Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Terapia Genética

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Biologia - 12ºAno
by

Josué Costa

on 28 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Terapia Genética

Ana Sofia Vasconcelos | Josué Costa | Mariana Sá Pinto Terapia Genética
No entanto, o desenvolvimento repentino do conhecimento científico também levantou algumas questões éticas. No século XXI o conhecimento científico e as suas aplicações evoluíram em paralelo com o desenvolvimento tecnológico. Bem-Vindo
SÉC.XXI ao Ana Sofia Vasconcelos | Josué Costa | Mariana Sá Pinto Terapia Genética Dúvidas ? As inovações tecnológicas conduziram a descobertas por inspirarem novas possibilidades e aproximações a questões científicas antigas. CAPÍTULO I Técnica A Terapia Genética consiste no tratamento de doenças baseado na transferência de material genético. Existem dois tipos: Terapia Genética Somática Terapia Genética Germinativa. Numa primeira fase abordaremos a terapia genética, e num segundo capítulo as suas questões éticas. Uma questão-chave da terapia genética é a escolha do vetor adequado a cada situação. Vetores Retrovírus É possivel depararmo-nos com as seguintes questoes: A ideia deste tipo de vacinas surgiu por volta dos anos 50 e são estruturalmente diferentes das vacinas tradicionais.
O primeiro teste teve início em 1995, incluindo plasmídeos com genes do HIV. Vacinas Genéticas Adenovírus Vírus Adeno-associados CAPÍTULO II Questões Éticas "Nós costumávamos pensar que o nosso destino estava em nossas estrelas. Agora sabemos que, em grande medida, o nosso destino está nos nossos genes."

“Toda a moeda tem duas faces” Se existe a possibilidade de corrigir uma doença, há um imperativo moral para o fazer? Tentativas preliminares de terapia genética são exorbitantemente caras. Será o dinheiro um impedimento? Quais as consequências a longo prazo para gerações futuras? Estaremos dispostos a alterar a composição genética das gerações futuras, sem o seu consentimento? Mais uma vez, surge um problema que apesar da sua resolução passar por uma componente legal e jurídica, nunca irá acabar num meio termo que agrade a ambas as posições. ARGUMENTOS CONTRA FAVORÁVEL É um processo minucioso e qualquer erro que ocorra numa linha germinal pode levar a mutações que serão transmitidas para as gerações futuras. Oposição levantada pelas várias religiões e pela existência de diferentes formas de perceber a origem do ser humano. É criada uma nova elite, a elite dos de indivíduos sem doenças e com características mais favoráveis. Os tratamentos são extremamente caros e dessa forma apenas as pessoas com maior poder monetário poderão ter acesso a eles. Ser o único método capaz de tratar um doente gravemente afetado ou até mesmo prevenir o aparecimento da doença num estado mais avançado. Conhecimento não é sinónimo de atuação sobre o que é conhecido. Compromete-se a abordar toda a doença, bem como impedir a sua transmissão. Alcançar um maior conhecimento é o que faz a humanidade crescer “é possível curar e matar com o mesmo o objeto” CASOS DE SUCESSO A terapia genética é uma técnica prometedora que está a ser amadurecida pelos cientistas. “Ainda estamos no limiar da história da terapia genética e tudo o que se fez até hoje são os primeiros passos de uma longa e tortuosa caminhada mas já há avanços importantes nas áreas de hemofilia, alguns tipos de câncros e síndromes de imunodeficiência.” (Flotte, 2007) Terapia genética causa remissão de cancro da pele em dois doentes. (in Publico 09/08/2009)

Terapia Genética Contra a Doença de Alzheimer.

Cardiologistas relatam bons resultados com terapia genética. Esquema do tratamento por terapia genética com recurso a um retrovírus CONTRA É um processo minucioso e qualquer erro que ocorra numa linha germinal pode levar a mutações que serão transmitidas para as gerações futuras. Oposição levantada pelas várias religiões e pela existência de diferentes formas de perceber a origem do ser humano. É criada uma nova elite, a elite dos de indivíduos sem doenças e com características mais favoráveis. Os tratamentos são extremamente caros e dessa forma apenas as pessoas com maior poder monetário poderão ter acesso a eles. FAVORÁVEL Ser o único método capaz de tratar um doente gravemente afetado ou até mesmo prevenir o aparecimento da doença num estado mais avançado. Conhecimento não é sinónimo de atuação sobre o que é conhecido. Compromete-se a abordar toda a doença, bem como impedir a sua transmissão. Alcançar um maior conhecimento é o que faz a humanidade crescer Ana Sofia Vasconcelos | Josué Costa | Mariana Sá Pinto Terapia Genética Dúvidas? Mais uma vez, surge um problema que apesar da sua resolução passar por uma componente legal e jurídica, nunca irá acabar num meio termo que agrade a ambas as posições.
Full transcript