Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Luís Gomes)

Trabalho de Geologia (10º ano)
by

luis gomes

on 10 December 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Luís Gomes)

Impactes Ambientais Proteção Ambiental A Necessidade de Recorrer à Proteção Ambiental Poluição São o conjunto de ações ou comportamentos do Homem que são capazes de interferir com o equilíbrio natural dos subsistemas terrestres.
São muitos os impactes ambientais que o homem é capaz de produzir sobre os quatro subsistemas da Terra: Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável São medidas adotadas para proteger o meio ambiente da degradação e exploração inadequada, através de:
leis;
regras de conduta;
padrões de consumo;
eliminação de poluentes;
educação e conscientização do cidadão para a importância do meio ambiente. O crescimento populacional é um dos problemas que aflige actualmente a Humanidade, e em particular a um conjunto de países subdesenvolvidos.

Este crescimento populacional fez com que muitas das populações se instalassem em zonas consideradas como sendo de risco geológico. Pode ser definida como a ação do Homem que provoca alterações negativas nos subsistemas terrestres, devido às suas diferentes actividades.

Infelizmente, a sua percentagem é cada vez maior, principalmente nos Países Desenvolvidos, onde a indústria é a principal responsável pelo seu aumento. Jéssica Silveira; Luís Gomes; Mafalda Paixão
10 CCT Nos países desenvolvidos, o crescimento económico levou ao desenvolvimento de indústrias, aumentando o número de postos de trabalho e consumo, mas, ao mesmo tempo, agravou a poluição e as agressões ao ambiente. As migrações do campo para a cidade também são uma das razões, pois provocam o abandono dos campos, normalmente localizados no interior do país, (levando à falta de matéria prima) provocando um aumento do crescimento populacional nas cidades, agravando também a poluição. Existem vários tipos de Poluição. Citam-se alguns tipos:

Poluição do Solo;
Poluição da Água;
Poluição do Ar;
Poluição Sonora;
Poluição Luminosa.

A poluição provocada pelo Homem representa graves consequências para o meio ambiente, ou seja, Impactes Ambientais. É o conjunto de processos e atitudes que podem satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

No entanto, por vezes, este conceito não é aplicado, principalmente nos países em desenvolvimento. Desenvolvimento Sustentável Associado a deslizamentos de terra, à actividade sísmica intensa, a inundações, etc, o que pode levar à perda de muitas vidas e agravamento da economia de um país.

Muita das vezes também este crescimento populacional obriga à destruição do meio ambiente para que seja possível o aumento da área de construção de habitações ou indústria, pois o crescimento populacional é superior, em alguns casos, à área onde o mesmo se verifica. Risco Geológico Tipos de Poluição Exploração de rochas e minerais, com a abertura de pedreiras;

A poluição dos solos e das águas, superficiais e subterrâneas, devido à intensa atividade agrícola e urbana;

Destruição do património geológico devido à necessidade de exploração dos recursos geológicos;

Artificialização de linhas de água com consequências dramáticas sobre as populações ribeirinhas;

Artificialização da paisagem com a construção de diversas infraestruturas;

Aumento do efeito de estufa e do aquecimento global.


Resumindo, a atividade humana gera diferentes formas de impacte ambiental. Medidas Para Promover um Desenvolvimento Sustentável Política dos 5`r - (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar);

Promover o ordenamento do território, aplicando alguma legislação produzida para o efeito;

Promover a conservação de determinadas áreas do nosso país, ou seja, Áreas de Proteção Ambiental;

Incentivar a recuperação de áreas degradadas (lixeiras e minas abandonadas) e reduzir os impactes ambientais negativos de modo a proporcionar novos espaços de lazer e convívio. Migrações Crescimento Populacional Crescimento Económico Área geralmente extensa, com certo grau de ocupação humana, rica em atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e têm como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
A Área de Proteção Ambiental é constituída por terras públicas ou privadas. Área de Proteção Ambiental Área de Proteção Ambiental em Portugal Em Portugal, existem diversas áreas protegidas cuja classificação tem em conta as características da fauna, flora e geologia da região, designadas:

Parque Nacional (1);
Parque Natural (13);
Reserva Natural (9);
Paisagem Protegida (6);
Monumento Natural (5); Áreas de Proteção Ambiental no Mundo A proteção de áreas no mundo tem aumentado nos últimos anos, o que amplia a chance de as gerações futuras terem a oportunidade de conhecer diferentes ecossistemas. Segundo pesquisadores dos Estados Unidos da América é o Brasil que tem a parcela mais relevante neste avanço. "Um dia esta árvore será a nossa salvação " Agostinho da Silva
Full transcript