Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Guerra Fria 9°c

Outubro de 2012
by

Manoella Werneck

on 28 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Guerra Fria 9°c

photo credit Nasa / Goddard Space Flight Center / Reto Stöckli MUNDO BIPOLAR http://costalonga.files.wordpress.com/2012/07/cold_war_by_costalonga-d4bdjsg.jpg?w=500&h=354 Em 1961, um agente da CIA pelo nome de Alex Mason foi designado para matar Fidel Castro , mas foi forçado a ficar para trás para garantir Madeiras ,Bowman e Carlos sobrevivência "e é capturado por Lev Kravchenko e um soldado cubano. Mason, então, descobre que Castro ainda estava vivo, e que ele matou um casal. A verdadeira Castro entregou Mason sobre a Dragovich onde ele iria colocar Mason em Vorkuta para os próximos 2 anos.

Entre 1961 e 1963  Editar
Entre este tempo, Mason fez amizade com Reznov. Mason foi experimentado pela nazista Dragovich do cientista Steiner , e que iria tentar programar para matar o presidente dos EUA  John F. Kennedy . No entanto, Mason tinha uma resistência à sua programação. Mas Reznov como amigo Mason foi capaz de reprogramar a ele para matar Dragovich, Kravchenko e Steiner. Reznov também disse Mason a história de traição e Dragovich a morte de Dimitri Petrenko em 1945. The Vorkuta 2 Historia:
Na história do jogo o personagem Mason e Reznov fazem uma rebelião dentro do campo de trabalho forçado, chamada Vorkuta na URSS, juntos na liderança eles fogem da prisão , mas só0 Mason consegue fugir e Reznov e capiturado novamente e é morto.

Capitão Viktor Reznov , sob o comando de Nikita Dragovich , foi enviado para Vorkuta depois Dragovich traído-lo em uma missão para encontrar uma arma chamada Nova 6 . Reznov foi forçado a assistir Dragovich usar o gás para matar seu melhor amigo, Dimitri Petrenko .Reznov destruiu a Nova 6 embarque, mas foi capturado e enviado para Vorkuta por matar companheiros russos. Reznov passaria os próximos 18 anos na prisão. The Vorkuta Depois de defender Khe Sanh, os fuzileiros navais, a “SOG” vão para Hue City, Vietnã do Sul, após a SOG receber a Intel como desertor na tentativa de caça-lo e adquirir sua Intel. A missão foi considerada suicídio, pois havia muitas forças vietnamitas no local. Mason encontra, depois de um tempo, o Intel, ele e sua equipe podem sair da cidade. No ponto de extração, os norte americanos precisam enfrentar um contra ataque até que eles consigam sair da cidade no barco.
Call of duty Black Ops
Vietnam / Vietnã parte 2... A guerra do Vietnã foi uma guerra entre o Vietnã do Sul e seus aliados anticomunistas e o Vietnã do Norte e seus aliados pré-comunistas, e o Call of Duty Black Ops se passa na Guerra do Vietnã.
A primeira missão do Call of Duty: Black Ops é achar a “SOG”, onde Alex Manson, Frank Woods e Jason Hudson e então, os fuzileiros navais americanos são atacados por forças vietnamitas. Os norte americanos tem que defender Khe Sanh.
Call of duty Black Ops
Vietnam / Vietnã Os participantes incluiu David Atlee Phillips , Esterline 'Jake' Jacob , E. Howard Hunt , e Frank Bender (um apelido de Gerry Droller ), todos da CIA. [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] Barnes, Phillips, Esterline, Hunt, David Sanchez Morales e outros já haviam trabalhado juntos na derrubada de 1954 Jacobo Arbenz na Guatemala , organizado pela CIA sob o nome de código Operação PBSUCCESS . Em 17 de março de 1960, o presidente Eisenhower assinou uma directiva do Conselho Nacional de Segurança sobre o programa de ação anti-cubana secreta autorizando a CIA a organizar, treinar e equipar os refugiados cubanos como uma força de guerrilha para derrubar o governo do primeiro-ministro cubano Fidel Castro . O grupo recrutou ex Batista oficiais-regime de inteligência e capangas da máfia, como Eladio del Valle e Rolando Masferrer , soldados da fortuna, como Frank Sturgis , e oficiais da CIA, como o coronel William Bishop e Sanchez David Morales, que gerenciou equipes de assassinos. Operação 40 parte 2... Em 11 de dezembro de 1959, após a Revolução Cubana de janeiro de 1959, o coronel JC King , chefe da CIA 's Divisão do Hemisfério Ocidental , enviou um memorando confidencial ao diretor da CIA, Allen W. Dulles . Rei argumentou que, em Cuba , existia uma "ditadura de extrema-esquerda, que, se autorizados a permanecer vai incentivar ações similares contra detenções dos EUA em outros países latino-americanos." Como resultado deste memorando, Dulles estabeleceu um ZR RIFLE / unidade chamada Operação 40, do "Grupo dos 40" do Conselho de Segurança Nacional grupo que seguiu Cuba. O grupo foi presidida pelo então vice-presidente Richard M. Nixon e incluiu o almirante Arleigh Burke , Livingston Mercante do Departamento de Estado , Segurança Nacional Consultor Gordon Gray , bem como Dulles si mesmo. Tracy Barnes funcionava como escritório de operação da Força-Tarefa de Cuba . Ele convocou uma reunião em 18 de janeiro de 1960, em seu escritório provisório perto do Lincoln Memorial . Operação 40 http://escolanusai.pbworks.com/f/asia2.jpg
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT-UIciDhLLMgmVLoCfta3ifXCroifEGO_kNoVW_TIZ5V1yp4Zw4A
http://www.coladaweb.com/files/descolonizacao-asia(2).jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Decolonisation_of_Asia
http://fr.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9colonisation
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descoloniza%C3%A7%C3%A3o_da_%C3%81sia_e_da_Oceania
HTTP://www.slideshare.net/lasserrehistoria/11-descolonizacao-da-sia
www.brasilescola.com/geografia/a-desolonizacao-asia.htm A presença inglesa na índia teve início no século XVIII. Os ingleses tiveram grande impacto devido a não cobrança de impostos.
Após a primeira guerra mundial desenvolveu-se um movimento liderado por Mahatma Gandhi e Pandit Nehru, por uma Índia independente, democrática, etc.
Durante a segunda guerra mundial, com a ocupação dos japoneses os nacionalistas indonésios se organizaram sob a liderança de Ahemed Sukarno.
Em 1949 os Estados Unidos e a ONU participaram da independência de alguns países. A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após Segunda Guerra Mundial e eclosão de movimentos de luta pela independência.
O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético. Isso é explicado pelo fato de que naquele momento ocorria a Guerra Fria. Desse modo, ambos desejavam expandir suas áreas de influência do capitalismo e do socialismo, respectivamente, isso nos países que iriam emergir com a independência. 1919 (19 de agosto) - Independência do Afeganistão (do Reino Unido)
1945 (2 de setembro) - Declaração da independência do Vietnam
(apenas reconhecida pela França em 1945, depois de uma guerra de libertação)
1946 - Independência das Filipinas(dos EUA, mas já tinha declarado a independência da Espanha a 12 de Junho de 1898)
1947 (14 de Agosto) - Independência do Paquistão (do Reino Unido)
1947 (15 de Agosto) - Independência da Índia (do Reino Unido)
1948 (4 de Janeiro) - Independência do Myanmar (do Reino Unido)
1949 (19 de Julho) - Independência do Laos (da França)
1953 (9 de Novembro) - Independência do Camboja (da França)
1957 (31 de Agosto) - Independência da Malásia (do Reino Unido)
1959 - Autonomia da colónia de Singapura (pelo Reino Unido)
1984 (1 de Janeiro) - Independência do Brunei (do Reino Unido) O Homem o Mito Monumento em Cuba baseado na foto Guerrillero heroico, de Alberto Korda
A reprodução da imagem de Che Guevara em camisetas e cartazes geralmente utiliza uma famosa pintura feita pelo artista plástico irlandês radicado nos Estados Unidos Jim Fitzpatrick, a partir da foto tirada por Alberto Diaz Gutiérrez, conhecido profissionalmente como Alberto Korda, divulgada pela revista Paris Match[30] em 1967, pouco antes de sua morte, a qual se tornou a segunda imagem mais difundida da era contemporânea, atrás apenas de uma imagem de Jesus Cristo. Execuções e Campo de trabalho forçados: Segundo o escritor estadunidense Paul Berman, Che Guevara liderou pessoalmente os primeiros pelotões de fuzilamento da Revolução Cubana, e fundou o sistema de campos de trabalho forçado de Cuba, sistema que depois seria usado para encarcerar homossexuais,dissidentes e, mais tarde, vítimas de AIDS. Frases Marcantes : “É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais...”
“Podem morrer as pessoas, mas nunca suas ideias.”
“Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida”.
“A reforma agrária radical é a única que pode dar a terra ao camponês.”
“O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade”.












http://pensador.uol.com.br/autor/ernesto_che_guevara/ EXECUÇÕES E CAMPOS DE TRABALHOS FORÇADOS “Era uma situação incômoda para as pessoas e para (Eutimio), de modo que acabei com o problema dando-lhe um tiro com uma pistola calibre 32 no lado direito do crânio, com o orifício de saída no (lobo) temporal direito. Ele arquejou um pouco e estava morto. Ao tratar de retirar seus pertences, não consegui soltar o relógio, que estava preso ao cinto por uma corrente e então ele me disse, numa voz firme, destituída de medo: ‘Arranque-a fora, garoto, que diferença faz...’. Assim fiz e seus bens agora me pertenciam.”
Segundo Tirso Saenz, o local se chamava de fato Uvero Quemado e ficava na península de Guanahacabibes. Era um acampamento, dentro de uma plantação de eucaliptos. De acordo com o autor, se uma pessoa se recusasse a aceitar a sanção, podia não ir para lá, mas também não poderia mais trabalhar no ministério. Governo Cubano Guevara foi, então braço direito de Fidel, torna-se um dos principais dirigentes do novo estado cubano: Embaixador, Presidente do Banco Nacional, Ministro da Indústria.
Reagindo a essa situação de desigualdade, um grupo de guerrilheiros comandado por Fidel Castro começou a lutar contra o governo cubano em 1956.
 Che discursou numa reunião da OEA em Punta Del Este. Em 1964 Ernesto Che Guevara representou oficialmente Cuba nas Nações Unidas, tendo pronunciado um discurso em francês por ocasião da sua 19ª Assembleia Geral, em 11 de dezembro de 1964.
Participou do Seminário Econômico de Solidariedade Afro-asiática entre 22 e 27 de fevereiro de 1965 em Alger, quando criticou publicamente, pela primeira vez, a política externa da União Soviética.Nesse mesmo ano, Guevara, deixa Cuba para propagar os ideais da revolução cubana pelo mundo com ajuda de voluntários de vários países latino americanos, contra os conselhos dos soviéticos mas com o apoio de Fidel Castro. Em 4 de outubro de 1965 Fidel Castro anunciou que Ernesto Che Guevara deixara a ilha para lutar contra o imperialismo. Carreira : Foi um político, jornalista,escritor e medico argentino-cubano
Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de outubro de 1967. Sua História






