Alimentação no Primeiro ano de Vida
Leites Adaptados
Biberões
Os pediatras recomendam que a esterilização de todos os objectos do bebé seja feita após cada uso, pelo menos, até ao terceiro mês de vida da criança.
Durante os primeiros meses de vida, o bebé alimenta-se exclusivamente de leite materno e/ou infantil.
A partir dos 4-6 meses deve começar a introduzir-se os novos alimentos na sua alimentação diversificada.
Diversificação
Alimentar
Etapas do Leite Materno
Os primeiros alimentos a partir dos 4 meses
Andreia Filipa Lopes Nogueira nº1 12ºJ
Webgrafia
ÍNDICE
B. Alimentação no Primeiro ano de vida.
Leite Materno;
Leites Adaptados;
Biberões;
Limpeza de materiais.
C. Diversificação Alimentar.
INTRODUÇÃO
CONCLUSÃO
Leite Materno
O leite materno tem tudo a seu favor,satisfaz na perfeição as necessidades nutricionais do bebé e a sua composição vai evoluindo de modo a acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebé, bem como as suas crescentes necessidades nutricionais.
Após o nascimento, o bebé alimenta-se de um "leite" amarelado e espesso que é muito fácil de digerir.
Este "leite" é chamado de colostro, um “leite” que a mãe produz desde o segundo trimestre de gravidez.
O colostro é rico em proteínas e anticorpos e constitui o alimento ideal para o bebé recém-nascido.
Além disso, vai ajudar o bebé a fazer as suas primeiras fezes, chamado de mecónio. O colostro deve ser oferecido ao bebé sem limitação e tão cedo quanto possível.
O colostro dá lugar ao "leite de transição".
Este leite é mais alaranjado e fluido, e é menos rico em proteínas mas mais rico em lactose (açúcar do leite), lípidos (gordura) e cálcio. É este primeiro leite que é comumente referido como "a subida do leite" e que significa que a mãe começa a produzir leite em maior quantidade.
Do 3º ao 14º dia
No final da segunda semana
O leite torna-se "maduro".
O leite maduro tem uma cor branco-azulada é ligeiramente transparente e contém tudo o que o bebé necessita para o seu crescimento: água, proteínas, hidratos de carbono (90% dos quais na forma de lactose, essencial para o desenvolvimento cerebral), lípidos (incluindo ácidos gordos essenciais), minerais (cálcio, ferro, fósforo, etc.) e todo o tipo de vitaminas.
A mãe pode optar pela amamentação,ou não, caso a sua escolha seja não amamentar, a escolha do leite a dar ao bébé é uma tarefa muito importante.
http://www.sweetcare.pt/nutriben-papas-com-gluten-mais-6-meses-p-CR0002NU.aspx
http://www.sweetcare.pt/nutriben-papas-sem-gluten-mais-4-meses-p-CR0001NU.aspx
http://www.sweetcare.pt/nutriben-leites-especificos-p-CR0004NU.aspx
Vidro ou plástico?
Que tamanhos e formas escolher?
Quantos biberões devo comprar?
Tetina de silicone, borracha, látex ou tetinas especiais para facilitar a transição do aleitamento materno para o biberão: qual escolher?
Curiosidade
3520 é o número médio de biberões que um bebé toma durante os primeiros três anos de vida!
Com a Realização deste trabalho pretendo mostrar algumas responsabilidades evidentes na "criação" de um bébé.
Relativamente á alimentação no primeiro ano de vida, vou abordar temas como a importancia do leite materno, e os se nãos dos leites adaptados, bem como, qual o melhor biberão a comprar na hora de escolher, e por ultimo, a limpeza do material, como por exemplo dos biberões.
Como seres indefesos, os bébés, precisam de alguem responsável para seus cuidadores e que tenham em atenção as suas necessidades nutricionais, assim sendo este será também um dos temas que abordarei.
Limpeza do Material
No entanto, é necessário que não se esterilize durante um período de tempo para que as crianças entrem em contacto com as bactérias que vão ajudar a desenvolver as suas próprias defesas.
