Loading presentation...
Prezi is an interactive zooming presentation

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Planejamento

Aula 3
by

Ricardo Verçoza

on 4 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Planejamento

Aula 3
Planejamento
Balanced
Scorecard
Aprendendo
sempre
SITUAÇÃO ATUAL > SITUAÇÃO DESEJADA
E agora?!
É preciso posicionar os produtos da empresa dentro da matriz, de acordo com suas características principais, sendo classificados de acordo com o quadrante que ocupam. Os quadrantes são:
O cliente...
É um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais que direcionam comportamentos e desempenho.
Levar em consideração os ativos
intangíveis
no momento de avaliar a performance das empresas é imprescindível, uma vez que eles têm maior importância para as empresa da era da informação do que os ativos físicos e tangíveis.

Nesse novo contexto empresarial é comum a elaboração de um planejamento estratégico. O grande desafio hoje para o Gestor
é gerir informações corretas e adequadas
para que sejam tomadas as decisões mais apropriadas.
O nome Balanced Scorecard reflete o
equilíbrio
entre os objetivos de curto e longo prazos; entre medidas financeiras e não-financeiras; entre indicadores de tendência e ocorrências; entre perspectiva interna e externa do desempenho.
PERSPECTIVA FINANCEIRA

Avalia a lucratividade da estratégia. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como para satisfação dos seus acionistas.

INDICADORES FINANCEIROS:

Entre os indicadores financeiros que podem ser considerados, constam retornos sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros objetivos de cunho financeiro que estejam alinhados com a estratégia da organização.
PERSPECTIVA DO CLIENTE:

A perspectiva do cliente permite aos executivos identificar segmentos de clientes onde é possível aproveitar/explorar. Identifica, também, os fatores que são importantes na concepção dos clientes destacando quatro pontos: tempo, qualidade, desempenho e serviço.

INDICADORES DO CLIENTE:

Em termos de indicadores constam as participações de mercado, aquisição de clientes, retenção de clientes, a lucratividade dos clientes e o nível de satisfação dos consumidores.
COMO AS COISAS SÃO FEITAS:
PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS

Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilitam realizar desde a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes. Nesta perspectiva, os executivos identificam os processos internos críticos nos quais a empresa deve alcançar a excelência.

INDICADORES DOS PROCESSOS

Esses processos permitem que a unidade de negócios: ofereça as propostas de valor, capazes de atrair e reter clientes em segmentos-alvo de mercado; e satisfaça as expectativas que os acionistas têm de excelentes retornos financeiros.
PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO

O aprendizado e o crescimento da organização vêm de três principais fontes: as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. É a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas, representa o maior interesse do executivo principal e dos arquitetos do plano de negócios de longo prazo.

INDICADORES DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO

Como indicadores importantes podem ser considerados: nível de satisfação dos funcionários, rotatividade dos funcionários, lucratividade por funcionário, capacitação e treinamento dos funcionários e participação dos funcionários com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas.
Perspectiva Financeira – Como é que aparecemos aos nossos acionistas?
Perspectiva de Clientes – Como é que os clientes nos veem?
Perspectiva de processos internos – Em que temos de ser excelentes?
Perspectiva de aprendizagem e crescimento – Como podemos melhorar e criar valor?
A Matriz BCG foi uma ferramenta desenvolvida na década de 1970 por Bruce Henderson para o Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa.

A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios em relação ao principal concorrente e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.
Ponto de interrogação :
Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo.

Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que a empresa dedique atenção e investimento.
Estrela:
Neste quadrante, estão posicionados os produtos  com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode se tornar um produto “vaca leiteira”.


Vaca leiteira:
Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”.
Abacaxi
 (também conhecido como “animal de estimação”, ”Cachorro” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente.

Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.
"Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes".
(STEPHEN KANITZ)
Full transcript