Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

PSICOPATISMO

No description
by

Álison Klener

on 28 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of PSICOPATISMO

Características especificas de cultura, idade e gênero PSICOPATIA TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE DO ANTI SOCIAL Psicopatas do Divã VEJA Entrevista Robert Hare PSICOPATIA Álison Klener
Anderson Luis
Danilo Brito
Débora Noronha
Pedro Henrique
Vinicius Almeida CARCTERÍSTICAS DIAGNÓSTICAS: A-DESRESPEITO E VIOLAÇÃO DE DIREITOS 1: Falta de adequação as normas

2: Engano com a finalidade de obtenção de vantagens pessoais (Egocentrismo)

3:Impulssividade e falta de planejamento futuro

4:Agressividade e irritabilidade

5:Desrespeito a segurança alheia

“Se existe uma personalidade criminosa, esta se realiza por completo no psicopata. Ninguém está tão habilitado a desobedecer às leis, enganar ou ser violento como ele." 6: Irresponsabilidade

7: Falta de remorso ao cometer atos socialmente inadequados

“Chora...
Pede Barni à Suzane.
Começa a chorar e fala:-Não quero falar mais!
Ela responde:
-Não vou conseguir! B- IDADE MÍNIMA PARA O DIAGNÓSTICO: 18 ANOS

C- EVIDÊNCIAS DO TRANSTORNO ANTES DOS 15 ANOS Em que medida o ambiente influencia na constituição de uma personalidade psicopata? É possível observar sinais que indiquem que uma criança pode se tornar um adulto psicopata? PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN E na atualidade? D- A PSICOPATIA NÃO SE DIAGNOSTICA QUANDO OCORRE EM EPISÓDIOS MANÍACOS OU ESQUIZOFRENICOS (Episódios específicos e diagnosticados). E AGORA?



Psicopatia ou sociopatia, qual a diferença? Ela realmente existe ou é uma questão de nomenclatura Qual a diferença entre um psicopata e uma pessoa comum?

“A diferença entre um psicopata e uma pessoa comum é que eles apresentam uma atividade cerebral reduzida nas estruturas emocionais e um aumento em sua área cognitiva (responsável pela racionalização) tornando-os extremamente frios e racionais” •O transtorno da personalidade anti-social não parece estar associado com baixa situação socioeconômica e contextos urbanos. (Influencia do ambiente)

•Por definição, o transtorno da personalidade anti-social não pode ser diagnosticado antes dos 18 anos. Curso
•Pode tornar-se menos evidente ou apresentar remissão à medida que o individuo envelhece, por volta da quarta década de vida.
•Dentro de uma família com um membro que apresenta Transtorno da personalidae anti-social, os homens têm, com maior frequência, transtorno da personalidade anti-social e transtorno relacionados a substâncias.

•Fatores genéticos e ambientais contribuem para o risco deste grupo de transtornos. PADRÃO FAMILIAR DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL Transtorno relacionado a substância.


Transtorno da personalidade histriônica.



Transtorno de personalidade paranóide. Transtorno da personalidade narcisista. Transtorno da personalidade bordeline. (COM TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTI-SOCIAL) TRANSTORNO RELACIONADO A SUBSTÂNCIA: “Quando o comportamento Anti-Social em um adulto está associado com um TRANSTORNO RELACIONADO A SUBSTÂNCIA, diagnóstico não é realizado a menos que os Transtornos de Personalidade Anti-Social tenham estado presentes na infância, até idade adulta.” Transtorno de Personalidade Anti-Social
e
Transtorno da Personalidade Narcisista Compartilham uma tendência a serem insensíveis, volúveis, superficiais, exploradores e destituídos de empatia. “Geralmente não possuem um histórico de Transtorno de Personalidade Anti-Social na infância ou comportamento criminoso na fase adulta.” Transtorno de Personalidade Anti-Social
e Transtorno de Personalidade Histriônica “Compartilham tendência para a impulsividade, superficialidade e busca de excitação, sedução, irresponsabilidade, manipulação. Pessoas com tal tipo de transtorno tendem a ser mais exageradas em suas emoções e não se envolvem, carismaticamente, em comportamentos Anti-Sociais.” Transtorno de Personalidade Boderline “ Os indivíduos com Transtornos da personalidade Bordeline e Histriônica manipulam para obter apoio, enquanto aqueles com Transtorno da Personalidade Anti-Social manipulam para obter vantagens pessoais, poder ou alguma gratificação material. ” Transtorno da Personalidade Anti-Social
CID: 301.7 Um padrão global de desrespeito e violação dos direitos alheios, que ocorre desde os 15 anos, indicado por, no mínimo três dos seguintes critérios: 1 - Incapacidade de adequar-se às normas sociais com relação a comportamentos lícitos, indicada pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção. 2 - Propensão para enganar, indicada por mentir rapidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens pessoais ou prazer. 3 -Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro.
4 -Irritabilidade e agressividade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agressões físicas. 5 -Desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia.
6 - Irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou de honrar obrigações financeiras. 7 - Ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou robando alguém.
O psicólogo canadense, criador de uma escala usada para medir os graus de psicopatia.

Foi ele quem, em 1991, identificou os critérios hoje universalmente aceitos para diagnosticar os portadores desse transtorno de personalidade.

"Eu queria entender o motivo pelo qual, em alguns seres humanos, a punição não tem efeito algum".