Ernesto Rafael Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara (Nasceu em Rosário, 14 de junho de 1928 — E morreu La Higuera, 9 de outubro de 1967) , foi um político socialista, jornalista,escritor e médico argentino-cubano. Ocupação:Médico, fotógrafo, guerrilheiro. http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara Personagem marcante da ultima metade do século 20. Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana(1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba. Ele participou desde então, até 1965, da reorganização do Estado cubano, desempenhando vários altos cargos da sua administração e de seu governo, principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e como Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais. Ernesto Che Guevara História 4º Bimestre :
Alunos: Amanda Lewis, Henrique Santucci,Laura Paz,Luiza Garcia,Maria Eduarda,Roberta Zuzzi. Em outubro de 1949, os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-tung como chefe supremo. Transformada num país comunista, a China passou por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras. A Revolucao Comunista Em 1911, apoiado por militares chineses, Sun Yat-sen foi proclamado primeiro presidente da República Chinesa. Porém, em várias regiões do país comandadas por grandes proprietários rurais ocorreram resistências, mergulhando a China num longo período de guerra civil. 
Sun Yat-sem morreu em 1925, com isso uma disputa pelo controle do Kuomintang, aconteceu e acabou por se fundir com o Partido Comunista Chinês. 
Em 1927, o general Chiang Kai-shek assumiu o poder do Kuomintang e, no comando das tropas chinesas, começou a combater os opositores da República, e os proprietários rurais e comunistas.
Conflitos entere nacionalistas e comunistas ficou suspenso apenas na Segunda Guerra Mundial, quando combateram, juntos, o Japão que tentava conquistar a China. Com o término do conflito mundial e a expulsão dos japoneses do território chinês, as tropas nacionalistas de Chiang Kai-shek voltaram a perseguir e combater os comunistas de Mao Tse-tung, voltando o conflito armado. A Revolucao Nacionalista Revolução Chinesa Juliana Brandão,Amanda Monteiro e Caroline Lopes Sun Yat-sen, primeiro presidente da República
de China e fundador do Kuomintang. As esferas de influência na China. Soldados japoneses lutam em Xangai durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa. A China era explorada por países europeus principalmente pelo Reino Unido. Além, de ser explorada,interferia também em questões políticas e culturais. Antecedentes http://www.youtube.com/watch?v=xJyQqZdjwr4 http://www.youtube.com/watch?v=xJyQqZdjwr4 Fonte: http://www.vihoje.net/2010/07/guerra-do-afeganistao-1979-1989.html
http://www.infoescola.com/historia/guerra-do-afeganistao-1979/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-do-afeganistao/guerra-do-afeganistao-3.php Início da Guerra: Para poupar a infantaria, os russos fustigavam constantemente as posições do inimigo com ataques aéreos, utilizando caças-bombardeiros e helicópteros . 

Instalados em grandes acampamentos, com material pesado, o Exército russo não tinha a mobilidade necessária para enfrentar os guerrilheiros afegãos, que escondidos nas montanhas, as quais conheciam minuciosamente, castigavam as tropas russas que se aventuravam pelos estreitos caminhos da região e derrubavam os Hind com suas armas leves. A Rússia jamais os subjugou e anos mais tarde sairia da guerra desmoralizada.

A Guerra do Afeganistão ,entre soviéticos e fundamentalistas islâmicos, foi a primeira guerra civilizacional, chamada "guerra de linha de fratura" . Início da Guerra: Essa guerra teve início quando a união soviética invadiu aquele país muçulmano a pedido do governo marxista recém-estabelecido para apoiá-lo na luta contra os opositores, e se inseriu no contexto da Guerra Fria quando os Estados Unidos deram apoio material e financeiro aos grupos que lutavam contra a invasão. 

Finalmente, em dezembro daquele ano, Moscovo e Cabul celebraram um tratado bilateral de amizade e cooperação que permitia a entrada de tropas soviéticas caso o governo afegão o solicitasse.

O Exército Vermelho invadiu o Afeganistão em 25 de dezembro de 1979, no ano seguinte ao golpe de Estado comunista, com o objetivo de derrubar o Presidente Hafizullah Amin, considerado incapaz de enfrentar os rebeldes mujahidin e cuja lealdade à União Soviética havia sido posta em dúvida. Resultado Final: Sem o apoio das tropas soviéticas e com o exército afegão praticamente desmantelado, Brabak Karmal foi deposto pelos guerrilheiros Mujahedin que implantariam um regime muçulmano. Antecedentes: Ao longo de sua história, o Afeganistão foi alvo de diversos conflitos que colocaram este país em uma situação desoladora. Muitos dos conflitos ali desenvolvidos se davam por conta de sua localização privilegiada, responsável pela interligação entre Oriente Médio, Índia e o restante da Ásia Central.
Em 1972, cerca de 100 consultores soviéticos e especialistas foram enviados ao Afeganistão para treinar as forças armadas locais. Em maio de 1978, os governos da URSS e do Afeganistão assinaram um acordo para permitir o envio de até 400 consultores militares soviéticos. Guerra do Afeganistão (1979 – 1989) Grupo: Guilherme Costa, Louise Caldwell, Luiza Carolina, Mariana Barros e Rafaela Rolim. A Cortina de Ferro era integrada pelas Repúblicas da Rússia, Armênia, Azerbaijão, Bulireis, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Lituânia, Letônia, Moldávia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão e os estados-satélites da Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Bulgária e Romênia. Hoje apenas a Estônia, Lituânia, Polônia, Hungria, Bulgária e Romênia fazem parte da União Europeia. A Cortina de Ferro simbolizava o conflito ideológico e de fronteira física que divide a Europa em duas áreas separadas desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, até o final da Guerra Fria, em 1991. Em ambos os lados da Cortina de Ferro, os estados desenvolveram suas próprias alianças internacionais econômicas e militares. Tal nome surgiu de um discurso do primeiro-ministro britânico Winston Churchill, proferido a 5 de março de 1946 no Westminster College, na cidade de Fulton, Missouri, nos Estados Unidos. Maria Carolina, Yara Lucio, Nicole Albuquerque e Bruna Santos
9º ano C Guerra fria
CORTINA DE FERRO http://pt.wikipedia.org/wiki/Cortina_de_ferro Olhonahistoria.blogspot.com http://www.infoescola.com/historia/cortina-de-ferro/ http://www.suapesquisa.com/guerrafria/plano_marshall.htm
coladaweb.com
impertinencias.blogspot.com
dotecome.blogspot.com
dcomercio.com.br
http://asharpias.blogspot.com.br/2011/11/uma-charge.html
http://www.dw.de/dw/article/0,1564,568633,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Marshall
http://en.wikipedia.org/wiki/Marshall_Plan
http://de.wikipedia.org/wiki/Marshallplan
http://es.wikipedia.org/wiki/Plan_Marshall Fontes 5 de junho de 1947: O secretário de Estado dos EUA, George Marshall, anunciou a ajuda à Europa do pós-guerra.
Julho de 1947: O plano de reconstrução foi desenvolvido em um encontro dos Estados europeus participantes.
1959: Idealizador do Plano Marshall morreu
1953: George Catlett Marshall ganhou o Nobel da Paz pela criação do plano que ajudou a reconstruir a Europa no pós-guerra. Datas George Marshall: autor do Plano Marshall
Josef Stalin: viu o programa como uma ameaça e não permitiu a participação de nenhum país sob o controle soviético. Personagens Históricos • Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial;
• Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;
• Fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu e comandado pela extinta União Soviética. Principais objetivos O Plano Marshall instituído pelos estadounidenses resultou em incrível crescimento econômico para os países europeus envolvidos e grande influência, fazendo os beneficiados terem dívidas para depois pagá-las. A produção industrial cresceu 35%, e a produção agrícola havia superado níveis dos anos pré-guerra.
O comunismo, portanto, passou a ser considerado pelos dirigentes da Europa Ocidental como uma ameaça menor, e a popularidade dos partidos ou organizações comunistas na região caiu bastante. Efeitos O Plano Marshall, foi um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall.
Foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países europeus após a Segunda Guerra Mundial, que por sua vez era para conter uma possível disseminação do comunismo. A iniciativa foi nomeado para secretário de Estado dos Estados Unidos, George Marshall, e foi projetado principalmente para o Departamento de Estado, especialmente William L. Clayton e George F. Kennan.
Entre 1947 e 1951, os Estados Unidos gastaram mais de 13.000 milhões de dólares da época (11.000 milhões em doações) de recuperação de 16 países europeus, em resposta a Organização Europeia de Cooperação Económica (OECE, agora a OCDE). O montante total da ajuda é de $ 100 bilhões de hoje, cerca de 4% do PIB por cinco anos. O que foi? Ariane Azevedo, Gabriela Elzi, Rachel Caleri e Rafael Garzon Plano Marshall No bloco capitalista destacou-se a CIA-Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), dos Estados Unidos.

Os agentes da CIA respondem diretamente ao presidente dos Estados Unidos. Além de espionar seus adversários, os agentes da CIA também participam na organização de golpes de Estado que instalaram ditaduras militares em vários países da América Latina, como, por exemplo, na Guatemala, em 1954. De 1964 a 1982, mais do que nunca, a KGB foi utilizada para preservar os privilégios dos burocratas de alto escalão do PCUS. Durante esse período o homem forte da União Soviética era Leonid Brejnev, que chegou ao poder em outubro de 64, em substituição a Nikita Khruschev.

