Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

GUERRA FRIA

teste
by

Leonardo Santana

on 4 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of GUERRA FRIA

1957-69
1969
2013
1989
1946
1945
O projeto Manhattan foi desenvolvido pelos Estados Unidos e contou com apoio do Canadá e Reino Unido. Ele tinha como objetivo desenvolver armas com potencial nuclear e foi dirigido pelo General Leslie R. Groves e pelo físico americano J. Robert Oppenheimer.
Einstein e Oppenheimer: http://24.media.tumblr.com/7eb88e6ad2dd2eaab2945ee14332e3ae/tumblr_minwiqSXIZ1rlc3tdo1_500.jpg
Uma carta enviada por Albert Einstein ao presidente americano Frankiln Roosevelt em 1939 teve papel decisivo na iniciação do projeto. Nela Eisntein teria alertado que os nazistas poderiam estar desenvolvendo tecnologia para controlar a fissão nuclear e desenvolver bombas deste tipo. Assim os Estados Unidos também deveriam iniciar pesquisas para este propósito.
O projeto Manhattan
1942-1947
O ataque a Nagasaki no Japão em 9 de Agosto de 1945:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Atomic_bombing_of_Japan.jpg
O que foi a Guerra Fria?
Imagem retirada de: http://2.bp.blogspot.com/_MC9XvQiuf24/Swt9Y3rJvrI/AAAAAAAAD50/iL3WnEmPmHI/s640/capitalism_2009_fyc.jpg
Imagem retirada de: http://historiamutante.files.wordpress.com/2013/01/imagem-socialismo-cientc3adfico.jpg
Anailza Guimarães
Carlos Viana
Carolline Acioli
Cassiano Correa
Diego Leonardo Santana
Luyse Moraes