Após os quatro meses será necessário, por precaução, fazer uma esterilização a cada 15 dias para evitar que os resíduos de leite ou de outros alimentos possam gerar germes.
Mais tarde, lavar com água e sabão será suficiente.
Limpeza do Material
Limpeza do Material
A partir dos seis meses os utensílios de comer do bebé podem ser lavados na máquina mas num programa com uma temperatura acima dos 80 graus. Contudo, recomenda-se que tanto a tetina como o biberão sejam esterilizados de vez em quando para eliminar as possíveis bactérias.
Limpeza da Roupa
A primeira sugestão dos pediatras é lavar todas as roupinhas antes do bébé as vestir.
Dispense produtos químicos usados em roupas de adultos e até mesmo os produtos infantis, que devem ser utilizados somente a partir do quarto ou quinto mês.
Limpeza da Roupa
Para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição, portanto não causa alergia. Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.
Papa de cereais sem glúten devido ao seu sabor simples e textura suave, à sua riqueza nutricional e à sua fácil digestão.
Puré de fruta: Preferencialmente da época e bem madura, começando pela maçã, pera, banana e marmelo, etc. Pode ser fruta crua esmagada ou ralada, ou cozida, sem adicionar açúcar.
Puré de legumes: legumes simples por exemplo de batata e gradualmente pode introduzir outros legumes como abóbora.
Os primeiros alimentos a partir dos 6 meses
Papas de cereais com glúten
Carne: Preferencalmente as variedades mais magras como a carne de aves, como frango e peru, e de coelho.
Alimentos lácteos infantis que podem combinar os benefícios nutricionais do leite com o delicioso sabor da fruta ou dos cereais, contribuindo para a ingestão de leite e seus derivados que são ricos em cálcio.
Os primeiros alimentos a partir dos 8 meses
Peixe: Prefira os peixes brancos como pescada, linguado e maruca. O peixe deve ser adicionado triturado à sopa de legumes.
Gema de ovo: A partir dos 9 meses é possível introduzir a gema na sopa de legumes do bebé até 2 vezes por semana.
No início junta-se apenas ¼ gema cozida, ½ na semana seguinte e após um mês uma gema inteira.
Os primeiros alimentos a partir dos 8 meses
Arroz e massa: A partir dos 10 meses introduzir o arroz em bago e a massinha (como estrelinhas e letras) em pequena quantidade e muito bem cozida na sopa de legumes.
Leguminosas: A partir dos 10 meses, as leguminosas, como feijão e grão, podem ser adicionadas à sopa de legumes em pequena quantidade
Os novos alimentos a partir dos 12 meses
A alimentação da criança deve ser dividida em 4 a 5 refeições com intervalos regulares por dia: pequeno-almoço, meio-da-manhã, almoço, meio-da-tarde, jantar, e se necessário, ceia.
O melhor indicador é o bebé: ele vai parar ou recusar comer quando estiver saciado.
Finalmente, e o que dar de beber ao bebé? Água ou sumo 100% fruta, sem adição de açúcar
Com a Realização deste trabalho espero ter elucidado dos os meus colegas para a importancia da diversidade alimentar no primeiro ano de vida bem como outros cuidados relativos a alimentação.
Disciplina: Saúde
Docente: Ana Magalhães
Módulo 9: Saúde Infantil
Ano letivo: 13/14
http://www.nestlebebe.pt
http://www.lindoyaverao.com.br/noticias/11-beneficios-de-beber-agua-mineral/
http://www.maemequer.pt/
http://demaeparamae.pt/
A. Introdução
D. Conclusão
E. Webgrafia
Present Remotely
Send the link below via email or IM
Present to your audience
- Invited audience members will follow you as you navigate and present
- People invited to a presentation do not need a Prezi account
- This link expires 10 minutes after you close the presentation
- A maximum of 30 users can follow your presentation
- Learn more about this feature in our knowledge base article
Alimentação no Primeiro ano de Vida
No description
by
Tweet