a remoção permanente da faixa ou pedaços dos ossos cranianos. Usada para aliviar a pressão do inchaço do cérebro após um traumatismo e ou Infarto encefálico isquêmico, (perda do suprimento sanguíneo em grande área do encéfalo), acometendo principalmente a área irrigada pela artéria cerebral média.
Conceito
:
Indicações
:
Tipos de Cirurgias
:
Procedimento cirúrgico no qual o crânio é aberto mediante a confecção de um retalho ósseo, que é recolocado no final da cirurgia, e fixado na posição através de fios de sutura periósteca (membrana que reveste as superficies dos ossos, e da fixação óssea com fios de aço).
Cirurgias Neurológicas saó indicadas para remover tumores, desviar a hipertensão intracraniana. Drenar hematomas, traumas, aneurisma, edema cerebral ou controla hemorragias.
Cranioplastia:
É a correção de defeitos dos ossos cranianos, por meio de implantação da placa metálica, plástica ou osso.
Cuidados de enfermagem :
Pré-Operatório
:Tomografia computadorizada, Imagem ressonância magnética, proporcionar métodos alternativos de comunicação antes do processo cirúrgico, Prepara emocionalmente o paciente incluindo informações que satisfação as suas expectativas pós-operatório, controlar sinais vitais, posicionar o paciente em Fowler, laterializando a cabeça do paciente para reduzir a pressão intracraniana.
Cuidados de enfermagem
Pós-Operatório:
Manter o paciente em posição de Fowler, lateralizando a cabeça do paciente, verificar sinais vitais rigorosamente e registrando-os , pois a avaliação do estado respiratório é essencial , devido a pequenos graus de hipoxia podem agravar a isquemia cerebral, fazer avaliação neurológica frequentemente , de modo a detectar uma possível hipertensão intracraniana, fazer controle hidroeletrolítico.
Complicações :
Alguns problemas podem ocorrer durante estes procedimentos, alguns esperados que podem ser minimizados através de ações preventivas e outros inesperados, mas que devem ser previstos diante das características do procedimento: Convulsões, Edema Cerebral e Hipertensão Intracraniana, Hemorragia, Infecção Extradural e Intradural, Pneumoencéfalo,
Referencias bibliograficas :
http://cursotecnicoevangelico.blogspot.com.br/2009/09/cirurgias-neurologicas.html

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-cirurgico-dos-tumores-cerebrais---sistema-nervoso-
central/887/295/

Kvam DA, Loftus CM, Copeland B, et al: Seizures during the immediate postoperative period. Neurosurgery 1983

http://www.neurocirurgia.com/content/cirurgia-de-hipofise

http://www.neurocirurgia.com/content/cirurgia-da-coluna
Craniotomia
-É a abertura cirúrgica do crânio, a fim de obter acesso a estrutura intracraniana,o neurocirurgiaõ utiliza- se de uma serra maleável de gligi ou craniotomo para se retirar retalho ósseo, o que permite o procedimento cirúrgicoo intracaniano. O osso fica temporariamente na mesa cirurgica, retornando ao local de origem ao termino do procedimento.
Artrodese
fusão da coluna vertebral consiste em uma cirurgia que visa conectar permanentemente 2 ou mais vértebras para eliminar a movimentação.Esta técnica consiste na junção de duas ou mais vértebras.
Endoscopia
È portanto, uma técnica de mínima invasão e mínima agressividade, que permite visualizar o local exato da doença com um grande aumento através de monitores de alta definição (Full-HD). Comparando com uma cirurgia clássica de hérnia de disco, as principais vantagens do uso do endoscópio são; realizado com anestesia local e sedação, não necessita de anestesia geral como a cirurgia tradicional, procedimento mais rápido, sangramento mínimo, menos dor pós operatória, recuperação mais rápida, baixa taxa de infecção, alto índice de sucesso, definido o êxito como retorno imediato às atividades diárias, Durante o procedimento, geralmente é utilizado um aparelho de Laser ou de Radiofreqüência.
A endoscopia para cirurgia da coluna não é apenas um procedimento, mas sim uma técnica cirúrgica que além das inúmeras vantagens, constitui uma maneira revolucionária de enxergar o problema. Assim como algumas décadas atrás o microscópio cirúrgico trouxe melhoria nos resultados operatórios e o endoscópio revolucionou a gastrocirurgia e neurocirurgia; esta técnica pode fazer o mesmo para a cirurgia de coluna quando bem utilizada.
Full transcript