Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Pré-fabricados: Concreto, madeira e aço.

No description
by

Júlia Alexandre

on 7 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Pré-fabricados: Concreto, madeira e aço.

Com o mercado da construção civil cada vez mais competitivo, torna-se necessário buscar novas tecnologias, a fim de reduzir custos, prazos e melhorar a qualidade do empreendimento.

Para atender esses requisitos surgiram, em um curto período de tempo, as indústrias de pré-fabricados.
Introdução
Tipos de Pré-fabricados
Histórico de utilização
No Mundo
Na Europa ocorreram fenômenos diversos que incentivaram o emprego do sistema pré-fabricado, em um contexto voltado, de início, para a racionalização. Um deles foi a extrema necessidade de reconstrução, após a Segunda Guerra Mundial.

No Brasil
O uso de estruturas pré-moldadas de concreto no Brasil datam do final dos anos 50, quando empresas como a Sobraf e a Protendit iniciaram suas atividades.

Para VASCONCELOS (2002), “a primeira notícia que se tem de uma obra grande com utilização de elementos pré-moldados no Brasil, refere-se à execução do hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro."

Pré-fabricados: Concreto, madeira e aço.
Integrantes:

BÁRBARA MORATO RESENDE
CARLOS ALBERTO DE FREITAS GROPE
FLORIZA HELENA SANTOS CABRAL HABIB
ISABELA DE MELO FARIA
JULIA DOS REIS ALEXANDRE
RAFAELLA P. MAIA RODRIGUES

De acordo com a ABNT – NBR 9062/2006:
"Entende-se como pré-moldado o elemento moldado previamente, fora do local de utilização definitiva da estrutura e em instalações temporárias (Canteiros de obras temporários)."
Com o pré-fabricado a obra torna-se sustentável, barata, prática e eficiente.
Vantagens do pré-fabricado:

• Qualidade nas especificações.

• Segurança nos projetos detalhados.

• Velocidade com a redução do tempo de execução.

• Precisão do planejamento com cronograma de custos definidos.

• Versatilidade na grande variedade de alternativas estruturais e arquitetônicas.

• Economia com a maior rapidez da obra.

• Respeito ao Meio Ambiente.
Rússia: Optou-se pela construção industrializada tendo em vista a necessidade da produção em massa de edificações. Ali tem sido utilizada a pré-fabricação pesada de células modulares completas.

Escandinávia: escolheu o sistema alveolar.

Estados Unidos: deu-se ênfase à produção de componentes industrializados e novos materiais e à racionalização da construção de estruturas.
Pré-fabricados em Madeira
Pré-fabricados em Concreto
Estruturas Metálicas
Conclusão
Atualmente, com um mercado cada vez mais desenvolvido e competitivo, deve-se optar pela busca de novos e práticos métodos construtivos que satisfaçam com relação ao tempo e economia.

Os sistemas construtivos pré-fabricados oferecem agilidade, economia e aumento de qualidade e produtividade das obras. Também observa-se uma redução significativa na perda de materiais, ou seja, uma obra sustentável, que respeita o meio ambiente e contribui para a melhoria da qualidade de vida.

Vale ressaltar que antes da definição dos métodos construtivos a serem adotados, deve-se analisar o objetivo do empreendimento e o valor disponível para a realização do mesmo, chegando assim, a um meio termo que atenda todas as necessidades da obra

Referências Bibliográficas
ABCIC-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA EM CONCRETO. Fundamentos das estruturas e fachadas pré-fabricadas de concreto. 9 Cap. Disponível em: <http://www.abcic.com.br/universidades/>. Acesso em: 28 de abril de 2014.
Associação Brasileira de Cimento Portland. Estruturas de Concreto - Pórticos. Disponível em: < http://centralpremoldados.com.br/home/component/k2/item/79>. Acesso em 28 de abril de 2014.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9062/2006 - Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado. Disponível em:http://pt.s com/doc/106369699/NBR-9062-2006.Acesso em 23 de abril de 2014.

ATC Estruturas Coxilha. Laje Pi. Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: <http://www.atcestruturas.com.br/produtos/laje/>. Acesso em 28 de abril de 2014.

CAMPOS, P. E. F. de. Sem restrições tecnológicas os pré-fabricados devemromper obstáculos culturais. Texto extraído da página do Prof. Luis Fernando deÁvila Santos, 2006. Disponível em: http://www.fernandoavilasantos.kit.net/barreiras_culturais_premoldados.htm. Acesso em 25 de abril de 2014.

CASSOL Pré Fabricados. Lajes Alveolares. Disponível em: <http://www2.cassol.ind.br/produtos-2/lajes/>. Acesso em 28 de abril de 2014.

Concreminas Escadas. Concreminas - Escadas Projetos Especiais. Disponível em: < http://www.concreminas.com.br/escada-pre-moldada.html>. Acesso em 28 de abril de 2014.

FREITAS, Pedreira. Painéis Estruturais Pré-Moldados Maciços De Concreto Armado Para Execução De Paredes. Disponível em: <http://www.hpfengenharia.com/2012/04/paineis-estruturais-pre-moldados-macicos-de-concreto-armado-para-execucao-de-paredes/>. Acesso em 28 de abril de 2014.
LEONARDI, Construção Industrializada Ltda. Principais benefícios. Disponível em: http://www.leonardi.com.br/principais-beneficios.html. Acesso em 29 de abril de 2014.

LEONHARDT & MONNIG. Costruções de Concreto - Principios Básicos do Dimens. de Estrut. de Concreto Armado. Editora Interciência, Volume I, 1977.

