Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of História da Saúde Pública no Brasil

Linha do Tempo da Saúde Pública no Brasil
by

Luiz Gustavo Lima

on 4 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of História da Saúde Pública no Brasil

1984
1963
1969
1988
Atual
Constituição de 1937 - Estado Novo, Era Vargas, Criação do Ministério do Trabalho e consolidação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs)
Getúlio Vargas é eleito pelo voto popular nas eleições de em 03 de outubro.
Criação do Ministério da Saúde.
Lei n.º 1 920 - de 25/07/1953.
1965
1966
1979
O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas lançado pelo governo brasileiro em fevereiro de 1986, durante a presidência de José Sarney. Junto com ele, uma série de medidas de controle da inflação, como o Congelamento dos Salários
1987
1977
Realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Em 16 de julho a Seleção Nacional foi derrotada pelo Uruguai por 2 x 1 no estádio do Maracanã.
1950
1953
1957
1958
“Já trabalhei muito nos finais de semana, até tarde da noite, mas aprendi que isso não leva a nada, só cansaço. Melhor mesmo é se dedicar à família, pois é mais prazeroso e legal.

1959
1973
Promulgada da Constituição da República Federativa do Brasil, que assegurou diversas garantias constitucionais, com o objetivo de dar maior efetividade aos direitos fundamentais, permitindo a participação do Poder Judiciário sempre que houver lesão ou ameaça de lesão aos direitos.
1985
1986
1990
1981
Criação da Federação das Indústrias Estado de Mato Grosso - FIEMT
1978
Painel Histórico do Conhecimento
Os seres humanos sempre encontraram uma maneira de divulgar um determinado conhecimento por meio de histórias. A partir da Modernidade (Século XV da era cristã) passamos a olhar para a História como parte do desenvolvimento universal e, assim, começamos a organizar as primeiras "Linhas do Tempo", cujo principal objetivo era apresentar a evolução dos homens e mulheres. Apresentamos aqui alguns dos estudantes e seus aprendizados que compõem o EJA - Sesi 2013-2014.
Do que somos feitos
Pensei: “Eu não fui feito na pinga, não nasci na pinga, não mamei na pinga e por que eu vou morrer nela?” Aí, eu tomei um rumo na vida. Parei de beber pois a vida é muito boa!
"Comecei a trabalhar num restaurante aos 16 e saí com 26 anos de idade. Adquiri experiências fantásticas e aprendi a fazer comidas deliciosas. Hoje, nas horas vagas, sou cozinheira e faço pratos decorados."
"A minha infância não foi muito difícil, pois comecei a trabalhar muito cedo, ajudando os meus pais. O meu primeiro emprego com carteira assinada foi numa fábrica de roupas. Como foi bom trabalhar numa indústria! "
"
Eu trabalho na portaria e gosto do que eu faço. Chego pela manhã e recebo os outros funcionários. Gosto de sair para dançar e, também, de caminhar.
"
"Nasci e me criei na roça. Vim para Cuiabá há pouco tempo. Sou caipira ou matuto, como preferir. Tudo muda e por isso vim pra cá – para tentar mudar. Mas não vim aqui para esquecer o que sou, mas a fim de conhecer o que ainda não conheço.
"
Histórias = Acontecimentos / Aprendizados
Domingos de Arruda
(MTM)
Antônio Carolino de Campos
(Poconé)

José Lopes de Albuquerque
Mangas-MG
(BRF/Sadia)

Ambrósio Bonifácio de Oliveira
(CDMAX)
José de Souza Pereira
(MTM)
Espírito Santo

Airton Corrêa de Freitas
(Cuiabá)

Ildefonso Gonçalves de Souza
<Poconé>

Ângelo Manuel da Silva
<Barra do Bugres-MT>

Fábio da Conceição
(MTM)
Corumbá-
Joari Silva Lima
(Bimetal)
<Dom Aquino>
Pedro Paulo de Amorim (Maxivinil)
Jefferson José da Silva (BRF) <Brasília-DF>
1964
Golpe Militar: Início da Ditadura civil-militar brasileira
Em 1º de abril de 1964 as Forças Armadas do Brasil derrubaram o governo do presidente constitucional João Goulart e passaram a instituir um regime autoritário, com suspensão do debate público, dos direitos civis e do Congresso Nacional. Esse período ficou conhecido pelo emprego da tortura e da perseguição política a lideranças contrárias ao governo e suas práticas instituídas pelos militares e membros das elites econômicas do Brasil.

Arão Alves Silva
(Bimetal)
<Ponte dos Carvalhos-PE>
Antônio Carlos Pereira de Alcântara
(Bimetal)
<Cuiabá-MT>

1970
Roselino Mário da Silva (BRF)
Várzea Grande

Eliel Gomes (Trael)
1971
1972
1974
1975
1976
1980
1983
1982
Cleberson Fábio Lemes
(Bimetal)

Rafael de Proença Batista (Bimetal/GVT)
Cuiabá

Márcio Miguel de Campos
(Bimetal)

Maria Aparecida dos Santos <Itaguajé-PR>
Miguel Alexandrino (Maxivinil)
Josenildo da Silva Oliveira
BRF
Cuiabá

Jucimara Padilha de Moura
(Bimetal/Coreco)

Marciano Lima Pontes
(MTM)
Cuiabá

Diego Fernando de Arruda Santos (Bimetal)
Francinaldo Nunes de Sousa
(Bimetal) <Maranhão>
Munila Alves
(Milan Móveis)