"O que tentamos agora é reduzir os danos que ela causa, aos seus portadores e aos que os cercam." “O psicopata é como o gato, que não pensa no que o rato sente – se o rato tem família, se vai sofrer. Ele só pensa em comida. Gatos e ratos nunca vão se entender. A vantagem do rato sobre as vítimas do psicopata é que ele sempre sabe quem é o gato”. Um psicopata nasce psicopata? O senhor é o criador da escala usada mundialmente para medir a psicopatia. Quais são as características que aproximam uma pessoa do número 40, o grau máximo que sua escala estabelece? Robert Hare, considerado o maior especialista em psicopatia no mundo elaborou uma escala que dão de 0 a 2 pontos em cada um dos tópicos. A escala é : 0 = Um santo
3 = População geral
13 = Média dos criminosos
18= Psicopata
24 = O demônio. 1. Boa Lábia: O psicopata é bem articulado e ótimo marketeiro pessoal. 2. Ego Inflado: Ele se acha o cara mais importante do mundo. 3. Lorota desenfreada: Mente tanto que às vezes não se dá conta de que está mentindo. 4. Sede por Adrenalina: Não tolera monotonia, e dificilmente fica encostado num trabalho repetitivo ou num casamento. 5. Reação Estourada: Reage desproporcionalmente a insulto, frustração e ameaça. 6. Impulsividade: Embora racional, não perde tempo pesando prós e contras antes de agir. 7. Comportamento antissocial: Regras sociais não fazem sentido para quem é movido somente pelo próprio prazer, indiferente ao próximo. 8. Falta de Culpa: Por onde passa, deixa bolsos vazios e corações partidos. 9. Sentimentos Superficiais: Emoção só existe em palavras. 10. Falta de Empatia: Não consegue se colocar no lugar do outro. 11. Irresponsabilidade: Compromisso não lhe diz nada - tende a ser um mau funcionário, amante infiel e pai relapso. 12. Má conduta na infância: Seus problemas aparecem cedo.
Fonte: Revista Superinteressante.



As principais são ausência de sentimentos morais – como remorso ou gratidão –, extrema facilidade para mentir e grande capacidade de manipulação. Mas a escala não serve apenas para medir graus de psicopatia. Serve para avaliar a personalidade da pessoa.


Quanto mais alta a pontuação, mais problemática ela pode ser. Por isso, é usada em pesquisas clínicas e forenses para avaliar o risco que um determinado indivíduo representa para a sociedade. Todo psicopata comete maldades? Não necessariamente com o intuito de cometer a maldade. Os psicopatas apresentam comportamentos que podem ser classificados de perversos, mas que, na maioria dos casos, têm por finalidade apenas tornar as coisas mais fáceis para eles – e não importa se isso vai causar prejuízo ou tristeza a alguém. Mas há os psicopatas do tipo sádico, que são os mais perigosos. Eles não somente buscam a própria satisfação como querem prejudicar outras pessoas, sentem felicidade com a dor alheia. Os pais podem interferir nesse processo? Os psicopatas têm consciência de que são diferentes? Um psicopata não sente amor? Que figuras históricas podem ser consideradas psicopatas? Josef Stalin Saddam Hussein Udai Hussein Adolf Hitler A psicopatia é incurável? Do ponto de vista jurídico, os psicopatas são totalmente responsáveis por seus atos? O senhor está para publicar um estudo sobre um novo modelo de tratamento para psicopatas. Do que se trata? Nome Original:We need to talk about Kevin

Ano:2011

Inspiração: Adaptado do romance homônimo de Lionel Shriver lançado em 2003.

País:Reino Unido / EUA O filme retrata fatores que podem levar uma pessoa a se tornar psicopata. Kevin pode se encaixar em uma série de transtornos psíquicos, dentre eles o mais relevante, o TRANSTORNO DE CONDUTA, no qual se ajusta aos seguintes sintomas:

•É agressivo
•Viola regras
•Destrói a propriedade alheia
•É Importuno e irritável

Tudo isso repetitivamente e persistentemente e antes dos 15 anos Kevin não pode receber diagnóstico de psicopata por não ter a idade mínima de 18 anos, porém se encaixa em alguns critérios que podem caracterizar o transtorno:

•Ausência de remorso em suas ações, indiferente, insensível
•Desrespeita os direitos e sentimentos dos outros.
•Não possui empatia, é volúvel e tem facilidade com as palavras A grande pergunta que o filme deixa:


Fatores ambientais ou genéticos influenciam o desenvolvimento desse transtorno? Dezembro de 2012
Atirador que matou 27 era inteligente, quieto e educado, dizem amigos
Adam Lanza, de 20 anos, abriu fogo em escola americana.
Massacre deixou 28 mortos - 20 crianças, sete adultos e o atirador. Anders Behring Breivik, julgado pelo massacre de 77 pessoas na Noruega, executou friamente os adolescentes e ignorou suas súplicas ao atirar metodicamente contra aqueles que estavam caídos no chão, testemunharam sobreviventes do massacre de Utoeya Teste

Uma garota, durante o funeral de sua mãe, conheceu um rapaz que nunca tinha visto antes. Achou o cara tão maravilhoso que acreditou ser o homem da sua vida. Apaixonou-se por ele e começaram um namoro que durou uma semana. Sem mais nem menos, o rapaz sumiu e nunca mais foi visto. Dias depois, a garota matou a própria irmã.

Questão: Qual o motivo da garota ter matado sua própria irmã?
Full transcript