MARQUES, Daniel Daltro. Fachadas pré moldadas em madeira. Universidade Anhembi Morumbi – Escola de Engenahria. Disponível em:http://engenharia.anhembi.br/tcc-07/civil-14.pdf. Acesso em 27 abril de 2014

METÁLICA. Sistema Industrializado de Construção. Disponível em: <http://www.metalica.com.br/sistema-industrializado-de-construcao-steel-framing> Acesso em: 27 de abril 2014.
MOREIRA, kirke Andrew Wrubel. Estudo das Manifestações Patológicas na Produção De Pré-Fabricados de Concreto.2009. Disponível em:<http://www.ppgem.ct.utfpr.edu.br/dissertacoes/MOREIRA,%20Kirke%20Andrew%20Wrubel.pdf>. Acesso em 23 de abril de 2014.

MORETTI, Celia Regina. Construções Certificadas de Madeira. Italcam – Sustentabilidade e certificação. Disponível em: http://www.italcam.com.br/site/download/evento_celia_regina.pdf. Acesso em 27 abril de 2014.

ORDONEZ, Fernandez. Pre Fabricação: teoria e prática. Barcelona, Editores Técnicos Associados, 1974, 2v.

PRÉ-FABRICADOS. Estruturas Metálicas. Disponível em: < http://www.matpar.com.br/metalico/estruturas/49> Acesso em: 27 de abril 2014.

ROCHA, Wagner Souto. Sistema construtivo modular. UFMG–Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Engenahria. Disponível em:<http://www.cecc.eng.ufmg.br/trabalhos/pg2/97.pdf>>. Acesso em 27 abril de 2014.

VASCONCELOS, A. C. O concreto no Brasil: Pré-Fabricação, Monumentos, Fundações. Editora Studio Nobel, volume III, Rio de Janeiro, 2002.

ZANI, Antônio Carlos. Arquitetura em Madeira. Universidade Estadual de Londrina. Disponívelem:<http://www.uel.br/editora/portal/pages/arquivos/arquitetura%20em%20madeira_digital.pdf>.Acesso em 27 abril de 2014.


.
Construções em madeira, desde que atendam o quesito de usar madeira legal, tem o método construtivo menos prejudicial ao meio ambiente, além desse beneficio, as construções pré fabricadas em madeira tem como vantagem a rapidez na execução (1/3 do tempo) e o valor de execução mais baixo (50%) do que outras métodos construtivos.

Entretanto, as construções em madeira apresentam desvantagens como qualquer outro método construtivo que se escolha. Entre eles estão o calor, fungos e cupins, barulho e odor.
Rapidez na construção
Maior limpeza no canteiro de obras;
Otimização de materiais
Eficiência estrutural
Construção menos agressiva ao meio ambiente
Detalhamento do projeto e planejamento antecipado;
Mão-de-obra especializada;
Dificuldade no transporte das peças;
Dificuldade na armazenagem adequada.
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Para esse tipo de produto faz-se necessária a padronização, que irá garantir a tentativa de evitar erros e experiências negativas. Geralmente são padronizados os pilares, vigas e lajes.

A pré-fabricação também pode ser aplicada para componentes não padronizados como nos elementos da fachada, escadas, rampas, sacadas e etc.
LAJES PRÉ-FABRICADAS
As lajes pré-fabricadas de concreto podem servir de pré-lajes ou de lajes acabadas. Podem ser empregadas em edificações em que pilares e vigas são moldados in loco, recebendo depois capa de solidarização de concreto armado com tela soldada
ESCADAS PRÉ-FABRICADAS
Visando minimizar os transtornos provenientes da moldagem das escadas no local, surgem, como alternativa, as escadas pré-fabricadas.
PAINÉIS ESTRUTURAIS
Destina-se à construção de paredes para edifícios habitacionais de até cinco pavimentos.
ESTRUTURAS E PÓRTICOS
São estruturas pré-fabricadas em concreto armado, indicadas para edificações de até três pavimentos.
Laje alveolar
Laje pi
O aço, agora empregado no sistema construtivo steel framing ou frame, substitui com vantagens técnicas, econômicas e ambientais, materiais como tijolos, madeiras, vigas e pilares de concreto, proporcionando um salto qualitativo no processo produtivo.
A superestrutura da obra em Steel Framing é composta de perfis leves de aço galvanizado. e os demais componentes desse sistema construtivo são:

• Elementos de fixação - parafusos e conectores;
• Fechamentos – chapas de gesso acartonado;
• Isolantes termo acústicos e impermeáveis – mantas e filmes;
• Sistemas hidráulicos e elétricos;
• Revestimentos.

VANTAGENS
INFORMAÇÕES
Redução em 1/3 dos prazos de construção;
Alívio nas fundações, devido ao reduzido peso e uniforme distribuição dos esforços;
Desempenho acústico através da instalação da lã de rocha e lã de vidro;
Não sofre o ataque de cupins.
Capaz de vencer grandes vãos, eliminando colunas e paredes intermediárias.
Além da resistência à corrosão, os perfis de aço galvanizado exibem maior estabilidade dimensional. Ao contrário da madeira, não empenam nem trincam por causa da dilatação.
A fundação da edificação normalmente é constituída de uma laje de concreto armado, tipo “radier”, apoiado sobre terreno nivelado e compactado.

As paredes de elevação, lajes e estrutura do telhado que compõem a estrutura da edificação são completadas com chapas de fechamento, que contribuem de forma importante no contraventamento da estrutura.

Na parte externa dos painéis das paredes externas são utilizadas as chapas cimentícias, compostas de cimento, fibras e agregados. Outra forma de se realizar o fechamento é a projeção manual ou mecânica de argamassa de cal, cimento e areia sobre telas aço expandida

Obrigado!
Full transcript