Loading presentation...
Prezi is an interactive zooming presentation

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

SEXUALIDADE

PALESTRA DA ESCOLA ANTONIO ALVES ARANHA
by

Kevin Teles

on 3 August 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of SEXUALIDADE

O hímen é uma membrana localizada na vulva de algumas fêmeas de mamíferos,
cuja principal função é evitar infecções que poderiam ocorrer nesta região, nas fases iniciais da vida do indivíduo. Ele pode ter diferentes espessuras e formas sendo, geralmente, rompido na primeira relação vaginal, com sangramento ou não, já que é pouco irrigada.
Em algumas culturas, e em indivíduos com determinados tipos de criação, é esta estrutura que caracteriza a virgindade feminina.
Entretanto, o hímen pode ser eliminado em circunstâncias diferentes, como durante a equitação; ou mesmo perdurar após algumas relações. Neste segundo caso, geralmente se trata do chamado hímen complacente, que possui elasticidade .
Para algumas outras pessoas, a virgindade é caracterizada pela ausência de relações sexuais, do nascimento até o presente momento.
Entretanto, é também controverso este tipo de abordagem, já que não existe apenas uma modalidade sexual. 

SISTEMA GENITÁRIO
MASCULINO
E
FEMININO
SEMÊM
O sêmen humano é cremoso, espumoso, gosmento, esbranquiçado e opalino.
Períodos de abstinência sexual deixam o esperma amarelado. É composto por uma mistura de secreções testiculares, vesículas seminais, próstata e glândula de Cowper. Depois de 10 a 30 minutos fora do organismo humano, o líquido espesso torna-se extremamente fluido. 
Em volume, a ejaculação de um homem sadio varia entre 3,5 e 5 ml. Volumes em torno de 0,5 ml são, em sua maioria, patológicos. Seu pH encontra-se na faixa de 8,1 a 8,4. São considerados normais 200 a 600 milhões de espermatozoides por ejaculação. Um único ml de esperma contém de 60 a 120 milhões de espermatozoides.

COMPOSIÇÃO DO
SEMEM HUMANO
Os componentes do sêmen derivam de duas fontes: esperma e plasma seminal. O plasma seminal, por sua vez, é produzido pela contribuição da vesícula seminal, próstata e glândulas bulbouretrais.
O plasma seminal dos humanos contém um complexo de componentes orgânicos e inorgânicos.
O plasma seminal fornece um meio nutritivo e protegido para os espermatozoides durante as suas jornadas até o trato reprodutivo feminino. O ambiente normal da vagina é hostil para as células do esperma, já que ele é muito ácido (devido à produção de ácido lático da microbiota vaginal), viscoso, e controlado por células imunes. Os componentes do plasma seminal tentam compensar este ambiente hostil. Aminas básicas como a putrescina, espermina, espermidina e cadavérica são responsáveis pelo cheiro e sabor do sêmen. Essas bases neutralizam o ambiente ácido do canal vaginal (que é muito nocivo ao esperma), e protegem o ADN dentro do esperma da desnaturação ácida.


VULVA
Vulva, também chamada de pudendo é a parte externa do órgão genital feminino.
Externamente pode ser revestida por pelos púbicos. É constituída pelos grandes lábios (labia majora), revestidos internamente por tecido muscular. Em seguida há um par de pregas mais finas, os pequenos lábios (labia minora), que podem ou não estar inclusos nos grandes lábios. No interior dos lábios encontram-se o clítoris, o orifício urinário (abertura da uretra) e o orifício genital (abertura da vagina).



PUBERDADE
O QUE É ?
A puberdade é um período de transição do desenvolvimento humano,
correspondente à passagem da fase da infância para a adolescência, circunstanciada por transformações biológicas de âmbito comportamental e corpóreo, conferindo pelo surgimento dos caracteres sexuais secundários diferenciados de acordo com o gênero.


CAMISINHA
Feminina:
Ela possui o formato de tubo,
com aproximadamente 17 centímetros de comprimento e 8 de diâmetro. Além disso, contém um anel em cada extremidade. Um destes ficará no fundo da vagina e outro, vazado, do lado de fora, cobrindo a vulva.

