Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Redes Sociais: uma idéia que deu certo

No description
by

Jéssica Fontes

on 13 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Redes Sociais: uma idéia que deu certo

REDES SOCIAIS:
Uma idéia que de Certo Uma rede social é uma estrutura social compostapor pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma dascaracterísticasfundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando elacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os articipantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente." A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação que ganhou bastante destaque nos últimos anos, são elas as redes sociais na internet.Para compreender como se deu a evolução das redes sociais na internet, é necessário um breve relato histórico sobre o seu surgimento. Antes de 1980, de acordo com Lemos e Santaella (2010) o termo Redes era pouco conhecido e utilizado. A primeira menção foi criada através da metáfora ator-rede, ideia apresentada por Wasserman e Faust (1994) e Degenne e Forse (1999).O conceito Ator-rede ajudaria a definir as Redes Sociais, na medida em que atores representam as pessoas, instituições ou grupos, e a rede designaria as conexões estabelecidas através das interações ou os chamados laços sociais. As redes sociais existem desde o inicio da humanização, se aceitarmos que o Homem é um ser social, desde o inicio da humanidade que existem as redes sociais, as famílias, os amigos, os conhecidos, os habitantes da mesma região, etc…
As Redes sociais surgem exatamente da necessidade do ser humano emcompartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles.
Dessa forma, entendemos redes sociais como qualquer grupo que compartilhe de um interesse em comum, um ideal, preferência, etc. Exemplos de redes sociais: Clube de futebol, igreja, sala de aula, empresa. Quando essa interação social parte para o ambiente online, nesse momento temos as chamadas
redes sociais digitais, estas tem passado constantemente por uma série de evoluções. FORMAS DE REDES SOCIAIS
As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são:
Redes comunitárias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.Redes profissionais: prática conhecida como networking, tal como o linkedin, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais.
Redes sociais online: tais como Facebook, Orkut, MySpace, Twitter,Badoo WorldPlatform (normalmente estamos acostumados a redes sociais públicas, mas existem privadas. Normalmente, existem estágios de tempo em cada rede social até que se torne pública) que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções.Como já dito acima, existem redes sociais públicas, em que o registro está desbloqueado para todos. As privadas podem pedir o endereço eletrônico e só depois de uma resposta é que o registro fica disponível, nesse tipo de rede nem sempre são aceites todos os tipos de pessoas. Existem ainda as redes sociais pessoais, para família ou amigos, pouco conhecidas na Internet. O CENÁRIO ATUAL DAS REDES SOCIAIS
A idealização da Web 2.0 e a criação do Facebook marcam, de acordo com Lemos e Santaella (2009) o início da era das Redes 3.0.Estas são caracterizadas pela integração com outras Redes, como também, pela utilização generalizada de jogos sociais como Farmville e Mafiawars e o uso de aplicativos para mobilidade.Dentro das características das Redes Sociais 3.0 fazem parte, portanto, o Facebook e o Twitter.
As Redes Sociais foram evoluindo ao ponto que suas interfaces passaram por constantes atualizações. Segundo Lemos e Santaella, (2009) as Redes Sociais 2.0 conseguiram reunir em uma mesma interface todas as possibilidades de comunicação da época: comentário, fóruns, chats, mensagem de um membro para outro e quadro coletivo de recados. REDES SOCIAIS NAS EMPRESAS
As Redes Sociais nas Empresas já estão mais populares do que se imagina. O grande potencial dessas novas ferramentas de marketing já é conhecido e trabalhado por muitas empresas. Trabalhar as Redes Sociais em benefício a sua empresa é mais fácil e rápido do que você imagina. E o melhor, os resultados vão te surpreender.
A WSI Marketing na Internet trabalha com o monitoramento e gerenciamento de Redes Sociais nas empresas de todos os tamanhos e segmentos. Trabalhamos seu perfil de Facebook, Twitter, Flickr, Linkedin, gerando conteúdo e monitorando sua marca, a fim de trazer cada vez mais seguidores e fãs para seu negócio. Esse trabalho envolve a criação de conteúdo significativo sobre sua marca ou qualquer assunto relacionado para seu público-alvo. Veja abaixo as principais vantagens de gerenciar as mídias sociais a favor de seu negócio. VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NAS EMPRESAS
• Fortalecimento da sua marca através da elaboração de conteúdo significativo para seu público-alvo.
• Criação de um canal de comunicação extremamente eficiente para sua empresa.
• Fidelização e retenção de clientes.
• Aumento das vendas recorrentes através do fortalecimento da marca.
• Grande canal de divulgação de novos produtos e serviços.
• Direcionar mais visitantes para seu site através do SMO.
• Divulgação de novas utilidades e aplicações para seus produtos e serviços.
•Expansão do alcance de sua marca.

