Loading presentation...
Prezi is an interactive zooming presentation

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Disjuntores Termomagnéticos

Micro-Aula sobre disjuntores termomagnéticos para proteção de circuitos elétricos
by

Pedro Styfferson

on 22 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Disjuntores Termomagnéticos

Disjutores
Termomagnéticos Professor: Pedro Styfferson Pontes de Oliveira

pedrooliveira@ce.senac.br EMENTA Tema: Disjuntores Termomagnético 1. Definição;
2. Princípios para instalação;
3. Funções básicas;
4. Estrutura do disjuntor;
5. NEMA x IEC/DIN;
6. Princípio de funcionamento;
7. Tipos de disjuntores quando ao polo;
8. Curva característica dos disjuntores padrão IEC/DIN. 1. Definição Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curtos-circuitos e sobrecargas elétricas. 2. Princípios para instalação 3. Funções Básicas 6. Princípio de Funcionamento 4. Estrutura do Disjuntor A ligação deve ser realizada em série com a fase, pois com isso garantimos que no caso da proteção atuar ou mesmo em manobras manuais, não teremos fase no circuito. Eu posso ligar o disjuntor em série com o neutro e continuar protegendo meu circuito? Ponto de Luz Disco Central Base Rosqueada Retorno Interrupitor Fase Neutro Exemplo Prático Em resulmo os disjuntores cumprem três funções básicas:
Abrir e fechar os circuitos (Manobra);
Proteger a fiação, ou mesmo os aparelhos, contra sobrecarga por meio do seu dispositivo térmico;
Proteger a fiação contra curto-circuito por meio de seu dispositivo magnético. Disparador térmico contra sobrecargas Disparador magnético contra curto-circuito Consiste em uma lâmina bimetálica (dois metais de coeficientes de dilatação diferentes), que ao ser percorrida por uma corrente acima de sua calibragem, aquece e entorta, acionando o acelerador de disparo que desliga o contato. É formado por uma bobina (tubular ou espirada) intercalada ao circuito, que ao ser percorrida por uma corrente de curto-circuito, cria um campo magnético que atrai a armadura, desligando instantaneamente o disjuntor. 7. Tipos de Disjuntores Quanto ao Polo 5. NEMA x IEC/DIN 8. Curva Característica dos Disjuntores Padrão IEC/DIN Monopolar;
Bipolar;
Tripolar. Apesar do disjuntor monopolar, bipolar e tripolar serem montados em uma estrutura única de baquelite, internamente eles funcionam de forma independente, monitorando fase por fase, e devido a uma alavanca travada externamente ao manipulador de cada disjuntor, se qualquer uma das fase exceder o limite operacional de corrente todo o conjunto atua. Funcionamento Borne
(Terminais) Contatos Atuador
Manual Solenóide Extintor
de Arco Parafuso
Calibrador Borne
(Terminais) (Fabricante) Placa
Bimetálico Mecânismo
de Acionamento Trilho
de 35mm Borne
(Terminais) Borne
(Terminais) Placa
Bimetálico Atuador
Manual Extintor
de Arco Mecânismo
de Disparo Parafuso
Calibrador (Fabricante) Contato Padrão NEMA Padrão IEC/DIN + + = Disjuntor NEMA (National Electrical Manufacturing Association) Só funciona por princípios térmicos através de uma lâmina bimetálica que no momento da sobrecorrente irá se aquecer provocando o “desarme” do disjuntor, são menos eficientes que os IEC/DINs, e não tem curva C ou D. Já estão saindo do mercado. Disjuntores IEC/DIN (International Electrotechnical Commission) São chamados de termomagnéticos, pois alem de possuírem no seu interior uma lamina bimetálica, possuem também uma bobina que no momento de um surto de corrente irá gerar um campo magnético que provoque o deslocamento de uma armadura, com isso interrompendo o fornecimento de energia. São mais modernos, mais rápidos, menores e se adaptam em trilhos de 35mm. Disjuntores curva B: Disjuntores curva C: Disjuntores curva D: Devem atuar instantaneamente para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal e são indicados para cargas predominantemente resistivas (aquecedores elétricos, fornos elétricos, lâmpadas incandescentes e etc.). Atuam instantaneamente entre cinco e dez vezes a corrente nominal e são indicados para cargas indutivas de média corrente de partida (motor elétrico, lâmpadas fluorescentes, maquina de lavar, geladeiras e etc.). Devem responder imediatamente para correntes entre dez e vinte vezes a corrente nominal e são indicados para cargas indutivas com grandes correntes de partida (grandes motores de indução e partidas compensadoras). Curva Carcterística e-mail: pedrooliveira@ce.senac.br Fusível Disjuntor Com isso eu até protejo o circuito, no caso de uma sobrecorrente onde ele atuaria normalmente, porem, é totalmente indesejável interromper o neutro e deixa passar uma fase para o circuito.
Seria muito arriscado manobrar um circuito para manutenção com uma fase presente o tempo todo! Disjuntor IEC/DIN C10 Disjuntor classe C é indicado para cargas predominantemente indutivas (geladeiras, micro-ondas, motores).
Em corrente de curto ele atua entre 5 e 10 vezes a nominal (50 e 100 ampéres).
Em sobrecarga ele atua se a corrente se mantiver acima 15% da corrente nominal (11,5 ampéres). Mesmo com o circuito aberto, soquete da lâmpada permanece energizado. Obrigado!
Full transcript