Masculina:
Para garantir a segurança, é importante que o preservativo em questão seja de qualidade, e que não tenha ultrapassado o prazo de vencimento. Além disso, nunca deve-se utilizar vaselina ou outro tipo de óleo para lubrificação: prefira camisinhas que já contenham substâncias especiais para este fim, ou adquira lubrificantes especiais, à base de água.
Importante: 
Também é necessário evitar a entrada de ar enquanto desenrola a camisinha no pênis, já que isso propicia seu rompimento. Caso ocorra, deverá ser feita a substituição. E nunca abrir a embalagem com os dentes para evitar que fure.

HIGIENE
FEMININA
Evite sentar-se em assentos de vasos sanitários públicos ou sem tampa protetora
Durante o período menstrual, troque pelo menos a cada 4 horas o absorvente
Não use absorventes internos para dormir
Só use-os em caso de extrema necessidade
Opte sempre por roupas e calcinhas confortáveis para passar o dia
Utilize sabonetes neutros e anti-bacterianos ou os próprios sabonetes intimos.

MASCULINO
Utilize sempre sabonetes neutros, para não causar alergias e irritações
Lave o pênis após as relações sexuais, ou pelo menos uma vez por dia
Seque bem após urinar
Evite usar cuecas muito apertadas e de tecidos sintéticos, opte sempre pelas de algodão e mais confortáveis.

Os cuidados com a higiene masculina são menos e mais simples que a feminina.
Doenças que Prejudicam a
Saúde Sexual
Impotência sexual

A impotência é causada por uma série de disfunções de ordens física e psicológica.
Este problema pode ser dividido entre orgânico (quando se relaciona com um órgão ou com um sistema do corpo) ou psicológico. A maioria dos casos, no entanto, está relacionada aos dois fatores. Problemas de ereção geralmente trazem reações emocionais e psicológicas fortes nos homens. Ela costuma aparecer em homens que estejam extremamente ansiosos e estressados. Por isso, é preciso reconhecer este estado de estresse para evitar complicações sexuais. E saiba que: Quase toda doença pode afetar a capacidade de ereção se tiver como resultado alterações nos nervos, nos vasos sanguíneos ou no sistema hormonal. Muitas moléstias também podem produzir mudanças no tecido muscular que forma o pênis ou então influenciar o humor e o comportamento dos homens
Câncer de próstata
Cisto ovariano
Câcer de mama
Um cisto ovariano é qualquer coleção de fluido envolvida por uma parede muito fina no interior do ovário. Qualquer folículo ovariano que é maior do que cerca de dois centímetros é classificado como cisto ovariano. Um cisto ovariano pode ser pequeno como uma ervilha ou maior que uma laranja.
A maioria dos cistos ovarianos são funcionais e inofensivos (benignos).
 Nos Estados Unidos, os cistos ovarianos são encontrados em aproximadamente todas as mulheres pré-menopáusicas, e em até 14,8% das mulheres pós-menopáusicas.
Os cistos ovarianos afetam mulheres de todas as idades. Eles ocorrem mais frequentemente, entretanto, nos anos de fertilidade da mulher.
Alguns cistos ovarianos causam problemas como sangramento e dor. Pode ser necessária uma cirurgia para remover cistos maiores que 5 centímetros em diâmetro.

O QUE SÃO ?
As doenças sexualmente transmissíveis são doenças provocadas por bactérias, fungos e vírus e que se transmitem por contacto sexual íntimo, quando um dos parceiros se encontra infectado.
Existem várias destas doenças, também conhecidas por doenças venéreas, sendo de salientar a Sífilis, o Herpes genital, a Hepatite B, a SIDA, a Candídiase, a Gonorreia, etc.


Sida
O QUE É ?

SINTOMAS

FORMAS DE
CONTÁGIO

A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo vírus VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana).
Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inativo” (as pessoas chamam-se soropositivas), ou “ativo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa. Um indivíduo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infecções muito variadas ou mesmo certos tipos de cancro.
A SIDA ainda não tem cura, sendo mesmo mortal.