ANÁLISE DE REDES SOCIAIS
A análise de redes sociais (relacionada com as redes complexas) surgiu como uma técnica chave na sociologia moderna. O conceito surgiu na Sociologia e Antropologia Social. No final do século XX, o termo passou a ser olhado como um novo paradigma das ciências sociais, vindo ser aplicada e desenvolvida no âmbito de disciplinas tão diversas como a antropologia, a biologia, os estudos de comunicação, a economia, a geografia, as ciências da informação,
a psicologia social e, sobretudo, no serviço social. 1995-2002 Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foram criadas, uma das redes sociais dessa época que mais se aproxima dos formatos atuais é a rede chamada Friendster. Essa rede social conquistou muitos internautas, pesquisas feitas na época revelaram que 1 em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.
Com o conceito de circulo de amizades a Friendster encorajava laços de relacionamento entre pessoas com interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da Sixdegrees ela também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos. A Friendster registrou mais de três milhões de usuários
cadastrados. O crescimento no número de usuários da Friendster, porém, foi acompanhado de vários problemas técnicos enfrentados pela rede social.
Atualmente ele ainda possui usuários na Ásia. Logo após o sucesso da Friendster surgia à rede social conhecida como My Space, ela por sua vez era concebida como o “clone” da Friendster, uma espécie de nova versão. Uma curiosidade a respeito dessa rede social foi a sua primeira versão feita pressadamente, segundo relatos à rede social foi codificada em apenas dez dias.
Com o seu aperfeiçoamento, o My Space se destacou por se mostrar uma rede social totalmente interativa, com espaços para músicas, fotos e um blog que poderia ser personalizado por cada usuário. O My Space se tornaria uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.
O Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Google chamado Orkut Büyükkokten , ele que levaria seu nome a rede social, criou o Orkut com a proposta de possibilitar aos usuários a criação de novas amizades. Em seu lançamento, o público alvo seria os internautas americanos. No entanto, a rede social faria sucesso mundial, em dois países em especial o Brasil e a Índia. O Orkut se tornou uma febre, inicialmente era necessário o envio de um convite por parte de algum amigo que já estava participando da rede. Isso gerou uma enorme interação por parte dos usuários que dessa forma rapidamente difundiram o uso do Orkut. O grande “Boom” das redes sociais aconteceu em 2004 com a chegada da web 2.0, ela que por sua vez indicava a chegada da segunda geração de comunidades, uma espécie de evolução da web após a bolha da internet.
No mesmo ano outra rede social era criada, no inicio chamado de The Facebook, o Facebook seria fundado pelos ex-estudantes da Universidade de Harvard Mark Zuckerber , Dustin Moskovitz ,Eduardo Saverin e Cris Hughes .No seu inicio funcionaria de forma restrita somente para os estudantes de Harvard. Com o passar do tempo foi expandindo para outros campos estudantis e somente em 2006, qualquer usuário com mais de 13 anos poderia criar o seu perfil no Facebook.
Atualmente o Facebook lidera o ranking de redes sociais no Brasil, onde em julho de 2012, ele aparece com 54,99% da preferência nacional em visitas. O Facebook tem utilizado diversas estratégias com o claro objetivo de manter os usuários o maior tempo possível conectado a sua rede. Existem planos do lançamento de um navegador próprio, sendo esse navegador resultado da compra do navegador Opera, que atualmente possui cerca de 200 milhões de usuários.
O Facebook tem crescido a medida que a rede social evolui como uma espécie de habitat completo, onde os aplicativos, jogos e recursos tem proporcionado aos usuários um leque cada vez maior de atividades possíveis dentro da rede social.

No ano de 2006 criado pela Obvios Corp, seria lançada a rede social Twitter, até então considerada a mais inovadora no que se refere à velocidade da
informação. O termo Twitter foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar os demais pássaros sua atual localização e atividade. Com características bem diferentes das demais redes sociais, e com apenas 140 caracteres para publicação de algum conteúdo o Twitter passou alguns anos no anonimato. O Orkut até meados de 2008 era grande preferência da maioria dos brasileiros, mas, a partir do ano de 2009 o Twitter foi conquistando cada vez mais espaço se tornando hoje uma das principais des sociais do mundo.

Após algumas tentativas frustradas de lançar uma rede social que realmente fizesse sucesso, o Google lançou o novo projeto chamado de Google+ ou plus. A gigante das buscas lancaria seu novo projeto dando destaque nos círculos e a Social Search. A ideia inicial da rede Google+ seria permitir uma interação dos usuário de maneira seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade. Utilizando ferramentas como o Hangout onde é possível fazer uma conferência em tempo real com vários usuários, o Google trouxe a presença de grandes artistas para representar a rede social. AS 10 MAIORES REDES SOCIAIS DO MUNDO
1°. Facebook  – 1.191.373.339 
2°. MySpace  – 810.153.536
3°. Twitter  – 54.218.731
4°. Flixster  – 53.389.974
5°. Linkedin  – 42.744.438
6°. Tagged  – 39.630.927
7°. Classmates  – 35.219.210
8°. My Year Book  – 33.121.821
9°. Life Journal  – 25.221.354
10°.Imeem  – 22.993.608 CONCLUSÃO
As crescentes mudanças que ocorrem no mundo empresarial vêm obrigando as organizações a estarem inseridas no contexto das novas tecnologias, que é premissa básica para aquele que deseja estreitar relações com o seu público-alvo. Assim, os profissionais de marketing buscam vários meios de relacionamento com seus clientes como base para sua sobrevivência. Numa sociedade sintonizada com a internet, as redes sociais atuam como peça-chave para fortalecer círculos de amizade, conhecer pessoas de diferentes culturas, trocar experiências e compartilhar ideias. É neste contexto que as empresas descobriram um novo modelo para travar negócios, incentivar interesses, criar mercados, conhecer os consumidores, testar novos produtos e monitorar suas marcas; são as redes de relacionamento como o Orkut, Myspace, Facebook, You Tube, blogs, Twitter entre outros. Baseada na técnica de análise de conteúdo foi realizada uma pesquisa dos dados estatísticos referentes a essas ferramentas de comunicação, com o objetivo de analisar a importância das redes sociais e seu uso pelo setor de marketing na organização, à luz do referencial teórico e que pretende apresentar qualitativa e quantitativamente estas informações. Ficou claro que as empresas que se utilizam das redes sociais como estratégia de comunicação, estão obtendo melhores resultados e vantagem competitiva no mercado.
Full transcript