Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

A descoberta dos elementos químicos foi o primeiro passo par

No description
by

Aída Ester

on 18 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A descoberta dos elementos químicos foi o primeiro passo par

Lei das oitavas:
O inicio:
A descoberta dos elementos químicos foi o primeiro passo para a construção da tabela periódica. O primeiro elemento a ser descoberto foi o fósforo, em 1669, pelo alquimista Henning Brand. Durante os 200 anos seguintes, aumentaram os conhecimentos relativos às propriedes dos elementos e seus compostos, graças aos químicos da época. Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas começaram a desenvolver esquemas de classificação:
Lei das triades:
Entre 1817 e 1829, Johann Dobereiner descobriu uma particularidade entre os elementos cloro, bromo e iodo: a massa do bromo era, aproximadamente, a metade da massa do cloro e do iodo somadas. Esses elementos são tóxicos, apresentam coloração , possuem cheiro irritante e são muito reativos, ou seja são parecidos. Em razão de tais semelhanças, dizemos que eles formam uma tríade. Os cientistas observaram que, havia outros grupos de três elementos com grande semelhança entre si, como o caso do cálcio-estrôncio-bário ou então o lítio-sódio-potássio.
Continuando os estudos sobre as tríades, os cientistas perceberam que poderiam incluir outros elementos ao conjunto de três. Ou seja estava se chegando a algum tipo de ordenação entre os elementos químicos, mas necessitava ainda de muitos estudos.
Parafuso telúrico:
Alexandre Emile em 1862,propôs os então conhecidos elementos ao redor de um cilindro e em ordem crescente de massa atômica.Ele foi o primeiro cientista a perceber que as propriedades químicas dos elementos se repetiam a cada sete elementos.
Em 1864, o músico John Newlands organizou os elementos químicos em uma tabela obedecendo a uma sequência de ordem crescente de suas massas atômicas, seu trabalho ficou conhecido como Lei das Oitavas de Newlands, e pode-se dizer que em alguns aspectos fora a mais eficiente classificação dada aos elementos até então. Entretanto, em alguns casos essa regularidade não era observada;
Tabela de Mendeelev:
Em 1869, Mendeleev organizou os elementos na forma atual da tabela periodica. Para cada 63 elementos conhecidos, ele criou uma carta que continha o simbolo do elemento, sua massa âtomica etc. Colocando as cartas em uma mesa organizou em ordem crescente de massa atomica, agrupando em elementos de propriedades semelhantes.
Relação entre configuração eletrônica e a posição do elemento na tabela:
Período:
Um elemento com x camadas eletrônicas está no período x.
Exemplo: P (Z = 15) K = 2 ; L = 8 ; M = 5
P (fósforo) está no 3º período.

Grupo:

a) Elementos representativos (grupos A) e 1B e 2B. O número de elétrons na camada de valência é o número do grupo.

Exemplo: P (Z =15) → K = 2 ; L = 8 ; M = 5

O fósforo está no grupo 5A.




b) Elementos de transição: a soma do número de elétrons dos subníveis s e d mais externos é o número do grupo. Exemplo: V (Z = 23)

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d3

Soma s + d = 2 + 3 = 5 → grupo 5B.
Construção da Tabela Periódica:
Os elementos são colocados em faixas horizontais (períodos) e faixas verticais (grupos ou famílias).
Os grupos são numerados de 0 a 8. Com exceção dos grupos 0 e 8, cada grupo está subdividido em dois subgrupos, A e B. O grupo 8 é chamado de 8B e é constituído por três faixas verticais.
Posição dos Elementos na Tabela Periódica
Elementos representativos ou típicos (o último elétron é colocado em subnível s ou p): grupos A. Estão nos extremos da tabela.
Elementos de transição (o último elétron é colocado em subnível d; apresentam subnível d incompleto): grupos 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B. Estão localizados no centro da tabela periódica.
Elementos de transição interna (o último elétron é colocado em subnível f; apresentam subnível f incompleto). Estão divididos em duas classes:
Lantanídeos (metais terras raras): grupo 3B e 6º período. Elementos de Z = 57 a 71.
Actinídeos: grupo 3B e 7º período. Elementos de Z = 89 a 103.
Gases nobres: grupo zero ou 8A ou 18.
A classificação periódica dos elementos.
Tabela:
Full transcript