Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Culto de Missões - Haiti

Realizado no dia 14/03/15, na Assembleia de Deus Min. Novas de Paz em Vila dos Palmares 1
by

Vanessa Vieira

on 14 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Culto de Missões - Haiti

Línguas e Dialetos
O Crioulo haitiano, língua oficial, por exemplo, é falado por quase toda a população haitiana.
Essa língua foi baseada no francês, segunda língua oficial no país, e influenciada por outros idiomas do continente africano, espanhol e o português.
A Língua portuguesa vem ganhando forte importância no Haiti, devido a participação brasileira em projetos de desenvolvimento do país.
O Crioulo haitiano pode ser encontrado também no Canadá, Estados Unidos, França, República dominicana, Cuba, Bahamas, por consequência da imigração.
Além das línguas oficiais os haitianos falam também dois dialetos o fablas e o plateau.


Cerca de 95% dos haitianos são de ascendência africana ocidental. O resto da população é principalmente mulata
Existe menos de um médico para cada 10.000 habitantes no país. Fora os países africanos, é o que tem o maior índice de contaminados pelo vírus HIV.

O Haiti é o país mais pobre das Américas. Grande parte da população vive com menos de dois dólares (R$ 6,20) por dia.

O analfabetismo é alarmante, alcançando 60% da população.
A CULINÁRIA E AS COMIDAS TÍPICAS DO HAITI

Os pratos típicos incluem arroz e feijão, banana frita, arroz com ervilhas, carne de porco frita, acra, que são fritos e temperados com especiarias abundantes, raízes, sopa picante com peixe ou carne, Tassot, consistindo de peru, carne de vaca ou de cabra preparado com um marinado picante e lagosta cozida ou grelhada, bacalhau à crioula, entre outros.
Quanto às bebidas, existem ricos sucos de frutas (abacaxi, mamão, manga, goiaba, etc.) Além de outras bebidas populares como rum e licor de coco.
Tassot
Acra com repolho
Cultura
O Haiti é conhecido por suas ricas tradições folclóricas. O país tem muitos contos mágicos que fazem parte do Vodou haitiano. O ditador Papa Doc era um crente forte no folclore do país e de elementos utilizados para orientar o seu governo brutal do país.
Muitos dos escravos levados à Hispaniola do centro e norte da África nos séculos 16 a 18 praticavam o vodu. Mas o código de escravatura da ilha exigia que todos os escravos fossem batizados como cristãos. A conversão forçada teve grande influência sobre o vodu. Já que os escravos ficaram proibidos de observar abertamente os costumes de sua religião, tomaram de empréstimo diversos elementos do catolicismo a fim de proteger suas práticas espirituais.
Todos os anos, os moradores de Jacmel – cidade costeira no sul do Haiti – se transformam em personagens de contos mitológicos para celebrar o Carnaval.
A festa é uma mistura de vodu clandestino, memórias de ancestrais, sátiras políticas e revelação pessoal, acompanhados de histórias contadas pelos participantes.

Religião

Cerca de 95% da população afirmam professar crenças cristãs e, a denominação mais professada é o catolicismo.
Entre 10 e 15% dos cristãos professos do Haiti são evangélicos. A Igreja Ortodoxa Oriental possui missões no Haiti. A Igreja Adventista do Sétimo Dia e o pentecostalismo também possuem seguidores significativos.

Vodu

A religião foi construída nas Américas por escravos, como o candomblé no Brasil, e mistura elementos de cultos africanos com o cristianismo. Há entidades que são associadas com santos, e datas festivas católicas que são celebradas pelos praticantes do vodu.

Vodu

A religião foi construída nas Américas por escravos, como o candomblé no Brasil, e mistura elementos de cultos africanos com o cristianismo. Há entidades que são associadas com santos, e datas festivas católicas que são celebradas pelos praticantes do vodu.

Iniciação e casamento com espíritos

A iniciação é feita com dança, comida e incorporação de espíritos. Mas isso tudo depois que o iniciado passa uma semana no ‘oufo’, que é local do culto.
Os casamentos, que são realizados entre pessoas e espíritos, também são celebrados geralmente com dança e comida.

Geralmente quem realiza o matrimônio é um 'père’ - pessoas que fizeram o seminário católico, mas não chegaram a ser padres. Eles se vestem como padres católicos, leem preces e jogam água benta.

Cerimônias e possessão
As cerimônias de vodu haitiano têm música e dança. As mulheres geralmente usam lenços na cabeça e dançam descalças.


Sacrifício animal
Diferentemente das religiões de origem africana praticadas no Brasil, no vodu haitiano o sacrifício animal é realizado publicamente. O animal é morto, seu sangue é utilizado em determinadas ações rituais e depois a carne é preparada e servida como comida na cerimônia. O sacrifício é realizado como uma oferenda para as divindades.
Full transcript