Na era Brejnev, a KGB lançou mão de métodos duros para combater os focos de oposição a este quadro de privilégios dos burocratas, e aos rumores de envolvimento do governante e de sua filha Galina com episódios de corrupção e contrabando.

Na época da morte de Brejnev, em 1982, o único setor em boas condições, além da burocracia do Partido Comunista, era o militar. A indústria bélica e espacial manteve a produção de mísseis e foguetes de alto nível de sofisticação, apesar do elevado custo social.

O novo secretário-geral do Partido Comunista era Yuri Andropov, uma figura enigmática que assumiu o poder com fama de linha dura, por ter sido chefe da KGB durante 15 anos. Essa imagem foi reforçada com a derrubada, em 83, de um avião de passageiros da Korean Air Lines, por invasão do espaço aéreo soviético

Para alguns historiadores, Andropov estava bem informado sobre a precária situação econômica do país, em virtude de suas ligações com a KGB. Assim, teria decidido antecipar algumas reformas para evitar a eclosão de movimentos sociais e trabalhistas que poderiam abalar a estrutura de poder na União Soviética. Com a divisão do mundo em blocos e o início da Guerra Fria, o sistema de informações soviético foi gradativamente ampliando sua presença em outros países. O ano de 1954 foi decisivo nesse processo. Logo após a morte de Stalin, em 53, o chefe da NKVD, Laurenti Beria, tentou tomar o poder. Acabou executado por ordem da cúpula do Partido Comunista, que reformulou toda a estrutura do serviço secreto. A KGB surgia, nesse cenário, com a missão de conciliar a manutenção do controle interno com uma ação mais efetiva fora do território soviético.


Numa tentativa de unir os países do bloco e fazer frente à OTAN, Moscou tratou de criar, em 1955, o Pacto de Varsóvia. A KGB passou a operar dentro dos aparelhos de Estado e dos serviços secretos desses países, e também na imprensa e nas associações de trabalhadores. A central soviética de informação e espionagem tornou-se uma sombra onipresente em todas as instâncias da sociedade.


Em meio a denúncias de assassinatos e de violação sistemática dos direitos humanos contra presos políticos, a KGB coordenou, em 1956, a invasão da Hungria pelos tanques do Pacto de Varsóvia. No mesmo ano, orientou a repressão de um movimento reformista na Polônia. A forte influência da KGB junto à cúpula do Pacto de Varsóvia foi decisiva para a iniciativa do governo da Alemanha Oriental de erguer o Muro de Berlim, em 1961. Os serviços secretos europeus estiveram bem ativos durante o período da Guerra Fria. Mas as duas grandes forças da comunidade de informações eram mesmo a CIA e a KGB. http://pt.wikipedia.org/wiki/KGB

http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_Intelligence_Agency
http://www.algosobre.com.br/historia/guerra-fria.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espionagem_na_Guerra_Fria Fontes: Sede: Moscou
Principal organização de serviços secretos da União Soviética, que desempenhou as suas funções entre 13 de Março de 1954 e 6 de Novembro de 1991.

O domínio de actuação do KGB, durante a Guerra Fria, era uma combinação de operações secretas no estrangeiro unificadas às funções de uma polícia federal.

Depois da desintegração da URSS, o serviço secreto dividiu-se nos sectores externo e interno, os sucessores do KGB são o Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB), que garante a segurança interna, e o Serviço de Informação Estrangeira (SVR), especializado na informação externa. KGB (Harry Truman, fundador da CIA) Sede: Virgínia.
A agência foi criada em 1947 pelo presidente Harry S. Truman.
Foi criada satisfazer uma necessidade estratégica devido ao início da Guerra Fria e ao avanço do comunismo.
Mais conhecida pela sigla CIA, é uma agência de inteligência civil do governo dos Estados Unidos responsável por fornecer informações de segurança nacional para os políticos seniores daquele país. A CIA também se engaja em atividades secretas, a pedido do presidente dos Estados Unidos.
A principal função da CIA é coletar informações sobre os governos estrangeiros, corporações e indivíduos, e para aconselhar políticas públicas. A agência realiza operações clandestinas e ações paramilitares, e exerce influência na política externa através da sua Divisão de Atividades Especiais. CIA KGB e CIA Call of duty BLACK OPS • Foi criada em 12 de março de 1947. Quando foi criada? • Porque queriam se defender da ameaça socialista. Por que foi criada? • Foi criada com Harry Truman fazendo seu discurso diante do Congresso Nacional dos Estados Unidos. Como foi criada? http://www.google.com.br/imgres?q=doutrina+truman&start=16&num=10&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=6aV8lRHRteMwAM:&imgrefurl=http://www.abdic.org.br/index_arquivo2010.htm&docid=5VH5DLbr1O9_WM&imgurl=http://www.abdic.org.br/img/tiosan02.jpg&w=420&h=391&ei=nWeBULTbM46z0QG5w4HABg&zoom=1&iact=rc&dur=761&sig=104593361407598882113&page=2&tbnh=142&tbnw=153&ndsp=25&ved=1t:429,r:9,s:20,i:31&tx=41&ty=89 • Para impedir o crescimento do comunismo e expandir o capitalismo. Para que foi criada? • Foi criada nos Estados Unidos. Onde ocorreu a Doutrina Truman? • Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.

