Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Trabalho de Filosofia

Responsabilidade ecologica
by

catarina lopes

on 27 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trabalho de Filosofia

A ecologia A poluição Aquecimento global A influência do Homem Introdução Filosofia Conclusão Responsabilidade ecológica A responsabilidade Trabalho realizado por: Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Filosofia.
Escolhemos este tema pois pretendemos esclarecer as nossas dúvidas e também conhecer mais sobre este problema que é muito visivel hoje em dia. Catarina Lopes
Catarina Charneca
Vera Zurrapa 10ºD Ano letivo 2012/2013 A ecologia é o estudo da relação entre os organismos e os ambientes em que vivem, incluindo todos os componentes vivos e não vivos.
A Ecologia aplicada diz respeito á gestão e conservção de 'habitats' e ás consequências e controlo da poluição. O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O acréscimo das concentrações atmosféricas destas substâncias, a sua deposição no solo, nos vegetais e nos materiais é responsável por danos na saúde. Provoca também uma redução da produção agrícola, danos nas florestas, degradação de construções e obras de arte e de uma forma geral origina desequilíbrios nos ecossistemas. Em Portugal, os problemas de qualidade do ar não afectam o território de uma forma sistemática, localizando-se em algumas áreas onde é maior a concentração urbana e a presença de grandes unidades industriais (Sines, Setúbal, Barreiro-Seixal, Lisboa, Estarreja e Porto). A reponsabilidade é a obrigação de responder pelas próprias ações, e prevê que as mesmas se apoiam em razões ou motivos. É cada um responsabilizar-se pelos seus atos, compreender que são eles que constroem e moldam um ser humano.
A liberdade e a responsabilidade estão nterligadas na medida em que só somos realmente livres se formos responsáveis, o contrário também acontece, só somos responsáveis se formos livres.
Ter reponsabilidade implica ter uma escolha e uma decisão, que vai ao encontro da própria definição de liberdade. o meio ambiente É o espaço que rodeia todos os seres vivos. No meio ambiente, os seres vivos encontram condições para viver.
O meio ambiente apresenta, hoje em dia, o problema da poluição, este problema está a destruir muitos meios ambientes, 'habitats'. poluição atmosférica poluição hídrica poluição do solo Existem 5 tipos de poluição: poluição luminosa poluição sonora Estes tipos de poluição vão, diretamente ou indiretamente, provocar o aquecimento global. "Por que razão é importante assumir a responsabilidade pela ecologia?"

O Homem não respeita a Natureza e ela revela-se com cataclismos a que todos nós no mínimo ou assistimos ou ouvimos falar.
A influência do homem sobre o equilíbrio ecológico data da sua aparição sobre a Terra e provocou uma regressão dos sistemas naturais, em relação com o estado que se poderia supor mais provável se a espécie humana não tivesse existido ou não tivesse estado presente na biosfera terrestre.
Conforme o homem parte para modos de produção econômica mais desenvolvidos era preciso poder dispor de meios técnicos mais eficazes e isso coincidiu além do mais com um aumento da densidade populacional. O equilíbrio do homem com a natureza começava a ver-se comprometido. Durante toda a Idade Média prosseguiu a destruição abusiva de bosques para facilitar a agricultura ou o tráfico de gado, ao mesmo tempo que a madeira se transformava num produto cada vez mais utilizado. " O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos."
Albert Schweitzer O aquecimento global é atual aumento na temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra.
O que esta a provocar o aquecimento global é o agravamento do efeito de estufa, que esta a destabilizar o equilibrio energético no planeta.
As consequências do aquecimento global são:
- Aumento do nível dos oceanos;
- Crescimento e surgimento de desertos;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
Com este trabalho reconhecemos a problemática abordada, identifica-mos os elementos constituidos da temática em questão, relacionando-os com Filosofia e percebe-mos melhor os problemas que o Homem provoca na natureza e como é sua responsabilidade prevenir esses mesmos.
Full transcript