A Guerra Fria foi o período histórico ocorrido entre 1945 até 1991 onde as duas superpotências do século XX duelavam por superioridade tecnologica, científica, armamentista e política. Estes países foram aliados e saíram vitoriosos na Segunda Guerra Mundial mas logo após o fim da Guerra tornaram-se adversários. Esta rivalidade surgiu devido a diferenças entre seus sistemas político, econômico e ideológico defendida por ambos.
Imagem retirada de: http://3.bp.blogspot.com/-KnbAgaoCdmQ/TeQtYSOpbXI/AAAAAAAAAAc/1mAYE_Mu-J8/s1600/imagem-guerra-fria.jpg
A corrida espacial
O filme lançado em 2011 apresenta a primeira geração dos X-men e a atuação deles em um famoso episódio da Guerra Fria que foi a Crise dos mísseis em 1962.
Esta produção é um exemplo de como a temática da Guerra Fria ainda está presente no cinema contemporâneo. X-men primeira classe é um exemplo e é bastante comum encontrar produções deste tipo.
X-men é uma das séries de maior sucesso da Marvel sendo produzida tanto em HQ's (quadrinhos), como em desenhos animados e no cinema. Criada em 1963 a série segue a mesma linha de "O Quarteto fantástico" contando com personagens que possuiam poderes oriundos de mutações só que nessa nova série os mutantes já nasceriam assim.
A invenção do computador digital
A capacidade destes computadores antigos estão longe dos padrões atuais. Neste anuncio da System Industries em 1977 eram vendidos 80 Mbytes por 12 mil dólares.
Imagem retirada de: http://www.reticenciasdigitais.com.br/2012/05/10-incrivei-propagandas-antigas-de.html
Foi em 1946 na Universidade da Pensilvânia que John Presper Eckert e John William Mauchly criaram o primeiro computador eletrônico o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer). Ele pesava 27 toneladas, e media 167 metros quadrados e operava totalmente em linguagem digital.
Imagem retirada de: http://www.techclube.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/03/eniac.jpg
Os computadores passaram a ser utilizados em escritórios e empresas. Daí surgiu um mercado competitivo que lançava computadores com capacidades maiores em busca de clientes. Como tem neste anuncio do Technico Inc TMS9900 de 1978.
Imagem retiraada de: http://www.reticenciasdigitais.com.br/2012/05/10-incrivei-propagandas-antigas-de.html
Guerra Fria e Tempo Presente
Após o fim da União Soviética as onze repúblicas que a compunham tornaram-se independentes originando onze países diferentes.
Os computadores eletrônicos se desenvolveram a ponto de em 1997 o supercompuador Deep Blue vencer o então campeão mundial de Xadrez Garry Kasparov.
Deep Blue podia calcular 200 milhões de jogadas por segundo. Sua vitória elevou o valor das ações da IMB e trouxe a tona a pergunta: seria possível uma máquina superar o cérebro humano?
Nos anos 90 a Internet ganhou impulso para ser o uso doméstico. A criação da Web (World Wibe Web) facilitou o acesso a Internet possibilitando uma forma mais simples e rápida de acessa-la. Atualmente o acesso a websites como as populares redes sociais é cada vez mais comum por milhões de usuários.
Imagem retirada de: http://cdn.songshuhui.net/wp-content/uploads/2010/01/20091224_bb305bf429a39408dbc7atQQeJNduxaZ.jpg
imagem retirada de: http://coolessay.org/pars_docs/tw_refs/88/87783/87783_html_m52aabda8.jpg
Imagem retirada de: http://www.portalodm.com.br/images/noticias/2013-02-28_homens-tem-mais-acesso-a-internet-que-mulheres-revela-estudo-da-onu_gg.jpg
Em 1957-58 a União Soviética lança o priemeiro satélite artificia, o Sputnik. Este satélite foi pioneiro para as transmissões de rádio.
Ver imagem em: http://www.ccpg.puc-rio.br/70anos/sites/default/files/imagens/Sputnik_asm.jpg
Em 12 de Abril de 1961 o cosmonauta soviético Iuri Gagárin a bordo da capsula Vostok 1 torna-se o primeiro homem a ir ao espaço.
Em 20 de Julho de 1969, pouco mais de 8 anos após a chegada dos soviéticos ao espaço os Estados Unidos conseguiam levar o homem a Lua. A bordo da Apolo 11 Neil Armstrong tornava-se o primeiro homem a pisar em solo lunar.
Ver imagem em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/idade_contemporanea/imagens/chegada_homem_lua_8.jpg
A primeira História em Quadrinho do Quarteto Fantástico foi publicada em 1961, na mesma época que os Estados Unidos e a União Soviética disputavam a Corrida espacial.
Rocky IV e a construção da imagem do “inimigo”.
Imagens de Silvester Stallone
Rocky IV e a Doutrina Truman
Repórter: Apollo, o que fez você decidir dar esse show com o Drago?

Apollo: Chame isso de responsabilidade.

Repórter: Responsabilidade? Como?

Apollo: Preciso ensinar esse garoto a boxear no estilo americano.

Repórter: Drago não é um pouco inexperiente para estar no ringue com você?

Apollo: Algumas pessoas só aprendem na pancada.

Repórter: Alguma previsão de nocaute?

Apollo: Não estou com raiva dele. Só quero mostrar que a Rússia não tem todos os melhores atletas.
Rocky IV (EUA, 1985)
Rocky IV: a rivalidade entre EUA e URSS durante a Guerra Fria
Em resposta ao Sputnik os americanos criaram em 1969 a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network). A ARPANET foi o 'embrião" da Internet, pois era uma rede de conexão de computadores criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Uma das principais marcas da Guerra Fria foi a construção do Muro de Berlim. Ele dividiu a Alemanha em duas após a Segunda Guerra Mundial e só foi derrubado em 09 de novembro de 1989 o que resultou também na reunificação da Alemanha.
Imagem retirada de: http://4.bp.blogspot.com/-0-sss13W9RY/UZLCfwF1MpI/AAAAAAAABX0/zRZehXkXLbU/s400/muro.jpg
Full transcript