 [http://www.brasilescola.com/geografia/doutrina-truman.htm] O que foi a Doutrina Truman? Mundo Capitalista http://www.google.com.br/imgres?q=mundo+capitalista&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=GHRVeBKUgpLcCM:&imgrefurl=http://www.guiadicasgratis.com/mundo-capitalista/&docid=JbhwjOmhpDsZrM&imgurl=http://www.guiadicasgratis.com/guiadicasgratisfotos/2010/03/mundo-capitalista1.jpg&w=250&h=188&ei=1GmBUOTmLIrK0AGmgoHYBA&zoom=1&iact=rc&dur=1216&sig=104593361407598882113&page=1&tbnh=143&tbnw=195&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:0,s:0,i:83&tx=101&ty=82 Harry Truman, presidente dos Estados Unidos (1945 -1953 ) http://www.google.com.br/imgres?q=doutrina+truman&start=16&num=10&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=vw4Xc3-E80olsM:&imgrefurl=http://portaltendencia.com.br/novoportal/modules/news/article.php%3Fstoryid%3D65&docid=bHxpGYit0uleIM&imgurl=http://portaltendencia.com.br/novoportal/uploads/c8af3d71-3776-7f7d.jpg&w=275&h=217&ei=BWiBUKPcLuiy0AHwoYGQAg&zoom=1&iact=hc&vpx=396&vpy=391&dur=49&hovh=173&hovw=220&tx=114&ty=114&sig=104593361407598882113&page=2&tbnh=142&tbnw=189&ndsp=25&ved=1t:429,r:10,s:20,i:34 Bandeira dos Estados Unidos http://www.google.com.br/imgres?q=bandeira+dos+estados+unidos&num=10&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=SJvkvhaoQ9P4XM:&imgrefurl=http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Bandeira-dos-Estados-Unidos-da-America--61825/&docid=shqpB7pZC4-ryM&imgurl=http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/61825_Papel-de-Parede-Bandeira-dos-Estados-Unidos-da-America--61825_1024x768.jpg&w=1024&h=768&ei=PWeBUPW4IKf30gHc1YCoDg&zoom=1&iact=rc&dur=453&sig=104593361407598882113&page=1&tbnh=133&tbnw=197&start=0&ndsp=14&ved=1t:429,r:3,s:0,i:105&tx=102&ty=44] Harry Truman, presidente dos Estados Unidos (1945 -1953 ) [http://www.google.com.br/imgres?q=DOUTRINA+TRUMAN&num=10&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=_DSG-gm1WnMoCM:&imgrefurl=http://www.clickescolar.com.br/governo-de-harry-truman.htm&docid=S3AVurf-FO782M&imgurl=http://www.clickescolar.com.br/wp-content/uploads/2010/09/energia-nuclea307-300x223.jpg&w=300&h=223&ei=wWWBUKLUCfLF0AGV_oCgCA&zoom=1&iact=rc&dur=348&sig=104593361407598882113&page=3&tbnh=132&tbnw=153&start=41&ndsp=32&ved=1t:429,r:24,s:20,i:232&tx=96&ty=62] X Doutrina Truman Carolina Dealtry e Bárbara Holanda Embora a OTAN e o Pacto de Varsóvia não se enfrentaram em qualquer conflito armado, a Guerra Fria, permaneceu ativa por mais de 35 anos. Em dezembro de 1988, Mikhail Gorbachev, líder da União Soviética na época, anunciou a chamada Doutrina Sinatra, que declarou que a Doutrina Brejnev seria abandonada e que os países da Europa Oriental poderia fazer o que entendessem adequado. Ou seja, poderia fazer as reformas que bem entendessem e não teriam os países invadidos pelas tropas do Pacto se caso quisessem se bandear para o lado dos EUA.
Em 12 de março de 1999, República Checa, Hungria e Polônia, ex-membros do Pacto de Varsóvia, aderiram à OTAN. Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia fizeram-no em março de 2004. Fim Ana Clara Freitas, Camila Sauer e Maria Brasil Pacto de Varsóvia http://cultura.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2010/11/S%C3%ADmbolo-do-Pacto.gif O Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de Maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, países estes que também ficaram conhecidos como bloco socialista. O tratado correspondente foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares. O que foi? http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/97/NATO_Warsaw_Pact.svg Concebido sob a liderança da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o seu objetivo declarado era combater a ameaça da Organização do Tratado do Atlântico (Otan), em particular o rearmamento da Alemanha Ocidental, que através dos acordos de Paris foi autorizada a reorganizar suas forças armadas e a ingressar na OTAN; rompendo com o status de neutralidade das duas Alemanhas convencionado nos acordos entre as duas superpotências no pós-Segunda Guerra. 
A profunda influência exercida pela União Soviética no bloco tinha sido percebida como um desafio às outras potências aliadas, que consideram a expansão do comunismo como uma ameaça imediata para o domínio político e econômico na Europa pelos EUA e governos capitalistas europeus. Alcance http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/64/Bundesarchiv_Bild_183-1987-0529-029%2C_Berlin%2C_Tagung_Warschauer_Pakt%2C_Gruppenfoto.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Bundesarchiv_Bild_183-30483-002%2C_Warschau%2C_Konferenz_Europ%C3%A4ischer_L%C3%A4nder....jpg Os membros do Pacto de Varsóvia concordaram, em termos muito semelhantes aos utilizados pelo Tratado do Atlântico Norte, a cooperação na manutenção da paz, a organização imediata em caso de ataque previsível (art. 3), a defesa mútua se um membro for atacado (art. 4 º), e o estabelecimento de uma pauta conjunta para coordenar os esforços nacionais (art. 5). Foi assinado em quatro exemplares, um em russo, outra em alemão, um tcheco e um polonês.
A comissão política, composta por chefes de governo dos países membros reuniam-se anualmente para estabelecer políticas e objetivos anuais. 
A estratégia soviética, como a dos EUA foi principalmente visando a garantia de sua área de influência sem que isso levasse a um conflito nuclear aberto com o adversário e, portanto, resultou em um nível reduzido de atividade militar, mesmo dentro das fronteiras. Organização http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8a/SER_mod_T72.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Typhoon3.jpg A URSS repassou aos seus aliados do Pacto tecnologia e armamento que fossem capazes de competir com os EUA e seus aliados, em caso de uma Terceira Guerra Mundial na Europa.
O Pacto não tinha porta-aviões para competir com os EUA, sendo o Almirante Kuznetsov terminado apenas depois do fim da URSS e do próprio Pacto de Varsóvia. Armamento http://diarioliberdade.org/archivos/imagenes/articulos/0811b/300811_o_fim_da_URSS-EUA.jpg http://img.photobucket.com/albums/v640/babisesso/InvasodePraga.gif http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/Stamps_of_Germany_%28DDR%29_1975%2C_MiNr_2043.jpg http://4.bp.blogspot.com/-ta7q-He3MLg/UETcFHgPPLI/AAAAAAAADss/dL7QspWO7hw/s1600/Charge+2.gif Selo em questão do 20 º aniversário do Pacto de Varsóvia Com o fracasso do golpe comunista, o Partido Comunista perdeu prestígio, agravando o separatismo regional e levando à fragmentação do país. Esse foi o fim da URSS, em 31 de dezembro de 1991, começando assim a República Russa, como sua sucessora. Fim da URSS 1985:
Gorbachev assumiu o poder após a morte dos dois líderes de Estado (Andropov e Chernenko. Com ele, a URSS mostrou crescimento econômico e melhorias sociais. Além de acabar com a Guerra Fria. 1953:
Stalin morre e
Khrushchev
Assumiu o poder. Fim da URSS 1991:
Mikhail Gorbachev havia começado em 1985 o ambicioso programa de reformas, com o propósito de reestruturar a economia e tornar a política mais transparente. Devido a essas mudanças, partes dos membros conservadores do regime comunista começaram a organizar um golpe para tirar Mikhail do poder, mas falharam. Lia Moreira e Maria Júlia 007 Guerra Fria http://3.bp.blogspot.com/-6bXUbYvnW18/ThnQtQERUHI/AAAAAAAAAQ0/L-NTX3fQsrU/s1600/guerra-fria.jpg Os dois se relacionam pelo fato de se passar na mesma época.O filme fala sobre um espião, os quais eram muito presentes na Guerra Fria. O filme também se baseia na MI-6, uma agência secreta britânica, assim como a CIA (americana) e a KGB(soviética) que mandavam agentes para espiarem a potência adversária.
Guerra Fria X 007 007, cujo nome é James Bond, é um agente secreto fictício do serviço real britânico, MI-6.Foi criado em 1953 por Ian Fleming, que também era um agente da Inteligência Naval Britânica e era fascinado pelo mundo da espionagem.Já teve diversos filmes feitos a partir de seus livros. http://3.bp.blogspot.com/-QKUGkWE-0Do/T9qG8RbXp5I/AAAAAAAACGU/V9r-yHy4aY8/s1600/Moscou+contra+007+(Capa).jpg
007
A Guerra Fria foi um período de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre Estados Unidos e União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e o fim da União Soviética.
Foi um conflito que envolveu questões militares, econômicas, políticas, tecnológicas, sociais e ideológicas. http://1.bp.blogspot.com/_fN5mLQYgGsg/SwQUf4-nW8I/AAAAAAAAAAU/kNbDeO5mpjI/s1600/europaposiiguerra.jpg Guerra Fria Onde ? França.
O que foi ?  França concentrou em um mês as transformações sociais de uma década que já ocorriam nos Estados Unidos e em países da Europa e da América Latina.
Os estudantes criaram barricadas, formando verdadeiras trincheiras de guerra nas ruas de Paris para confrontar a polícia. Mais do que isso, os jovens tiveram ideias e criaram frases tidas como as mais "ousadas" da segunda metade do século XX.Com a intuição de dar “lições" sobre os "novos tempos, a liberdade e a rebeldia".
O Maio de 68 mudou profundamente as relações entre raças, sexos e gerações na França, e, em seguida, no restante da Europa.
O Maio francês rapidamente repercutiu em vários países da Europa e do mundo, de uma forma direta e imediata. As ocupações de universidades se multiplicaram a partir da França, e ocorreu a expansão das mobilizações entre os trabalhadores europeus e latino-americanos, em muitos casos em aliança com os estudantes.
Fonte = http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u396741.shtml http://jorgebichuetti.blogspot.com.br/2011/05/bons-encontros-o-maio-de-68-insurgencia.html Antecedentes = Em março de 1968, os estudantes ocuparam a Universidade de Nanterre, nos arredores de Paris, em protesto contra a prisão de seis estudantes do Comitê Vietnã nacional. Em homenagem a esse dia – que costuma ser caracterizado como o marco inicial do movimento que se estenderia ate junho -, formou-se o grupo 22 de março, crítico dos métodos organizacionais marxistas – leninistas; seu membro mais destacado foi Daniel Cohnbendit, estudante de nacionalidade alemã radicado na França, que passou a ser processado.
Fonte = Livro “O Século XX” de Daniel Aarão Reis Filho,Jorge Ferreira e Celeste Zenha. Maio de 1968 História 4°bimestre
Nome = Giovanna Goulart ; Matheus Almeida ; Rafaella Bensdorp ; Victor Paiva Colégio Notre Dame Ipanema
Rio de Janeiro,10/10/2012 http://aterramediadeclaudia.blogspot.com.br/2012/09/maio-de-1968-em-paris.html Imagens de Maio de 1968 Imagens de maio de 1968 Músicas sobre a Guerra O conflito deixou mais de 1 milhão de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos gravíssimos no Vietnã. O Vietnã foi reunificado em 2 de julho de 1976 sob o regime comunista, aliado da União Soviética.  Resultados da Guerra www.wikipedia.com.br
www.google.com
Google Livros
www.educaterra.terra.com.br Fontes Estratégias de guerra dos Viet Congs Gráfico Charge Mapa
Ho Chi Minh - Líder camponês vietnamita. Fundou O PC vietnamita em 1930, e o Vietminh em 1940 para lutar pela independência. Articulou a resistência contra os franceses e, depois, contra os norte-americanos, tornando-se o chefe inconteste da FLN.
Nguyen Giap - Ministro da Guerra do Vietnã do Norte. Um dos maiores generais de guerrilha do século. Cercou e venceu os franceses em Dien Bien Phu em 1954, e deu o xeque mate nas possibilidades norte-americanas de vencer a guerra ao organizar a ofensiva geral do Ano Tet, em janeiro de 1968. 
Robert McNamara - Secretário de Estado dos governos Kennedy e Johnson (1961-68). Responsável direto pelo envolvimento dos EUA na Guerra do Vietnã. Acreditava que a tecnologia bateria a capacidade de resistência dos vietnamitas. 
Lyndon Johnson - Presidente dos Estados Unidos (1963-68). Lançou os EUA na mais impopular guerra da sua história. Renunciou a possibilidade de concorrer à reeleição depois do desastre da ofensiva do Ano Tet.
Richard Nixon - Presidente dos Estados Unidos (1969-1974). Apesar de prometer "trazer os rapazes de volta para casa", terminou por ampliar o conflito na Indochina ao atacar o Camboja. Impopular e ameaçado por um impeachment, renunciou à presidência em 1974.
Henry Kissinger - Secretário de Estado do governo Nixon (1969-74). Mentor das negociações de Paris que conduziram os EUA a se afastarem da intervenção. A solução da "saída com honra" que ele defendia, também fracassou. Idealizou a aproximação com a China Comunista, consumada a partir de 1971, com a visita surpresa de Nixon a Pequim.  Personagens históricos Contando com o conhecimento do território, os vietnamitas do norte conseguiram vencer os Estados Unidos, o que é visto como uma das mais vergonhosas derrotas militares dos Estados Unidos. Desfecho da Guerra 1954-Após a Convenção de Genebra o Vietnã, recém-independente da França, seria dividido em duas zonas de influência, como a Coreia, e estas zonas seriam desmilitarizadas e mantidas cada uma sob um dos regimes (capitalismo e socialismo)
1964- Como o Vietname do Norte queria a reunificação, lançaram-se em uma guerra contra o Sul.
1965-Até 1965, a guerra estava favorável ao Vietname do Norte, mas quando os Estados Unidos se lançaram ao ataque contra o Vietname do Norte, tudo parecia indicar que seria um grande massacre dos vietnamitas, e uma fácil vitória ocidental.
1975-Em 1975, os Estados Unidos e o Vietname do Norte assinaram os Acordos de Paz de Paris, onde os Estados Unidos reconheceram a unificação do Vietnã sob o regime comunista de Ho Chi Minh Datas importantes A Guerra do Vietnã foi um dos maiores confrontos militares envolvendo capitalistas e socialistas no período da Guerra Fria. Opôs o Vietname do Norte e guerrilheiros pró-comunistas do Vietname do Sul contra o governo pró-capitalista do Vietname do Sul e os Estados Unidos. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Introdução Alexandre, Fernanda, Guilherme Carias e Sofia 9º A Guerra do Vietnã http://4.bp.blogspot.com/-FDEEEebx8WQ/T57sJj-BdPI/AAAAAAAADYk/1Aq2WKy7fY0/s1600/1E911.jpg Foto Grupo: Fabiana Scarpa, Giovanna Buzzi, Letícia Targa, Luisa Marques e Rafaela Carneiro Corrida Espacial http://www.brasilescola.com/historiag/a-corrida-espacial.htm
http://geodakeka.blogspot.com.br/2009/02/corrida-espacial.html FONTE DO TEXTO 8) http://1.bp.blogspot.com/-tA53A1Cguns/T2s1Aj7U26I/AAAAAAAAHbg/g5mq4zn-6JQ/s1600/MUNDO+BIPOLAR+1945_1990.JPG Fonte das imagens em ordem 4) http://static.hsw.com.br/gif/corrida-espacial-1.jpg
5) http://www.guiadacarreira.com.br/wp-content/uploads/2010/02/apollo-soyuz.png
6) http://www.gdajau.com.br/DADOS/telefone_sem_fio.jpg
7) http://www.gdajau.com.br/DADOS/avanco2.gif Fonte das imagens em ordem 3) http://2.bp.blogspot.com/_R0rrBDf7Ln0/S7s06SKPf6I/AAAAAAAAAEE/gGCGqTAE7jM/s1600/guerra_fria_espacial.jpg Fonte das imagens em ordem Mundo Bipolar Yuri Gagarin em missão O primeiro homem a viajar no espaço também foi um soviético, chamado Yuri Gangarin. Até este momento, a União Soviética dominava a corrida espacial graças ao grande investimento feito em seu programa espacial. Os soviéticos já almejavam enviar o homem à Lua, mas, neste ponto, os Estados Unidos seriam os pioneiros. Primeiro Homem a Pisar na Lua A Corrida espacial foi uma disputa ocorrida na segunda metade do século XX entre a União Soviética (socialista) e os Estado Unidos (capitalista) pela supremacia na exploração e tecnologia espacial. Definição Disputa tecnológica entre duas potências Logo depois do satélite Sputinik I, os Estados Unidos enviaram o satélite Explorer I, em 31 de janeiro de 1958. O programa espacial dos Estados Unidos começou com pouco investimento, porém, tendo em vista as grandes e pioneiras conquistas dos soviéticos, o programa especial foi logo ampliado para dar conta da corrida ideológica e, assim, foi criada a NASA, no mês de julho de 1958. Explorer I Neil Armstrong e Edwin Aldrin em solo lunar Soviéticos e estadunidenses passaram a promover um discurso no qual diziam que levariam o homem a Lua. Mas foram os Estados Unidos que investiram pesado num programa que culminou com o Projeto Apollo. Assim, em 1968, a bordo do Apollo 11, Neil Armstrong e Edwin Aldrin foram os primeiros homens a caminhar sobre o solo lunar.  Primeiro Homem a Pisar na Lua Cadela Laika no Sputnik II Em, 4 de outubro de 1957, houve o lançamento do Sputnik I, primeiro satélite artificial a entrar em órbita na Terra. O segundo passo também foi dado pelos soviéticos e no mês de novembro daquele mesmo ano. Na ocasião, dia 3, foi enviada ao espaço uma cadela chamada Laika como tripulante da nave Sputinik II. Assim, a cadela se tornou o primeiro ser vivo a viajar pelo espaço. Satélite Sputinick II Robô em cirurgias Telefone sem fio A corrida espacial provocou um aumento sem precedentes nos gastos com educação e pesquisa pura, o que acelerou os avanços científicos e levou a tecnologias benéficas para a população. Além disso, ela esteve relacionada com a corrida armamentista, durante a Guerra Fria. Os foguetes deram origem aos mísseis de longo alcance. Consequências http://www.google.com.br/imgres?q=corrida+armamentista+guerra+fria&start=13&num=10&hl=pt-BR&biw=994&bih=636&tbm=isch&tbnid=97SUjKSC60ct_M:&imgrefurl=http://geoconceicao.blogspot.com/2010/04/guerra-fria-causas-e-consequencias.html&docid=XxECQeYUtNEOlM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_aJT3I8ICB-8/S89Kx1Y-FPI/AAAAAAAAAso/dZtHDK4xK0A/s1600/Guerra_Fria_1980.png&w=1427&h=628&ei=OV-BUNS5F-XH0AHj74HoDQ&zoom=1&iact=hc&vpx=551&vpy=211&dur=488&hovh=149&hovw=339&tx=182&ty=94&sig=103546906498665090383&page=2&tbnh=118&tbnw=268&ndsp=17&ved=1t:429,r:8,s:20,i:28 Durante a Guerra Fria (1945 – 1991), os blocos se prepararam para uma possível guerra. Investiram pesado em tecnologia, com destaque para a indústria bélica. Essa passagem ficou conhecida como “Corrida Armamentista”. Os Estados Unidos, visando conter a expansão socialista, investiram bastante nos países da Europa Ocidental. Para se precaver de possíveis ameaças do inimigo, criaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como membros, além dos EUA, países da Europa Ocidental e o Canadá. A União Soviética não ficou atrás: junto com os países da Europa Oriental fundou o Pacto de Varsóvia. A tensão aumentava.
“O desenvolvimento de uma política de confronto entre EUA e URSS, como estratégia para frear a expansão do socialismo no mundo desenvolvido pelos países capitalistas liderados pelos EUA, levou a URSS a investir uma quantia cada vez mais significativa de seu orçamento na indústria bélica. Por isso os governos que sucederam a Stálin procuraram estabelecer políticas internacionais que levassem em conta a necessidade interna de o país diminuir a corrida armamentista.” – livro Geografia no Brasil de Jurandyr L. Sanches Ross. Introdução: http://www.google.com.br/imgres?q=corrida+armamentista+guerra+fria&um=1&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=Rz9BcBA7SVJeJM:&imgrefurl=http://historiaintegrada.blogspot.com/2011/04/texto-complementar-guerra-fria.html&docid=lID5yCRrbSIlAM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/-ZNBL2JSfD1I/TZeXIgI81dI/AAAAAAAAARc/7YEWETqISPs/s1600/guerra_fria.gif&w=1268&h=681&ei=JGl1UPPPM62J0QGBv4BY&zoom=1&iact=hc&vpx=273&vpy=330&dur=823&hovh=164&hovw=307&tx=172&ty=79&sig=113821466345584151198&page=1&tbnh=113&tbnw=211&start=0&ndsp=12&ved=1t:429,r:5,s:0,i:84 A imagem representa os dois lados da Guerra Fria: Estados Unidos e URSS Charge ironizando a Guerra Fria http://www.google.com.br/imgres?q=corrida+armamentista&num=10&hl=pt-BR&biw=994&bih=636&tbm=isch&tbnid=rame3gskokObEM:&imgrefurl=http://evolucaoebio.wordpress.com/a-corrida-armamentista-da-evolucao/&docid=i1KF1pzWq2E4MM&imgurl=http://evolucaoebio.files.wordpress.com/2009/08/0163_humornanet_com_tr.jpg&w=430&h=304&ei=W1yBUPvyM-jV0QGwr4GICw&zoom=1&iact=hc&vpx=105&vpy=257&dur=179&hovh=189&hovw=267&tx=172&ty=92&sig=103546906498665090383&sqi=2&page=1&tbnh=139&tbnw=196&start=0&ndsp=13&ved=1t:429,r:9,s:0,i:93 A música do slide anterior da banda Legião Urbana se refere a Guerra Fria e como ela afetou a população principalmente, fazendo uma critica a essa Guerra. http://www.google.com.br/imgres?q=corrida+armamentista+guerra+fria&start=13&num=10&hl=pt-BR&biw=994&bih=636&tbm=isch&tbnid=6-KyVsAE0PhISM:&imgrefurl=http://nandinhageografia.blogspot.com/2012/06/ordem-geopolitica-mundial.html&docid=qpPctvjgDu2BKM&imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-VdHv5L46qRw/T9WMHropNKI/AAAAAAAAALA/y_OM_JAxK84/s1600/blog11.jpg&w=1224&h=900&ei=jl-BUMKkMejZ0QGA5IHIDw&zoom=1&iact=hc&vpx=356&vpy=324&dur=240&hovh=134&hovw=190&tx=191&ty=163&sig=103546906498665090383&page=2&tbnh=134&tbnw=190&ndsp=17&ved=1t:429,r:7,s:20,i:25 Grupo: Maria Vitória, Juliana Morgado, Paola Lino, Luisa Lins e Marina Machado Corrida
Armamentista Guerra Fria foi a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1947) e a extinção da URSS, em 1991. O que foi a Guerra Fria? http://www.google.com.br/imgres?q=eua+x+urss&num=10&um=1&hl=pt-BR&rlz=1C1ASAC_enBR496BR496&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=B3FKN5u52YAOfM:&imgrefurl=http://www.infoescola.com/historia/guerra-fria/&docid=iAigi7eEmJsGnM&imgurl=http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/04/guerra-fria.jpg&w=690&h=647&ei=1mCBUOeHK8-u0AGrk4CgDw&zoom=1&iact=hc&vpx=507&vpy=179&dur=991&hovh=217&hovw=232&tx=69&ty=86&sig=107978289825446554525&sqi=2&page=1&tbnh=145&tbnw=154&start=0&ndsp=12&ved=1t:429,r:2,s:0,i:86 Na época o mundo era considerado bipolar, com duas superpotências principais: Estados Unidos (capitalista) e URSS (socialista). http://www.google.com.br/imgres?q=john+lennon+e+paul+mccartney&um=1&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=S4G5Lp8jHINwDM:&imgrefurl=http://www.bbc.co.uk/radioscotland/60s/famousfaces/&docid=D-SLm1Jb6iY9AM&imgurl=http://www.bbc.co.uk/radioscotland/60s/famousfaces/img/i1246452969.jpg&w=786&h=442&ei=-VuBUPXsPOX30gGEnoCYAg&zoom=1&iact=hc&vpx=506&vpy=421&dur=8496&hovh=168&hovw=300&tx=203&ty=137&sig=107978289825446554525&page=2&tbnh=128&tbnw=300&start=16&ndsp=25&ved=1t:429,r:18,s:0,i:120 John Lennon, o líder, conheceu Paul McCartney numa apresentação e perceberam gostos musicais parecidos, logo, John Lennon foi convidado a participar do quarteto. Mais tarde Paul apresentou George Harrison, na época com apenas 17 anos. Somente em 1961 a banda se solidificou com a integração de Ringo Starr. The Beatles é uma banda britânica, formada por quatro integrantes (John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr), originada em Liverpool em 1957. Sobre a banda: Banda protestando contra a Guerra Fria Beatles e a guerra fria A música abaixo fala sobre um acontecimento do período decorrente da trajetória da banda: a Guerra Fria. Been away so long I hardly knew the place,
Gee, it's good to be back home.
Leave it till tomorrow to unpack my case,
Honey, disconnect the phone...
I'm back in the USSR
You don't know how lucky you are, boy,
Back in the US, back in the US, back in the USSR!
 
