Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Teoria Hipodérmica

No description
by

Debora Moura

on 13 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Teoria Hipodérmica

Teoria Hipodérmica
Comunicação de massa
A comunicação de massa é simplesmente a disseminação de informação a partir de um único emissor. Através de INTERNET, REVISTA, JORNAL, TV E TEATRO COM O OBJETIVO DE ATINGIR UMA GRANDE QUANTIDADE DE RECEPTORES AO MESMO TEMPO. 1980 dos computadores domésticos começaram a chegar no brasil, 1990 a internet chegando no brasil porem mas apenas como meio de transferências de arquivo entre o governo e pesquisadores no pais. 1995 com o surgimento dos provedores a internet começou a se popularizar no brasil 2004 surgiu duas grandes Redes Sociais no brasil porem apenas o ORKUT se consolidou tornando-se a rede mais popular do brasil. 2010 o ORKUT perdeu muito espaço para o FACEBOOK que se tornou a rede social no Brasil 2012 as redes sociais conquistaram vários internautas e com isso estamos hoje estamos na ERA DA INFORMAÇÃO. Hoje todo que se faz está sendo observado a computador os links que você clica e as paginas que você visita. Cada vez mais as propagandas que circulam na internet se encaixam com as nossas necessidades Porem o que as pessoas não sabem é que isso está acontecendo com as INFORMAÇOES E O CONHECIMENTO e isso parece bom, mas ao longo do tempo isso poderá ser como a televisão. Serão eles quem vão escolher as nossas programação sem muita diferença.“A maior liberdade de uma pessoa sem opinião é quem vai mandar nelas” -
Momento Histórico
No período de 1914 e 1918 ocorre a primeira guerra mundial, assim a propaganda de massa começou a ser utilizada para coarrigirem adeptos para a guerra e que já se tornava indispensável despertar no cidadão o animo diante de tantas privações. Em outras palavras era necessário forçar o patriotismo nos cidadãos.
A teoria hipodérmica surge no período entre as duas GUERRAS, o fato de essa propaganda unir nações inteiras em torno de um ideal comum levou os críticos e cientistas das mídias acreditarem nele como capaz de conduzir pessoas para qualquer lugar desejado
A Idea era coerente com as teorias sociais e psicológicas vigentes até então as quais acreditavam em uma natureza humana completamente uniforme criando a Idea de massa COM UM SUJEITO SEM identidades PRÓPRIA E APENAS COMPONENTE DE UM TODO

Teoria da Bala Mágica
Por que essa é uma Teoria ultrapassada?
A Teoria Hipodérmica, contudo, é vista como limitada por ter um embasamento extremamente simples, considerando a massa de indivíduos receptores dentro de uma perspectiva homogênea, eliminando a possibilidade de existência de qualquer particularidade social, política, religiosa ou histórica. Segundo a teoria em questão, todos os indivíduos são pensados como equivalentes e presume-se que estes recebam as mensagens da mesma forma.

Os grupos com os quais as pessoas convivem vão direcionar a leitura que elas têm dos meios de comunicação de massa. Estudos demonstram que a possibilidade de leituras dos meios de comunicação não são limitados aos objetivos dos emissores.
A Teoria Hipodérmica logo ficou defasada, pois deixava a desejar ao não tratar com a devida importância as especificidades sócio-culturais dos sujeitos.
Teoria Hipodérmica ou da Bala Mágica
Segundo esta teoria, uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção.
Segundo esta teoria por está em um estado de alienação e isolamento, cada indivíduo é pessoal e diretamente atingido pela mensagem, e que essa por sua vez – seguindo os princípios behavioristas de estimulo e resposta – adquire as respostas esperadas sem qualquer interferência ou resistência. Ou seja, para a Teoria Hipodérmica os meios de comunicação de Massa possuem a poderosa e inigualável capacidade de manipulação.
Teoria Hipodérmica ou
da Bala Mágica
Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica que perfuram a pele humana sem dificuldade.

Agulha hipodérmica é a agulha do médico, que injeta o medicamento diretamente na veia do paciente, assegurando um resultado imediato.

A mídia é vista como uma agulha, que injeta seus conteúdos diretamente no cérebro dos receptores, sem nenhum tipo de barreira ou obstáculo.
A teoria hipodérmica parte da idéia behavorista de que a toda resposta corresponde um estímulo, pois não há resposta sem estímulo, ou estímulo sem resposta.
Full transcript