Apenas alguns desenvolvem, ao serem contagiados, os primeiros sintomas,
muito parecidos com a gripe (febre, transpiração e debilidade geral) e em cerca de 30%  dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. Estes pacientes não associam este mal-estar com a SIDA, pensam que se trata de um forte resfriado ou esgotamento. Se o inchaço dura 3 meses, quase podemos estar seguros que essa pessoa é portadora do vírus.

Partilhar seringas infectadas, relações sexuais com portadores,
sexo oral, transmissão ao feto pela mãe, tatuagens com agulhas não esterilizadas, partilhar objetos cortantes e pessoais (lâminas, escovas de dentes, máquinas de barbear...).


Sífilis
O Que é ?

Esta doença é provocada pela bactéria Treponema Pallidum,
que apesar de ser contagiosa e perigosa, é curável se for tratada a tempo. A Sífilis ataca qualquer tecido desde a pele aos ossos, fígado, órgãos genitais e olhos. O seu maior perigo é alcançar a sistema nervoso e o coração, o que pode levar à morte. A bactéria da sífilis, para sobreviver, precisa de um ambiente quente e úmido.

Sintomas

Inicia-se 3 semanas após o contágio, no local da infecção, na região genital, um pequeno nódulo rosado que evolui para uma úlcera indolor. Na segunda fase da doença, há uma erupção cutânea com sintomas de mal-estar, fadiga, dores de cabeça e nos ossos. Até esta altura a doença é muito contagiosa, mas curável.
FORMAS DE
CONTÁGIO

Quase exclusivamente por contacto sexual.
Um simples beijo em qualquer zona que tenha uma pequena ferida, é arriscado. Não há contágio através dos sanitários, toalhas e outros objetos.

CANDIDÍASE
O QUE É?

Doença causada pelos fungos Candida albicans,
que se desenvolvem num local quente e úmido da vagina.

SINTOMAS

No homem verifica-se uma inflamação acompanhada de pontinhos vermelhos no pênis e ardor.
A mulher sofre de inflamação e irritação nos lábios da vulva, acompanhado de um fluxo espesso e esbranquiçado. Pode haver complicações, como é o caso da ureterite.

FORMAS DE CONTÁGIO

Contacto sexual ou proliferação do fungo.

GONORREIA
O QUE É?

Uma infecção das vias genitais provocada por bactérias,
designadas genericamente por gonococos. Pode afetar o colo do útero da mulher e também a uretra do homem, podendo expandir-se para a região anal. A gonorréia não tratada pode conduzir à esterilidade em ambos os sexos.

SINTOMAS

Aparece um ardor e um pus acinzentado ou esverdeado, através do pênis ou da vagina, entre 15 a 30 dias após o contágio. Também se pode sentir dor ao urinar.
FORMAS DE CONTÁGIO

Contacto sexual direto; durante o parto.

HERPES GENITAIS
O QUE É?

Afetam os órgãos genitais e as zonas envolventes.
É uma doença que não tem cura e é causada pelo vírus Herpes Simplex. Apenas existem medicamentos que aliviam as dores.
SINTOMAS

O herpes caracteriza-se por vesículas,
em forma de cacho, que aparecem 4 - 5 dias após o contágio, que acabam por rebentar e deixar a carne a descoberto. São acompanhadas por um ardor intenso.

FORMAS DE CONTÁGIO

Transmite-se por contacto sexual

HEPATITE B
O QUE É?

É uma doença causada por um vírus que ataca o fígado,
sendo o sangue o principal meio de transmissão e depois a saliva. Se não for tratada, pode provocar a morte. O vírus sobrevive durante bastante tempo e resiste a alguns desinfetantes.

SINTOMAS

A princípio é parecido com a gripe, sintomas de náuseas,
vômitos, diarreias, cansaço, falta de apetite, surgimento de icterícia, alteração da cor das fezes e da urina.

FORMAS DE CONTÁGIO

Transmissão ao feto pela mãe, através do sêmen
e secreções vaginais, suor, lágrimas e
saliva.

ABORTO
Enfim, sexo pode proporcionar muitos momentos prazerosos, desde que seja feito com responsabilidade, e prevenção, para que não acabe tornando-se uma frustração.
Full transcript