Estive tanto tempo fora que mal reconhecia o lugar
Mas é bom estar de volta ao lar
Deixo para desfazer as malas amanhã
Querida, desliga o telefone
Estou de volta a URSS
Você não sabe a sorte que você tem, cara
De volta a US, De volta a US, De volta a URSS Back in the USSR! Em 1911, apoiado por militares chineses, Sun Yat-sen foi proclamado primeiro presidente da República Chinesa. Porém, em várias regiões do país comandadas por grandes proprietários rurais ocorreram resistências, mergulhando a China num longo período de guerra civil. 
Sun Yat-sem morreu em 1925, com isso uma disputa pelo controle do Kuomintang, aconteceu e acabou por se fundir com o Partido Comunista Chinês. 
Em 1927, o general Chiang Kai-shek assumiu o poder do Kuomintang e, no comando das tropas chinesas, começou a combater os opositores da República, e os proprietários rurais e comunistas.
Conflitos entere nacionalistas e comunistas ficou suspenso apenas na Segunda Guerra Mundial, quando combateram, juntos, o Japão que tentava conquistar a China. Com o término do conflito mundial e a expulsão dos japoneses do território chinês, as tropas nacionalistas de Chiang Kai-shek voltaram a perseguir e combater os comunistas de Mao Tse-tung, voltando o conflito armado. A Revolucao Nacionalista Em outubro de 1949, os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-tung como chefe supremo. Transformada num país comunista, a China passou por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras. A Revolucao Comunista Soldados japoneses lutam em Xangai durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa. A China era explorada por países europeus principalmente pelo Reino Unido. Além, de ser explorada,interferia também em questões políticas e culturais. Antecedentes Revolução Chinesa Juliana Brandão,Amanda Monteiro e Caroline Lopes Sun Yat-sen, primeiro presidente da República
de China e fundador do Kuomintang. As esferas de influência na China. Execuções e Campo de trabalho forçados: Segundo o escritor estadunidense Paul Berman, Che Guevara liderou pessoalmente os primeiros pelotões de fuzilamento da Revolução Cubana, e fundou o sistema de campos de trabalho forçado de Cuba, sistema que depois seria usado para encarcerar homossexuais,dissidentes e, mais tarde, vítimas de AIDS. Frases Marcantes : http://pensador.uol.com.br/autor/ernesto_che_guevara/ EXECUÇÕES E CAMPOS DE TRABALHOS FORÇADOS “Era uma situação incômoda para as pessoas e para (Eutimio), de modo que acabei com o problema dando-lhe um tiro com uma pistola calibre 32 no lado direito do crânio, com o orifício de saída no (lobo) temporal direito. Ele arquejou um pouco e estava morto. Ao tratar de retirar seus pertences, não consegui soltar o relógio, que estava preso ao cinto por uma corrente e então ele me disse, numa voz firme, destituída de medo: ‘Arranque-a fora, garoto, que diferença faz...’. Assim fiz e seus bens agora me pertenciam.”
Segundo Tirso Saenz, o local se chamava de fato Uvero Quemado e ficava na península de Guanahacabibes. Era um acampamento, dentro de uma plantação de eucaliptos. De acordo com o autor, se uma pessoa se recusasse a aceitar a sanção, podia não ir para lá, mas também não poderia mais trabalhar no ministério. Governo Cubano Guevara foi, então braço direito de Fidel, torna-se um dos principais dirigentes do novo estado cubano: Embaixador, Presidente do Banco Nacional, Ministro da Indústria.
Reagindo a essa situação de desigualdade, um grupo de guerrilheiros comandado por Fidel Castro começou a lutar contra o governo cubano em 1956.
 Che discursou numa reunião da OEA em Punta Del Este. Em 1964 Ernesto Che Guevara representou oficialmente Cuba nas Nações Unidas, tendo pronunciado um discurso em francês por ocasião da sua 19ª Assembleia Geral, em 11 de dezembro de 1964.
Participou do Seminário Econômico de Solidariedade Afro-asiática entre 22 e 27 de fevereiro de 1965 em Alger, quando criticou publicamente, pela primeira vez, a política externa da União Soviética.Nesse mesmo ano, Guevara, deixa Cuba para propagar os ideais da revolução cubana pelo mundo com ajuda de voluntários de vários países latino americanos, contra os conselhos dos soviéticos mas com o apoio de Fidel Castro. Em 4 de outubro de 1965 Fidel Castro anunciou que Ernesto Che Guevara deixara a ilha para lutar contra o imperialismo. Carreira : Foi um político, jornalista,escritor e medico argentino-cubano
Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de outubro de 1967. História 4º Bimestre :
Alunos: Amanda Lewis, Henrique Santucci,Laura Paz,Luiza Garcia,Maria Eduarda,Roberta Zuzzi. O Homem e o Mito Monumento em Cuba baseado na foto Guerrillero heroico, de Alberto Korda
A reprodução da imagem de Che Guevara em camisetas e cartazes geralmente utiliza uma famosa pintura feita pelo artista plástico irlandês radicado nos Estados Unidos Jim Fitzpatrick, a partir da foto tirada por Alberto Diaz Gutiérrez, conhecido profissionalmente como Alberto Korda, divulgada pela revista Paris Match[30] em 1967, pouco antes de sua morte, a qual se tornou a segunda imagem mais difundida da era contemporânea, atrás apenas de uma imagem de Jesus Cristo. Sua História






