Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Meio Ambiente e Sociedade de Risco

No description
by

Juliano Lopes

on 1 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Meio Ambiente e Sociedade de Risco

Paranóia do Risco Momento Cosmopolita Questionamentos MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE DE RISCO Sobre o Autor Ulrich Beck RISCO X CATÁSTROFE RISCO - Riscos são a antecipação da catástrofe. - Estado permanente de virtualidade.
- Não são reais. Catástrofe - Catástrofe é diferente de risco, é real. - Nasceu na Alemanha, em 1944.
- Estudou Direito na Universidade de Freiburg.
- Doutorado em Sociologia na Universidade de Munique, em 1972.
- Atualmente, Professor na Universidade de Munique e na London School of Economics.
- Principais áreas de interesse: Globalização, Modernização, Problemas ambientais, desigualdades sociais. SOCIEDADE DE RISCO Sociedade moderna = Sociedade de risco, pois se ocupa em: debater, prevenir e administrar os riscos por ela produzidos Ao buscar a modernidade e o desenvolvimento da ciência (muitas vezes a qualquer preço), as descobertas e as criações se expandem cada vez mais para campos desconhecidos, com a necessidade de gerar resultados cada vez mais prontamente, muitas vezes grande parte destas novas descobertas maravilhosas sequer tem tempo para serem adequadamente testadas à vida humana, gerando riscos imprevisíveis. Segurança e Antecipação do Risco O desconhecimento dos riscos leva ao desconhecimento de quais medidas de segurança devem ser tomadas, gerando uma situação de hiperatenção a necessidade de segurança, e até a excessos. Percepção do risco global Características do Risco Global: des-localização, incalculabilidade, não-compensabilidade - As consequências são produzidas, em caráter incalculável, pela própria ciência.

- Incalculabilidade crescente à medida que aumenta a apreciabildade das consequências secundárias.

- A interconectividade do mundo hoje conecta também os problemas e maximiza os riscos.  A determinação de riscos hoje influência em zonas centrais de poder – economia, política e instâncias de controle institucional, e como as questões estão muito fragmentadas, os perigos e incertezas que isso gera refletem diretamente nestas esferas de poder. A “invisibilidade” do risco em grande parte das circunstâncias, até que ele seja iminente, é motivo de desconfiança da sociedade em relação à ciência. - A desterritorialização de empresas, de movimentos, de grupos de ação, de terroristas e da própria ciência retira o poder de ação e de controle que o Estado soberano westfaliano tinha e agora não tem mais sobre as questões que o atingem diretamente. Antecipação do Risco e Compulsão para Ação Antecipação do desastre na forma do Risco e Paranóia –> Compulsão para Ação (ex.: guerra preventiva). Ambientalismo e Compulsão pela Ação - Discurso político científico gera nas questões ambientais compulsão para ação. O que muitas vezes conduz a questões e comportamentos incentivados que são ambíguos em si próprios, gerando conflito em sua prática ou não.

Ex.: Sacola pano x comprar saco para descartar lixo
Lavar para descartar x água potável jogada fora

- Grupos ambientalista/sociedade civil organizada (e indivíduos) preocupada organizada: Greenpeace/WWF

 “Os riscos são o produto histórico, a imagem refletida das ações humanas e suas omissões.” PARANOIA? Quando não se sabe contra quais riscos e perigos se luta, qualquer coisa vira o inimigo e o ambiente de paranoia aumenta, as pessoas não sabem o que, quando e de onde esperar. Sociedade de Risco e Problemas Não Conhecimento de Decisões Jogos de Poder Governo Alternativo? Será que tudo é risco ou os riscos são apenas imaginados? É possível gerenciar as questões ambientais globalmente nesta sociedade de risco? O que é o "Momento Cosmopolita" da Sociedade de Risco?? Atravessando Fronteiras Reconhecimento da Pluralidade Não Exclusão do Estrangeiro Espaço Global de Ameaças Responsabilidade Transcendente? Riscos Globais podem subverter a ordem de poder e dar voz aos menos privilegiados? Percepção de Risco Global Características: des-localização, incalculabilidade, não-compensabilidade Teoria do Discurso e Política
Full transcript