Fátima Ramos
BRF
<Cáceres>

1989
Degeany Souza Silva
(BRF)
Cuiabá

1991
1992
Fernanda Gomes da Silva
<Rondonópolis>

Mike Vinícius Bonaroti Nogueira
Campo Grande-MS

Laura Rayane Lima da Silva
Corumbá-MS

?
Sérgio Conceição da Silva
Milan Móveis <Cuiabá>
Gusthene Marcelin (Trael) <Haiti>
Hélio Ranulfo dos Santos (Maxivinil)
<Barra do Bugre-MT>
Dionísio da costa Silva (BRF) <Uruará-PA>
Alessandro Carmo da Silva (BRF <São Lourenço-MG>)
Ademilson C. O. Pimentel (BRF) <Campo Grande-MS>
Rony da Costa Silva
(BRF) <Uruará - PA>
Jorge Carlos Pereira
(BRF) <Poconé-MT>
1993
"Eu gostaria que a minha cidade tivesse uma infraestrutura mais adequada, postos de saúde mais qualificados e que os professores fossem mais bem reconhecidos, pois o futuro está nas mãos de quem ensina as nossas crianças
."
"Sou pedreiro de manutenção e faço reparos na fábrica para que não pare o processo de abate. Saio de casa às 06:30h e chego na empresa às 07:00h. Tomo meu café, vou ao vestiário e troco de roupa. Pego o meu roteiro de trabalho com o lider de equipe. Almoço às 11:00h, jogo dama com alguns colegas no intervalo e às 12:00 volto ao trabalho. Paro as minhas tarefas às 16:00h e às 17:00h vou à sala de aula, na turma do EJA - Sesi. Depois, volto para a minha casa e para a minha família, que amo muito."
Paulo Pereira - BRF.
MEU COTIDIANO NA INDÚSTRIA

"Sou de Cuiabá e trabalho desde os 10 anos de idade. Meu primeiro serviço foi cuidar de crianças e hoje trabalho na Coreco, que presta serviços à Mavi Engenharia. Há um ano e quatro meses estou na função de Serviços Gerais."
Jucimara Padilha, Coreco/Bimetal
1962
Manuel Serapião Alves de França
ENECOL <Barra do Bugres>
"A minha mãe faleceu quando eu tinha 05 anos de idade. (...) Não tinha como estudar porque eu tinha que trabalhar para ajudar o meu pai a cuidar dos oito irmãos menores. Morávamos na beira do rio Paraguai, numa casa em que a parede era feita com barrote e a cobertura era com palha de coqueiro. Vim para Cuiabá em 1982 trabalhar como ajudante de eletricista."
Manuel Serapião - Enecol
"Nasci e me criei no bairro Novo Terceiro, em Cuiabá. Dos 16 para os 17 anos conheci a minha esposa, com quem hoje eu vivo e amo muito. Namoramos por um tempo e, depois, nos juntamos pois ela engravidou. Tivemos três filhos: Richard Luan Silva da Luz (13), Patrick Ruan Silva da Luz (12) e Kettillin Luana Silva da Cruz (10). Eles são os amores da minha vida! Sou muito grato a Deus por ter uma esposa maravilhosa e três filhos adoráveis e cheios de saúde. (...) Aqui fica um pouco da minha vida:
Lembrando o passado, vivendo o presente e pretendendo, na fé em Deus, melhorar o futuro.
" (Wagner Silva - Enecol)
"Nasci em Cuiabá, no bairro CPA III. Tenho quatro irmãos e hoje moro no bairro Doutor Fábio. Sou casado a sete anos. Minha infância foi feliz, pois eu tinha muitos amigos. Fabricávamos nossos brinquedos, como os carrinhos de rolemã e perna de pau. Jogava futebol com os amigos Rosivel, Rodrigo, Mario, Rafael, Roberto e Jaderson. (...) Minha primeira escola foi Otaide José, no bairro Tancredo Neves, aos seis anos de idade. A segunda escola foi Doutor Leônidas Antero de Matos, no CPA III.
" (Gil da Silva Oliveira - Enecol)
A Lei nº 1.628, de 20 de junho de 1952, criou o
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE)
. O objetivo da nova autarquia federal era ser o órgão formulador e executor da política nacional de desenvolvimento econômico.
1954
Em 24 de agosto de 1954, o então presidente da República Getúlio Dorneles Vargas é encontrado morto, com um tiro no peito, nos seus aposentos no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.
1952
Em 1957, o Sputinik II coloca em orbita da Terra o primeiro ser vivo, a cadela Laika.
1994
1995
...
1968
Em 13 de dezembro de 1968, o presidente Costa e Silva decretou, mandou publicar e cumprir o Ato Institucional Número 5. A partir dessa lei, a cassação de direitos políticos poderia ser decretada com extrema rapidez e sem burocracia; o direito de defesa ampla ao acusado foi eliminado; suspeitos poderiam ter sua prisão decretada imediatamente, sem necessidade de ordem judicial; os direitos políticos do cidadão comum foram cancelados e os direitos individuais foram eliminados pela instituição do crime de desacato à autoridade.
Frame do filme
Terra em Transe
, do cineasta baiano Glauber Rocha, em 1967
?
?
1968
Fim do Regime Militar
???
???
???
???
???
???
???
Everton
André Magalhães
(Bimetal) <Poconé-MT>
Full transcript