Ernesto Rafael Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara (Nasceu em Rosário, 14 de junho de 1928 — E morreu La Higuera, 9 de outubro de 1967) , foi um político socialista, jornalista,escritor e médico argentino-cubano. Ocupação:Médico, fotógrafo, guerrilheiro. http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara Personagem marcante da ultima metade do século 20. Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana(1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba. Ele participou desde então, até 1965, da reorganização do Estado cubano, desempenhando vários altos cargos da sua administração e de seu governo, principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e como Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais. Ernesto Che Guevara Execuções e Campo de trabalho forçados: Segundo o escritor estadunidense Paul Berman, Che Guevara liderou pessoalmente os primeiros pelotões de fuzilamento da Revolução Cubana, e fundou o sistema de campos de trabalho forçado de Cuba, sistema que depois seria usado para encarcerar homossexuais,dissidentes e, mais tarde, vítimas de AIDS. Frases Marcantes : http://pensador.uol.com.br/autor/ernesto_che_guevara/ EXECUÇÕES E CAMPOS DE TRABALHOS FORÇADOS “Era uma situação incômoda para as pessoas e para (Eutimio), de modo que acabei com o problema dando-lhe um tiro com uma pistola calibre 32 no lado direito do crânio, com o orifício de saída no (lobo) temporal direito. Ele arquejou um pouco e estava morto. Ao tratar de retirar seus pertences, não consegui soltar o relógio, que estava preso ao cinto por uma corrente e então ele me disse, numa voz firme, destituída de medo: ‘Arranque-a fora, garoto, que diferença faz...’. Assim fiz e seus bens agora me pertenciam.”
Segundo Tirso Saenz, o local se chamava de fato Uvero Quemado e ficava na península de Guanahacabibes. Era um acampamento, dentro de uma plantação de eucaliptos. De acordo com o autor, se uma pessoa se recusasse a aceitar a sanção, podia não ir para lá, mas também não poderia mais trabalhar no ministério. Governo Cubano Guevara foi, então braço direito de Fidel, torna-se um dos principais dirigentes do novo estado cubano: Embaixador, Presidente do Banco Nacional, Ministro da Indústria.
Reagindo a essa situação de desigualdade, um grupo de guerrilheiros comandado por Fidel Castro começou a lutar contra o governo cubano em 1956.
 Che discursou numa reunião da OEA em Punta Del Este. Em 1964 Ernesto Che Guevara representou oficialmente Cuba nas Nações Unidas, tendo pronunciado um discurso em francês por ocasião da sua 19ª Assembleia Geral, em 11 de dezembro de 1964.
Participou do Seminário Econômico de Solidariedade Afro-asiática entre 22 e 27 de fevereiro de 1965 em Alger, quando criticou publicamente, pela primeira vez, a política externa da União Soviética.Nesse mesmo ano, Guevara, deixa Cuba para propagar os ideais da revolução cubana pelo mundo com ajuda de voluntários de vários países latino americanos, contra os conselhos dos soviéticos mas com o apoio de Fidel Castro. Em 4 de outubro de 1965 Fidel Castro anunciou que Ernesto Che Guevara deixara a ilha para lutar contra o imperialismo. Carreira : Foi um político, jornalista,escritor e medico argentino-cubano
Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de outubro de 1967. Sua História






Ernesto Rafael Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara (Nasceu em Rosário, 14 de junho de 1928 — E morreu La Higuera, 9 de outubro de 1967) , foi um político socialista, jornalista,escritor e médico argentino-cubano. Ocupação:Médico, fotógrafo, guerrilheiro. O Homem e o Mito Monumento em Cuba baseado na foto Guerrillero heroico, de Alberto Korda
A reprodução da imagem de Che Guevara em camisetas e cartazes geralmente utiliza uma famosa pintura feita pelo artista plástico irlandês radicado nos Estados Unidos Jim Fitzpatrick, a partir da foto tirada por Alberto Diaz Gutiérrez, conhecido profissionalmente como Alberto Korda, divulgada pela revista Paris Match[30] em 1967, pouco antes de sua morte, a qual se tornou a segunda imagem mais difundida da era contemporânea, atrás apenas de uma imagem de Jesus Cristo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara Personagem marcante da ultima metade do século 20. Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana(1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba. Ele participou desde então, até 1965, da reorganização do Estado cubano, desempenhando vários altos cargos da sua administração e de seu governo, principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e como Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais. Ernesto Che Guevara História 4º Bimestre :
Alunos: Amanda Lewis, Henrique Santucci,Laura Paz,Luiza Garcia,Maria Eduarda,Roberta Zuzzi. COMECON Diego Fanjul ,Humberto Saade,Georgia Duncan e Juliana Loyola– 9°C http://hist9alfandega.blogspot.com.br/2010/05/kom.html Janeiro 1949 :
 Bulgária
 Tchecoslováquia
 Hungria
 Polônia
 Romênia
 União Soviética
Fevereiro 1949 :
 Albânia (Embora não tenha formalmente revogado a sua adesão a partir de meados de 1987, deixou de participar em atividades do Comecon em 1961 após acisão sino-soviética .)
1950 :
 Alemanha Oriental
1962 :
 Mongólia
1972 :
 Cuba
1978 :
 Vietnã  Composição O que é ? O Conselho de Assistência Econômica Mútua 1949-1991, foi uma organização econômica, sob a liderança da União Soviética , que compreende os países do Bloco de Leste , juntamente com um número de estados socialistas em outras partes do mundo. O Comecon foi a resposta do Bloco de Leste para a formação da Organização para a Cooperação Europeia em não-comunista da Europa. Danilo Vasconcelos ,Eduardo Sant’ Anna e Paola Soletti Muro de Berlim http://1.bp.blogspot.com/-p9OZ7OxCkCk/Tt1tc6qEUcI/AAAAAAAAC-g/apF0qd1MBGQ/s1600/muro-de-berlim-queda.jpg Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reintegração da Alemanha A queda http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/historia/muro_berlim_01.jpg O muro de Berlim foi uma medida da Alemanha Oriental, que era socialista, para barrar a ida de pessoas para o lado Ocidental, que por sua vez, era capitalista. Por Que?
 
This media is available in the holdings of the National Archives and Records Administration, cataloged under the ARC Identifier (National Archives Identifier) 194608 Na madrugada entre os dias 12 e 13 de agosto de 1961, a construção do muro começou com a colocação de barricadas e cercas de arame farpado. Em questão de horas, todos os pontos de acesso a Berlim Ocidental estavam completamente fechados. A reação das potências capitalistas foi morna. Quando foi? http://de.wikipedia.org/wiki/Datei:Bethanien06.jpg Original source: "selbst fotografiert" O muro de Berlim foi uma divisão entre a cidade de Berlim, na Alemanha, entre 1961 e 1989. Para entender seu surgimento é preciso voltar ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Após a derrota nazista, a Alemanha foi repartida em quatro zonas de ocupação, controladas por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética, as potências que venceram o conflito. Diferenças ideológicas afastaram os comunistas soviéticos dos outros três aliados, que eram capitalistas. Na prática, o país de Hitler acabou dividido em dois: Alemanha Oriental, sob influência da União Soviética, e Alemanha Ocidental, sob o domínio dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França. Berlim ficou do lado soviético, mas, como era a capital, também acabou dividida em dois.  O que foi? http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/06/construcao-muro-berlim.jpg 1-Datas marcantes: Construção: 12 e 13 de agosto de 1961; Queda: Em 9 de novembro de 1989; Datas Marcantes: 1 imagem: http://www.google.com.br/imgres?q=Otan&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=994&bih=636&tbm=isch&tbnid=Az7Z7dHIsee7_M:&imgrefurl=http://noticia-final.blogspot.com/2012/03/otan-planejando-invasao-da-siria-ainda.html&docid=EEX6R3Q3GFKHZM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-iFjsGcz0b7k/T1U5XxZkxwI/AAAAAAAAHoU/9cM5z3v7avQ/s240/otan.jpg&w=240&h=225&ei=tWWBUNv_GPC10AHbooGAAw&zoom=1&iact=hc&vpx=598&vpy=160&dur=1185&hovh=180&hovw=192&tx=121&ty=57&sig=106294475291477317494&page=1&tbnh=150&tbnw=160&start=0&ndsp=13&ved=1t:429,r:3,s:0,i:144


2 imagem: http://www.google.com.br/imgres?q=bandeira+da+otan&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=994&bih=636&tbm=isch&tbnid=jqhxeUicNrCA_M:&imgrefurl=http://www.infoescola.com/geografia/otan/&docid=q13lFmlBCrossM&imgurl=http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/06/otan.jpg&w=500&h=375&ei=VG6BULfyL9Op0AG-6YDQDg&zoom=1&iact=rc&dur=2&sig=106294475291477317494&page=1&tbnh=141&tbnw=227&start=0&ndsp=14&ved=1t:429,r:0,s:0,i:69&tx=66&ty=91
3 imagem:http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_do_Tratado_do_Atl%C3%A2ntico_Norte Fonte Uma das principais intervenções da OTAN foi a operação militar na antiga Iugoslávia, em 1999. Nessa ocasião, tropas foram enviadas para coibir a tentativa de limpeza étnica comandada pelo então presidente iugoslavo Slobodan Milosevic contra os albaneses em Kosovo. Porém, essa ação provocou a morte de aproximadamente 1,2 mil civis, além de ter sido realizada sem a aprovação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, sendo considerado um desrespeito às normas internacionais. Curiosidade Países Membros: A organização foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria, com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco socialista, que, aliás, poucos anos depois lhe haveria de contrapor o Pacto de Varsóvia, aliança militar do leste europeu.
Desta forma, a OTAN tinha, na sua origem, um significado e um objetivo paralelos, no domínio político-militar, aos do Plano Marshall no domínio político-econômico. Os estados signatários do tratado de 1949 estabeleceram um compromisso de cooperação estratégica em tempo de paz e contraíram uma obrigação de auxílio mútuo em caso de ataque a qualquer dos países-membros. História Essa organização constitui um sistema de defesa mutua, onde todos os países membros concordaram em se defender caso houvesse um ataque por qualquer entidade externa. O que é OTAN? Bandeira da OTAN OTAN (Organização
do Tratado do Atlantico Norte Fabiana Santiago, Ian e Rachel Smith http://www.suapesquisa.com/guerrafria/plano_marshall.htm
coladaweb.com
impertinencias.blogspot.com
dotecome.blogspot.com
dcomercio.com.br
http://asharpias.blogspot.com.br/2011/11/uma-charge.html
http://www.dw.de/dw/article/0,1564,568633,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Marshall
http://en.wikipedia.org/wiki/Marshall_Plan
http://de.wikipedia.org/wiki/Marshallplan
http://es.wikipedia.org/wiki/Plan_Marshall Fontes 5 de junho de 1947: O secretário de Estado dos EUA, George Marshall, anunciou a ajuda à Europa do pós-guerra.
Julho de 1947: O plano de reconstrução foi desenvolvido em um encontro dos Estados europeus participantes.
1959: Idealizador do Plano Marshall morreu
1953: George Catlett Marshall ganhou o Nobel da Paz pela criação do plano que ajudou a reconstruir a Europa no pós-guerra. Datas George Marshall: autor do Plano Marshall
Josef Stalin: viu o programa como uma ameaça e não permitiu a participação de nenhum país sob o controle soviético. Personagens Históricos • Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial;
• Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;
• Fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu e comandado pela extinta União Soviética. Principais objetivos O Plano Marshall instituído pelos estadounidenses resultou em incrível crescimento econômico para os países europeus envolvidos e grande influência, fazendo os beneficiados terem dívidas para depois pagá-las. A produção industrial cresceu 35%, e a produção agrícola havia superado níveis dos anos pré-guerra.
O comunismo, portanto, passou a ser considerado pelos dirigentes da Europa Ocidental como uma ameaça menor, e a popularidade dos partidos ou organizações comunistas na região caiu bastante. Efeitos O Plano Marshall, foi um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall.
Foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países europeus após a Segunda Guerra Mundial, que por sua vez era para conter uma possível disseminação do comunismo. A iniciativa foi nomeado para secretário de Estado dos Estados Unidos, George Marshall, e foi projetado principalmente para o Departamento de Estado, especialmente William L. Clayton e George F. Kennan.
Entre 1947 e 1951, os Estados Unidos gastaram mais de 13.000 milhões de dólares da época (11.000 milhões em doações) de recuperação de 16 países europeus, em resposta a Organização Europeia de Cooperação Económica (OECE, agora a OCDE). O montante total da ajuda é de $ 100 bilhões de hoje, cerca de 4% do PIB por cinco anos. O que foi? Ariane Azevedo, Gabriela Elzi, Rachel Caleri e Rafael Garzon Plano Marshall O legado Guerra da Coreia é profundo em termos geopolíticos em praticamente todo o mundo. A Guerra da Coreia foi fundamental para o desenvolvimento da Guerra Fria, uma vez que deu origem à ideia que as duas superpotências (Estados Unidos e União Soviética) poderiam lutar uma guerra limitada num país do terceiro mundo. A guerra limitada foi uma estratégia característica de conflitos como a Guerra do Vietnã e a invasão soviética do Afeganistão.
A Guerra da Coreia foi a primeira guerra em que houve a participação da Organização das Nações Unidas. A Guerra da Coreia foi iniciada entre 26 de Junho de 1950 a 27 de Julho de1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia. Guerra da Coreia Foi uma conferência em 1955 entre as colônias asiáticas e africanas e suas respectivas metrópoles para firmar um acordo garantindo a independência desses países.
 A única realização concreta que foi feita na conferência foi a criação de acordos para promover a paz entre as nações, como: o respeito a integridade territorial de todas as nações, reconhecimento de todas as raças e países, não haveria nenhuma ameaça ou agressão relativa a independência de um país e a resolução de conflitos por meios pacíficos. Conferência de Bandung Expectativa de Vida após a Conferência de Bandung Colonização X Descolonização A África foi colonizada pelos europeus. Estes exploraram muito suas matérias primas e sua população. Após muito tempo de subordinação à Europa, os africanos começaram a se rebelar e os colonizadores estavam sem condições para manter o controle militar e econômico sob suas colônias africanas, devido as Grandes Guerras que destruíram a Europa. Por isso, a partir da década de 1950, as colônias finalmente conseguiram sua independência. Introdução Ana Luiza Penna, Anna Clara, Layla, Pietro. Descolonização da África Com o fracasso do golpe comunista, o Partido Comunista perdeu prestígio, agravando o separatismo regional e levando à fragmentação do país. Esse foi o fim da URSS, em 31 de dezembro de 1991, começando assim a República Russa, como sua sucessora. Fim da URSS 1991:
Mikhail Gorbachev havia começado em 1985 o ambicioso programa de reformas, com o propósito de reestruturar a economia e tornar a política mais transparente. Devido a essas mudanças, partes dos membros conservadores do regime comunista começaram a organizar um golpe para tirar Mikhail do poder, mas falharam. 1985:
Gorbachev assumiu o poder após a morte dos dois líderes de Estado (Andropov e Chernenko. Com ele, a URSS mostrou crescimento econômico e melhorias sociais. Além de acabar com a Guerra Fria. 1953:
Stalin morre e
Khrushchev
Assumiu o poder. Fim da URSS Alunas: Clara Fleiuss e Luiza Garcia Álbum de fotos do JK: 50 anos em 5 Alunas: Clara Marques e Luiza Garcia
Turma: 9° B Álbum de fotos de JK: Posse e governo - Restabelecimento das eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos. Foram mantidas as eleições diretas para senadores, deputados federais, estaduais e vereadores;
- Garantiu a igualdade de todos os cidadãos perante a lei;
- Concedeu liberdade de associação com fins permitidos pelas leis do país;
- Estabeleceu a liberdade de manifestação de pensamento. A censura só poderia ocorrer em espetáculos voltados para a diversão pública;
- As correspondências dos cidadãos não poderiam ser violadas;
- Liberdade de crença e de realização de cultos e outras atividades religiosas;
- Garantia ampla de defesa jurídica da pessoa acusada; Constituição de 1946 e suas características Eurico Gaspar Dutra foi o 16º presidente do Brasil. De carreira militar, o general Dutra nasceu na cidade de Cuiabá (Mato Grosso) em 18 de maio de 1883. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 91 anos, em 11 de junho de 1974. Quem foi dutra
Visita do presidente Eurico Gaspar Dutra ao navio Lloyd-América. Rio de Janeiro (DF), entre 31 jan 1946 e jan 1951. - Rompimento das relações com a União Soviética e alinhamento com os Estados Unidos da América;
- Fechamento do Partido Comunista Brasileiro e cassação dos mandatos dos parlamentares deste partido;
- Fechamento de sindicatos e prisão de sindicalistas que faziam oposição ao governo;
- Criação da Escola Superior de Guerra voltada para a formação de oficiais militares;
- Criação de incentivos que favoreceu a instalação no país de grandes empresas estrangeiras;
- Criou o Plano SALTE (focado nas áreas de Saúde, Alimentação, Transportes e Energia). Com falta de recursos para investimentos, poucas ações do plano viraram realidade;
- Construção da rodovia ligando São Paulo ao Rio de Janeiro (atual rodovia Presidente Dutra). Construção da rodovia ligando a Bahia ao Rio de Janeiro;
- Visitou os Estados Unidos em 1950, onde tratou de questões diplomáticas, políticas e econômicas;
- Instalação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco; 
- Durante seu governo foi criado o Estatuto do Petróleo, voltado para a criação de refinarias e aquisição de navios petroleiros;
- Em abril de 1946, seu governo proibiu os jogos de azar em território nacional. Realizações e eventos ocorridos durante o governo Seu mandato como presidente da República teve início em 31 de janeiro de 1946, finalizando em 31 de janeiro de 1951. Eleição e mandato Ana Luisa Vasconcellos
&
Roberta Zuzzi













































& Ana Luisa Vas Governo dutra Aspecto da visita do presidente Eurico Gaspar Dutra aos Estados Unidos. Washington (EUA), 18 de maio de 1949. Presidente Eurico Gaspar Dutra visita os Estados Unidos, a seu lado o presidente Harry Truman. Washington (EUA), 18 de maio de 1949. Oswaldo Aranha, embaixador do Brasil na ONU, cumprimenta o secretário geral da Organização, Trigue Lie, durante a visita deste ao Brasil. Rio de Janeiro (DF), 1950. Otávio Marcondes Ferraz, diretor da Cia Hidrelétrica do São Francisco, e outros na cachoeira de Paulo Afonso. (BA), 1949. Otávio Marcondes Ferraz, diretor da Cia Hidrelétrica do São Francisco, ao centro com máquina fotográfica, no rio São Francisco em visita às obras da Usina de Paulo Afonso. (BA), 1949. Presidente Eurico Gaspar Dutra e Cristiano Machado, candidato à presidência da República, em visita à Cia Hidrelétrica do São Francisco. Paulo Afonso (BA), 19 de junho de 1950. Ministros assinam a Constituição de 1946. Aspecto do plenário da Assembleia Nacional Constituinte. Rio de Janeiro (DF), 1946. Getúlio Vargas, Paulo Baeta Neves e outros por ocasião da posse de Vargas no Senado. Rio de Janeiro, dezembro de 1946. Presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) Homlogação da candidatura de Eurico Gaspar Dutra à presidência da República, no Teatro Municipal. Rio de Janeiro, 17 de julho de 1945. ¨O Jornal¨, 30 de outubro de 1945.(CPDOC/cda recortes)CPDOC - João Goulart Álbum de fotos Presidente Dutra e Cristiano Machado, candidato à presidência da República, em visita à Cia. Hidrelétrica do São Francisco. Bahia, 19 de Junho de 1950. Otávio Marcondes Ferraz e Carlos Berenhauser Jr., diretores da Cia. Hidrelétrica do São Francisco, visitam Dimitri Trone (à esquerda) na Fábrica da General Electric. Estados Unidos, 12 de maio de 1949. Luis Carlos Prestes (ao centro) preso na Casa de Detenção durante o Estado Novo. No governo Vargas O vice-presidente João Goulart, conhecido como Jango, estava na República Popular da China, quando o presidente Jânio Quadros renunciou. Durante o tempo de Jango no exterior, o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, O governo de João Goulart
(1961-1964) Manifestação operária por ocasião da votação do projeto de pluralidade sindical na Câmara dos Deputados. Comício pela elevação do salário mínimo. s.l., 1954. 1951-1954 Segundo Governo Vargas Eurico Gaspar Dutra foi o 16º presidente do Brasil. De carreira militar, o general Dutra nasceu na cidade de Cuiabá (Mato Grosso) em 18 de maio de 1883. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 91 anos, em 11 de junho de 1974. Quem foi dutra Ana Luisa Vasconcellos
&
Roberta Zuzzi













































& Ana Luisa Vas Governo dutra
Visita do presidente Eurico Gaspar Dutra ao navio Lloyd-América. Rio de Janeiro (DF), entre 31 jan 1946 e jan 1951. - Restabelecimento das eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos. Foram mantidas as eleições diretas para senadores, deputados federais, estaduais e vereadores;
- Garantiu a igualdade de todos os cidadãos perante a lei;
- Concedeu liberdade de associação com fins permitidos pelas leis do país;
- Estabeleceu a liberdade de manifestação de pensamento. A censura só poderia ocorrer em espetáculos voltados para a diversão pública;
- As correspondências dos cidadãos não poderiam ser violadas;
- Liberdade de crença e de realização de cultos e outras atividades religiosas;
- Garantia ampla de defesa jurídica da pessoa acusada; Constituição de 1946 e suas características - Rompimento das relações com a União Soviética e alinhamento com os Estados Unidos da América;
- Fechamento do Partido Comunista Brasileiro e cassação dos mandatos dos parlamentares deste partido;
- Fechamento de sindicatos e prisão de sindicalistas que faziam oposição ao governo;
- Criação da Escola Superior de Guerra voltada para a formação de oficiais militares;
- Criação de incentivos que favoreceu a instalação no país de grandes empresas estrangeiras;
- Criou o Plano SALTE (focado nas áreas de Saúde, Alimentação, Transportes e Energia). Com falta de recursos para investimentos, poucas ações do plano viraram realidade;
- Construção da rodovia ligando São Paulo ao Rio de Janeiro (atual rodovia Presidente Dutra). Construção da rodovia ligando a Bahia ao Rio de Janeiro;
- Visitou os Estados Unidos em 1950, onde tratou de questões diplomáticas, políticas e econômicas;
- Instalação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco; 
- Durante seu governo foi criado o Estatuto do Petróleo, voltado para a criação de refinarias e aquisição de navios petroleiros;
- Em abril de 1946, seu governo proibiu os jogos de azar em território nacional. Realizações e eventos ocorridos durante o governo Seu mandato como presidente da República teve início em 31 de janeiro de 1946, finalizando em 31 de janeiro de 1951. Eleição e mandato Aspecto da visita do presidente Eurico Gaspar Dutra aos Estados Unidos. Washington (EUA), 18 de maio de 1949. Presidente Eurico Gaspar Dutra visita os Estados Unidos, a seu lado o presidente Harry Truman. Washington (EUA), 18 de maio de 1949. Oswaldo Aranha, embaixador do Brasil na ONU, cumprimenta o secretário geral da Organização, Trigue Lie, durante a visita deste ao Brasil. Rio de Janeiro (DF), 1950. Otávio Marcondes Ferraz, diretor da Cia Hidrelétrica do São Francisco, e outros na cachoeira de Paulo Afonso. (BA), 1949. Otávio Marcondes Ferraz, diretor da Cia Hidrelétrica do São Francisco, ao centro com máquina fotográfica, no rio São Francisco em visita às obras da Usina de Paulo Afonso. (BA), 1949. Presidente Eurico Gaspar Dutra e Cristiano Machado, candidato à presidência da República, em visita à Cia Hidrelétrica do São Francisco. Paulo Afonso (BA), 19 de junho de 1950. Ministros assinam a Constituição de 1946. Presidente Dutra e Cristiano Machado, candidato à presidência da República, em visita à Cia. Hidrelétrica do São Francisco. Bahia, 19 de Junho de 1950. Otávio Marcondes Ferraz e Carlos Berenhauser Jr., diretores da Cia. Hidrelétrica do São Francisco, visitam Dimitri Trone (à esquerda) na Fábrica da General Electric. Estados Unidos, 12 de maio de 1949. Luis Carlos Prestes (ao centro) preso na Casa de Detenção durante o Estado Novo. Aspecto do plenário da Assembleia Nacional Constituinte. Rio de Janeiro (DF), 1946. Getúlio Vargas, Paulo Baeta Neves e outros por ocasião da posse de Vargas no Senado. Rio de Janeiro, dezembro de 1946. Presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) Homlogação da candidatura de Eurico Gaspar Dutra à presidência da República, no Teatro Municipal. Rio de Janeiro, 17 de julho de 1945. ¨O Jornal¨, 30 de outubro de 1945.(CPDOC/cda recortes)CPDOC - João Goulart Álbum de fotos
Full transcript